Casa térrea com sótão: exemplos de layout moderno

Contente
  1. Características e benefícios
  2. Como vencer o quadrado?
  3. Soluções de design interessantes
  4. Escolha de materiais
  5. Exemplos espetaculares de inspiração

O arquitecto francês François Mansart, que viveu no século XVII, chamou a atenção para o sótão da sua casa de campo e decidiu aproveitar o espaço extra. Os primeiros cálculos e a construção subsequente deram um bom resultado e, desde então, o sótão em todos os países tem sido usado em grandes quantidades para expandir o espaço habitacional. Este espaço permite uma grande economia de material e tempo na construção de quase todo um espaço habitacional.

Aqui você pode equipar quartos, um berçário, um local para um escritório, um quarto de hóspedes.

Características e benefícios

Uma casa privada térrea com sótão é uma solução especial para o planeamento e design, bem como para a criação de uma imagem única.

A decisão de construir posteriormente dá um benefício em termos de custos de material:

  • o espaço vital está aumentando;
  • não são necessários novos muros de capital;
  • um nível adicional possibilita o surgimento de novas funções de uma casa térrea;
  • a perda de calor das salas de estar pelo telhado diminui;
  • existem novas possibilidades para decorar uma casa com um estilo original, diferente do desenho das instalações principais.

    Existem também algumas complicações. As claraboias instaladas em um telhado inclinado são bastante caras, e o cálculo amador do ângulo do telhado e das vigas do piso pode distorcer o estilo do sótão e aumentar as cargas de neve e vento. É difícil limpar essas janelas da neve e dos detritos transportados pelo vento. No telhado isolado do sótão, deve haver uma barreira de vapor, caso contrário o material isolante se molhará na torta multicamadas do telhado e ocorrerá a destruição prematura das vigas por fungos e mofo.

    Como vencer o quadrado?

    O layout do primeiro andar é em sua maioria padrão, embora também possa diferir na variedade, mas consideraremos o layout do sótão em si. Os planos são diferentes, as variações vêm da finalidade e do tamanho dos quartos. O telhado da casa é em empena. No primeiro andar existe uma grande divisão, todo o espaço acima define o próprio sótão.

    Esta é uma solução econômica, quando as janelas permitem a entrada de luz natural suficiente e não há necessidade de uma janela no telhado. A escada é colocada fora da casa, o que economiza espaço significativamente. Esta opção é conveniente ao projetar uma casa onde não haja garagem.

    Consideraremos esquemas de layout de salas para áreas de 10 por 8, 8 x 9, 7 x 9, 10 x 12 m.

    • As dimensões da casa são de 10 por 8 m. A área útil do sótão pode ser calculada para várias divisões (quarto 11,86 m², dois quartos 12,86 m², casa de banho 3,4 m², hall 4,43 m²). No nosso caso, as escadas para o segundo andar estão dentro diretamente do corredor. Se você decidir que precisa providenciar um banheiro, deve tomar cuidado com a proteção da água de esgoto. As janelas de formato simples nas extremidades do sótão proporcionam muita luz natural.
    • Layout compacto para uma casa térrea de 8 x 9 m com sótão. Esta moradia é de um piso com sótão e as dimensões do edifício são de 8,15 x 9,25 m. O edifício tem uma fundação em faixa (base), o exterior é acabado com tapume. As paredes da moldura (externa e interna) são isoladas com lã mineral. O andar de baixo é sobre vigas de madeira. As sobreposições entre os pisos são feitas de madeira.
    • Um projeto muito comum com uma superestrutura de edifício residencial 8,80 x 6,80 m. Para a base, uma laje de concreto armado é usada por baixo de toda a casa. As paredes são blocos de calor. Piso do 1º andar - lajes pré-fabricadas de concreto armado. Sobreposição entre pisos - vigas de madeira. O telhado pode ser de metal.
    • Moradia de 1º andar com superestrutura habitacional, projecto 10 x 12 m, com dimensões reais de 11,58 x 9,58 m. Lá fora, a casa é acabada com gesso. A base é padrão - grade de pilha. Todas as paredes são feitas de blocos de concreto aerado. O piso do piso inferior é em laje monolítica. Sobreposição entre pisos - vigas de madeira. O telhado é de duas águas. As janelas são de plástico. A escada é de madeira.

    Soluções de design interessantes

    Há um projeto "espelho" realizado de uma casa com uma superestrutura residencial e uma garagem. Essa casa com um projeto original é colocada ao lado de um edifício previamente erguido. Acontece uma repetição com um arranjo espelhado. A particularidade da estrutura é dada pela cobertura que cobre a garagem e o terraço. O suporte do telhado é composto por montantes de madeira. Todos os elementos externos são feitos de madeira.

    No rés-do-chão encontra-se uma espaçosa sala de estar, cozinha e casa de banho. A casa tem cave. A superestrutura superior possui quartos e um banheiro. Para reduzir o espaço interior, a ligação à garagem é feita através de uma escada rebatível. Se você abrir canos de esgoto e água, o conforto só aumentará. Uma banheira pode ser colocada perto dos quartos. A casa quadrada é conveniente para o planejamento de interiores.

    No andar de baixo há uma sala de estar, uma cozinha, um berçário. E na superestrutura residencial há dormitórios para adultos e adolescentes, escritório ou outros cômodos. Luz natural das claraboias. Se você fizer uma estrutura vertical para as janelas, pode obter um "cuco", que vai adicionar beleza ao edifício.

    Dica: Uma varanda aberta ou fechada mudará a aparência geral de uma casa quadrada.

    A varanda está localizada não só na porta da frente, mas também em qualquer outro lugar com vista para o terreno, jardim, natureza, slide alpino. Bem, se houver uma fonte com iluminação noturna em frente, você terá uma excelente plataforma para relaxar.

    Escolha de materiais

    Uma casa de madeira é escolhida por pessoas que estão próximas do ambiente natural. A madeira como um material ecológico natural é mais propícia ao relaxamento, propícia ao repouso profundo. Ele mantém um ambiente confortável em casa, independentemente do ambiente sazonal.

    As casas de pedra têm suas próprias vantagens:

    • baixos custos para manter as características do edifício;
    • a perda de calor é mínima;
    • pode servir as pessoas sem limites de tempo.

    Você pode fazer um projeto misto ao usar pedra e madeira. Combina a força da pedra e o calor da madeira. Via de regra, o primeiro andar é de pedra e o segundo é de madeira.

    O custo de uma casa de madeira é reduzido com a instalação de uma base mais leve. A textura amadeirada é bonita por si só, então os custos de design de interiores podem ser reduzidos ao mínimo.

    É ainda mais barato construir uma casa monolítica em uma cofragem especial. O tempo de tal construção é curto, uma base pesada não é necessária para isso, os materiais para as paredes são baratos, mas com boa condutividade térmica.

    Uma casa feita de concreto aerado é resistente à geada, com boa permeabilidade ao vapor, você pode viver nela por muitos anos. O custo do material é pequeno, mas a instalação é cara. Requer a preparação e construção de uma fundação complexa, e o trabalho é melhor realizado durante os meses mais quentes.

    A casa de pedra precisa de ser aquecida, para viver nela o tempo todo, pelo que esta opção não é adequada para uma estadia temporária. A aparência de uma casa de alvenaria, com a escolha certa, parece sempre adequada e esteticamente agradável. Além disso, esses edifícios se distinguem por sua durabilidade e resistência. Esta é a melhor opção para um edifício suburbano para residência permanente.

    Paredes feitas de blocos de espuma - uma solução original.

    De acordo com algumas opiniões, as vantagens das casas de blocos de espuma são muito mais do que desvantagens:

    • Os blocos não são pesados, peso - até 25 kg. A construção é muito fácil e você não precisa fazer uma base poderosa e cara.
    • A instalação é simples. Pode ser produzido sem trabalhadores altamente qualificados.
    • Amizade ambiental. Impurezas não ecológicas são minimizadas.
    • O material possui um bom isolamento térmico.

    Das deficiências, algumas nuances podem ser distinguidas, das quais são poucas:

    • A aparência não é muito atraente, mas bons resultados podem ser obtidos com o acabamento.
    • Os blocos são frágeis, às vezes danificados durante o transporte. Eles não toleram o período de encolhimento em casa. Existe a possibilidade de trincas, isso pode ser afetado pela qualidade da produção. Pode ser transportado em contêineres e caminhões especialmente preparados, então a porcentagem de blocos de espuma inutilizáveis ​​diminuirá significativamente.

    Sobre casas de madeira

    A madeira é relativamente barata, apenas você precisa encontrar um tipo adequado de madeira com a qual a casa será construída. Séculos de experiência sugerem dar preferência às coníferas - pinheiro, larício, abeto.

    São os pinheiros e os abetos os mais utilizados na construção de casas de madeira de alta qualidade.

    O material de construção do lariço é considerado durável, não perde suas propriedades únicas e, mesmo a cada ano, sua resistência só aumenta. Os navios foram construídos a partir dele e, sob a influência constante da umidade, serviram por décadas. O segredo está na composição química desta preciosa madeira. A goma de resina não apenas retém a resistência das estruturas, mas também não muda visualmente por muitos anos. E o larício seco é preservado por até várias centenas de anos.

    As principais vantagens desses edifícios:

    • custo aceitável para muitos projetos;
    • alta compatibilidade ambiental do material;
    • baixa condutividade térmica, perda de calor insignificante: uma casa aquecida permanece quente por muito tempo;
    • menos peso em comparação com outros;
    • a capacidade de respirar ar: respirar é necessário para uma casa, e uma casa de madeira fornece a isso uma estrutura natural de materiais.

    A decoração dessas casas costuma ser feita com tijolos: por exemplo, eles criam uma superfície do mesmo tom ou fazem um padrão de tijolos com cores diferentes. O revestimento de tijolos protege e fortalece a estrutura, aumenta o isolamento acústico e reduz a perda de calor.

    Madeira laminada colada: bonita, mas cara. O material é muito bom, mas seu custo nem sempre é atraente. E o fato de o prédio de um bar não encolher e não precisar de acabamento ainda não vai permitir que você economize dinheiro.

    Troncos arredondados: uma casa na tradição russa. A construção de moradias com este material quase não requer trabalho manual. A casa é montada como construtor. A tora tem formato acabado, todos os cortes e canais tecnológicos já são preparados na fábrica. As peças são feitas quase sem lacunas. A decoração da parede geralmente não é feita.

    Esse material preparado tem suas vantagens:

    • reduzindo custos em várias fases da construção e encurtando o tempo de montagem das partes do edifício;
    • design acolhedor;
    • aumento da densidade de todas as juntas, que é assegurada pela preparação tecnológica dos detalhes da futura casa;
    • a aparência dessas casas é esteticamente agradável e atraente.

    Exemplos espetaculares de inspiração

    Dezenas de projetos de casas particulares criam uma coleção única de criações de planejadores, designers, construtores. Lindas casas com sótão residencial, cave, fachadas extraordinariamente harmoniosas não só são confortáveis ​​para viver em meio à natureza, mas também mostram o alto gosto artístico dos criadores e proprietários de chalés e casas de baixo custo.

    Não é necessário investir grandes fundos para criar obras-primas da arquitetura country e country. Com imaginação e criatividade, poderá construir uma pequena casa com janela saliente, que irá deliciar os conhecedores da arquitectura com a sua perfeição. Essa casa é mostrada na fotografia.

    Esta casa não é particularmente pretensiosa, todos os detalhes parecem naturais e confiáveis, as proporções são perfeitas, toda a decoração está no lugar. Uma pequena janela saliente dá muita luz adicional à divisão, e o desenho exterior da fachada, acabado com revestimento lateral, enquadra-se harmoniosamente na paisagem local do terreno.

    Claro que, com o investimento de grandes investimentos financeiros, é possível criar e implementar projetos mais elegantes e grandiosos, casas com sótão, janela de sacada, varanda, varanda e garagem, criando muitas comodidades para os moradores e hóspedes de uma casa de campo.

    Os chalés de tijolo se distinguem por uma variedade de estilos, características arquitetônicas, uso de materiais tradicionais e novos. Basicamente, essas casas exigem grandes investimentos. Esta é uma obra à beira da arte de artistas, designers, arquitetos, designers, construtores. Esses edifícios são criados há séculos.

    O estilo românico aproxima-se do tema “a minha casa é o meu castelo”. Estruturas pesadas e calmas. Arcos, decoração em pedra de janelas, portas, frontões.

    Estilo gótico - torres, abóbadas, janelas estreitas, algumas sombras, cheias de romantismo.

    O barroco é uma composição luxuosa e complexa com colunas, curvas, transições. A vista é pomposa, às vezes em abundância, majestosa, mas sempre atraente.

    Austera casa inglesa, oi-tech, moderno, clássico e, claro, um chalé de estilo provençal leve e elegante. A escolha é enorme, desde uma modesta casa térrea com um sótão até uma grande e impressionante casa de campo tipo palácio. Você escolheu - e comece a construir, e todo um destacamento de especialistas de alto nível o ajudará.

    Para saber como pode ser o projeto de uma casa térrea com sótão, veja o próximo vídeo.

    sem comentários

    O comentário foi enviado com sucesso.

    Cozinha

    Quarto

    Mobiliário