Como pintar a porta corretamente?

Como pintar a porta corretamente?
  1. Vantagens
  2. Materiais do produto
  3. Como pintar no apartamento com as próprias mãos?
  4. Ferramentas necessárias
  5. Qual cor você deve escolher?
  6. Tecnologia de pintura de uma nova tela
  7. Mudança drástica de cor
  8. Como remover tinta velha?
  9. Com que rapidez para massa?
  10. Coloração bicolor
  11. Fazendo uma porta semi-antiga
  12. Decoração exclusiva
  13. Opções originais para o design interior do quarto

Cada detalhe é importante em um interior harmonioso. Isso se aplica não apenas a móveis e decoração, mas também a elementos como portas. Sem esses componentes, nenhuma habitação moderna pode existir. A folha da porta não deve ser apenas funcional, mas também atraente para complementar com sucesso o conjunto existente. Freqüentemente, os proprietários desejam reformar suas portas, mas não sabem como fazê-lo corretamente. Hoje vamos falar sobre a melhor forma de pintar esse elemento da casa para torná-lo ainda mais atraente.

Vantagens

Não é segredo que com o tempo, todos os detalhes do interior se desgastam e perdem gradativamente sua aparência original. Materiais melhores e mais confiáveis ​​envelhecem um pouco mais lentamente, enquanto materiais mais baratos e falsos envelhecem muito mais cedo. Percebendo que o interior ou a porta da frente da casa perdeu seu apelo visual, muitos proprietários querem devolvê-lo ao seu antigo atrativo.

Uma boa solução para esse problema é a pintura usual. Felizmente, os fabricantes modernos produzem revestimentos que se encaixam facilmente não apenas em telas de madeira, mas também em superfícies de metal ou plástico, de modo que a tinta ideal pode ser selecionada para qualquer material.

No entanto, muitas vezes as pessoas recorrem a essa atualização da estrutura da porta, não porque esteja gasta e precise de restauração, mas para reavivar um pouco o interior e trazer cores frescas para ele.

Não subestime o papel da folha da porta e suas cores no interior, pois muitas vezes tais elementos mudam radicalmente o tom do conjunto e lhe conferem um estilo particular.

Tintas e vernizes são bons não só para decorar e reformar portas, mas também para escolher tons. Hoje nas lojas você encontra misturas não só do clássico com o neutro, mas também dos tons mais inesperados e até ácidos. Isso sugere que o consumidor moderno é livre para modelar absolutamente qualquer interior, desde os clássicos até a vanguarda insana.

Muitos usuários também preferem pintar portas porque todos podem realizar esse processo. Não é muito difícil e não requer conhecimentos e habilidades especiais. Basta saber o básico sobre a pintura de folhas de porta.

Materiais do produto

Quase todos os tipos de portas interiores modernas são adequadas para pintura. Lonas de madeira ou folheado de alta qualidade são ideais.

Existem muitos modelos de madeira dura atraentes e duráveis ​​no mercado de móveis hoje, que incluem:

  • Faia. Caso contrário, esta raça é chamada de "árvore dos reis" por causa de sua qualidade insuperável e aparência sólida.
  • Carvalho. As portas de carvalho apresentam durabilidade invejável, confiabilidade e um tom único. Isso é especialmente verdadeiro no caso do luxuoso pântano de carvalho.
  • Porca. Esta madeira atraente tem um padrão ondulado interessante e um tom escuro rico.
  • Cinza. Em termos de resistência, este material é comparável ao carvalho, mas custa muito menos.
  • Linden. Esta madeira tem um tom claro e é barata.

Telas não menos populares de espécies de árvores coníferas, como:

  • Spruce. Este material não é muito resistente, mas é ideal para uma porta interior.
  • Pinho. As telas de pinho têm uma cor agradável e calma. Além disso, essas portas são baratas e atraentes.
  • Cedro. As portas de cedro são altamente confiáveis ​​e resistentes ao mofo.
  • Amieiro. As portas de amieiro em suas características são em muitos aspectos semelhantes aos modelos de pinho, mas são mais resistentes a temperaturas extremas e exposição à umidade do ar.

Os produtos híbridos também são adequados para pintura, o que inclui uma moldura feita de madeira de pinho folheada ou maciça ou uma tela barata feita de materiais como MDF, fibra ou aglomerado. Freqüentemente, esses produtos são cobertos com verniz.

Além disso, espécimes folheados atraentes podem ser blindados ou painéis. As estruturas em painéis são ideais para instalação como uma peça de mobiliário tradicional. As opções convencionais de blindagem podem ser usadas de uma maneira ligeiramente diferente.

Devido à sua superfície lisa, são frequentemente usados ​​para criar pinturas de interiores ocultas. Caso contrário, esses elementos são chamados de portas "invisíveis".

Você pode pintar não apenas uma porta de madeira, mas também uma porta de plástico. Mas se você quiser obter o resultado mais persistente e atraente, terá que estocar tinta spray especial em latas. Por exemplo, esta poderia ser a formulação popular de Amphibolin 2000.

Como pintar no apartamento com as próprias mãos?

A escolha de um revestimento de tinta e verniz adequado depende principalmente do tipo de aparência da folha da porta que você pretende obter como resultado, da experiência em tais assuntos e, claro, das condições em que a pintura será executada . Se você vai processar uma porta fora das paredes de uma residência, deve escolher um acabamento inodoro para não prejudicar a saúde das pessoas ao redor.

Existem vários tipos de tintas esmaltadas no mercado que podem ser utilizadas para tratar a porta e seus componentes constituintes:

  • Acrílico. Essa tinta esconde perfeitamente quaisquer defeitos na superfície pintada. Ele também protege o material da umidade e da formação de mofo. Também pode ser usado para vidro. Hoje, muitas empresas produzem compostos acrílicos de alta qualidade que são ecologicamente corretos.
  • Alkyd. Essa composição é muito semelhante à tinta a óleo tradicional, mas tem características de proteção mais significativas que podem durar até 4 anos.
  • Poliuretano. Esta tinta é altamente durável e durável. Preenche perfeitamente os poros da madeira natural, o que a protege da humidade e da poluição.
  • Dispersivo em água e à base de água. Essas tintas têm secagem rápida e não contêm substâncias nocivas à saúde. Além disso, eles não emitem um odor pungente e são duráveis.
  • Pó e martelo. Essas opções surgiram no mercado há relativamente pouco tempo. Eles não são projetados para acabamentos de madeira. Como regra, as telas de metal são cobertas com eles.
  • Cera e óleos. Esses acabamentos específicos são mais comumente adquiridos para acabamentos de madeira. Eles permitem que o material "respire" e tenham um efeito restaurador em superfícies danificadas. No entanto, os revestimentos de cera não têm secagem rápida, portanto só será possível usar a porta tratada após 3-4 dias.

Para patinação, que está na moda hoje, as seguintes composições são usadas:

  • Tinta acrílica em uma ampla gama de cores.
  • Betuminoso, dando uma tonalidade marrom escura.
  • Uma pátina cerosa que pode apresentar tons naturais e verde-azulados.
  • Patina de goma laca disponível nas cores dourado a vermelho.
  • Uma pátina de óleo raramente usada em interiores modernos.

Ferramentas necessárias

Para pintar uma folha de porta, você deve ter os seguintes materiais e itens:

  • "Cavaletes" ou outras estruturas semelhantes para colocar a porta em posição suspensa;
  • escovar;
  • escova seca;
  • rolo de lã fina;
  • palete especial para tintas;
  • martelo;
  • Chave de fenda;
  • lixa;
  • pistola de pulverização;
  • craquelure para decoração de portas.

Qual cor você deve escolher?

Os fabricantes modernos produzem tintas e vernizes em uma variedade de cores. Graças a uma variedade tão rica, os proprietários serão capazes de implementar facilmente até mesmo as idéias de design mais não triviais.

Hoje em dia, existem várias tendências importantes na cor das estruturas de portas interiores:

  • tons suaves e delicados, leves notas de azul, pêssego, gramíneo, rosa ou lavanda;
  • tons densos de marrom, cereja, azul e chocolate;
  • tons ricos e suculentos (vermelho, laranja e amarelo);
  • tons nobres que imitam madeiras naturais como wengué, carvalho, nogueira ou cedro.

Além disso, muitos designers recomendam que os proprietários sigam as seguintes diretrizes ao escolher a cor certa.

  • Tons profundos e escuros como cereja, nogueira vermelha ou chocolate amargo trazem notas luxuosas e elegantes ao interior da sala.
  • Quanto às cores claras discretas, são mais adequadas para quartos acolhedores ou quartos de crianças, pois criam um ambiente tranquilo e sossegado.
  • Se a sala tiver um belo conjunto de quarto branco, então é melhor escolher a porta em um esquema de cores semelhante. Também pode ser complementado com painéis dourados.
  • Em uma casa de madeira, as telas de madeira maciça tratada com impregnação de óleo transparente terão a aparência ideal.
  • Para um conjunto clássico com itens de interior antigos, você pode comprar um modelo interessante de madeira envelhecido artificialmente.
  • Quanto à moldura da porta, deve ser ligeiramente mais clara ou mais escura do que a decoração da parede principal.

Tecnologia de pintura de uma nova tela

A madeira anteriormente não tratada absorve intensamente a umidade. Se, por exemplo, você colocar esse pano na banheira sem tratá-lo com impregnações especiais, ele vai inchar muito em breve e simplesmente parará de se fechar de maneira confiável. Isso sugere que antes de instalar e pintar diretamente uma porta de madeira, ela deve ser devidamente preparada.

Todo o trabalho deve ser realizado em ambiente fechado, para que não haja poeira e sujeira na tela tratada.

Em primeiro lugar, a porta sem acessórios é colocada sobre uma superfície plana e estável. Via de regra, na fase de produção, as lâminas passam por um desbaste preliminar, mas muitas vezes ainda apresentam pequenas rugosidades ou saliências, por isso vale a pena repassá-las com lixadeira ou lixa.

Antes de pintar, a tela deve ser tratada com um primer. Primeiro, todas as ranhuras da tela são cobertas com ele e, em seguida, superfícies planas.

Como as estruturas estarão na posição horizontal, gotejamentos e gotas não aparecerão sobre elas e o primer será absorvido da maneira mais uniforme possível. Depois é preciso deixar o produto secar até o fim e fazer um segundo beneficiamento.

Agora você pode ir diretamente para a pintura da tela. É melhor cobrir os modelos de painel com um rolo e os de painel - com uma escova estreita. Certifique-se de que a tinta não é muito espessa. Se a sua consistência for essa, deve ser diluído com um solvente.

Não decore a porta com uma camada muito grossa de tinta, pois o produto só pode se deteriorar com essas ações. Dependendo das características da cobertura, podem ser necessárias 2-4 demãos de tinta. Lembre-se de que cada um deles deve secar completamente antes de aplicar o próximo. Enquanto a folha da porta seca, você precisa processar a abertura.

Se uma mancha for escolhida para terminar a nova tela, o primer não precisa ser usado.

Mudança drástica de cor

Uma porta previamente preparada e pintada pode ser repintada sozinha em casa.Primeiro você precisa realizar toda a preparação necessária. Em primeiro lugar, a camada de tinta antiga é removida. Com a retirada total das camadas anteriores, a porta pode ser repintada em qualquer cor, seja marrom clássico, branco ou preto, além de tons mais brilhantes e coloridos. Porém, no segundo caso, você deve verificar o quão adequada a pintura ficará no ambiente. Para fazer isso, você precisa aplicá-lo em algumas placas e fixá-lo na folha da porta.

Após esses procedimentos, você pode começar a pintar a porta de acordo com o algoritmo:

  • A tela precisa ser massa. Você pode comprar um composto especial para portas de madeira.
  • Em seguida, a massa é seca.
  • Depois disso, é necessário lixar a superfície com uma lixa.
  • Agora aplicamos uma camada de primer, óleo ou cera (você pode escolher materiais à prova de fogo).
  • As portas precisam ser pintadas a partir do canto superior.
  • Pequenos elementos são pintados com pincel.
  • A tinta deve ser aplicada somente no sentido da fibra da madeira.

Agora você precisa deixar a tela secar completamente. É desejável que esteja na posição horizontal.

Como remover tinta velha?

Para suavizar as camadas de tinta anteriores, você pode aplicar uma demão de lavagem química e deixá-la mergulhar na superfície. Este trabalho pode levar cerca de 2 horas. Depois de um tempo, a tinta velha começará a borbulhar e se afastar da porta. Pode ser retirado qualitativamente com uma espátula até que a tela esteja completamente limpa.

Além disso, para remover a tinta velha, pode ser aquecido com um secador de cabelo de construção e removido com uma espátula. Desde que o acabamento esteja bem aquecido, ele permanece o mais macio possível e muito mais fácil de remover.

Ambos os métodos podem ser usados. Com frequência, esse método é usado para limpar tinta a óleo aplicada em várias camadas.

Você pode desengordurar uma porta de madeira com uma escova de metal e lixa fina ou grossa. Em casos especialmente difíceis, um plano ou composições químicas agressivas são usadas. Modelos de plástico são desengraxados com acetona e aguarrás.

Com que rapidez para massa?

A massa é a última etapa de preparação da porta para a pintura e não leva muito tempo. Dependendo do estado da tela, ela pode ser preenchida no todo ou em parte. Em seguida, é necessário aguardar até que a composição esteja completamente seca e passar por cima da porta com uma lixa (em toda a superfície ou em áreas separadas). Não há necessidade de pressa aqui para não danificar a tela.

Coloração bicolor

Se você quiser pintar uma porta usando duas cores diferentes, como preto e branco contrastantes, primeiro você precisa aplicar uma camada de base. Neste caso, branco. Depois disso, você deve esperar que seque completamente e processar as áreas que serão pintadas em um tom diferente. Além disso, durante o trabalho, você pode colar certas superfícies com fita adesiva para que a tinta de uma cor diferente não caia sobre elas.

Depois de secar e processar a camada de base, você pode colar novamente as fitas e começar a pintar de preto as áreas previamente fechadas.

Fazendo uma porta semi-antiga

Se você gosta de estilo vintage e visual antigo, então a porta pode ser decorada com pátina.

Este procedimento ocorre em várias etapas:

  • primeiro, a superfície da porta é processada com uma escova de ferro;
  • em seguida, um primer branco é aplicado;
  • após a secagem, aplica-se uma pátina cinza;
  • sua camada superior deverá ser removida com uma barra de lixa;
  • no final, é necessário aplicar pelo menos duas camadas de esmalte.

Decoração exclusiva

Vários elementos podem ser usados ​​para decorar uma porta repintada, por exemplo:

  • composições padronizadas aplicadas com estênceis;
  • você pode adicionar um patch dermantine, couro ou tecido;
  • baguetes;
  • craquelure envelhecido;
  • pátina;
  • inserções de metal ou vidro.

Opções originais para o design interior do quarto

As portas no interior do estilo loft podem ser pintadas em tons pastel e escuros.Telas surdas em tais conjuntos também ficarão bem, especialmente se forem colocadas contra um fundo de laminado de cor neutra e paredes decoradas com tijolos decorativos.

As portas de estilo provençal não devem ser muito escuras e sombrias. A tinta leitosa, bege, creme ou marfim ficará melhor nessas telas. Esses desenhos devem se sobrepor às cores suaves e delicadas do bem-humorado estilo provençal.

As portas em conjuntos clássicos também podem ser pintadas em cores claras ou escuras. O principal é contar com a paleta principal do interior. Por exemplo, em uma sala com paredes de pêssego macio, uma porta leitosa decorada com padrões de estêncil laranja terá uma aparência orgânica. Em ambientes mais suaves, feitos nas cores chocolate ou caramelo, as portas pintadas em tons densos de marrom escuro terão aparência orgânica.

Os amantes de soluções brilhantes podem pintar as portas da sala com as cores mais inesperadas e suculentas. Por exemplo, em uma sala com paredes cinza-azuladas suaves e piso marrom-escuro, a porta amarela funcionará como um destaque brilhante.

No entanto, as cores não precisam contrastar visivelmente umas com as outras para criar um conjunto original e fresco. Portanto, uma porta simples de madeira pintada em azul escuro ficará atraente em uma sala com paredes azuis opacas e cortinas azuis escuras. Em tais condições, a porta brilhante reavivará todo o conjunto e se destacará organicamente contra o fundo.

Uma porta em uma sala bem iluminada com móveis claros pode ser repintada em cinza neutro. Por exemplo, pode ter paredes brancas, um piso laminado marrom e uma área de estar de couro vermelho. Não é recomendado instalar tais telas em interiores de tonalidade semelhante.

As folhas das portas azuis também ficarão espetaculares em quartos brancos. Essa combinação é especialmente apropriada em um estilo náutico. Se completar o espaço com uma poltrona listrada e elementos decorativos em forma de barcos e "mapas do tesouro", o conjunto se revelará muito interessante e original.

Em uma sala com paredes cor de café e piso escuro, pode-se instalar uma porta alta de madeira, pintada de turquesa densa. Essa combinação colorida parecerá incomum e aconchegante.

Uma tela coberta com tinta branca parecerá orgânica em quase qualquer interior. Pode ser um quarto escuro ou branco como a neve. No segundo caso, pode-se evitar a fusão da tela com o acabamento utilizando uma parede de realce.

Neste vídeo, você encontrará instruções passo a passo para pintar uma porta.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário