Como a fita cassete é digitalizada?

Contente
  1. Qual é esse processo?
  2. Técnica e programas
  3. Um guia prático

Muitas famílias russas ainda possuem fitas cassete com informações importantes. Como regra, enviá-los para um aterro simplesmente não levanta a mão, mas ouvir em mesas giratórias volumosas é muito inconveniente para a maioria. Além disso, esses meios de comunicação estão se tornando obsoletos a cada ano e, depois de algum tempo, será simplesmente impossível usar áudio que tenha valor. No entanto, a solução para este problema é bastante simples - é hora de digitalizar todos os dados disponíveis.

Qual é esse processo?

A digitalização em si é a tradução de um sinal analógico para a forma digital e posterior gravação de informações em um meio apropriado. Hoje é comum digitalizar os “estoques antigos” de fitas de áudio e vídeo. Apesar de este processo ser mais fácil de confiar a um especialista, muitas pessoas preferem realizar o procedimento por conta própria em casa.

A qualidade dos dados salvos digitalmente não pode ser degradada de forma alguma, mesmo com cópias contínuas. Como resultado, o período de armazenamento e a segurança das informações são praticamente ilimitados.

A digitalização é realizada em vários equipamentos, a escolha do qual se reflete em grande parte na qualidade. Em princípio, durante o processo, você pode até melhorar significativamente a qualidade usando filtros e estabilizadores de sinal. Muitas pessoas estão preocupadas em escolher sua própria digitalização doméstica ou ir para os profissionais.

O resultado desejado será obtido em ambos os casos, portanto, é perfeitamente possível reescrever os arquivos domésticos com suas próprias mãos, mas ao mesmo tempo preste atenção suficiente à edição subsequente.

Técnica e programas

Existem várias maneiras de digitalizar fitas de áudio, e você nem precisa de nenhum equipamento sério. A maneira mais fácil de fazer isso é por meio de um laptop, além do que você precisará de um gravador próprio e de um cabo especial que conecte os dois aparelhos. Além disso, você deve primeiro instalar um programa especial, o mesmo projetado para digitalizar fitas de áudio. Nesse caso, um toca-fitas também pode se tornar uma alternativa ao gravador de fitas cassete. O ano de produção é praticamente sem importância, mas, é claro, o dispositivo deve estar funcionando, realizando todas as funções.

Claro, é melhor baixar os programas testados, mas não é necessário comprar uma versão cara - um grande número de versões gratuitas são facilmente encontradas na rede mundial. O mais popular é o programa gratuito Audacity, que não só permite transferir o áudio para o formato digital, mas também editar a gravação. O Audacity é fácil de usar e também funciona para Windows e Linux. O resultado é uma gravação em formato wave, que deverá então ser convertida para o formato mp3 por meio de um conversor.

É ainda mais fácil obter o formato desejado baixando a biblioteca Lame MP3 Encoder e baixando-a após instalar o Audacity.

Quando os dois programas estiverem instalados, será necessário ajustar alguns parâmetros. Em primeiro lugar, no menu Editar do Audacity, selecione Configurações do dispositivo e observe que há dois canais na subseção de Gravação. Em seguida, o item de menu "Bibliotecas" é encontrado e a presença do Lame MP3 Encoder é verificada.Se estiver ausente, você precisará clicar no botão "Localizar Biblioteca" e, em seguida, localizar de forma independente a pasta em seu disco rígido que contém o arquivo lame_enc. dll.

Para exportar uma gravação digital concluída neste programa para o formato mp3, você precisará realizar a seguinte sequência de ações: "Arquivo" - "Exportar" - direção de exportação - "Tipo de arquivo" - mp3. Em "Parâmetros" você precisará definir a taxa de bits igual a 128Kbps para audiolivros e 256Kbps para peças musicais.

Outro bom programa para digitalização de fitas cassete é o Audiograbber. Sua vantagem, em comparação com o Audacity, é a capacidade de salvar a gravação de som resultante em qualquer formato. Você também pode comprar o Audition v1.5 ou Adobe Audition v3.0.

Aproximadamente da mesma forma, as informações são gravadas de uma fita cassete para o disco. A propósito, em vez de um laptop, você pode usar um computador fixo equipado com uma placa de som. Para conectar o dispositivo a um centro de música ou qualquer unidade que reproduza música, você precisa de um adaptador devidamente selecionado. Para selecionar essa parte corretamente, você deve examinar a parede traseira do dispositivo musical, coberta com soquetes. Para funcionar, você precisará daqueles próximos aos quais Line out ou apenas Out estiver indicado.

Provavelmente, os conectores serão do tipo RCA, o que significa que você precisa de um adaptador com o mesmo conector. Por outro lado, o cabo deve ter um conector Jack 1/8 especial, que se conecta à placa de som interna.

No caso de uma placa de som de um tipo diferente ser usada, um conector diferente será necessário.

Um guia prático

Para transferir informações de uma fita cassete para um computador, você precisa seguir um esquema bastante simples. Em primeiro lugar, um gravador ou reprodutor de fitas cassete é conectado a um computador ou laptop. Como escolher um fio com os plugues adequados já foi descrito acima, e você pode comprá-lo em qualquer loja de artigos eletrônicos.

Uma parte do cabo é inserida em um soquete especial na parte traseira do reprodutor ou fone de ouvido, enquanto a outra geralmente é inserida no conector de entrada azul localizado na parte traseira da unidade de sistema. Quando um gravador profissional é usado, a saída para os alto-falantes deve ser buscada. Como o laptop não possui um conector de entrada de linha, o conector de microfone deve ser usado. Neste caso, o dispositivo se preparará para o modo de gravação.

Na próxima fase, é necessário lidar com a digitalização direta. Para fazer isso, você deve ligar simultaneamente o centro de música e ativar o programa necessário em seu computador ou laptop. Na maioria dos casos, basta simplesmente iniciar a gravação no programa, após o que todo o áudio será salvo no disco rígido.

Usando o mesmo programa, o áudio resultante é editado, por exemplo, definindo os parâmetros de som corretos e, em seguida, pode ser convertido em um formato conveniente para uso. Você pode simplesmente salvar o resultado em seu disco rígido ou também gravá-lo em uma unidade flash USB ou CD.

Deve ser mencionado que toda a fita em reprodução será gravada em formato digital como um único arquivo. Para dividi-la em músicas separadas, você precisará usar o programa apropriado que permite dividir a faixa de música em faixas separadas e salvá-las no formato necessário. Apesar da aparente complexidade, o processo de isolamento de músicas individuais é rápido. - os finais das composições musicais são perfeitamente visíveis na faixa de música.

É ainda mais fácil operar no Audacity. Para separar uma parte do registro geral, você precisa selecionar o fragmento desejado clicando com o botão direito do mouse. Em seguida, o usuário vai até o menu "Arquivo" e seleciona o item "Exportar seleção".

A gravação digital finalizada deve ser "colocada em ordem". Por exemplo, Ao trabalhar no Adobe Audition, você notará que os níveis de volume dos sinais dos canais esquerdo e direito são diferentes. Os especialistas recomendam, neste caso, normalizar o volume de primeiro um canal em termos de volume em 100% e, em seguida, o outro.

Não menos importante é livrar-se das distorções de fase do sinal decorrentes da reversão da magnetização da cabeça magnética. Finalmente, a gravação digital resultante deve ser limpa de ruído.

Este procedimento, ao contrário dos anteriores, é praticamente obrigatório.

Se o arquivo finalizado for gravado em um CD, ele deve ser convertido em um formato especial, alterando a amostragem ou a frequência de amostragem de 48.000 para 44.100 Hz. Em seguida, o CD-matriz é instalado na unidade correspondente e, na janela que aparece, o arquivo necessário é arrastado para a janela do projeto. Ao clicar no botão Gravar CD, basta aguardar o término do trabalho. No caso de a gravação ficar para ser armazenada no disco rígido, você pode se limitar ao mp3 normal.

Você pode se familiarizar com o procedimento de digitalização de fitas cassete em casa no vídeo a seguir.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário