Arranjo de varandas

Arranjo de varandas
  1. Características e benefícios
  2. Tipos de sacadas
  3. Variedades de designs
  4. Dimensões (editar)
  5. Aprovação de redesenvolvimento
  6. Opções de redesenvolvimento
  7. Arranjo da fachada externa
  8. Materiais (editar)
  9. Aquecimento
  10. Arranjo interno
  11. Soluções de design interessantes

Desde os tempos soviéticos, as pessoas usam a varanda como depósito para coisas desnecessárias ou preparações de inverno - por falta de alternativa. Hoje, esse estereótipo se quebra, e a varanda passa a ser uma parte muito importante de um apartamento ou casa, onde eles alegremente bebem um chá em uma companhia amigável ou apenas admiram a bela vista. A disposição das varandas é uma questão que deve ser levada o mais seriamente possível. Nesse caso, o resultado não irá decepcioná-lo, a varanda vai se tornar o destaque da sua casa.

Características e benefícios

Se recorrermos ao dicionário, então varanda é definida como uma sala fortificada em vigas, projetando-se da parede da fachada de uma casa, onde não há dispositivos de aquecimento. Pode ser envidraçado ou ter uma área aberta simples com uma cerca. A profundidade média da varanda é de 1-1,5 m.

Hoje em dia, quase todas as casas e apartamentos estão equipados com varanda. Esta é uma grande vantagem para os proprietários do espaço residencial, uma vez que a loggia é um espaço adicional que pode ser aproveitado. Muitas vezes, ele faz parte da sala em que está localizado. Às vezes, a varanda se torna um lounge privado ou uma loja bem abastecida de suprimentos de inverno.

Se a vista da varanda não agrada com seu esplendor, então você pode fazer um pequeno jardim, e as donas de casa modernas conseguem colher pepinos, tomates e vários tipos de folhagens. A loggia pode ser convenientemente usada como um escritório para trabalhar ou como um ótimo lugar para bordado e criatividade.

No entanto, deve ser entendido que qualquer intervenção na construção da varanda, divisórias móveis, isolamento ou envidraçamento da varanda é uma remodelação que tem regras e características próprias. Isso deve ser levado em consideração.

Tipos de sacadas

Todas as dependências são divididas em 2 tipos: galerias e varandas. Nem todo mundo sabe qual é sua diferença fundamental. O fato é que a loggia é cercada em três lados por paredes e construída no próprio edifício. A varanda é uma parte saliente da fachada, rodeada por uma cerca de treliça.

Varandas e galerias são abertas e fechadas. Os abertos são aqueles que não são envidraçados e possuem um espaço aberto com uma cerca. Varandas fechadas também são divididas em 2 categorias. Existem vidros frios e quentes:

  • Vidros simples implica a presença de caixilharia simples, sem isolamento especial. É bom ficar nessa varanda na estação quente, mas no inverno você terá que levar roupas quentes com você.
  • Vidros quentes implica a realização de trabalhos paralelos no isolamento do corpo da varanda e caixilhos das janelas. O frio não é mais terrível aqui, em qualquer tempo você pode passar um tempo lá sem medo de congelar.

Hoje, muitas pessoas escolhem vitrais. A diferença é que as aberturas das janelas ocupam todo o espaço da varanda - com exceção do piso. Os vidros são inseridos em ranhuras especiais do mesmo tamanho, criando uma aparência de mosaico. Essa varanda tem seus prós e contras, que vale a pena entender. Como regra, essa estrutura é bastante leve, pode ser instalada em varandas antigas. Mais luz solar entra na casa, o que vai economizar um pouco na iluminação. Mas, ao mesmo tempo, essas janelas são difíceis de limpar e também terão que ser escurecidas ou penduradas com cortinas blackout, uma vez que todo o espaço será claramente visível da rua.

Os espaços das varandas variam em sua configuração e forma. Existem os seguintes tipos:

  • canto;
  • arredondado;
  • combinado.

As formas angulares incluem em forma de L e U. A varanda em forma de L tem uma longa parede interna com uma pequena parede lateral. O resto é envidraçado ou tem espaço aberto. Se a parede posterior for mais longa do que as duas paredes laterais, trata-se de uma varanda em forma de U. Há uma aparência triangular quando um ângulo agudo é formado a partir de duas paredes adjacentes.

O segundo tipo inclui uma varanda redonda e uma janela saliente. Eles têm uma forma incomum e diferem das galerias e varandas padrão. A varanda redonda tem base semicircular com o mesmo gradeamento entre duas paredes. A janela saliente também tem uma forma semicircular, mas tem a particularidade de fazer parte da casa ou apartamento desde o início.

Combinado inclui uma varanda trapezoidal. Possui formato semicircular com cantos chanfrados nas laterais. Existem formas atípicas que se assemelham a uma concha ou a uma onda - tudo depende do vôo da imaginação e dos meios para traduzir a ideia em realidade.

Um dos tipos de varandas mais interessantes é o sótão. Geralmente, isso só acontece em residências particulares. Um sótão é um espaço de sótão com paredes inclinadas (em forma de pirâmide). Pode ser aumentado anexando um espaço de varanda a ele. Este é um ótimo lugar para relaxar ou trabalhar. Muitas donas de casa montaram um jardim ali.

Variedades de designs

Hoje, existem vários tipos de estruturas de varanda que diferem em seu design:

  • Varandas em vigas cantilever. A peculiaridade desse tipo é que a laje principal, que é a base da varanda, é sustentada por vigas de concreto armado. De acordo com a norma, eles devem ser colocados na profundidade da parede em 1,5-2 m. Este tipo é freqüentemente encontrado em casas antigas ou em edifícios altos.
  • Cantilever sobre laje de concreto armado. A diferença da opção acima está no tipo de suporte da base, aqui ela é suportada por uma laje de concreto armado. Este tipo de construção é utilizado em edifícios de alvenaria com vários apartamentos, uma vez que o peso da laje é bastante significativo.
  • Fixação com suporte externo. Essas varandas sempre diferem em seu tamanho, geralmente são grandes e espaçosas. Eles são suportados por colunas ou suportes especiais. Essas varandas não podem ser colocadas acima de 1 andar.
  • Tipo anexado. A instalação da plataforma da varanda é feita com base nos apoios localizados nas laterais. Uma fundação deve ser construída sob eles. Pelo tipo de construção e fechos, este tipo de varanda pode ser atribuído às modernas.
  • Em anexo. Este projeto apareceu há relativamente pouco tempo. Os fechos são suportados por vigas horizontais que são fixadas à parede ou edifício de suporte. É uma das opções baratas.
  • Suspenso (suspenso). O sistema de fixação da varanda suspensa é bastante simples, é “pendurado” por pinos ou âncoras montados na fachada da casa.
  • Transformador. Este tipo de construção é muito interessante, apareceu no mercado recentemente. Um arquiteto da Holanda teve a ideia de janelas de correr que formam uma varanda comum. Eles são transformados em uma pequena sala com varanda. Não precisa de aquecimento e se converte facilmente em uma janela normal.

Dimensões (editar)

As dimensões da sala com varanda dependem do edifício em que se encontra, uma vez que cada edifício tem a sua metragem específica e a carga admissível na fachada do edifício. Independentemente de onde for construída a varanda, esta deve ter uma altura padrão de acordo com GOST - 2,6 m.

Na época dos edifícios Khrushchev, o comprimento da varanda variava de 2,8 a 3 m, enquanto a largura era de 0,6-0,8 m. O resultado foi uma varanda pequena e estreita, de aproximadamente 1,8 m². m. Durante a era Brezhnev, os padrões praticamente não mudaram, e a área total era de 1,7-1,8 metros quadrados. m.

Com o tempo, grandes galerias e varandas começaram a aparecer.Seu comprimento pode variar de 3 a 6 metros, enquanto a largura era de 1,3-1,2 m. No total, o espaço era de 3 metros quadrados. m ou mais.

Nas casas de painel, a área é de aproximadamente 2,5 m². m, enquanto nas casas de bloco as varandas podem atingir até 4 m². m.

Aprovação de redesenvolvimento

Ao fazer reparos na casa, você sempre deseja que todos os cantos e cômodos cheguem às suas conclusões lógicas. A varanda também não é exceção. No entanto, você deve estar ciente de que quaisquer intervenções devem ser coordenadas com as autoridades relevantes (BTI).

Normalmente, em prédios de apartamentos, não há uma sala com varanda no primeiro andar. Muitos proprietários de apartamentos no piso térreo incluem uma varanda própria. Há uma série de requisitos a serem considerados para obter uma licença. Se as regras forem violadas, o prédio pode ser considerado ilegal e demolido. Você precisa se lembrar das seguintes regras:

  1. Um dos pontos importantes dos requisitos é obter permissão para construir uma varanda dos vizinhos. É necessário obter permissão por escrito dos vizinhos (acima, à direita e à esquerda) de que eles não são contra esse tipo de trabalho. Se pelo menos um deles recusar e considerar que essa prorrogação vai interferir com ele, as obras terão que ser canceladas.
  2. Em seguida, você precisa tirar fotos de alta qualidade da fachada da casa, que será anexado ao requerimento de alteração do layout.
  3. O próximo passo é obter uma licença de construção de habitação e serviços comunitários. É também necessária a apresentação de documentos que comprovem a propriedade deste espaço habitacional, a certidão de registo do apartamento, a planta de construção do primeiro andar, bem como o projecto da futura varanda. É aconselhável entrar em contato com especialistas (do departamento de arquitetura) para um projeto técnico, pois uma pessoa comum não entende todos os aspectos legais.
  4. Também é necessário perguntar sobre o estado atual da casa. Quando está dilapidado e apresenta defeitos, é improvável que seja concedida licença para construção. Se a casa for um monumento histórico da arquitetura, eles também não poderão interferir no layout da casa.

A licença para construir uma varanda não será concedida nos seguintes casos:

  • A extensão irá degradar a aparência da casa. Isso é monitorado especialmente em casas localizadas perto do centro da cidade ou perto de atrações.
  • Se a nova estrutura quebrar as estruturas de suporte e fixações.
  • As redes de engenharia estão localizadas a uma distância curta (2-2,5 m) do local da futura varanda.
  • Se materiais de baixa qualidade forem usados ​​para construção.

Se em alguns dos pontos ela foi recusada, mas a pessoa ainda agiu de sua própria maneira, isso pode levar a uma série de problemas. Em primeiro lugar, se vender este apartamento, haverá uma série de dificuldades e, em segundo lugar, terá de pagar uma multa por construção ilegal.

Depois de obter todas as licenças, você pode construir uma varanda. É permitida a fixação tanto no segundo andar quanto no quinto, mas nem sempre é fácil.

Cada proprietário de casa tem o direito de renovação, mas todas as alterações devem ser coordenadas com as autoridades competentes e o código de habitação. Unir a área da varanda à área da sala é uma opção muito acessível para aumentar o espaço, mas não é totalmente simples. De acordo com a lei de habitação, a união completa de instalações entre si é inaceitável. Existem certos padrões que explicam por que isso não deve ser feito.

A sala pertence à sala quente, e a varanda à sala fria. O sistema de aquecimento da casa não foi projetado para aquecer o espaço da varanda. Se a maioria dos proprietários de apartamentos deseja combinar um quarto e uma varanda em um só espaço, isso pode afetar o funcionamento do sistema de aquecimento da casa. Não foi projetado para ar frio adicional, portanto, o nível de temperatura em toda a casa não será o padrão.

Como a temperatura média da casa será muito baixa, você terá que aquecer mais a água nos canos para aquecer o ar o suficiente.Essas ações podem colocar uma carga significativa no sistema de aquecimento e provocar uma emergência (um tubo, especialmente um antigo, pode estourar com altas temperaturas). Existe uma proibição que obriga a separar as divisões quentes e frias.

Assim, podemos concluir que qualquer associação é ilegal, mas existe uma forma que permite a integração parcial do espaço da varanda com a sala.

É permitido colocar portas de correr de vidro entre os quartos em altura total. Quando as portas se abrem, a varanda passa a fazer parte da sala. É muito importante isolar devidamente a varanda, uma vez que é estritamente proibido retirar o sistema de aquecimento da varanda. No inverno (com desequilíbrio de temperatura), as janelas embaçarão e a varanda ficará úmida. Isso pode causar o desenvolvimento de mofo. Por isso, é necessário abordar este assunto da forma mais competente possível.

O bloco de parede que separa a varanda da sala pode ser desmontado na maioria dos edifícios standard, uma vez que não faz parte da parede de suporte. Remover ou mover a porca é estritamente proibido. Atua como contrapeso ao leito de concreto ou fecha as juntas entre as lajes, evitando a entrada de umidade.

Opções de redesenvolvimento

Se o quarto tiver varanda, esta é uma grande vantagem. A sala da varanda costuma ser usada para coisas desnecessárias e lixo, mas pode e deve ser usada na prática.

Inicialmente, uma loggia ou varanda é propícia ao relaxamento e à contemplação da beleza. Haverá uma área de lazer maravilhosa, uma área de estar.

Este espaço fará um quarto maravilhoso, o principal é determinar qual deles:

  • Na sala, você pode colocar travesseiros macios, colocar uma mesa de centro, colocar um pequeno sofá de canto. Uma iluminação suave ajudará a adicionar um clima romântico e falta de conforto. Você pode adicionar um cachimbo de água à varanda. Um fumo agradável e aconchegante permitirá que você relaxe o máximo possível, e a fumaça sairá facilmente pela janela ou criará uma bela névoa.

É importante saber: se costuma fumar cigarros ou narguilé na varanda, é melhor instalar um exaustor adicional, pois existe o risco de o fumo entrar em casa. Não se esqueça da segurança, pois os cigarros podem inflamar facilmente tecidos ou materiais de revestimento. Portanto, para uma varanda reservada para um narguilé, cortinas e telhas são bem adequadas.

  • A varanda também é um local ideal para um escritório. Você pode simplesmente colocar uma mesa confortável e uma cadeira de escritório. Para criar um ambiente de trabalho, as paredes são melhor repintadas em tons de azul. Você pode simplesmente pendurar cortinas nessa cor.
  • Muitas vezes, a cozinha tem varanda. As donas de casa práticas procuram combinar estes espaços para fazer com que a varanda seja parte da zona de refeições. A entrada para a varanda pode ser decorada com um arco ou colunas. Ao preparar comida na cozinha, você pode colocar a mesa na sala adjacente de forma muito rápida e fácil. Se o espaço permitir, caberá um sofá de canto ou em forma de U, bem como uma mesa redonda para comida.
  • Uma varanda combinada com um corredor é de longe a forma mais comum de expandir um ambiente. O principal é certificar-se de que as fissuras e divisórias da varanda envidraçada estão bem processadas, pois no inverno, devido à diferença de temperatura, surgirá condensação nas janelas e escoará para o chão.
  • Há cada vez mais amantes do aquecimento na sauna ou no banho todos os anos. Quando não há uma casa particular com banheira ou não há como ir a uma sauna paga, há uma solução incomum para esse problema - converter a varanda ou loggia em uma sauna a vapor. Parece uma tarefa impossível, mas na era da alta tecnologia nada é impossível.

O mais importante na hora de colocar uma sauna na varanda é evitar o uso de tijolos e concreto na decoração, pois eles farão com que a varanda fique mais pesada e pode desabar. Também é necessário fornecer impermeabilização de alta qualidade para o piso. Esta pequena sala de vapor foi projetada para ser usada por uma família.

  • Colocar-se na varanda do ginásio é uma das formas racionais de utilizar o espaço. Se uma pessoa tem vergonha de ir a locais especiais para a prática de esportes, a opção de privacidade na varanda será suficiente. Se o tamanho da sala permitir, uma pequena esteira ou bicicleta ergométrica caberá lá. O ginásio com varanda também é um óptimo local para praticar ioga.
  • Se a casa ou apartamento tiver espaço suficiente, a varanda ou loggia pode ser convertida em uma sala de armazenamento. É conveniente armazenar os preparativos para o inverno e a safra colhida ali. Para isso, como aconselham os mestres, é melhor fazer racks ou pallets de madeira. Para batatas, cenouras, cebolas, é melhor fazer uma cave térmica para que não apareça bolor.
  • Para os amantes da beleza, a varanda pode ser convertida em estufa. Desde os tempos antigos (começando com os egípcios), os jardins foram organizados em loggias. No planejamento de equipar um espaço, é necessário considerar os seguintes pontos: vedação de alta qualidade (caso contrário, o vento vai perturbar o microclima das flores e plantas), um revestimento resistente à umidade (azulejo ou linóleo).

Será necessário pensar sobre o aquecimento (pode ser um piso aquecido), e também escurecer as janelas dependendo da direção do mundo para onde olham (se a varanda estiver voltada para o lado leste ou sul, então um bom tingimento ajudará no plantas para não sofrerem com os raios escaldantes do sol).

  • Ao longo do perímetro da varanda, paletes com várias variedades de petúnias ficarão muito bonitas. São despretensiosos de cuidar e a paleta de cores vai deliciar todos os dias. Ipomoea pode ser colocado nas paredes. Como esta planta se parece com um cipó, ela vai decorar as paredes lindamente. Alissum também vai se sentir bem na varanda. Nos meses mais quentes, pode ser pendurado na fachada da varanda. Uma rosa arbustiva em vasos também complementará o interior com sua beleza. Se você quiser ter uma grande variedade de flores na varanda, poderá plantar diferentes misturas de plantas anuais.

Não se esqueça que alguns tipos de vegetais e ervas podem ser cultivados na varanda. Podem ser tomates cereja ou pepinos. Eles não precisam de muito espaço. Manjericão, endro e salsa são fáceis de cultivar como verduras para salada.

Arranjo da fachada externa

O revestimento externo da varanda é uma das etapas finais da reforma. Uma bela superfície de frente adicionará beleza estética à varanda e à casa como um todo.

Se a casa e a varanda são de tijolos, uma das opções mais simples e econômicas é pintar uma parede de tijolos. Antes de pintar, é necessário limpar a superfície de musgos, fungos ou outros contaminantes, tratar com álcalis. Em seguida, a parede de tijolos é nivelada com uma argamassa especial. É muito importante que o tempo esteja limpo no dia da coloração, caso contrário a tinta não irá aderir bem.

A tinta acrílica ou à base de água é adequada para o trabalho. É aconselhável não escolher tons cativantes se o apartamento estiver localizado em um prédio de vários andares.

Muitas vezes o revestimento de ripas é feito.... É muito fácil fazer isso, se você tiver as ferramentas necessárias, pode fazer o trabalho sozinho. Primeiro, vem a instalação do torneamento. Pode ser feito tanto de madeira como de metal (os artesãos preferem um personalizado). Em seguida, com o auxílio de parafusos auto-roscantes, o forro é fixado.

Os painéis de plástico ou PVC são fixados da mesma forma que o forro comum. Esse material é resistente ao desgaste, bonito e rápido de anexar.

Para garantir a segurança, no primeiro, segundo e último andar, é preferível instalar grades sobre a fachada para que os ladrões não possam entrar na casa pela varanda. Uma cerca com forja artística parece muito bonita. Esta é uma opção muito cara, mas por uma questão de segurança e beleza externa, você pode gastar um pouco mais.

Se a loggia ou varanda estiver localizada em uma casa particular ou no último andar de um prédio alto, não se esqueça do telhado. O tipo mais comum de cobertura para um telhado é o papelão ondulado. São chapas de aço revestidas com uma camada de zinco.

Este material de cobertura é fácil de instalar e está disponível em várias cores. Sua única desvantagem é que, quando chove, cada gota bate como um pedaço de pau em um tambor. Por este motivo, é necessário fazer uma camada de isolamento acústico.

Para o telhado, você pode usar painéis de PVC. A moldura será uma moldura de janela. Painéis sanduíche de plástico são inseridos em uma caixa de metal especial. Esse telhado é difícil de executar e tem um preço considerável.

Se não houver dinheiro suficiente para instalar um telhado completo (ou se você quiser apenas uma bela varanda aberta), você pode fazer uma cobertura. Existem várias formas de viseiras:

  • Cabana. Este tipo é adequado para qualquer varanda. É muito fácil de instalar e será um bom protetor de chuva.
  • Gable. Esta viseira é adequada para grandes loggias ou varandas, uma vez que ocupa muito espaço. As telhas são freqüentemente colocadas em tal telhado, criando uma aparência muito original e "rica".
  • Arqueado. Geralmente é feito de materiais elásticos, como policarbonato. Pode ser de várias cores e tem boa transmissão de luz.
  • Cúpula. Normalmente, esse dossel é feito para grandes varandas para criar um belo jardim ou estufa. É complexo em design e também é feito de policarbonato.

Artesãos experientes aconselham a confecção imediata do telhado e dos vidros das janelas da varanda, pois a estrutura integral ficará muito mais resistente.

Ao trabalhar em conjunto, é feita uma única estrutura de metal (forte, mas ao mesmo tempo leve), na qual o telhado pode ser facilmente colocado. Não se esqueça do parapeito. Se estiver dilapidado, deve ser trocado com urgência - e em nenhum caso comece a vitrificar a varanda. Um parapeito forte normal é feito de tijolo ou concreto.

Com o acabamento simultâneo da varanda exterior e interior, deverá pensar-se no que será feito o acesso, nomeadamente a porta. Geralmente é feito do mesmo material que as janelas. Se forem janelas de plástico, a porta deve ser a mesma. Quanto aos puxadores das portas e janelas, a sua escolha deve ser levada o mais seriamente possível. As alças são de um lado, com uma trava, há uma alça de concha, opções de dupla face.

Materiais (editar)

Ao decorar uma varanda, deve-se prestar a devida atenção à escolha dos materiais para a sua decoração, em função das funções que irá desempenhar. Existem vários materiais para um quarto com varanda.

Copo

Para os amantes de belas vistas da varanda, existe uma excelente opção inusitada - fazer uma varanda panorâmica de vidro do chão ao teto. Deve-se notar que este tipo de revestimento será bastante caro. Uma varanda de vidro tem suas próprias vantagens e desvantagens.

  • Vantagens: o nível de luz natural da casa aumenta, abre-se a oportunidade de ver tudo o que se passa lá fora de uma forma mais ampla. Isso ajudará a aumentar o espaço.
  • desvantagens: você terá que lavar as janelas com freqüência para manter a vista bonita; com isolamento térmico inadequado no inverno, uma crosta de gelo aparecerá nas janelas; as pessoas vão ver tudo o que acontece na varanda.

Resina

O revestimento de sacadas com tábuas de madeira é um dos métodos mais comuns e antigos. Existem 2 tipos: eurolining (placas secas) e placas normais sem impregnação. Os mestres aconselham escolher barras secas embebidas em uma solução de molde. As vantagens do revestimento de madeira são óbvias: compatibilidade do material com o meio ambiente, facilidade de uso, preço acessível e aparência estética.

Um tipo de forro é uma cobertura de bloco. São placas que possuem uma superfície plana de um lado e uma superfície convexa do outro. Eles também são fáceis de usar e criam uma bela textura em relevo.

Tapume

Atualmente, existem painéis de madeira, vinil, fibrocimento e revestimentos metálicos. O revestimento lateral é adequado tanto para decoração interna quanto externa.Esta espécie tem muitas qualidades positivas: uma grande seleção de texturas, respeito ao meio ambiente e resistência às mudanças de temperatura. Esse material é fácil de usar e tem preço baixo.

Aquecimento

Para tornar a varanda o mais confortável possível no inverno, é necessário isolá-la. Este processo tem várias etapas e requer clareza na execução:

  1. é necessário untar todas as fissuras e juntas das lajes da varanda com uma argamassa especial ou de gesso. Isso permitirá que pelo menos 14% reduza o sopro e o resfriamento da varanda na estação fria.
  2. isolamento. Para isolamento interno, são usadas 2 camadas de espuma de poliestireno. 1 camada - painéis 5 cm, 2 camadas - 2 cm Este material tem uma borda especial para uma junta estanque, mas ainda é necessário revestir as superfícies de contato com um agente especial.
  3. uso de penofol. Este é um tipo de isolamento que possui um elemento reflexivo de alumínio. Normalmente é 2, 3, 5 e 10 mm. Normalmente são usados ​​2 ou 3 mm. Sua principal função é refletir a energia radiante.
  4. fixação da barra "áspera". É fixado através de isolamento, diretamente no concreto.
  5. revestimento (forro, revestimento, drywall).

Se tudo for bem feito, na época do frio, a varanda irá deliciá-lo com calor e conforto, e também não haverá risco de bolor.

Arranjo interno

Ao organizar o espaço interior da varanda, é necessário fazer todo o trabalho na sequência estrita, caso contrário terá de o refazer. Decidir o esquema de cores dos materiais para revestimento de paredes, tetos e pisos deve ser antes do reparo, e não durante o mesmo. Via de regra, após o envidraçamento da varanda, pode-se iniciar o acabamento do teto.

Teto

Antes de nivelar a superfície do teto e sua posterior instalação, é necessário retirar todos os fios do lustre ou iluminação. Se a escolha recaiu sobre a pintura, a superfície deve ser nivelada, após o que a tinta pode ser aplicada. Pode ser tinta acrílica ou à base de água. Deve-se dar preferência a cores claras, pois isso aumentará visualmente a altura.

Recentemente, tectos tensos foram instalados nas varandas. Ficam muito bem em qualquer divisão e servem os seus proprietários durante muito tempo. A tampa do cassete ficará linda, onde os painéis são inseridos na caixa de metal. Atrás deles você pode esconder a fiação, colocar um roteador Wi-Fi, se houver espaço suficiente.

Freqüentemente, os tetos são cobertos com placas de drywall, que no final são pintadas em qualquer cor desejada. Se o revestimento da parede for feito de painéis de madeira ou PVC, o teto também pode ser revestido com esse revestimento.

Paredes

A primeira coisa a fazer é isolar as paredes. Se houver uma divisória dos vizinhos entre a varanda para 2 apartamentos, então é melhor pensar sobre o seu isolamento acústico. Não se esqueça que em algumas casas é impossível colocar divisórias na loggia comum, uma vez que existe uma saída de emergência. Neste caso, você pode colocar a porta. Vale a pena considerar com antecedência onde ficará o buraco para o capô - se há uma sala de narguilé na varanda ou se costuma fumar ali cigarros.

Toda a fiação deve ser feita antes de cobrir as paredes. Se houver algum tipo de iluminação, você deve decidir com antecedência sobre a localização das lâmpadas ou arandelas de parede.

O papel de parede ficará ótimo em uma parede plana. Pode ser uma variedade de murais de parede que podem ajudar a expandir o espaço e criar a atmosfera desejada. Recentemente, apareceu uma novidade - papel de parede líquido. São muito fáceis e rápidos de aplicar na parede, não têm um odor tóxico.

Para manter o tema geral da varanda, a ripa pode ser fixada nas paredes, proporcionando um belo padrão em relevo na parede. O principal é saturar todas as superfícies de madeira com uma solução especial para que não apodreçam e fiquem bolorentas.

Ao final do trabalho de acabamento, pode-se iniciar a fixação do varão da cortina. Podem ter formas e tamanhos completamente diferentes, mas muitos preferem persianas - devido à sua praticidade e facilidade de uso.

Em nenhum caso deve pendurar a bateria em uma das paredes da varanda da sala principal, pois isso é ilegal e pode causar uma série de problemas.

Não se esqueça da passagem entre o quarto e a varanda. Se possível, é melhor torná-lo mais amplo - por conveniência. Pode ser feito em declive ou em arco.

Piso

Nivele o piso ao colocá-lo. Se você planeja isolar a varanda, pode isolar ou fazer pisos elétricos aquecidos. Quanto aos materiais de revestimento, as opções são diversas: ladrilhos, laminados, piso autonivelante, carpete. Um grande número de pessoas prefere os ladrilhos, porque são fáceis de usar, duráveis, fáceis de manter e têm muitos tons e tipos. Esse material nunca deixa de ser popular.

Seleção de móveis

Terminado o isolamento da varanda, seus vidros e todos os acabamentos, é hora de preencher o espaço com móveis de habitação. Os acessórios devem ser selecionados para o propósito principal da loggia ou varanda. Será muito bom se estiver funcional.

Para organizar o espaço da varanda para um sistema de armazenamento, você pode fazer uma estrutura conveniente de estantes com gavetas. Se a loggia não tiver paredes de suporte e varandas contíguas, as caixas podem ser embutidas na parede. Uma solução simples seria instalar um par de mesas de cabeceira resistentes. Podem ser utilizados como espaço de arrumação, como local de sentar, sobre o qual só necessita de colocar uma almofada macia para maior comodidade.

Racks suspensos ou prateleiras podem ser usados ​​para armazenar rodas de máquinas, bicicletas, patinetes e outras coisas. Para que as coisas não estraguem a aparência da varanda, o espaço livre será preservado.

Como na maioria dos casos a varanda é pequena, é necessário selecionar móveis proporcionais:

  • Se este espaço for selecionado como área de estar, então a solução ideal seria colocar vários pufes macios e confortáveis ​​ao redor de uma mesa compacta para itens pequenos. Via de regra, possuem tampa removível e, no interior, compartimento para guardar revistas ou livros.
  • Cama de cavalete bonita e de alta qualidade também se encaixa perfeitamente no interior de uma loggia ou varanda. Pode substituir um sofá ou cama. As camas de cavalete modernas estão equipadas com gavetas, o que lhe permitirá guardar tanto as coisas comuns (cobertores, colchas, roupas de inverno) quanto os espaços em branco para o inverno. No topo você pode colocar almofadas decorativas em cores lindas.
  • Se esta for uma varanda aberta, é melhor instalar um banco de madeira comum a partir da mobília. Na estação fria, você pode colocar um cobertor quente e macio sobre ele. Você também pode cobrir a superfície com um pano que seja fácil de limpar a poeira e sujeira da rua. Isso é muito conveniente para as donas de casa modernas.
  • Quando a varanda é combinada com o quarto, então a solução ideal seria colocar uma cômoda para as coisas. Se as janelas tiverem cortinas grossas, o espaço da varanda é perfeito para um camarim.
  • Combinando uma varanda com uma cozinha, você deve pensar em colocar uma área de jantar. Para pequenas varandas, um canto de sofá com tampo de mesa embutido é adequado. Os assentos são geralmente elevados. Lá você pode guardar utensílios de cozinha (potes, panelas, moedor de carne e muito mais).

Elementos interiores

Não importa como o espaço da varanda seja reorientado, ele sempre pode ser decorado adicionalmente ou fazer um destaque da sua casa.

Na fachada exterior, pode-se pendurar vasos com lindas flores e todas as manhãs, abrindo uma janela, aprecie a sua floração e aroma. Um comedouro de pássaros decorativo pode ser uma bela decoração.

Se esta é uma área de lazer, então uma rede suspensa vai caber perfeitamente na varanda, onde você pode balançar com prazer enquanto lê um livro ou simplesmente relaxa de um árduo dia de trabalho. Uma solução interessante seria instalar um pequeno bar onde à noite você poderá presentear amigos e familiares com deliciosos coquetéis e se divertir.Para entretenimento adicional, é melhor colocar um computador fixo onde toda a família possa assistir a filmes.

Se a varanda estiver aberta, no verão será muito conveniente tomar sol em um tapete ou espreguiçadeira.

A varanda servirá como uma boa lavanderia completa. Para fazer isso, você precisa instalar uma máquina de lavar. Se não houver espaço suficiente para secar suas roupas, você pode pendurar suportes para roupas fora da varanda.

Se você não tem tempo e dinheiro para fazer uma academia completa, coloque uma parede sueca na varanda. Não ocupará muito espaço e ajudará a melhorar a saúde.

Os proprietários de varandas no rés-do-chão têm uma boa oportunidade de fazerem uma entrada adicional para um apartamento ou casa através da varanda. Para isso, basta instalar uma escada, uma porta confiável e grades nas janelas - por segurança.

As opções podem ser muito diferentes. O principal é levar em conta todas as nuances, então o resultado vai superar todas as expectativas.

Iluminação

As luminárias da varanda podem ser completamente diferentes. Podem ser luminárias de parede, luminárias de piso com lindos abajures ou apenas uma faixa de LED colocada ao longo do perímetro da varanda. O mais importante é evitar que a precipitação caia sobre eles. Se a varanda não for aquecida ou for aberta, então dispositivos de iluminação resistentes à geada e adicionalmente protegidos devem ser preferidos.

Se a varanda for orientada para uma estufa, pode haver lâmpadas UF especiais, uma vez que pode não haver luz suficiente para as flores no inverno.

Se a varanda for cedida a um escritório, deve haver uma lâmpada na mesa para iluminação de feixe estreito à noite.

Para informações sobre como isolar e decorar uma varanda, veja o próximo vídeo.

Soluções de design interessantes

Como você pode ver nas imagens, não há muito espaço na varanda, mas acabou sendo uma área de estar maravilhosa.

A varanda também é ideal para um pequeno jardim.

Uma solução muito interessante para a concepção de escritórios na varanda.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário