Como arranjar uma porta?

Contente
  1. Peculiaridades
  2. Decoração
  3. Como enobrecer?
  4. Enfrentando a abertura de uma porta de ferro
  5. Tipos de fixadores
  6. Como nivelar a superfície para trabalhar?
  7. Dimensões (editar)
  8. Como transferir?
  9. Exemplos e opções de sucesso

Fazer o zoneamento de uma sala com uma porta é algo familiar e necessário. Uma porta fechada ajuda a preservar a privacidade ou o ruído.

Mas às vezes o cômodo ou o corredor é tão pequeno que a porta atrapalha e, em outros casos, o vão da porta é tão grande que a folha da porta será pesada e não há necessidade dela. Em casas com paredes grossas, a porta parece desinteressante por causa das amplas encostas vazias.

Nestes casos, surge a questão da atratividade estética de tal arco, o que significa que você precisa pensar sobre como organizar a porta.

Peculiaridades

Em um apartamento típico, muitas vezes as paredes entre os quartos, portanto, as portas estão localizadas sob as juntas dos tetos. Essas paredes são chamadas de paredes de suporte de carga. Eles não podem ser movidos ou demolidos. Neste caso, a abertura deve ser cuidadosamente reforçada com vigas.

A situação é mais simples em um estúdio. As paredes de suporte são paredes externas ou que delimitam o banheiro. No resto do espaço, as partições podem ser colocadas arbitrariamente.

Em uma casa particular, durante a construção, as aberturas necessárias já foram determinadas. Se a casa estiver em reforma, a localização também dependerá do forro, das vigas e das paredes de suporte.

  • Assim, a primeira característica do projeto de portas será o ajuste às estruturas de suporte.
  • A segunda característica está associada à presença ou ausência de bloqueio de porta na abertura.
  • O terceiro - com o desejo de combinar visualmente ou dividir salas adjacentes.
  • A quarta característica é uma grande variedade de materiais, formas geométricas no design de um espaço sem portas.
  • O quinto está associado à ausência da necessidade de cuidar da folha da porta em um espaço sem porta.
  • Sexto - economizar dinheiro na compra e instalação de um bloqueio de porta.
  • No entanto, nem todas as portas podem ser removidas. E esta é a sétima característica - a necessidade de preservação do espaço pessoal, banheiro fechado com porta fixa.

Isso significa que as portas podem ser equipadas com um bloqueio de porta ou ser livremente transitáveis. A escolha do material e da iluminação para decoração e decoração depende deste fator.

Decoração

Para projetar a abertura, várias opções de materiais de construção e decorativos são usadas. O primeiro vai dar uma nova forma, enobrecer o espaço, o último vai ajudar a decorá-lo.

  • Gesso. É com ela que começa o trabalho áspero ao criar uma nova abertura ou reparar uma existente. Pode ser a base para um revestimento futuro ou pode se tornar um design decorativo usando gesso texturizado.
  • Drywall é a base da beleza futura. Com sua ajuda, você pode criar qualquer forma, esconder falhas em paredes e declives. As folhas de drywall podem ser dobradas de maneiras inesperadas.
  • Painéis de plástico - material muito prático e conveniente em uma variedade de cores. Nenhum especialista é necessário para sua instalação. A estratificação é rápida e fácil. E eles exigem cuidados mínimos.
  • Tapume. Não será difícil estabelecer esse saque e, em termos monetários, é uma opção muito econômica. É conveniente decorar o grupo de entrada com tapume, pois é fácil de cuidar, é resistente à umidade e não congela.
  • Painéis de madeira - não menos bonito, mas mais caro. As pranchas podem ser dispostas horizontalmente, verticalmente, diagonalmente, em espinha.Para maior segurança e beleza, a árvore é revestida com verniz para móveis. Esse acabamento ficará lindo em uma casa de madeira, onde a própria árvore é um elemento de decoração.
  • Painéis MDF estão ganhando cada vez mais popularidade devido à sua aparência, baixo custo e facilidade de instalação. O enfrentamento com esse material pode ser feito de forma independente.
  • Quadro. A forma mais acessível. A maneira mais fácil de trabalhar é com tinta acrílica à base de água. A tinta nitro é aplicada com uma pistola (e isso é inconveniente para fazer em uma área residencial). A tinta a óleo é usada cada vez menos. O esmalte dará durabilidade e brilho à abertura.
  • Moldagem de estuque de poliuretano representa uma grande variedade de molduras, colunas e semicolunas, platibandas para emoldurar arcos e portas. Detalhes leves e instalação simples com cola tornam a moldagem de estuque muito popular. É produzido na cor branca, mas facilmente tingido.

Sandriks graciosos, suportes e ornamentos combinados com mosaicos farão da porta uma obra de arte.

  • Estuque natural - não é um material barato. Será muito mais difícil trabalhar com ele, pois é muito mais pesado que o poliuretano.
  • Pedra artificial ou natural. Em residências particulares no sul da Rússia, onde arenito, rocha concha e calcário estão praticamente sob os pés, esse material é prioritário. Mas no mercado de construção, você pode comprar pedras de imitação (ardósia, grés porcelânico, granito, mármore, ladrilhos de clínquer). A escolha mais rica de pedras decorativas ajudará a decorar todas as paredes.
  • Papéis de parede de várias texturas e cores - uma das maneiras mais fáceis de projetar uma porta. Quase todo mundo pode colocar papel de parede nas encostas e nas paredes adjacentes.
  • Filme de laminação. A mais ampla variedade de cores e tipos permite decorar a abertura de forma rápida e econômica. Mas as encostas devem ser suaves.
  • Cortinas - uma excelente opção para o desenho têxtil da abertura. Uma seleção infinitamente grande de tecidos, cores e preços permitirá que você execute qualquer design do espaço interior com ou sem porta.

Lambrequins podem complementar cortinas ou ser autobronzáveis.

  • Macrame ou outra tecelagem. Pode ser confeccionado em qualquer cor e qualidade do fio. Esse quadro pode ser feito do mesmo comprimento ou na forma de um padrão de vários níveis.
  • Kiseya ou cortinas penduradas, cortina - outra opção para o desenho da abertura. E esta é uma ótima maneira de demonstrar suas habilidades, porque você pode fazer uma musselina com suas próprias mãos. Essas cortinas podem ser feitas de bambu, madeira, plástico, contas, cornetas, contas, conchas e assim por diante.

Como enobrecer?

Existem muitas maneiras de melhorar as aberturas interiores. O principal é escolher a forma certa.

Existem vários deles:

  • retangular,
  • trapezoidal,
  • arqueado,
  • pseudo-arqueado,
  • assimétrico.

A maneira mais fácil é fazer uma entrada retangular. Se for feito no lugar da porta antiga, então o bloco da porta, junto com o saque e os declives, devem ser desmontados. Uma abertura sem porta pode ser finalizada com qualquer material mencionado acima. As aberturas em uma casa de madeira são cortadas para fixar com segurança as toras e as placas.

Portanto, suportes e espaçadores adicionais para os cantos da estrutura podem ser instalados aqui, os quais podem ser decorados de forma interessante.

Qualquer cobrança também pode ser usada para a entrada trapezoidal. Após a modelagem do trapézio, a abertura terá mais cantos e, portanto, demorará mais para a instalação dos taludes de materiais sólidos. E esta é a única grande diferença.

Existem diferentes arcos: clássico, elíptico, gótico.

A escolha de uma forma específica depende do estilo e finalidade da sala, dos materiais pretendidos para a decoração.

  • O arco de MDF pode ser comprado pronto. Isso levará cerca de 3.000 rublos. Mais cerca de 200 rublos. em espuma de poliuretano.
  • O arco não pode ser feito de uma tela sólida de MDF, mas de extensões e platibandas. Este método permite que você projete uma abertura de qualquer largura.Em termos financeiros, é uma opção muito lucrativa. Além disso, essa estrutura é fácil de usar em uma parede de tijolo e concreto, pois a instalação é feita de espuma, e não de buchas com parafusos.
  • Uma estrutura arqueada de gesso cartonado (GKL) é uma peça em branco para qualquer decoração posterior. Neste caso, não é necessário alinhar a parede na abertura: ela ficará oculta sob a placa de gesso.
  • Recomenda-se a aplicação de revestimento em PVC, aquecido com secador predial ou doméstico. Isso deve ser feito rapidamente para manter o revestimento intacto. Se você tem dúvidas sobre suas próprias habilidades, é melhor convidar um profissional.
  • Com a ajuda de materiais macios, é muito mais fácil refinar as formas arqueadas semicirculares.

O pseudo-arco é um retângulo com cantos arredondados em gesso cartonado. Esse arco realmente se parece mais com um retângulo do que com um semicírculo.

O drywall ajudará a dar uma forma assimétrica à abertura. Com sua ajuda, você pode criar qualquer desenho: com inserções, orifícios e qualquer outro.

Enfrentando a abertura de uma porta de ferro

As portas de entrada requerem um design especial. Eles devem ser quentes, não deixar marcas, resistentes à abrasão e seguros. Isso é especialmente verdadeiro para uma porta de metal, como a mais fria.

O MDF atenderá perfeitamente a essa tarefa. Os complementos deste material o ajudarão a instalar seu próprio caixa. O saque telescópico é considerado a forma mais fácil devido à facilidade de instalação. É feito de acordo com o princípio do forro: possui uma ranhura de um lado e um pente do outro. Ao inserir o pente na ranhura, você pode fazer um escudo de qualquer largura.

Outra opção de design é o estofamento, por exemplo, couro sintético. Primeiro, você precisa calcular bem se isso vai interferir no movimento da própria porta. Além disso, a criação de uma camada espessa pode reduzir significativamente a abertura. Portanto, em salas estreitas, é impraticável usar esta opção.

Mas descontar com tijolo ou pedra artificial tornará a abertura bonita e não roubará espaço. É fácil enfiar com as próprias mãos.

O folheado é ideal para enfrentar o grupo de entrada, pois o folheado é forte e durável.

Tipos de fixadores

Dependendo do material selecionado, os tipos de fixação serão diferentes. Na construção moderna, a espuma de poliuretano é usada não apenas como selante, mas também como fixador. Portanto, painéis de MDF, por exemplo, são plantados em espuma. Após a secagem completa, os resíduos são cortados com faca afiada.

Para sacar aberturas de madeira, os especialistas usam pregos de acabamento. A sua comodidade reside no facto de, após a condução, as tampas ficarem praticamente invisíveis no material. Para paredes de tijolo e concreto, é conveniente usar pregos líquidos. Este adesivo é aplicado por trás do material sólido, após o qual é fixado na encosta e pressionado firmemente contra a parede.

É preciso fazer isso com cuidado, pois os pregos líquidos agarram-se muito rapidamente e é difícil desmontar as tiras e os painéis.

Os painéis também podem ser montados em parafusos auto-roscantes. Em aberturas de madeira, primeiro é necessário fazer pequenos furos com uma broca e só depois aparafusar um parafuso auto-roscante. Caso contrário, a árvore pode rachar. Os tarugos devem ser cravados nas paredes de tijolo e concreto (depois de perfurados) e os parafusos devem ser aparafusados.

A maneira mais fácil de prender é com travas de bico. É de acordo com este princípio que as plataformas telescópicas são fixadas. A desvantagem deste método é a estratificação do próprio invólucro com desmontagem frequente. Mas a porta só é instalada uma vez. E se chegou a hora de desmontá-lo, então não é necessário, assim como as antigas platibandas.

Portanto, você não deve ter medo da perda prematura da aparência do dinheiro.

Como nivelar a superfície para trabalhar?

Tendo decidido o material e a forma, você precisa preparar o declive para a decoração. Se isso não for tão importante para decoração posterior com vários tipos de painéis, então a superfície deve ser ideal para papel de parede, pintura, laminado.O nivelamento pode ser feito com gesso ou drywall.

Gesso

Você precisa começar removendo uma camada de gesso antigo. Quanto melhor este trabalho for feito, menos problemas com a inclinação surgirão posteriormente. Em seguida, você precisa selar os buracos e rachaduras com argamassa de cimento. Pequenas rachaduras são esfregadas com massa e a distância entre a moldura da porta e a parede é preenchida com espuma.

No processo de preparação, é necessário retirar da parede as saliências do cimento velho e o excesso de espuma de poliuretano endurecido. Em seguida, a superfície é tratada com um primer, que aumentará a aderência do gesso e das paredes.

Os taludes podem ser rebocados com argamassa de cimento (cimento, água, areia) ou gesso (cimento, areia, argamassa de cal). Nas lojas, é vendida uma solução de gesso pronta, assim como uma composição de cimento, à qual basta adicionar água.

Existem várias maneiras de aplicar a solução na parede, mas com qualquer uma delas, para tornar a superfície uniforme, é necessário instalar balizas verticais. Podem ser ripas fixadas à encosta com alabastro. Após a secagem das balizas, uma solução é aplicada na parede e nivelada com uma espátula. É conveniente engessar encostas verticais desta forma, com encostas de teto é mais difícil de fazer. Depois que o gesso estiver completamente seco, ele é decorado de qualquer maneira.

Drywall

Este material pode ser usado para refinar aberturas de qualquer configuração. E essa é a vantagem do GCR. Talvez nenhum outro material possa lidar com uma forma assimétrica.

Depois de escolher a forma da estrutura, você precisa criar um desenho em escala no papel. Sobre ela, sobre uma folha de papel cartão ou outro papel duro, é feito um gabarito de tamanhos naturais, que é transferido para a parede de gesso cartonado. O número de cópias depende se a forma é simétrica.

Em seguida, um perfil de metal é instalado na porta. Para dar ao perfil um formato arqueado, ele deve ser aparado com tesouras especiais para metal a cada dez centímetros. O perfil de metal é preso à abertura. Para criar o arco do arco, você precisará de uma placa de gesso para teto - é mais fina e pode ser dobrada de acordo com um modelo.

Isso é feito com um rolo de agulhas especial. A placa de gesso é abundantemente umedecida com água e enrolada com rolo. A peça é amolecida, no formato desejado, e deixada para secar por dez horas.

Após a secagem, todos os elementos do arco são fixados com parafusos auto-roscantes à moldura dos perfis metálicos. Além disso, com a ajuda de uma fita serpyanka, as juntas das folhas são seladas e as ranhuras dos parafusos auto-roscantes são esfregadas com massa de gesso. Quando essa camada está seca, toda a estrutura é massajada, e depois lixada com lixa. Com isso, a etapa preparatória da obra é concluída, depois o acabamento aguarda a estrutura.

Ao criar um projeto de múltiplos componentes assimétricos, pode haver mais peças. E nem todo artesão doméstico pode realizar esse tipo de trabalho. Para obter um design de alta qualidade e confiável, é melhor confiar o trabalho a profissionais.

Dimensões (editar)

A medição mais confiável do vão da porta onde a porta será instalada é confiada a um especialista. Mas devido às circunstâncias ou ao seu próprio desejo, às vezes você mesmo tem que medir esse espaço.

Como fazer certo:

  • Meça a largura, ou seja, a distância entre as paredes. Ao mesmo tempo, na abertura da entrada, a largura da porta será menor do que no lado interno da parede. Além disso, devido a um defeito de construção, a distância em diferentes pontos também pode ser diferente. Encontrar o gargalo é importante.
  • Meça a altura, ou seja, a distância do peitoril ao ponto mais baixo da abertura superior.
  • Meça a profundidade, ou seja, a espessura da parede. Isso deve ser feito na parte inferior, no meio e no topo da abertura.

GOST define as dimensões típicas de portas e aberturas. Você pode vê-los na tabela abaixo. Isso é feito para simplificar os cálculos ao projetar apartamentos. Esses tamanhos nem sempre são usados ​​em residências particulares.Mas, neste caso, o projeto do bloqueio da porta será individual, o que aumentará significativamente o seu custo.

As medições da abertura sem porta são importantes para calcular corretamente a necessidade de materiais. Muitas vezes, um erro de 5 ou mesmo 10 cm não é fundamental aqui, mas quanto mais cuidadosa for a medição, menos surpresas haverá durante a instalação.

Como transferir?

Mover uma porta é talvez a pergunta mais difícil. Especialmente quando se trata de um apartamento em um prédio de apartamentos.

Para evitar erros fatais, considere o seguinte:

  • de que material a parede é feita;
  • qual é o layout da habitação;
  • se esta parede é resistente;
  • como as dimensões da abertura se relacionam com a parede de suporte;
  • qual é o estado dos pisos;
  • qual é a espessura e condição das paredes.

Depois de decidido o projeto, é necessário fazer um exame técnico, depois concordar em vários comitês. Segue-se a obtenção de especificações técnicas, autorização de concepção e aprovação do próprio projecto. Para resolver todos esses problemas, existem organizações especiais, ou o proprietário decide por conta própria.

Opções possíveis para mover a abertura:

  • Porta com dimensões padrão na parede de suporte. Pode ser perfurado desde o início. Como há uma redistribuição da carga nos tetos e nas paredes, é importante decidir a questão: o trecho anterior permanecerá ou será colocado.
  • Uma opção que consome mais tempo é um arco. Se for recortado em uma parede de concreto, então, em uma de tijolo, é utilizada uma tecnologia mais complexa, que só um profissional pode manejar.
  • Uma ligeira mudança ou alargamento da abertura no mesmo local é a opção mais segura. O jumper está aumentado ou deslocado. A parte desnecessária da passagem deve ser revestida com gesso cartonado ou tijolo. Por outro lado, uma parte da parede com as dimensões exigidas é cortada.

Exemplos e opções de sucesso

O valor deste arco está em sua funcionalidade. Este não é apenas um exemplo de belo design, mas também uma combinação com prateleiras que nunca são supérfluas.

Esta opção de design é possível em uma grande sala com tetos altos. Um excelente exemplo de zoneamento espacial usando moldagem de estuque natural.

O uso de materiais modernos preservará essa abertura por muito tempo, e a iluminação embutida ajudará nisso.

O desenho do grupo de entrada e da passagem do corredor no mesmo estilo é uma excelente solução para o corredor. A pedra decorativa vai ajudar a preservar o visual.

Você mesmo pode fazer esse arco de madeira. Ela faz o zoneamento perfeito e destaca o espaço.

Graças à iluminação embutida, esta musselina de contas de vidro tornou a passagem extraordinariamente bela

Apesar das cores incomuns, um arco assimétrico parece ótimo e esconde as dimensões não padronizadas da sala.

O próximo vídeo é sobre como decorar uma porta com as próprias mãos.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário