Projeto de um apartamento de um quarto

Contente
  1. Características do layout
  2. Zoneamento do espaço
  3. Estilos populares
  4. Renovação e decoração de interiores
  5. Soluções de cor
  6. Idéias de design

Um apartamento de um cômodo precisa de um layout bem pensado, caso contrário, é impossível economizar espaço livre suficiente para todas as coisas necessárias. Mesmo o menor apartamento pode ser arranjado para que todos os membros da família possam morar confortavelmente nele.

Características do layout

Um layout bem pensado é o que torna um apartamento confortável. Depende do número de metros quadrados que você possui.

Khrushchev

Os Khrushchevs surgiram nos países da ex-União Soviética, são moradias de pequeno porte, consistem em um conjunto mínimo de instalações necessárias à vida humana. Esta é uma cozinha, um cômodo principal, um banheiro combinado, uma varanda e, em alguns casos, uma despensa. Todas essas salas juntas ocupam menos de trinta metros quadrados. Mas mesmo aqui você pode organizar tudo o que precisa.

Geralmente, há um pequeno corredor próximo à entrada desses apartamentos. Na maioria das vezes, não há lugar para colocar uma cômoda ou um guarda-roupa, há apenas um espaço livre onde você pode tirar os sapatos. Tudo o que você pode fazer aqui é pendurar um espelho e colocar prateleiras para sapatos ou um cabide. Se houver um armário próximo, você pode guardar sapatos ou agasalhos nele. Pode-se colocar um pufe multifuncional próximo à entrada, dentro do qual há um local para guardar coisas (guarda-chuva, sacola de compras). O mesmo pufe pode ser usado como banquinho macio para trocar de calçado.

Corredor em Khrushchev ou "Brezhnevka" pode ser retangular, quadrado. Dependendo de sua geometria, escolha o móvel que você mais gosta. Em uma sala, você pode organizar várias áreas funcionais de uma vez que você precisa.

Tudo o que é supérfluo terá de ser abandonado. Detalhes decorativos e prateleiras com coisas não utilizadas no interior de um pequeno apartamento são supérfluos.

Quase todas as donas de casa sonham com uma cozinha espaçosa. Eu gostaria que ele encaixasse um fone de ouvido, uma área de jantar, enquanto deixava espaço para movimento livre. É perfeitamente possível realizar um projeto interessante em um Khrushchev de pequeno porte, se você usar as técnicas de designers experientes. O espaço da cozinha é, via de regra, apenas 6 quadrados, pelo que terá de utilizar móveis multifuncionais e electrodomésticos encastrados. Aqui transformadores de mesa úteis, tampos de mesa dobráveis, prateleiras suspensas e bancos confortáveis... Use o máximo de espaço possível. Se necessário, você pode até usar um peitoril da janela (por exemplo, pode ser transformado em uma área de jantar ou espaço de armazenamento de pratos).

Estúdio

Uma opção mais moderna é um apartamento estúdio. Suas dimensões são maiores e o plano aberto é mais conveniente. Os tamanhos dos estúdios modernos são de 33-37 metros quadrados. m. Se você comprou um apartamento com esse layout, não deve haver problemas com sua disposição. Os proprietários do odnushki comum ficarão agradavelmente satisfeitos com o fato de que um apartamento simples também pode ser convertido em um estúdio. Para isso, basta demolir uma das paredes, que não é resistente, para combinar a cozinha e a sala principal.

Os estúdios são funcionais e modernos.Elas podem ser decoradas de diferentes maneiras, aproveitando esse layout.

A sala de estar com cozinha pode ser combinada com a área para refeições. É lógico usar uma mesa de jantar com cadeiras ou um balcão de bar como separador das duas zonas.

O cômodo principal é um quarto e uma sala de estar. A cama pode sempre ser separada por uma tela ou divisória baixa que se encaixa no estilo. Você pode virar o sofá de costas para ela. Será utilizado simultaneamente para receber convidados, para separar uma área da outra.

Na área de hóspedes, além do sofá, é apropriado colocar um par de poltronas ou pufes macios. Eles não ocupam muito espaço, mas podem ser usados ​​para acomodar vários convidados. Externamente, a área de hóspedes pode ser separada do quarto por um tapete colorido no chão. Pode ser redondo, quadrado ou retangular. O parquete simples é adequado como revestimento do piso.

No estúdio, o espaço pode ser alocado para a área de trabalho. Isso é especialmente importante se você trabalha em casa ou realiza qualquer tipo de trabalho criativo. A melhor opção é transformar o peitoril da janela em uma alternativa à área de trabalho. Há espaço para pendurar prateleiras ou armários fechados na parede ao lado do parapeito da janela.

Não se esqueça dos soquetes, necessários se você instalou um laptop no peitoril da janela.

Freqüentemente, os projetos de novos edifícios modernos com um apartamento tipo estúdio são complementados por uma pequena loggia. Se você tem uma casa como esta, use este espaço com sabedoria. No espaço da loggia, você pode guardar esquis ou canas de pesca, equipar um jardim de inverno ou uma área de trabalho. Para fazer isso, você terá que isolar a loggia e colocar boas janelas de vidros duplos nas janelas.

Os estúdios são apartamentos que surgiram pela primeira vez na Europa. Portanto, seu design difere do que estamos acostumados a ver no espaço pós-soviético. Na maioria das vezes, essas salas têm paredes claras, grandes janelas e muitas fontes de luz. Em seu design, a preferência é dada a direções estilísticas como minimalismo, loft, grunge.

Apartamento de tamanho médio

É muito mais conveniente lidar com instalações espaçosas de um cômodo. Apartamentos de 38 sq. m será o suficiente para uma vida confortável. Se você usar truques simples, escolher as cores e os elementos decorativos certos, o apartamento terá uma aparência mais visual.

Se foram feitos nichos na parede no planejamento do apartamento, eles podem ser separados por uma tela ou divisória, usada como local para móveis embutidos.

As anfitriãs vão adorar a ideia de transformar um nicho em uma despensa e armazenar alimentos lá. As fashionistas podem realizar seus sonhos e usar a metragem quadrada extra como um novo camarim. Embora seja muito pequeno, há espaço aqui para roupas e sapatos. Se você separar o nicho da sala principal com uma porta, e não com uma tela, deverá pendurar um espelho nela, de onde você poderá avaliar sua aparência.

A cozinha de tal apartamento é maior em tamanho do que o clássico Khrushchev. Nele, você pode colocar um conjunto de cozinha completo e tudo que você precisa para criar suas próprias obras-primas culinárias ao cozinhar. Pode ser um forno, um micro-ondas, uma multicozinha, todos os tipos de ceifeiras-debulhadoras. Tudo depende das suas necessidades culinárias.

Em uma casa de painel recém-construída, o banheiro pode ser separado. Muitas pessoas preferem quartos combinados, por considerá-los mais práticos. Se você mora sozinho ou com sua cara-metade, a opção com um banheiro combinado será muito mais conveniente. Você pode colocar uma banheira mais larga, colocar uma cabine de duche. A espaçosa casa de banho, combinada com uma sanita, tem lugar para uma máquina de lavar roupa.

Existem apartamentos espaçosos com um sótão ou varanda ampla. Neste caso, o espaço livre adicional pode até ser usado como quarto. Nele você pode relaxar, colocar seu filho ou convidados se necessário.Uma família de três ou quatro pessoas pode viver confortavelmente em um apartamento de um quarto.

Camiseta

Outro tipo de apartamento de um cômodo que merece atenção são as chamadas camisetas. Os tamanhos de tal odnushki, via de regra, não excedem 38 metros quadrados. m. Um colete é um apartamento estreito no qual uma sala passa para outra. Junto à entrada encontra-se um corredor com portas que conduzem de um lado para a sala de estar e do outro para a cozinha ou casa de banho.

Todos os quartos em tal apartamento são bastante estreitos. Portanto, é necessário selecionar o mobiliário adequado, que não ocupará a passagem e ocultará o espaço livre. Escolha guarda-roupas estreitos, camas compactas e tampos de mesa dobráveis. Você pode ocupar uma parede inteira, por exemplo, pendurar armários de parede ou prateleiras acima da mesa e do sofá e colocar a cama em um pódio com espaços vazios dentro. Dentro deste pódio, você pode dobrar roupas de cama, roupas e outras coisas que você precisa no dia a dia.

No berçário, você pode colocar uma cama de vários andares ou uma cama alta, sob a qual há um lugar para uma mesa ou uma caixa com brinquedos. Se um adulto mora sozinho, a cama alta pode ser usada em vez do modelo clássico. Vai ocupar menos espaço. O principal é escolher modelos duráveis ​​que não sejam pensados ​​para uma criança, mas para um adulto, capazes de suportar o seu peso.

Apartamento de 45 sq. m

Se você tiver sorte e morar em um quarto bastante espaçoso, não precisará economizar espaço livre. Uma pessoa ou uma família inteira pode morar em tal apartamento. Se você mora com uma criança ou pais idosos, pode construir uma parede adicional e dividir um cômodo em dois.

Zoneamento do espaço

Independentemente do tamanho do seu apartamento, dividir um cômodo em zonas é sempre benéfico. Isso pode ser feito de diferentes maneiras.

Usando luz

Em primeiro lugar, você pode destacar áreas individuais com a ajuda da luz. A iluminação forte é usada em áreas de trabalho como a cozinha, ao lado de um computador ou onde quer que você faça trabalhos manuais. Nas áreas de descanso, você pode usar uma luz suave e difusa, que não interferirá no seu relaxamento. Em qualquer apartamento, você deve usar diferentes tipos de luminárias para sua própria conveniência.

Separação de cores

Outra técnica popular usada por muitos designers é o uso de cores diferentes e seus tons. Em pequenos apartamentos de um quarto, as cores claras são freqüentemente usadas: tons de bege, azul, rosa, cinza ou branco. Cores brilhantes ou escuras saturadas são usadas para acentos. Por exemplo, você pode separar a área de dormir dos pais da área de dormir do bebê destacando a parede ao lado do berço com papel de parede brilhante com uma impressão original e colorida.

Nichos e divisórias

Uma maneira mais conveniente de dividir o espaço em zonas separadas é usar todos os tipos de nichos e partições. Você pode separar uma parte de um apartamento ou quarto de outro com um nicho translúcido, um sofá enorme ou uma prateleira larga. As telas e divisórias são feitas de materiais diferentes. Maioria opções interessantes são feitas de vidro, madeira, metal e têxteis. A escolha depende das preferências, bem como do estilo em que é feito o interior da divisão, dos detalhes que faltam.

Arranjo de móveis

Para uma família com um ou dois filhos, é importante arrumar os móveis corretamente. Se várias gerações moram em um apartamento de um cômodo ao mesmo tempo, deve-se evitar tudo o que for supérfluo, inclusive divisórias e telas, dando preferência ao zoneamento simples do espaço com móveis funcionais. Por exemplo, você pode experimentar uma área infantil circundando uma parte da sala com um berço com brinquedos de pelúcia. Eles vão separar simultaneamente uma parte da sala de outra e servir como uma decoração para a sala. Os armários também são usados ​​para separar uma parte da sala da outra.Podem ser cômodas com roupas, estantes com livros ou outras coisas necessárias. Essa divisória não só dividirá o ambiente, mas também servirá como um local para armazenar coisas que geralmente bagunçam o espaço ao redor.

Estilos populares

Para decorar um apartamento de um cômodo, você pode escolher um estilo geral e mantê-lo em cada cômodo (cozinha, banheiro, corredor, corredor, quarto), ou experimentar, tentando equipar cada cômodo em uma direção diferente.

Minimalismo

Quem mora em apartamentos pequenos pode apreciar o estilo minimalista. É bom porque economiza significativamente espaço livre no apartamento. Se você seguir as regras desse estilo, o apartamento terá apenas o mínimo necessário de coisas que você precisa para uma vida confortável. Na verdade, é daí que vem o nome do estilo.

Apartamentos projetados dessa forma não atrairão colecionadores ávidos. Eles certamente serão apreciados por aqueles que gostam de ter apenas coisas úteis no ambiente, em vez de uma enorme quantidade de móveis e bugigangas decorativas. Numa cozinha deste estilo, basta colocar um conjunto, uma mesa com cadeiras e o equipamento necessário. E na sala há um sofá ou cama, uma cômoda e uma mesa de centro.

Estilo minimalista interior faz sentido usar móveis práticos e confortáveis (todos os tipos de transformadores, tampos de mesa dobráveis). Além disso, o mobiliário é frequentemente uma peça de arte de mobiliário. Por exemplo, pode ser uma mesa de centro em forma de aquário ou um sofá com prateleiras na parte de trás. A imaginação dos designers não tem limites, por isso os apartamentos modernos podem ser decorados com coisas novas que só se tornam mais práticas e funcionais.

escandinavo

Outro belo estilo é o escandinavo. Ele tem muitas semelhanças com o minimalismo: o uso de cores claras na decoração, madeira natural e vidro em todos os quartos, um mínimo de móveis. Essa direção difere do minimalismo por conter mais detalhes que criam aconchego. O estilo veio até nós da fria Escandinávia, então na sala principal, corredor, cozinha, corredor deve haver muita luz natural. Para transmitir o ambiente desejado, você precisa usar tapetes estilizados como peles de animais, plantas vivas em banheiras, mesas e cômodas de madeira natural. Esses detalhes simples farão você se sentir em comunhão com a natureza.

Clássico

Elementos dos clássicos, neoclassicismo, classicismo podem ser usados ​​na concepção de um apartamento de um quarto. Este estilo caracteriza-se pela utilização de móveis maciços com decoração e acabamentos elegantes, frisos de gesso no tecto e lustre de cristal. Você não deve evitar isso se a área do apartamento permitir. Escolha os detalhes mais interessantes e necessários que vão decorar o seu quarto. Por exemplo, uma cama larga e mesas arrumadas para o quarto, uma mesa de carvalho maciça para a área de trabalho, um tapete macio, um espelho com moldura dourada.

Provença

O estilo provençal que nos chegou da França pode ser chamado de leve e arejado. Esta é uma tendência interessante, que combina elementos dos clássicos e do estilo escandinavo. É caracterizada pelo uso de cores claras, luz suave e padrões florais. Muitas pessoas acreditam que o estilo provençal é adequado apenas para casas de campo, mas você ficará agradavelmente surpreso se usar seus elementos em um apartamento moderno de um quarto. Ele se tornará aconchegante, espaçoso e luminoso. O estilo provençal é ótimo para decorar a cozinha e a cama, o banheiro e o corredor. Técnicas estilísticas básicas podem ser usadas em qualquer lugar. É caracterizada por móveis leves, um mar de sol.

Loft

Essa direção veio da América, onde era especialmente popular em meados do século passado. Para criar um interior em estilo loft, você não precisa se preocupar muito. Os apartamentos neste estilo lembram instalações industriais vazias e semi-abandonadas.No interior, muitas vezes há paredes nuas de tijolos não tratados, concreto, lustres casualmente suspensos e fios saindo das paredes. Tudo isso não pode ser chamado de falha, pois são esses detalhes que conferem uma atmosfera ao ambiente.

O estilo loft é mais adequado para estúdios modernos, embora algumas idéias básicas possam ser incorporadas em apartamentos comuns. Por exemplo, você pode colocar móveis de couro, prateleiras caseiras ou mesinhas de centro, decorar o ambiente com eletrodomésticos modernos, luminárias de metal e outras coisas que tenham estilo adequado. O mobiliário deve ser caro, enquanto a decoração da parede pode parecer um pouco negligenciada e mal cuidada. As janelas são diferentes por serem grandes: a prioridade é panorâmica, sem cortinas.

Claro, essas estão longe de todas as tendências estilísticas existentes, mas são os estilos listados acima que são mais usados ​​na decoração de apartamentos de um quarto, a fim de economizar espaço e criar uma atmosfera aconchegante.

Renovação e decoração de interiores

Para que o hall seja aconchegante, é preciso pensar bem o layout, escolher móveis adequados no tamanho, fazer reparos: o ambiente deve atender a todas as suas necessidades. Se o apartamento está em ordem e tudo lhe convém, pode fazer uma reparação estética. Caso contrário, considere um reparo mais global. Este processo começa com a substituição de comunicações antigas. Nesta fase, você já deve ter um projeto bem pensado para saber onde colocar as tomadas e os lustres. Você deve estar confortável e leve em seu apartamento.

A próxima etapa é o nivelamento do piso e das paredes. Somente com o preparo adequado de todas as superfícies é que você pode colar o papel de parede ou decorar as paredes com outros materiais para ficar feliz com o resultado final. Se você está procurando por nichos, nesta fase você pode começar a criá-los. O mesmo se aplica a todos os tipos de partições. Trate todas as paredes e superfícies com massa para obter paredes perfeitamente planas.

Em seguida, você pode prosseguir para os reparos cosméticos. Consiste em acabamento de paredes, tetos, janelas e demais superfícies. Esta etapa é a principal, ela determina como ficará o interior do seu apartamento. Pense no design nos mínimos detalhes, levando em consideração se as cores e os materiais que você escolheu combinam entre si, se você consegue traduzir sua ideia de design em realidade. Quando tudo estiver pronto, você pode começar a limpar e arrumar os móveis. Deve ser uma adição orgânica ao interior, e não apenas preencher o espaço existente.

Soluções de cor

A escolha da cor para a decoração do espaço é uma decisão individual. Os tons que você escolheu devem ser curtidos e combinados entre si. Em apartamentos pequenos de um cômodo, não use cores muito escuras. O mesmo vale para a abundância de cores brilhantes. É melhor deixar tons cativantes como acentos. Tradicionalmente, a sala é iluminada. Pode ser bege, café, marrom claro, rosa ou outras cores pastel.

Os quartos em cores claras podem ser complementados com móveis mais escuros, tecidos ou detalhes decorativos. Não é necessário seguir estas regras se o seu apartamento não for muito pequeno. O interior em cor escura parece incomum e muitas vezes luxuoso. Especialmente se você trabalhar com direções estilísticas como clássico ou barroco.

Idéias de design

Se ainda tem dúvidas de que pode encontrar num apartamento de um quarto lugar para tudo o que precisa, exemplos de pinturas prontas vão ajudá-lo a dizer adeus às dúvidas.

Para uma jovem familia

A primeira opção é um apartamento luminoso e confortável para um jovem casal com um filho. O quarto está dividido em duas zonas principais: um adulto, que serve simultaneamente de quarto, quarto de hóspedes, quarto de bebé, onde se encontra um berço bem cuidado. Ambas as partes do quarto são decoradas em tons de branco e verde e são separadas por uma cortina fina.Embora as cores e os materiais sejam iguais, as zonas são diferentes. O berçário é decorado com lindas pinturas que chamam a atenção das crianças e de todos que entram na sala. Na parte principal da sala há um sofá-cama confortável decorado com almofadas e mesas.

Todos os detalhes decorativos estão localizados nas prateleiras, as mesas podem ser utilizadas no dia a dia, colocando sobre elas bandejas, xícaras de café, chá ou dobradeiras. Não há muita decoração nas prateleiras, todos os detalhes ajudam a dar individualidade ao ambiente. Uma olhada nas prateleiras é suficiente para entender como as pessoas vivem neste apartamento. Um lustre pendente central é usado como luminária. Como há tomadas ao lado da mesa de canto, você sempre pode conectar uma luz noturna, que será instalada ao lado do sofá. Cortinas verdes e flores frescas no parapeito da janela reavivam o interior.

Interior contrastante

O segundo exemplo parece mais apropriado para um casal solteiro ou sem filhos. As cores primárias utilizadas no design da sala são bastante agressivas. É vermelho e preto Mas o quarto não parece sombrio graças ao pano de fundo branco e à unidade de cozinha de cor clara. Todas as cores utilizadas são clássicas que não se tornam obsoletas e harmonizam-se perfeitamente entre si.

A mobília é tão moderna quanto possível em todos os lugares. A área de estar é destacada por um sofá amplo e confortável, complementado por uma mesa escura. Nada supérfluo, ao mesmo tempo, tem tudo o que precisa para uma estadia confortável ou uma convivência com os amigos. A cozinha tem um espaço de trabalho e um espaço para zona de refeições. Há uma mesa no centro rodeada por cadeiras confortáveis. Todo o equipamento necessário está embutido e não ocupa espaço livre.

Ninho aconchegante

O terceiro exemplo é um apartamento, de onde se respira com aconchego e conforto. Os designers conseguiram criar essa atmosfera graças ao uso de um tom quente de marrom. O tom vai bem com os elementos escuros da decoração, bem como com o fundo claro do estilo. A sala é dividida em duas zonas por meio de uma prateleira baixa com vários compartimentos.

Mais perto da janela e do radiador, há um lugar para dormir - uma cama ampla e confortável. É feito do mesmo material que o enfeite. Em cima da cama está uma manta quadriculada. A segunda zona é mais fria. O principal detalhe que imediatamente chama a atenção é o amplo sofá leve. É decorado com almofadas decorativas e ocupa quase todo o espaço livre. Ele vem com uma mesa otomana da mesma cor.

Um tapete em diamantes cinza-preto com detalhes em branco adiciona conforto a esta área. A sala tem muita luz natural, pois a janela é ampla e as cortinas são claras. Além disso, existem fontes de luz artificial: o lustre central principal e um abajur de estilo minimalista. A luz de fundo fica localizada em uma prateleira, caso seja necessário, ela pode ser girada em diferentes direções, iluminando o espaço onde você está.

Na sala de estar

Ao projetar este apartamento, os designers foram inspirados no estilo de design escandinavo. Isso não é surpreendente, porque os quartos são muito pequenos, você precisa se esforçar para torná-los visualmente maiores. Mas os designers tiveram sucesso. A cor principal é o branco. Está presente nas paredes, piso, teto. Apenas uma das paredes é emoldurada com painéis de madeira, mas isso não prejudica a impressão geral. Pelo contrário, torna o interior mais simples e confortável.

É a parede decorada com tábuas que une o espaço da cozinha à sala. Do outro lado, sob a mesma parede, encontra-se um espaço de trabalho com uma mesa de madeira e uma cadeira com rodas. Há um sofá escuro sob a parede oposta. Destaca-se contra um fundo claro, se necessário, pode ser utilizado como um confortável dormitório. Há um tapete no chão ao lado do sofá com formas geométricas em diferentes tons de marrom. É prático e bonito.

Uma pequena divisória separa as duas zonas principais, que é complementada por uma cortina.Cortinas cor de café são outro achado de design interessante, pois ficam muito bem em um fundo de painéis de madeira de tom semelhante. Existem muitos acessórios de iluminação aqui. Estas são lâmpadas de diodo em todo o teto e uma lâmpada de parede. A ampla janela está escondida atrás de uma fina camada de tule translúcido.

Ao usar cores claras em combinação com iluminação brilhante, a sala parece visualmente muito maior e mais bonita.

Se você mora em um apartamento de um cômodo ou está planejando morar nele, pode usar as dicas sugeridas ou se inspirar em interiores prontos para decorar sua casa. O layout correto, a seleção de cores adequadas e a boa iluminação farão do seu apartamento de um quarto um apartamento agradável para retornar e trazer convidados.

Escolha os materiais para que correspondam ao mesmo status. Na hora de escolher preste atenção na praticidade e durabilidade.

Para mais detalhes sobre o projeto de um apartamento de um quarto no estilo "escandinavo", veja abaixo.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário