Estilo francês "Provence" no interior de uma casa de campo

Contente
  1. Recursos de estilo
  2. Espectro de cores
  3. Materiais (editar)
  4. Acabamento
  5. Situação
  6. Decoração
  7. Iluminação
  8. Exemplos muito bonitos no interior

O acabamento da fachada e do interior de uma casa de campo no estilo provençal dá aos seus residentes uma unidade especial com a natureza, transferindo-a do interior da Rússia para uma aldeia francesa nas margens do Mar Mediterrâneo. O estilo provençal é, há décadas, um dos interiores mais escolhidos para casas de campo e de campo, graças à sua paleta de cores pastel, motivos florais e versatilidade.

Recursos de estilo

Inicialmente, projetos de design de estilo provençal foram usados ​​para casas de campo e chalés de verão. Hoje, essa direção não é menos relevante para a decoração de habitações suburbanas, embora seja cada vez mais utilizada para apartamentos e casas urbanas. As características do design ao estilo provençal são aconchego, conforto, preenche o espaço de luz. O estilo provençal teve origem nas províncias francesas. O estilo reflete a diversidade natural do sul da França. A natureza da província de Provença é caracterizada por extensos prados de flores, enormes campos de lavanda, sol quente do Mediterrâneo e cores naturais calmas.

A paleta de cores da natureza, o modo de vida de uma vila piscatória à beira-mar refletem-se nas principais cores e materiais de acabamento.

Espectro de cores

O design de interiores em estilo provençal é realizado usando um determinado esquema de cores:

  • Cores pastel. Não há cores chamativas e brilhantes no design das instalações. A preferência é dada aos tons de branco, azul, azul, bege. Para decoração e detalhes, são usados ​​tons delicados de rosa, verde e marrom claro.
  • Cor lavanda. Todos os tons de lavanda são a base do estilo provençal. A lavanda, apesar de sua riqueza, confere profundidade e volume ao ambiente, como se transmitisse o perfume da lavanda.
  • Motivos florísticos de elementos individuais. Acentos brilhantes no interior são conseguidos através do uso de decoração com um padrão floral. Para a decoração, são escolhidas imagens de pequenas flores silvestres em tons de vermelho, azul, laranja, roxo com muito verde ou flores grandes de cores vivas saturadas.

A decoração floral é usada em tecidos e pequenos acessórios, bem como abajures para luminárias.

O esquema de cores de tons calmos é a marca registrada do estilo provençal. O esquema de cores do design de interiores neste estilo confere romantismo e leveza aos quartos, enchendo o espaço de luz e ar.

Materiais (editar)

A concepção da casa de campo é baseada no eco-design de forma a preservar a unidade da casa com o meio ambiente. O estilo provençal cumpre todos os requisitos do design ecológico. A Provença é caracterizada pela utilização de materiais naturais na decoração interior e exterior da casa:

  • Madeira natural. Vigas de madeira sob o teto, pintadas ou escovadas, vigas de vários tipos de madeira para criar portais de parede e zoneamento da sala, paredes de toras com preservação da textura da madeira maciça, tábuas de parquete para piso - tudo isso é característico do estilo da madeira francesa .
  • Tijolo. Para a decoração de espaços deste estilo, é típico o uso de elementos individuais de parede em alvenaria tosco, pintada em tons pastel, mas mantendo a textura.
  • Azulejo de cerâmica. Ladrilhos foscos com padrões geométricos ou padrões florais são usados ​​para painéis de parede decorativos e como piso.
  • Corante. Para trabalhos internos e externos, é utilizada tinta, o que permite que a superfície respire. Não desaparece ao sol.
  • Papel de parede. Para a decoração de paredes, são usados ​​papéis de parede densos de vários tipos: não tecido, papel, têxtil.

Acabamento

Ao escolher um estilo francês para o acabamento de uma casa de campo, atenção especial deve ser dada ao exterior do edifício. A fachada de uma casa de campo composta por uma casa de troncos com terraço ou varanda decorada com vasos de flores e cortinas de luz vai levar os seus residentes a uma aldeia mediterrânica. Toras de parede podem ser cobertas com um revestimento protetor transparente ou pintadas com tinta.

São necessários elementos contrastantes de armações, grades e portas.

A fachada de uma casa de tijolo ou pedra no estilo provençal é revestida com pedra natural ou ladrilhos que lembram um selvagem, pedreira, seixos de rio. Uma determinada parte da fachada pode ser rebocada e pintada em tons pastel.

Uma casa de campo de dois andares em estilo provençal fica melhor com uma pequena varanda, que você definitivamente deve decorar com vasos de flores amplas.

O beco da casa e a entrada estão equipados com lâmpadas e lanternas com elementos de forja ou elementos de madeira entalhada. No desenho de uma casa velha, é preferível preservar os elementos antigos da fachada. Por exemplo, os caixilhos das janelas não devem ser restaurados, mas os elementos forjados, colunas e balaústres devem ser limpos e deixados no lugar.

Esses elementos vintage são componentes indispensáveis ​​de uma fachada de casa em estilo francês.

A decoração interior de uma casa de campo em estilo provençal é feita com materiais naturais. O estilo francês na decoração de interiores requer uma variedade de abordagens. Em uma sala, você pode combinar uma parede de tijolo áspera com papel de parede claro e claro no resto das superfícies. Para a decoração de paredes, uma solução interessante são os portais e painéis de parede, que são separados por cornijas, emoldurados por tábuas e cabines de toras. O fundo do portal é selecionado em vários tons mais escuros que a cor principal das paredes.

Para a sala e o corredor de uma casa de campo, os designers recomendam a colocação de painéis brancos de forro ou plástico nas paredes, imitando a textura da madeira natural.

As portas e caixilhos das janelas devem ser de madeira pintada de branco ou cores pastel. Em um interior de estilo provençal, uma porta pode se tornar um destaque brilhante pintando-a em tons profundos de marrom, verde ou lavanda.

As modernas tecnologias de produção permitem o uso de materiais artificiais (por exemplo, plástico) com imitação de textura de madeira.

O teto no design de interiores é pintado de branco, mas a melhor opção seria manter as vigas do piso à vista. Se for difícil deixar as vigas do piso à vista, você pode consertar uma imitação de vigas de madeira ou espuma de poliuretano.

Os tectos extensos não são típicos do estilo provençal.

O piso de uma casa de campo também é acabado com materiais naturais: tábua, laminado, parquet. Para o novo pavimento, é utilizada a tecnologia de envelhecimento artificial do parquete. Para um piso quente, ladrilhos foscos com um pequeno padrão florístico ou geométrico são adequados.

Situação

Após o acabamento externo da fachada da casa e reparos no interior dos quartos, o interior em estilo francês é complementado com móveis e itens de decoração. Os móveis em estilo provençal para uma casa de campo não são apenas bonitos, leves, mas também multifuncionais. Podem ser estantes abertas para ornamentos decorativos, guarda-roupas, caixas para guardar roupas de cama e cobertores, montadas em cama, aparadores esmaltados e armários para guardar pratos. O esquema de cores dos móveis é escolhido nas cores básicas típicas do estilo provençal. A mobília é preferível de materiais naturais.

A moldura de madeira dos móveis é decorada com elementos esculpidos, as pernas são curvas, o que dá o efeito de leveza até mesmo em uma cama ou sofá maciço.

Elementos forjados em móveis são outro atributo invariável do estilo provençal. Especialmente vantajoso em uma casa de campo parece bronze de metal, componentes de metal com revestimento de cobre. Para decorar uma sala, você pode escolher móveis totalmente forjados de metal e materiais de moldura combinados (por exemplo, uma combinação de madeira com metal).

O estofamento de móveis estofados em estilo provençal é feito em tons claros e pastéis. Típico para o interior francês é o uso de têxteis com padrões florais brilhantes; o relevo em forma de flores no tecido do estofamento para combinar com os tecidos principais também é permitido.

Decoração

A seleção de acessórios é a etapa final na criação de um interior de quarto em estilo provençal. Em geral, o estilo romântico francês é complementado por estatuetas decorativas de cerâmica, caixões, vasos de cerâmica ou cristal. Buquês em vasos ou flores em vasos adicionam motivos rústicos. Buquês secos pendurados no teto ou em vasos se tornarão uma decoração floral universal.

Os têxteis são especialmente importantes para o estilo provençal: colchas, toalhas de mesa, cortinas e tule com lambrequins, almofadas decorativas macias, painéis de tapeçaria ou pinturas.

As paredes de uma casa de campo na sala de estar ou na cozinha / sala de jantar decorarão organicamente molduras vintage com fotografias, pinturas representando prados de flores ou campos de lavanda. Afrescos e painéis de parede emoldurados com gesso ou cornijas de madeira irão criar volume adicional e tornar o espaço da sala em relevo. Abajures de vidro de lustres, vidros de armários são freqüentemente feitos usando a técnica de mosaico ou vitral.

Esses elementos decorativos enchem a sala com um jogo de luz, refratando os raios do sol.

Iluminação

O interior em estilo francês é repleto de reflexos leves e brilhantes. As janelas francesas do chão ao teto e as portas envidraçadas não devem apenas oferecer uma vista panorâmica da bela natureza que cerca a casa de campo, mas também permitir a entrada de tanta luz solar quanto possível. Os quartos com janelas voltadas para o lado sombreado e para iluminação noturna utilizam uma variedade de fontes de luz que desempenham diversas funções. As luminárias de estilo provençal não são apenas lâmpadas, mas também um elemento de decoração.

Para este estilo, os designers sugerem o uso de várias fontes de luz que ajudarão a iluminar o ambiente, zonear o ambiente e também adicionar realces de luz a certos elementos de decoração.

Os elementos de iluminação no interior em estilo provençal são os seguintes:

  • Lustres. O estilo provençal é caracterizado pela utilização de lustres com abajures em tecido, vidro, cerâmica com pintura floral. A forma clássica da cúpula do abajur (redonda, oval, multifacetada) é mais adequada aqui. A base dos lustres é uma obra de arte separada que pode ser feita de madeira entalhada, metal na técnica de forja industrial estampada ou artesanal. Lustres de cristal vintage refletem lindamente a luz e complementam o ambiente com destaques coloridos. Esses modelos usam lâmpadas abertas em forma de vela.
  • Arandelas e lâmpadas de parede. Fontes menores criam um feixe de luz direcional, destacando os detalhes mais sutis do interior. Arandelas e lâmpadas criam uma atmosfera aconchegante e aconchegante nas noites de inverno, dando ao interior um clima íntimo e romântico. A paleta de cores e os materiais de iluminação adicional devem se sobrepor à fonte de luz principal - um lustre, feito em uma única solução.
  • Holofotes. A iluminação por focos montada não tem função decorativa, mas permite iluminar divisões escuras com pequenas janelas de formas geométricas complexas ou com tectos baixos, em que não é possível a utilização de lustre de abajur.O corpo dos focos é escolhido em cor neutra ou pintado nas cores das paredes ou do teto.

A iluminação de estilo provençal está na vanguarda do design de interiores. No esquema de cores calmas da sala, as luminárias podem se tornar o destaque de todo o interior, ou podem ser uma continuação do esquema de cores da sala, diferindo por vários tons. Aqui, a iluminação não deve sair do conceito geral do interior.

Exemplos muito bonitos no interior

A clássica combinação de cores e texturas de branco e verde de madeira natural e pedra em uma pequena mas aconchegante casa com uma bela vista panorâmica é a melhor base para o estilo provençal.

A sala-estúdio de uma casa de campo em estilo rústico dispõe para descansar do bulício da cidade e para ter um agradável passatempo junto à natureza. Os tecidos da sala com motivos florais são cuidadosamente selecionados em uma paleta e são um destaque brilhante de todo o interior contra o fundo de paredes claras e móveis.

Uma pequena sala de uma casa particular é iluminada e parece arejada graças à combinação de uma parede de pedra áspera com itens internos em tons de azul claro. O conforto do lar e ao mesmo tempo a unidade com a natureza são adicionados por ervas naturais penduradas no teto e amplas portas envidraçadas que se abrem para o pátio.

O projeto de tal casa transfere-se da Rússia para o dique do Mar Mediterrâneo para uma vila de pescadores.

Tons de azul claro e azul profundo nas paredes e pisos, combinados com móveis brancos, transportam os residentes da casa para a província do Mediterrâneo. Um ornamento floral na parede, um caminho traçado em azul na escada, flores frescas em um vaso, móveis brancos contra o fundo de paredes azuis e um piso azul adicionam leveza e luz a um pequeno cômodo.

Elementos vintage, peças de decoração com história - companheiros invariáveis ​​do estilo provençal. Um relógio antigo com carimbo de hora, flores frescas em um balde esmaltado da época soviética, um abajur vintage de formato clássico sobre uma base de madeira criam uma atmosfera única em uma casa de campo e atraem pela sua simplicidade.

Em casas de campo, a cozinha costuma ser combinada com a área de jantar. As combinações de cores e texturas características do estilo provençal permitem que você divida o ambiente sem divisórias adicionais. Toras de madeira sem pintura adicional e revestimento de verniz são a base ideal para um grupo de cozinha verde claro e uma mesa de jantar.

Elementos luminosos renovam o design da sala: pratos decorativos, buquês de flores frescas.

Um quarto num local tranquilo e acolhedor fora da cidade, feito ao estilo provençal, dispõe para um sono tranquilo e profundo. Sob um telhado ou em um sótão, o quarto será claro e arejado, com grandes janelas. Têxteis para quartos com cores vermelhas brilhantes irão diluir as cores pastel das paredes e móveis, adicionando dinâmica.

Uma cabeceira de ferro forjado é outro elemento do estilo provençal.

A cor lavanda no interior do quarto cria aconchego e conforto para relaxar. Vigas de madeira no teto tornam o ambiente visualmente mais baixo, adicionando calor ao ambiente. Todos os móveis dos quartos são funcionais e confortáveis.

O design interior dos quartos em estilo provençal também é sustentado pela fachada da casa com elementos característicos deste estilo.

Para uma visão geral detalhada de uma casa de campo em estilo provençal, veja o vídeo a seguir.

1 comentário
0

Em princípio, historicamente, a região da Provença é principalmente pedra lascada na alvenaria das paredes e gesso.

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário