Apartamento com sótão: prós e contras

Contente
  1. O que é um sótão?
  2. Opções em um prédio de apartamentos
  3. Todos os prós e contras
  4. Críticas do proprietário
  5. Exemplos de design para inspiração

No século 17, o arquiteto francês François Mansart reconstruiu o sótão em um espaço habitacional. Para isso, ele inventou grandes janelas especiais. As mansardas criaram raízes na Europa e a partir do século XVIII começaram a ser construídas na Rússia. Naquela época, estudantes e artistas pobres alugavam moradias nas superestruturas das casas. Hoje, os sótãos estão sendo controlados não apenas em casas particulares, mas também em prédios urbanos.

Hoje em dia, a partir de pequenos quartos sombrios, eles se transformaram em apartamentos modernos e confortáveis ​​com um layout incomum. As pessoas os compram porque querem romance, um interior especial. Muitos estão satisfeitos com o preço: é mais baixo do que um apartamento normal. Os moradores dos últimos andares aproveitam a área do sótão para criar as instalações de dois níveis.

O que é um sótão?

Um sótão é uma área residencial criada por um sótão. Para entender o assunto mais profundamente, você deve entender qual é a diferença entre essas duas salas.

A superestrutura do sótão está localizada entre o último andar e a cobertura do edifício. As configurações do telhado são diferentes, sua estrutura afeta a geometria do espaço sob o telhado. Pela altura das paredes (do chão à inclinação do telhado), você pode entender a qual cômodo a área sob o telhado pertence. Para o sótão, é de 0,8 - 1,5 metros. Se as paredes estiverem abaixo dos números indicados, trata-se já de um sótão, acima de um metro e meio é considerado um piso de pleno direito. A distância mínima do chão ao ponto mais alto do teto é de 2,5 metros.

Sótão

Esta divisão encontra-se sob uma cobertura, delimitada por paredes e inclinações, não é aquecida e não se destina a habitação, pelo que não há requisitos para a mesma no que diz respeito à altura das paredes e tectos. O sótão técnico difere do habitual pela presença de equipamentos de comunicações e tecnológicos. Esta área serve como isolante de calor e som entre os alojamentos e a rua.

Uma casa com sótão é sempre mais quente do que sem ele.

As áreas do telhado são de dois tipos: frias e quentes. Na hora de construir um edifício, o isolamento térmico é colocado no teto do último andar, o sótão em si permanece frio. Mas se a construção de um sótão for planejada no futuro, a estrutura do telhado também é isolada.

Deve-se ter cuidado ao criar um sistema de ventilação. O vapor e a umidade, subindo dos aposentos, formam condensação, que com o tempo destrói os materiais do telhado. Através do sótão frio, dutos de ventilação são conduzidos para o telhado. Em espaços quentes de sótão, o ar dos quartos é coletado sob o telhado e, em seguida, sai pela ventilação de exaustão. Uma ventilação bem pensada criará um bom clima interno.

Sótão

Este é um espaço de estar completo equipado com um telhado. As paredes circundantes, erguidas ao longo da moldura, devem ter pelo menos um metro e meio. A configuração do teto depende da forma do telhado. As estruturas de suporte são construídas em madeira, metal ou concreto armado.

Além do trabalho adicional no isolamento do telhado, é necessário trazer um sistema de aquecimento para o ambiente. Considere bem a ventilação. Para uma estadia confortável, deve haver iluminação natural, que é equipada com a ajuda de trapeiras. Eles são especialmente projetados e adaptados para ventilação.

Para reconstruir o sótão em um sótão, você deve solicitar a permissão do Bureau of Technical Inventory: com base no documento SNiP No2.08.01-89, eles irão registrar novamente os alojamentos.

Opções em um prédio de apartamentos

Você pode comprar um apartamento pronto no sótão. Existem muitas opções, a sua variedade depende da filmagem e da configuração do telhado. Pode ser um grande quarto tipo estúdio ou um apartamento de 2 quartos com cozinha separada.

Aqui está um exemplo desse tipo de habitação em uma área de 40 sq. m. O designer não foi apenas confrontado com a tarefa de criar um interior no espaço do sótão, mas impregnando-o com o espírito dos sótãos parisienses ou londrinos. Enormes paredes de tijolos predeterminavam a escolha do estilo - loft. Eles foram bem limpos e praticamente intactos.

Todas as áreas importantes para a vida estão localizadas em um grande território. Na porta fica o espaço da cozinha e da sala de jantar, unidos por uma rígida mesa de madeira. Um guarda-roupa, cozinha e geladeira renovam a alvenaria com um ponto brilhante contrastante. Muitas lâmpadas iluminam as áreas à noite, e uma enorme janela, localizada simultaneamente na parede e no teto, é responsável pela iluminação natural.

Na sala de estar, duas poltronas quadradas podem ser facilmente movidas para um dormitório completo. Uma mesa de metal brilhante chama a atenção para si mesma. O tema metal é suportado por um radiador, lareira e um balde de madeira. Um truque de design incrível - plasma no cavalete, uma lembrança dos artistas que montaram oficinas no sótão. As formas ásperas e simples do cavalete são combinadas com os mesmos contornos austeros da mesa.

Uma lareira com fogo vivo lembra um fogão-fogão, localizado entre as áreas de dormir e estar, os une com um calor comum. O quarto é separado, mas, ao mesmo tempo, não é um espaço confinado, por isso não parece muito apertado. Uma grande janela oferece a oportunidade de admirar o céu estrelado. Um manequim antigo serve de decoração original e um local onde você pode jogar suas roupas. Duas caixas de cabeceira desempenham o papel de pedestais e gavetas espaçosas ao mesmo tempo.

A casa de banho, combinada com uma sanita, tem tudo o que necessita: uma cabina de duche, uma sanita, um lavatório e uma máquina de lavar.

Graças aos esforços do designer, um interior moderno e espaçoso foi criado sob o próprio teto.

Todos os prós e contras

Os prós e os contras de construir uma superestrutura no sótão e morar nela são um pouco diferentes. O dono de uma casa particular, planejando aumentar sua área de moradia, decide o que é mais barato para ele, construir um sótão ou um segundo andar completo. Ao comprar um apartamento já reconstruído entre o último andar e o telhado, você deve considerar prós e contras completamente diferentes.

As vantagens de adquirir um apartamento no sótão:

  • A principal vantagem de tal compra é o seu custo, é inferior ao preço de um apartamento normal.
  • Magnífica vista das janelas laterais e contemplação do céu estrelado do teto.
  • Criação de um interior moderno e extraordinário.
  • Possibilidade de equipar lareira real.
  • Se houver coberturas planas, pode-se equipá-las como área ao ar livre para recreação, jogos, banho de sol ou simplesmente como mirante.

As desvantagens de tais apartamentos incluem:

  • Paredes baixas (1,5 m), terá que encomendar móveis individuais.
  • O elevador para o andar do sótão, provavelmente, não funcionará. A escada também pode ser desconfortável. Haverá problemas com a entrega de móveis.
  • O calor no verão e o frio no inverno serão sentidos com mais intensidade do que em apartamentos comuns, mesmo se houver um ar condicionado e sistema de aquecimento.
  • As janelas angulares acumulam neve, dificultando sua manutenção.
  • Às vezes, esses apartamentos têm pequenas janelas, o que afeta a luz natural.
  • Se o telhado começar a vazar, os problemas desses apartamentos serão sérios.
  • Barulhento durante a chuva e operação do elevador (se o motor estiver no sótão).
  • Os psicólogos são contra esses apartamentos, paredes e tetos inclinados deprimem a mente.

Para os proprietários de casas de campo que vão reconstruir um sótão em um sótão, existem vantagens e desvantagens em tal solução.

As vantagens incluem:

  • O proprietário obtém espaço adicional para sua casa térrea.
  • É possível construir um sótão sem a participação de equipamentos pesados.
  • Não há necessidade de investir na construção de paredes completas.
  • O sótão proporcionará uma bela vista da janela e um interior incomum.
  • Uma casa com sótão tem uma vista mais bonita do que um prédio com telhado inclinado convencional.

Se falarmos sobre as deficiências, a economia na construção de um sótão em vez de um segundo andar não será muito grande:

  • Teremos que isolar bem o telhado.
  • É necessário erguer paredes em uma moldura de um metro e meio de altura.
  • Pense no sistema de aquecimento.
  • Crie corretamente um sistema de ventilação.
  • Não se esqueça da impermeabilização.
  • Coloque clarabóias.

As desvantagens também incluem: calor no verão, frio no inverno, barulho da chuva, uivo do vento. Além disso, você terá que fazer móveis sob encomenda.

Na altura da compra do sótão, a grande área e o preço razoável são impressionantes. Mas os corretores indicam a área do piso, e a metragem real é muito menor, se levarmos em conta as paredes inclinadas. Antes de decidir comprar um apartamento no sótão, você precisa pesar os prós e os contras.

Críticas do proprietário

Os comentários são mistos, como na compra de qualquer apartamento. Alguns reclamam do calor do verão e do frio do inverno. Eles são informados de que o problema é resolvido pelo ar condicionado e pelo sistema de aquecimento. Alguns têm vazamentos nas janelas, outros - está tudo bem com as janelas. Quase todo mundo está insatisfeito com as paredes e a seleção de móveis.

Os proprietários dos apartamentos em que o designer trabalhou não têm queixas.

Num dos comentários foi referido uma alteração independente do isolamento térmico e a instalação de uma caldeira de aquecimento. O barulho da caldeira atrapalhava, mas com o tempo nos acostumamos. Eles estão satisfeitos com o apartamento, não sentiram altas e baixas temperaturas especiais.

Exemplos de design para inspiração

Um quarto bem pensado para um menino é estilizado com um tema marinho. Parte de uma grande janela com luz natural ativa é visível. A escada leva ao próprio telhado, onde há um lugar para dormir. Você pode descer a escada de corda, como em um navio. A rede e o baú suportam o tema da cabine de um navio pirata. Acima da mesa de trabalho, pequenas prateleiras em forma de volante são montadas na parede. Uma área de lazer é visível através do quarto das crianças e atrás dela uma área de trabalho para adultos.

Uma variante de um quarto, que é uma sala separada em um apartamento no sótão. Duas janelas de estilo diferente, localizadas acima da cama, dão um charme especial ao quarto.

Um pequeno espaço com paredes fortemente inclinadas abriga uma área de dormir, área de descanso e muitos sistemas de armazenamento. Na sala branca existem áreas de estar em laranja. O contraste com o piso preto evita que o interior desapareça no espaço. Uma grande janela enche o sótão de ar e luz.

Certamente haverá pessoas com pensamentos não triviais, românticos que irão gostar de viver sob o próprio céu. Para essas pessoas, existem sótãos.

Para saber mais sobre todos os meandros de organizar um apartamento no sótão, assista ao vídeo a seguir.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário