Interior de um apartamento de um quarto

Contente
  1. Peculiaridades
  2. Tendências modernas
  3. Estilos reais
  4. Regras de zoneamento
  5. Opções de disposição de móveis
  6. Como vencer o layout?
  7. Lindas ideias para inspiração

Hoje, no mercado imobiliário, os apartamentos de um quarto são muito populares. Isso não é surpreendente, porque por relativamente pouco dinheiro, o comprador consegue sua própria casa e confiança em seu futuro. A principal tarefa que se coloca diante de cada proprietário é a necessidade de encaixar tudo o que você precisa para uma vida confortável em um pequeno espaço. O planejamento, o zoneamento e o uso racional de cada centímetro do espaço são os principais componentes de um design de interiores de sucesso.

Peculiaridades

Se alguém planeja morar em um apartamento, dificilmente haverá grandes dificuldades com a organização de um espaço confortável. Mas colocar uma família inteira em 30 metros quadrados não é uma tarefa fácil. Em tal situação, é necessário, desde o estágio inicial, calcular todas as nuances e seguir rigorosamente o plano.

Qualquer apartamento, mesmo o menor, começa com um espaço de corredor. No interior de um apartamento de um cômodo, o planejamento dessa parte do cômodo deve ser feito com especial cuidado. Instalar armários do chão ao teto ajudará a resolver o problema de armazenamento de alguns de seus pertences.

Muito provavelmente, você terá que se recusar a comprar móveis prontos, uma vez que não atenderá a todos os requisitos.

O comprimento padrão de um cabide é de 42-43 centímetros, mais 3-4 centímetros adicionam roupas quentes, ou seja, a profundidade do guarda-roupa pode ser de 50 centímetros contra modelos pré-fabricados de 70 e mais. Freqüentemente, um projeto feito sob medida fornece espaço para uma máquina de lavar e utensílios domésticos: um aspirador de pó, um esfregão, um balde, uma vassoura.

Para expandir visualmente o espaço, é necessário instalar o máximo possível de superfícies reflexivas. Portas de armário espelhadas de correr, um grande espelho no chão perto da porta ou mesmo nele, ajudará a livrar-se da sensação de constrangimento e empilhamento. Isso também será facilitado pela iluminação de vários níveis. Mas as prateleiras para as pequenas coisas terão de ser abandonadas, podem dificultar o movimento e criar uma atmosfera de desordem.

As próximas instalações que precisam de reorganização são o banheiro e o lavabo. Existem várias opções dependendo das filmagens e características técnicas das instalações.

Mudar o banheiro para o banheiro tornará possível liberar todo o cômodo para armazenar coisas. Normalmente, o espaço do banheiro é bastante estreito, portanto é necessário o uso de colchetes extraíveis e prateleiras multinível. Neste caso, é melhor recusar a porta, substituindo-a por uma porta especial.

Outra opção: combinar a sanita com a casa de banho demolindo a parede. Ao escolher este método, você pode posicionar com mais competência todos os elementos de encanamento necessários. Se foi decidido não instalar a máquina de lavar nesta sala, então é melhor colocar a pia no canto. Caso contrário, a colocação horizontal tradicional ao longo da parede permanece.

Você pode pensar em instalar a máquina embaixo de uma pia ou em uma única bancada, para que o espaço seja mais harmonioso.

Quando for necessário utilizar cada centímetro da sala, deve-se prestar atenção ao sistema de instalação com vaso sanitário suspenso.Este projeto ocupa pouco espaço e não desorganiza visualmente o ambiente.

Muito provavelmente, você terá que desistir de um banho completo, substituindo-o por um chuveiro. É melhor não comprar um modelo de cockpit pré-fabricado. Em um banheiro próprio, você pode ajustar não apenas as dimensões, mas também fornecer um local embutido para prateleiras para acessórios de banho. Se, no entanto, a presença de um banho é um pré-requisito, então você precisa abordar com competência o uso do espaço sob ele. Em vez de ladrilhos para revestimento, use painéis para abrir sapatos. Nesse caso, um local para agentes de limpeza pode ser fornecido sobre eles.

Depois de colocar a canalização nos cantos, a restante pode ser colocada debaixo de um pequeno armário e de um estojo. É melhor encomendá-lo para o teto e com uma porta espelhada. Assim, haverá espaço para toalhas e outras coisas necessárias, e o espelho afastará o espaço.

A área de cozimento é um elemento essencial de qualquer casa. Não importa se é uma sala separada ou combinada com uma sala, o tamanho compacto e a funcionalidade de seu layout são importantes.

Primeiro você precisa decidir sobre a localização dos eletrodomésticos. Com uma pequena filmagem da sala, o equipamento embutido não é um capricho, mas uma condição importante para um interior competente. Um forno de micro-ondas, processador de alimentos, liquidificador e torradeira alinhados na superfície de trabalho não apenas ocupam espaço, mas também desorganizam visualmente um pequeno espaço.

Se não houver espaço suficiente para um conjunto de cozinha, são necessárias superfícies de trabalho adicionais. Uma das opções são as zonas pull-out. Eles podem ser montados sob o tampo da mesa principal ou você pode comprar uma mesa do transformador.

Outra forma de aumentar a área útil é utilizar o peitoril da janela e o espaço ao seu redor. Alguns o combinam com um conjunto de cozinha como uma única bancada, outros o usam como uma mesa. Nas casas da antiga série, muitas vezes você pode ver uma espécie de armário frio sob o parapeito da janela da cozinha. Ele está sendo convertido em um armário de cozinha normal.

Separadamente, é necessário mencionar um método de expansão da área como a junção de uma varanda.

Não há proibição direta de tais ações, mas muitas vezes surgem dificuldades ao se chegar a um acordo sobre o plano de IPV. Para evitar isso, você precisa conhecer algumas das nuances.

É proibido transferir radiadores de aquecimento para a varanda. Isso se deve ao aumento da quantidade de calor necessária para aquecer toda a casa. O mesmo argumento é apresentado pela comissão quando se recusa a legitimar o redesenvolvimento. Este problema pode ser resolvido instalando portas de correr ou janelas francesas. Como resultado, será obtido um único espaço funcional, e os aceitantes não terão base formal para recusa.

Se a casa não for monolítica, o bloco da varanda faz parte da parede de suporte. Neste caso, a desmontagem é proibida. Nessas condições, é possível não instalar janelas e portas, e utilizar o restante do peitoril da janela como tampo da mesa.

Ao unir a varanda à sala principal, é necessário realizar isolamentos de alta qualidade. Caso contrário, a superfície interna da parede permanecerá fria, formar-se-á condensação, o que levará ao aparecimento de mofo e bolor.

O único cômodo em um apartamento de um cômodo carrega uma carga funcional muito grande. Este é um lugar de dormir, uma sala de estar e uma sala de jantar. Móveis multifuncionais podem ajudar na organização do espaço. Inúmeros modelos desses móveis são apresentados no mercado moderno, desde sofás-cama bem conhecidos até guarda-roupas.

Esses itens funcionais são mais caros do que os comuns, mas em condições de espaço limitado ajudam a alcançar o resultado desejado.

Tendências modernas

Todos os anos, os designers de interiores oferecem novas ideias para decorar apartamentos, escolhendo cores e estilos da moda. Mas com o tempo, certas tendências persistem, o que provou seu valor e relevância.Para um apartamento de um cômodo, essas soluções testadas pelo tempo são a melhor opção.

Ergonômico

Os fabricantes de móveis provaram que os itens de interior modernos podem não ser apenas um design original, mas também executar muitas funções ao mesmo tempo. Isso permite abandonar um grande número de acessórios como técnica de decoração, mantendo o estilo e sofisticação do interior em detrimento do mobiliário. Ao decorar o interior de um apartamento de um quarto, é necessário abandonar um grande número de elementos decorativos. Isso evitará a sensação de desordem na sala. Móveis multifuncionais modernos permitirão que você faça isso.

Materiais de qualidade

Em um apartamento com uma área pequena, todos os cantos livres são importantes. Apenas usando materiais de alta qualidade na decoração você consegue um espaço perfeitamente harmonioso. Móveis feitos sob medida são mais caros do que seus equivalentes convencionais. Mas, neste caso, é possível atender a todas as características do local e as necessidades do comprador.

Estilos reais

Um apartamento aconchegante se distingue não só por um espaço competente e funcional, mas também pelo estilo geral de toda a sala. Uma pequena filmagem não deve afetar a beleza do interior; um design escolhido corretamente ajudará nisso.

Estilo escandinavo

Dispõe de sua leveza, simplicidade e naturalidade. Os materiais utilizados são principalmente naturais - madeira, pedra, linho, algodão. O mobiliário é simples e funcional. As cores principais deste estilo são o branco, o bege, o cinzento claro e o azulado.

Isso não significa que você precise abrir mão das cores brilhantes, elas agem como acentos. Cores contrastantes são usadas em têxteis: cobertores, travesseiros, tapetes tecidos. Os acessórios também podem ser em tons suculentos, o principal é que não devem haver muitos deles.

A abundância de luz sugere o uso de cortinas de luz ou persianas. As paredes são geralmente decoradas com gesso ou pintadas no mesmo tom. O piso é forrado a parquete ou laminado imitando espécies de madeira leve natural. Este estilo é caracterizado pela instalação de iluminação em vários níveis.

Alta tecnologia

Este estilo reflete perfeitamente o princípio básico de um pequeno apartamento - funcionalidade. Linhas retas e claras prevalecem em móveis e elementos de decoração. Todos os espaços de armazenamento são montados o mais discretamente possível. A decoração usa cores limpas e lacônicas.

A alta tecnologia é caracterizada pelo uso de divisórias deslizantes. Eles são feitos de vidro e visualmente não escondem o espaço. Um grande número de superfícies espelhadas, elementos cromados e metal também são bem-vindos.

Há um mínimo de decoração, principalmente pinturas e fotografias em preto e branco. Os eletrodomésticos modernos não se escondem atrás das fachadas da cozinha, mas atuam como um elemento de design independente. Uma boa solução seria instalar um grande número de focos de iluminação de vários níveis: lâmpadas de piso e parede, iluminação de fundo.

Devido à sua brevidade e ao uso de materiais industriais, um interior de alta tecnologia pode ser muito frio e desconfortável. Por isso, vale a pena diluir um pouco esse design, acrescentando elementos do estilo pop art ou vanguarda.

Acessórios típicos dessas direções vão bem com o conceito principal e vão adicionar brilho e dinamismo a todo o interior.

Minimalismo

Este estilo é considerado o de maior sucesso na decoração de pequenos apartamentos. Seu diferencial é o uso de móveis lacônicos e funcionais, cores claras e calmas, um mínimo de decoração.

Os materiais com este design devem ser tão naturais quanto possível. O piso é de madeira, as paredes são revestidas com gesso ou papel de parede liso.

Todo o espaço, assim como os móveis, devem ser mantidos em formas geométricas claras: retângulo, quadrado, oval. Divisórias de vidro e espelhadas são bem-vindas.

É um erro acreditar que, ao projetar um apartamento de um quarto, você precisa abandonar estilos aconchegantes, aconchegantes e caseiros como a Provença, o clássico e o étnico. Só que na hora de decorar o interior vale a pena reduzir a quantidade de detalhes decorativos, escolhendo tons calmos como esquema de cores principal e utilizando móveis transformadores que se adaptem ao ambiente geral da sala.

A regra geral ao decorar o interior de um apartamento de um cômodo é evitar sobrecarregar o espaço. Isso também se aplica à paleta de cores.

A escolha de cores claras e pastéis pode ser considerada universal. Áreas funcionais separadas devem ser destacadas com acentos brilhantes. Isso pode ser conseguido pintando parte da parede ou adicionando tecidos coloridos. Mas não se esqueça que a abundância de cobertores, almofadas decorativas pode sobrecarregar o interior.

Se as unidades da cozinha forem construídas em um nicho separado, a escolha de fachadas brilhantes e brilhantes será uma solução interessante e original. No caso de um arranjo padrão, é melhor não dar atenção a ele e comprar móveis em tons discretos. Na área de cozimento, você pode adicionar cor comprando pratos e guardanapos de cores vivas sob os utensílios.

Ao decorar um corredor, não é recomendável usar papel de parede com um padrão frequente e repetitivo. Devido ao fato de que o espaço é estreito, esta decoração de parede irá ondular aos olhos.

No projeto de um apartamento de um cômodo, os acentos coloridos podem atuar como uma das formas de zoneamento do espaço.

Regras de zoneamento

O papel mais importante no planejamento do interior de um apartamento de um quarto é desempenhado pela alocação correta das áreas funcionais necessárias. O zoneamento do espaço pode ser permanente e transformador.

Os métodos permanentes incluem a delimitação do espaço por partições construídas. É melhor não torná-los totalmente sólidos, para evitar o aparecimento de cantos escuros. Isso não se aplica à atribuição de um lugar para dormir. Mas ao construir um nicho para uma cama, você precisa se lembrar da circulação de ar, caso contrário, você pode obter um espaço abafado. Isso pode ser evitado combinando divisórias de drywall com cortinas leves.

Uma pequena divisória localizada no meio do espaço comum pode separar a área de jantar da sala de estar se não houver parede entre a cozinha e o quarto. Por um lado, é colocada uma TV sobre ela, por outro, uma pequena mesa com cadeiras é colocada. Portas corrediças de vidro também farão o trabalho.

Para uma família com uma criança, é importante que uma área separada para crianças seja alocada no apartamento. Se a criança for muito pequena, seu berço pode ser separado da sala comum por uma tela. Para crianças mais velhas, um pódio é adequado: uma área de lazer e trabalho é colocada na parte superior e a cama é puxada para fora, se necessário.

Uma família com dois filhos deve comprar um beliche ou um complexo infantil especial: há uma área de trabalho na parte inferior e os dormitórios na parte superior.

É melhor levar um escritório masculino ou oficina feminina para uma varanda aquecida, cobrindo o espaço com janelas francesas.

Para um jovem ou uma garota, você pode zonear uma sala usando apenas cor e luz. Se uma pessoa mora sozinha, não há necessidade de partições fixas.

Opções de disposição de móveis

Em um apartamento de um cômodo deve haver apenas o mínimo de móveis necessários, caso contrário o interior ficará sobrecarregado, haverá a sensação de um armazém de coisas desnecessárias. Portanto, na fase de planejamento, é necessário representar claramente toda a funcionalidade da futura sala.

O espaço de armazenamento pode ser organizado no corredor. Se o espaço permitir, instalamos um guarda-roupa embutido com portas de correr espelhadas. Caso contrário, você terá que guardar roupas e sapatos na sala. Vale a pena prestar atenção aos móveis multifuncionais. Em um nicho, você pode instalar uma cama fixa com um sistema de armazenamento embutido, sofás e pufes também costumam ter compartimentos especiais para as coisas.

É melhor usar um peitoril de janela convertido como uma mesa ou área de trabalho.As mesas dobráveis ​​ou dobráveis ​​também podem economizar espaço. Se uma divisória foi instalada na sala, uma mesa dobrável para trabalho ou estudo pode ser fixada em um de seus lados. Também vale a pena comprar cadeiras dobráveis. Quando montados, eles não ocupam muito espaço, mas podem ser colocados em ganchos cravados na parede.

O berço deve ser colocado ao lado da cama dos pais. Para a privacidade da criança, pode ser vedada com uma tela deslizante ou um dossel leve.

Uma distribuição competente das funções do móvel e, se possível, sua combinação máxima, ajudará a criar um ambiente confortável e harmonioso.

Como vencer o layout?

Os pequenos apartamentos podem ser vendidos com divisórias nas paredes ou como um estúdio. A disposição do futuro apartamento depende do desejo e da capacidade dos proprietários de erguer ou demolir paredes.

O interior do estúdio pressupõe a presença de um máximo de espaço aberto. Normalmente, o projeto já possui um local separado para a área do banheiro e área da cozinha. Isso se deve à localização das comunicações do prédio. Portanto, os futuros inquilinos devem planejar as instalações, levando em consideração essas características.

Em pequenos apartamentos de não mais de 18 m². m, a casa de banho não é separada por paredes, uma vez que é necessária uma determinada área para a sua construção, mas instalam-se divisórias opacas. Um canto de chuveiro e um vaso sanitário cabem atrás deles. A área da cozinha está localizada em um pequeno nicho onde o mínimo de itens necessários podem ser colocados.

Nesses apartamentos, não faz sentido tentar organizar um local fixo para dormir separado. Há espaço suficiente para um sofá-cama e mesinhas de cabeceira baixas para guardar roupas.

Muitos estão tentando se livrar das paredes de um apartamento de um cômodo. Mas a presença de uma cozinha separada, embora pequena, tem uma série de vantagens significativas. E se você não pode demolir as paredes, não se preocupe. Uma sala separada eliminará ruídos e odores desagradáveis ​​durante o cozimento.

Em casas modernas monolíticas e de painéis, a cozinha tem uma boa filmagem. Se você colocar o conjunto ao longo de duas paredes, o espaço restante, de preferência perto da janela, pode ser transformado em um canto aconchegante e macio.

Ao planejar um apartamento de esquina com duas janelas, é possível organizar um local de dormir totalmente fechado e completo com uma fonte de luz natural.

Exemplos de projetos para diferentes áreas

Todos os apartamentos de um quarto podem ser divididos por área em:

  • Pequeno (16, 18, 20, 23, 30, 31 m² M);
  • Médio (32, 33, 34, 35, 36, 37 sq. M);
  • Grande (38, 40, 43, 45 m²).

Considere as opções de projeto para diferentes grupos.

Os apartamentos com metragem mínima costumam ser chamados de dormitórios. 16-18 metros quadrados têm a forma de um retângulo alongado terminando em uma janela bastante estreita. É possível organizar os móveis em tal cômodo apenas paralelamente às paredes. Um cabide para agasalhos é colocado na porta, seguido por um pequeno banheiro, uma área de cozinha e um sofá é colocado na parede oposta.

Freqüentemente, os proprietários doam parte do espaço próximo a uma das paredes e montam um nicho ao longo dela. Contém uma cozinha, um armário com portas espelhadas, uma televisão e prateleiras para guardar pequenas peças. Esta forma de sala é a mais bem-sucedida com um volume mínimo, pois existe um zoneamento natural e progressivo que não requer estruturas adicionais.

Na Rússia, edifícios industriais ociosos começaram recentemente a ser convertidos em apartamentos residenciais. Tendo comprado um pequeno apartamento em tal edifício, você pode se tornar o proprietário de um prédio de dois níveis. Para 20 metros quadrados, uma área de dormir separada é alocada devido à altura do teto. O layout do andar inferior não difere da sala de estar típica.

Os apartamentos de um quarto de tamanho médio são os mais comuns em nosso país. A reorganização do espaço nessas salas depende da série da casa.Se houver a possibilidade de demolir as paredes, então é melhor usar isso, já que quase todas as cozinhas têm uma metragem muito modesta. Use estruturas deslizantes - vidro ou espelhos como divisórias.

Nesses apartamentos, a atenção principal deve ser dada à organização do espaço de armazenamento. No Khrushchevs, você pode encontrar uma despensa no corredor. Pode ser transformado com sucesso em um guarda-roupa espaçoso. Um nicho raso na sala é ideal para um camarim. O mais profundo deve ser colocado sob o quarto.

Em 34-36 sq. m será possível organizar um local de trabalho. É colocado principalmente junto à janela, usando um peitoril como tampo da mesa. Assim, não há necessidade de instalar uma superfície horizontal adicional, a área de trabalho possui uma fonte de luz natural.

Recomenda-se usar ativamente o espaço da janela na área da cozinha. Uma opção é mover a pia para a janela. Como resultado, temos um espaço bonito e harmonioso. O único aspecto negativo é que respingos de água mancham o vidro. Uma pequena tela transparente na parte inferior da janela ajuda a resolver esse problema.

Ao estender ou alongar o peitoril da janela da cozinha, você pode conseguir um lugar para a área de jantar. Outra opção é uma mesa dobrável.

Apartamentos de um cômodo, grandes em tamanho, começaram a aparecer em casas de novas séries. Eles se distinguem por cozinhas espaçosas. Eles acomodam livremente um conjunto de cozinha moderno e uma sala de jantar ou sala de estar. O resto da sala está decorado com um quarto completo com um sistema de armazenamento espaçoso.

Se uma família com um filho planeja morar no apartamento, o quarto pode ser dividido em dois pequenos. É preferível ceder a área com janela a uma criança e instalar ar condicionado para adultos.

Lindas ideias para inspiração

  • Não só as estruturas feitas de gesso cartonado, madeira ou vidro podem ser usadas como divisórias, mas também grandes aquários e modernas lareiras artificiais. O design transparente não desordenará a divisão, mas criará uma atmosfera acolhedora e pacífica;
  • Se os proprietários não estão dispostos a abrir mão de seus acessórios favoritos, eles devem ser colocados em uma divisória de passagem. Ao projetar, são fornecidos furos do tamanho necessário, onde uma coleção, por exemplo, vasos, caberá perfeitamente;
  • Cortinas leves e claras não só ajudarão a esconder o local de dormir, mas também servirão como um elemento independente de decoração;
  • Uma superfície de espelho instalada em frente à janela irá expandir o espaço e permitir a entrada de mais luz na sala;
  • Coloque a TV na pequena estrutura giratória que separa a cozinha da sala de estar. Dependendo da necessidade, você pode assistir enquanto relaxa no sofá ou prepara o jantar para toda a família;
  • Outra forma de separar a cozinha da sala é instalar um sofá com as costas voltadas para a mesa de jantar, isso permitirá que você designe diferentes zonas sem aborrecimentos desnecessários;
  • Use diferentes materiais para pisos em diferentes áreas funcionais. Graças a isso, é possível delimitar o espaço sem o uso de estruturas volumosas;
  • Com uma sala escura e alongada, instale uma janela falsa como divisória. Permite a entrada de luz e, se necessário, pode ser fechada com cortinas;
  • Instale muitos acessórios de iluminação em alturas diferentes, assim você pode destacar a área de que precisa no momento;
  • Se a altura da sala permitir, você pode construir um pódio, então mesmo no menor apartamento haverá um dormitório completo, proposto para a duração do resto;
  • Um espelho preso à porta da frente não apenas expandirá qualquer corredor, mas também tornará a coleta mais conveniente;
  • Ao iniciar as reformas em um apartamento de um cômodo, lembre-se de que quanto menos móveis, melhor. Os transformadores modernos ajudam a esconder a cama no armário, fazem seis banquinhos de um pufe ou colocam um armário inteiro sob o beliche;
  • Não tenha medo de trazer detalhes de cores brilhantes para uma sala pequena.Com a sua ajuda, zonas separadas são distinguidas e criam um interior animado e dinâmico. Lembre-se de que a moderação é fundamental em tudo.

No projeto de um apartamento de um cômodo, é importante calcular cuidadosamente todas as nuances. Zoneamento competente do espaço, o uso de móveis feitos sob medida criará um belo interior que atende a todas as necessidades do proprietário. Se nos afastarmos dos estereótipos e aplicarmos soluções não padronizadas no planejamento, cada membro da família receberá seu próprio recanto aconchegante, em perfeita harmonia com o ambiente geral da casa.

Dicas para arranjar um apartamento de um cômodo são compartilhadas conosco pelo designer no próximo vídeo.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário