Projeto de uma sala com área de 20 metros quadrados: exemplos de design

Contente
  1. Zoneamento de sala
  2. Seleção de móveis
  3. Decoração de quarto para homem
  4. Instruções de design

Equipar um pequeno apartamento de um cômodo não é uma tarefa fácil. Como regra, nesses casos, é necessário combinar a funcionalidade de dois cômodos ao mesmo tempo em um único espaço, ou seja, o quarto e a sala de estar. Mas não se desespere. Com a abordagem certa para design, você pode criar até mesmo em uma pequena sala de 20 metros quadrados. m aconchegante atmosfera doméstica.

Zoneamento de sala

Existem várias maneiras pelas quais você pode dividir um espaço de 20 "quadrados" em duas zonas separadas:

  • separação visual, geralmente formada com a ajuda de vários designs de parede, tetos de vários níveis, arcos embutidos e fontes de luz multidirecionais;
  • divisão em zonas usando pódios, móveis e itens de design adicionais;
  • divisão contínua por meio de uma divisória deslizante, prateleiras, telas ou cortinas.

Ao zonear uma sala, o design colorido do espaço desempenha um papel muito importante. Escolha um esquema de cores com base na quantidade de luz natural na sala e no estilo de design escolhido. Se não houver luz solar suficiente na sala, é melhor escolher tons claros e quentes para decorar paredes e pisos. Não se esqueça do componente psicológico de cada cor específica. Para a área do quarto, é melhor escolher cores pastéis suaves que contribuam para uma noite saudável de descanso.

Na zona da sala podem ser utilizadas cores neutras - desta forma as partes divididas da divisão ficarão mais bem combinadas e formarão um único espaço, o que é muito importante para divisões com funcionalidades diferenciadas.

Seleção de móveis

Ao escolher um móvel para um cômodo pequeno no qual é necessário combinar um quarto e um corredor, lembre-se que deve ser compacto para que haja espaço livre suficiente para se locomover. Depende muito da forma do cômodo, seja retangular ou quadrado, bem como do número de janelas, então antes de ir a uma loja de móveis é preciso medir cuidadosamente o cômodo em todo o perímetro, traçar uma planta ou projeto de futuros móveis com as dimensões exatas dos itens de que você precisa.

Uma das melhores opções para quartos pequenos são móveis conversíveis.

O conjunto principal de móveis pode ser o seguinte:

  • a cama para a área do dormitório pode ser de casal ou uma e meia e de solteiro;
  • uma mesa de cabeceira ou mesa de cabeceira também pode ser colocada na área de recreação;
  • um guarda-roupa, estante ou uma mini-parede podem ser usados ​​efetivamente para separar o espaço do quarto e da sala;
  • um sofá confortável para a área de estar pode ser tradicional ou de canto, dependendo do layout da área de estar;
  • também é necessária uma mesa na sala e, para economizar espaço, você pode adquirir uma mesa de pedestal ou dobrável;
  • TV ou home theater na sala de estar.

Tal conjunto de móveis necessários em um cômodo de 20 m2 ajudará a economizar espaço sem sobrecarregá-lo com coisas desnecessárias, e permitirá que você coloque confortavelmente todos os itens de que precisa no dia a dia.

Decoração de quarto para homem

Recentemente, designers de interiores são cada vez mais procurados por jovens que desejam criar condições de vida confortáveis ​​em um espaço pequeno.Garotos de 20 anos que estão entrando na idade adulta estão cada vez mais exigindo certas coisas de seu espaço de vida.

Isso inclui os seguintes pontos:

  • um estilo individual desenvolvido para as necessidades e exigências específicas de um determinado jovem;
  • máximo conforto. Não deve haver coisas desnecessárias e desnecessárias no quarto de um homem de 20 anos, a conveniência em tudo é a regra principal no planejamento do projeto de um banheiro masculino;
  • organização racional do espaço, móveis confortáveis ​​para guardar pertences pessoais e roupas. Isso é necessário para manter a ordem constante em um apartamento de solteiro;
  • minimalismo na decoração e decoração da sala. O projeto de uma sala deve refletir totalmente os interesses de seu proprietário.

Ao aderir a essas regras básicas de design, é possível criar uma atmosfera individual na sala, com características inerentes ao caráter e às aspirações do jovem moderno.

Outro fator importante é a escolha de um estilo de design adequado que irá destacar os melhores traços de caráter do proprietário da casa.

Instruções de design

  • Estilo brutal - uma das opções de design favoritas para as instalações do homem moderno. Esta solução de design pressupõe minimalismo, beirando o ascetismo. Numa sala decorada ao estilo do “brutalismo”, via de regra, não há acabamento tradicional com papel de parede ou gesso colorido. As superfícies da parede e do piso podem imitar lajes de concreto, madeira áspera ou alvenaria. O estilo também tem um esquema de cores muito contido, sem detalhes brilhantes e chamativos, as cores principais do design são preto, marrom, branco e cinza.

As janelas de uma sala decorada neste estilo, em regra, não pendem de todo, uma vez que este estilo de interior requer uma boa iluminação de fontes de luz natural e artificial. A presença de cortinas nas janelas aqui será simplesmente inadequada, como último recurso, pode equipar as aberturas das janelas com persianas elegantes. A mobília dessa sala deve ser o mais simples e funcional possível. Na hora de decorar é aconselhável optar por formas simples e compactas. O estilo não permite a colocação de armários e conjuntos de móveis volumosos. Para guardar roupas e utensílios domésticos, você também pode organizar prateleiras e nichos com gavetas embutidas nas paredes.

  • "Loft" É outro estilo moderno que é frequentemente usado para o design da casa do homem moderno. O espaço livre é importante aqui, então se você quiser usá-lo para decorar uma sala não muito grande, terá que desenvolver um plano para otimizar cada metro quadrado da sala. Pode ser necessário remover todas as paredes do apartamento, deixando apenas as divisórias que separam o banheiro e o toalete. As janelas em estilo loft também devem ser as maiores possíveis. Como o estilo brutal, esta opção de design não aceita cortinas e tules. Máximo de luz e espaço - a regra básica do "loft".

Para decorar paredes, pavimentos e tectos nesta solução de design, podem ser utilizadas as mais incríveis combinações de acabamentos descomplicados com as mais recentes inovações no domínio do design de interiores. Pode ser alvenaria de paredes em combinação com iluminação LED de um tecto falso. A linha principal do design ainda deve ser um motivo industrial. Além disso, para a decoração, é permitido o uso de acessórios de interior vintage e antigos: pinturas, painéis ou cartazes, incluindo partes das paredes decoradas com tintas grafitadas brilhantes.

  • Estilo de design "alta tecnologia" também muito procurado por uma forte metade da humanidade. O estilo combina uma simplicidade aparentemente descontraída com os mais recentes avanços tecnológicos. Via de regra, materiais modernos de acabamento, como plástico, vidro, metal, são amplamente utilizados no projeto dessa direção.

"Hi-tech" é, antes de tudo, a clareza das formas e a severidade das linhas. Móveis multifuncionais com muitas prateleiras e gavetas convenientes são selecionados para o interior. Para enfatizar o rigor e a correção das linhas no design, armários secretos e prateleiras para guardar pertences pessoais e eletrodomésticos são muitas vezes embutidos nas paredes. As principais cores presentes no design são o preto, o branco e o prata metálico. A iluminação artificial é preferida neste estilo, e deve haver bastante dela. Muitas lâmpadas embutidas nas paredes, faixas de teto de LED e até mesmo iluminação especial do piso serão adequadas aqui.

A principal “característica” do estilo é a técnica moderna de grandes dimensões. Televisores widescreen e monitores de computador são o foco principal do design e são exibidos. Para zonear o espaço em tal interior, é melhor usar partições deslizantes feitas de vidro fosco ou metal fino. Elementos decorativos adicionais podem estar presentes aqui, como pinturas, estatuetas ou molduras com fotografias em preto e branco. É importante não se desviar da linha de design principal, não exagerar na decoração.

  • É impossível ignorar outra direção interior moderna, a saber design de estilo rock. Este é um estilo jovem relativamente novo, cujas características principais ainda não foram totalmente formadas. Para os jovens que gostam de música, este estilo de interior é muito relevante nos dias de hoje. Talvez as principais regras que devam ser seguidas para decorar o quarto de um jovem amante da música sejam a simplicidade e a ausência de itens desnecessários. Para decoração de paredes e pisos, você pode usar os princípios básicos de todos os estilos acima.

Uma boa iluminação também é extremamente importante. É ótimo se as janelas da sala forem as maiores possíveis, permitindo a entrada de muita luz solar. Para iluminação adicional, é melhor usar arandelas de parede e faixas de LED. Um grande lustre de teto neste estilo ficaria completamente fora do lugar.

Você pode usar cores mais vivas no design, cortinas nas janelas e cobertores aconchegantes no sofá ou na cama ficarão bem aqui.

Qualquer que seja a direção estilística que você escolher para você, em primeiro lugar, você precisa confiar em seus gostos e preferências, seu estilo e ritmo de vida e suas ideias sobre conforto e conveniência ideais, que são simplesmente necessárias no ritmo frenético da realidade moderna.

Você encontrará exemplos de design de um apartamento estúdio de um designer profissional no vídeo a seguir.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário