Tudo sobre a mosca-serra do pinheiro

Contente
  1. Descrição do inseto
  2. Sinais de infecção
  3. Medidas de controle mecânico
  4. Métodos químicos de tratamento de pragas

Saber tudo sobre a mosca-serra do pinheiro, bem como sobre outras pragas das coníferas, é necessário não apenas para os silvicultores do Extremo Oriente, onde são encontradas com frequência 2 espécies - vermelhas e comuns. Isso também é necessário para quem usa coníferas decorativas em projetos paisagísticos.

O insidioso inseto pode dar duas gerações por ano, fazendo uma transformação completa. O perigo para a árvore é representado pelas larvas que comem agulhas jovens, que depois secam. Estima-se que é suficiente ignorar a presença de Hymenoptera em uma árvore por 3-4 anos para que o pinheiro morra.

Descrição do inseto

A mosca-serra do pinheiro é uma representante do grande exército de pragas que atacam as coníferas. Entre eles estão os comedores de cones, comedores de troncos, comedores de raízes, sugadores e roedores de pinheiros, besouros e borboletas. Existem outras espécies que não infectam as próprias coníferas, mas põem ovos ou larvas, de onde surgem destruidores de qualquer textura lenhosa - desde botões e agulhas até o sistema radicular.

A ordem de Hymenoptera, para a qual a mosca-serra é classificada, é uma das mais desenvolvidas. Inclui insetos sociais. Barrigas sentadas são borboletas e rabos-de-chifre, mas esta é uma etimologia comum. Muitos deles são pragas de plantações cultivadas - florestas, colza e pão.

A mosca-serra comum é o pinheiro e o abeto, mas isso não significa que se limitem apenas à sua espécie, podendo também infectar outras plantas com agulhas. De acordo com suas preferências, eles pertencem às agulhas:

  • a ruiva vive em grupos de 2-3 dúzias de peças, come agulhas da colheita do ano passado;
  • o comum se alimenta de brotos novos, mas faz embreagens elásticas em agulhas mais velhas;
  • o ruivo (tecelão sawfly) vive em um pinheiro comum, mas também não desdenha o pinheiro de Weymouth.

No pinheiro, podem-se ver insetos que lembram vagamente as abelhas, eles também têm um cinto entre o peito e o abdômen. O ovipositor é a razão de terem esse nome. Parece uma serra sem cabo, embora nem todo mundo a tenha, mas algumas espécies. As fêmeas são maiores que os machos, amarronzadas acastanhadas, com padrões variáveis ​​no escutelo e abdômen. Os machos são menores em tamanho, com antenas semelhantes a um pente, patas laranja e tegumentos pretos lisos. Os representantes da população passam sucessivamente por todos os 4 estágios de desenvolvimento completo - do ovo posto pela fêmea, do ovipositor dentado à larva, pupa e imago.

A fêmea pode colocar um número diferente de ovos, de 3 a 12 dúzias. A segunda geração hiberna em áreas frias e tolera o frio com calma. Ovos ovais verdes são colocados nas agulhas. A larva cinza claro da mosca-serra vermelha com uma faixa branca cresce até 2,5 cm. As larvas da praga comum são esverdeadas ou amareladas, com a cabeça marrom brilhante. As pupas estão localizadas em um casulo amarelo, os besouros são pequenos em tamanho, nem mesmo um centímetro de comprimento.

É vital combatê-los, senão a floresta de coníferas ou as plantações decorativas morrem.

Sinais de infecção

Você pode se concentrar na presença de qualquer forma de vida, cada uma delas é um perigo real ou potencial. Às vezes, seu número é tão significativo que dá para ouvir o farfalhar dos excrementos caindo das lagartas, devorando as agulhas, e uma fina camada de secreções, já secas e frescas, se forma sob as árvores. Não vale a pena trazer o estado dos desembarques a isso. Uma infecção pode ser detectada por diferentes sinais:

  • anos de adultos em abril ou maio (dependendo das condições climáticas, os indivíduos não se alimentam, mas colocam ninhadas);
  • os ovos postos em agulhas são cobertos com espuma verde, que a fêmea emite, criando uma casca protetora;
  • os novos adultos podem ser vistos no final do segundo mês de verão ou início de agosto;
  • as larvas da mosca-serra vermelha são visíveis na árvore em maio, pode haver centenas delas nos galhos durante a infecção em massa;
  • descendentes potenciais podem ser encontrados na casca na forma de ovos ou larvas em um casulo, que ficam escondidos no solo, ao cavar um local para o inverno.

As duas espécies encontradas na Rússia têm diferenças de cor, número de gerações e preferências alimentares (do ano passado ou agulhas jovens). No entanto, a presença da mosca-serra pode ser inequivocamente diagnosticada por agulhas danificadas com ovos postos, imagos voadoras e larvas roendo. No tempo pré-inverno - ao longo de casulos com larvas no solo ou ovos sob a casca das árvores. A larva come várias dezenas de agulhas, as agulhas danificadas ficam amarelas e secas. Você pode não ver um único representante devido à diapausa de inverno, mas galhos secos são um sinal inconfundível. As lagartas falsas comem as bordas, as larvas adultas comem as agulhas até o solo.

Um surto de infecção pode durar até 3,5 anos, seguido por outras pragas, por exemplo, besouros da casca. E então a árvore morre.

Medidas de controle mecânico

Você pode se livrar de uma praga usando vários métodos e, muitas vezes, apenas sua aplicação complexa pode salvá-lo. As medidas florestais envolvem o processo de plantação de florestas, o plantio não comum, mas o pinheiro da Crimeia, que é menos suscetível à infecção, enriquece o solo com nitrogênio plantando adubo verde ou cria florestas mistas. Existem métodos biológicos e produtos químicos. O uso de métodos mecânicos é a solução mais simples e antiga que não requer compostos tóxicos nem custos especiais.

Em fontes especiais, geralmente aparece apenas um desses métodos, que pode ser usado em uma casa de veraneio, propriedade de terra privada ou suburbana:

  • coleta de larvas manualmente (como o besouro da batata do Colorado das batatas, mas apenas com o uso de luvas de proteção e uma solução inseticida na qual são lançadas);
  • derrubando a praga com um jato de água de uma mangueira dos galhos superiores de difícil acesso e recolhendo-os na superfície do solo;
  • cavar o solo imediatamente após a colheita e para o inverno, para que os casulos com as larvas não passem o inverno.

Este é um método improdutivo e demorado, ao invés do qual os residentes de verão preferem usar os chamados remédios populares. Isso inclui borrifar com uma solução de alho ou mostarda, infusão de tabaco ou makhorka. Existem métodos biológicos sendo desenvolvidos por cientistas. Os insetos são infectados com infecções virais, eles criam inimigos naturais - formigas, tahinas e vespas, atraem pássaros insetívoros. Em uma área pequena, podem ser usados ​​inseticidas biológicos relativamente seguros ou armadilhas de feromônios (se disponíveis comercialmente).

O dispositivo mecânico mais interessante é o cinto de segurança. Existem dois tipos: alguns são cobertos com um composto pegajoso que não seca, outros são saturados com veneno que é mortal para as larvas que se dirigem ao solo para a formação de pupas.

Ambos os meios são bons apenas se for realizado um controle abrangente de pragas, porque enquanto a segunda geração vai para o inverno, ela, junto com a primeira, pode destruir um grande número de agulhas. Isso não afeta os ovos postos pelos adultos, uma nova geração de larvas devoradoras sairá deles com sucesso.

Métodos químicos de tratamento de pragas

A infestação em massa significa a necessidade de tratar não apenas as árvores moribundas, mas também as saudáveis ​​localizadas nas proximidades. Para tanto, a silvicultura utiliza aviões pulverizando inseticidas sistêmicos, embora o contato interno também se mostre eficaz se utilizados em conjunto com agentes sistêmicos.Uma dupla ação é obtida das agulhas infectadas, que a larva da mosca-serra come, e as de contato ajudam a destruir outras formas de vida (os adultos não se alimentam de jeito nenhum, são necessários apenas para obter uma nova geração).

Os inseticidas para uso pessoal podem ser adquiridos na forma de emulsão concentrada ou grânulos, solúveis em água, pó e até em aerossóis prontos para uso. "Pinocid", "Decis Profi" ou "Prestige KS" - meios comprovados, mas se for difícil adquiri-los, use "Karbofos" ou "Clorofos", você pode adicionar "Ciromazina" ou "Buprofezina" - inibidores da síntese de quitina em pragas.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário