O que é um feixe em I e onde ele é usado?

Contente
  1. O que é isso?
  2. Variedades
  3. Classificação
  4. Critério de seleção
  5. Area de aplicação

A viga I é um elemento estrutural com a forma da letra "H" em seção transversal. Refere-se a uma versão aprimorada de uma marca simples. É como dois blocos em T, que são conectados oposta e longitudinalmente, separando as prateleiras.

O que é isso?

A execução da viga em I deve ser estritamente paralela: as faces não se dobram ou se cruzam de forma arbitrária. As características do feixe em I são tais que difere do canal, que se parece com uma letra "P" abreviada. Parcialmente uma viga em I com uma parede mais espessa, e não mais fina do que os flanges laterais, pode ser obtida dobrando dois elementos de canal junto com os jumpers principais um do outro. Você pode obter uma viga I com igual sucesso de dois elementos em forma de T.

De acordo com a GOST, uma viga I é feita de aços com composição de baixo e médio carbono.

O mesmo se aplica à liga, que ainda endurece o aço: a saturação da liga com os elementos de liga é realizada em maior porcentagem em peso do que o carbono - há graus de aço a partir dos quais são feitos canais, com teor de 1 a 2% de cromo, níquel, manganês e molibdênio. Essas impurezas são as principais impurezas dos elementos T e canal. Mas a presença de impurezas prejudiciais - fósforo e enxofre, tornando o aço mais quebradiço, é regulamentada por especificações técnicas especiais e requisitos auxiliares do GOST.

As vigas I são especialmente levadas em consideração, para a fabricação das quais nem aço nem metal não ferroso - componentes de madeira são usados.

Eles são conjuntos de serragem e serragem à base de cola - o composto mais simples, que, ao contrário da madeira natural, não se retorce com a secagem posterior. Não são recobertos por fissuras nas fibras, encolhem durante a secagem e posteriormente partem-se com a formação de vazios. A fixação de tais vigas I é realizada em segmentos de uma folha perfurada, dobrada em um canto e feita de aço de liga média. A vantagem de uma viga em I de madeira é sua leveza relativa de até 10 vezes em comparação com o aço, a desvantagem é sua suscetibilidade à carbonização mesmo quando revestida com impregnações que não suportam uma chama independente.

Variedades

A viga em I de alumínio é uma substituição da de aço. Não é adequado para a criação de estruturas de suporte de carga. Em vez disso, é adequado para a construção de divisórias auxiliares, por exemplo, em um grande espaço de escritório. O momento de resistência do aço, assim como a resistência, a elasticidade, é várias vezes superior ao do alumínio. A alta resistência se deve à densidade igualmente alta do material: quanto mais espesso e pesado for o elemento, maior será a carga que ele suportará.

É impossível fabricar estruturas soldadas para reforçar o piso sem barra em T e elementos de canal.

A seção do perfil na seção de vigas I típicas de um determinado tamanho é superior a 10 cm2. A resistência proporcionada por tal quantidade de aço, distribuída nesta seção de acordo com a largura das prateleiras e a altura livre principal do elemento, é suficiente para um segmento de vários metros para suportar o peso de 10 pessoas em pé sobre este elemento, sem deflexão perceptível.

As vigas T e I, juntamente com as barras do canal, são usadas para organizar pisos de concreto armado, que são a base de uma fundação monolítica em faixa, despejada levando em consideração a carga de alguns equipamentos particularmente pesados. Por exemplo, as dobradeiras de tubos e barras, cujo peso, por sua vez, chega a uma tonelada ou mais, e a carga de produção (choque) durante a obra principal tem um efeito adicional sobre tal fundação, precisam reforçar a laje de fundação não apenas com reforço, mas também com perfil de viga ...

O aço em forma de I é usado na construção de pisos e pontes.

Em contraste com as condições russas - digamos, nos EUA - vigas I de plataforma larga são usadas.

Feixe normal

Normalmente, os feixes acionados são um feixe I paralelo padrão. Como um canal, possui extremidades retangulares estritas em seção transversal. Na seção longitudinal, seus pontos de referência - as arestas longitudinais das faces - são estritamente retilíneas e paralelas. Quaisquer características específicas (declividade, arredondamento, chanfro das paredes) estão completamente ausentes. As larguras das prateleiras externas e internas, respectivamente, em cada um dos lados são iguais em todo o comprimento.

Vigas I com uma inclinação de flanges internas

A inclinação das superfícies internas das prateleiras nos elementos “inclinados” do óleo diesel - condicional, não afeta a localização e o paralelismo das laterais externas das bordas das prateleiras.

Isso é obtido usando uma espessura variável: quanto mais próximo da borda longitudinal de cada lado do DFC, menor ele é.

Nas bordas, nos últimos milímetros de largura, torna-se um arredondamento suave, caindo a zero na interface entre o aço e o elemento circundante, ou adjacente a ele - o ambiente (ar, concreto, feltro, madeira, etc.).

Pilha

Coluna

As vigas da coluna I, como um tubo de perfil quadrado, têm extremidades de montagem. Trata-se de flanges transversais, com os quais os elementos são fixados por meio de âncoras ou pernos soldados à armadura antes de despejar o concreto. No segundo caso, as seções dos pinos devem estar estritamente paralelas e espaçadas entre si nos cantos desses flanges de extremidade, como no caso de martelagem em âncoras.

A verticalidade de tal estrutura é definida estritamente de acordo com o medidor de nível e o fio de prumo, e o suporte de concreto, no qual as vigas são instaladas ou os chumbadores são perfurados, também é verificado estritamente horizontalmente.

Se ocorrerem erros durante a concretagem, é aconselhável realizar um espaçamento de betonilha (pode-se vazar, com "gravidade" da composição de endurecimento), ou esmerilhar os locais de instalação das vigas do pilar I, verificando periodicamente o local de instalação para ver se há alinhamento com um medidor de nível.

Pilha

A viga I de estaca pelo princípio de localização, instalação, preparação para instalação de elementos de viga horizontal assemelha-se a uma coluna, mas não contém extremidades horizontais de fixação. Como um tubo profissional, canal, tubo redondo, círculo sólido e quadrado, é martelado com uma copra. A extremidade inferior, entrando no solo, é afiada para um estado aguçado para acelerar e facilitar a cravação no solo, o que reduz o serrilhado e o achatamento da extremidade oposta do elemento quando o atacante está trabalhando.

De outros

As vigas I de flanco paralelo são fabricadas, conforme observado anteriormente, com um centro de gravidade sem deslocamento. O método de laminação de produção é o aço perfilado laminado a quente, que tem uma estrutura geral de igual resistência. As juntas entre esses DTE são soldadas ou aparafusadas - como em uma linha de monotrilho.

As vigas I de baixa liga não têm a maior resistência - o mesmo tipo de aço St3, St4 ou similar é usado para sua fabricação.

Em termos de material, além do compósito de madeira, aço e alumínio, existem frequentemente mono-compósitos (compósitos homogêneos, por exemplo, de material de construção sólido de MDF), bem como vigas em I de plástico. E se um composto homogêneo - um T composto de uma peça (duas) - pode ser usado para construir estruturas de suporte auxiliares completas, então uma viga de plástico I se assemelha a uma borda de móvel de dupla face que pode ser pressionada entre ripas de metal . O papel de uma viga em I de plástico, especialmente uma pequena, em conferir a resistência final a um produto específico é visivelmente reduzido.

Classificação

A viga I, além do fator de forma - a seção transversal e o comprimento do perfil de conformação, bem como o tipo e a variedade do material, são classificados por tamanho. O tamanho padrão, que possui indicadores específicos do material utilizado na fabricação de cada uma dessas unidades, possui características importantes: a espessura das paredes e prateleiras, a largura e o comprimento do segmento. Portanto, o I-beam-20 tem uma largura de 20 cm da parede da antepara principal que conecta essas prateleiras. A altura do combustível diesel de 25 cm é amplamente exigida na construção.

A espessura da parede e prateleiras do DTE de aço pode ser de até 12 mm, dependendo dos requisitos específicos para o fator de segurança criado usando a parede / teto.

Além da largura em centímetros, há também uma marcação específica que enfatiza a mesma largura em milímetros: 150, 200, 250, 320, 350, 400 e assim por diante. A altura de tal viga I corresponde aos tamanhos padrão 15, 20, 25, 32, 35 e 40.

Um ícone complexo, por exemplo, 26B2, indica os seguintes recursos. Assim, o elemento de perfil B1 difere do perfil B2 em altura, espessura da prateleira e parede com a mesma largura das prateleiras. Um produto com um marcador 26 B1 tem uma altura de 258 mm com uma espessura de barra transversal de 5,8 mm e uma largura de prateleira de 12 cm. Um produto 26B2 difere por uma altura de 261 mm, com uma espessura de parede de 6 mm e uma largura de prateleira de os mesmos 12 cm.

O princípio de tais designações é descrito em GOST R57837-2017.

Os parâmetros, por exemplo, feixes 30B3, são os seguintes. Altura da seção - 30,5 cm, largura - 15,1 cm, espessura do lintel - 0,8 cm, espessura da prateleira - 11,5 mm, raio de curvatura - 1,3 cm. Os produtos da marca 26SH1 têm altura de parede de 251 mm, largura das prateleiras 180 e prateleiras 1 cm espessura, espessura da parede 0,7 cm.

Critério de seleção

O fator de segurança é calculado de acordo com a área da seção transversal, o comprimento da viga, a distância do vão entre os elementos da viga. Se um componente estrutural for selecionado para operação no modo de geadas severas e invernos longos, então é mais conveniente usar não a liga St3, mas seu análogo mais resistente ao gelo, por exemplo, 09G2S. O mesmo aço é usado na construção de, por exemplo, estações terrestres polares. Ele também encontrará ampla aplicação na criação de colônias habitáveis ​​em Marte e na Lua, uma vez que a composição do 09G2S é considerada um dos candidatos para uso em criônica médica e espacial.

Os parâmetros da viga em I devem estar com valores tais que esses elementos não se dobrem, mesmo sob a influência de móveis, equipamentos e pessoas que estão nas salas em qualquer um dos andares de um determinado edifício.

A construção de edifícios baixos e de vários andares leva em consideração a carga total de tal casa ou edifício industrial. Para a construção industrial, cujas tarefas incluem a garantia da operabilidade de transportadores localizados em diferentes pisos, são utilizadas vigas I dos maiores tamanhos e com a máxima espessura de parede. Outros semelhantes são utilizados para a construção de pontes, que são utilizadas para o transporte pesado e de tonelagem múltipla de até milhares de carros / vagões por dia.

Area de aplicação

Conforme observado anteriormente, uma viga em I é um elemento indispensável na construção de pontes, edifícios de vários andares e garagens subterrâneas, linhas de metrô, abrigos contra bombas e outras estruturas. Complementa o canal e o Tavr simples - e, por sua vez, complementa os acessórios. As ligações de tais estruturas são realizadas principalmente em estacas e parafusos. O diâmetro deste último é selecionado levando em consideração a reserva de carga: se você usar parafusos muito pequenos, eles quebrarão e a estrutura se dobrará.É impraticável o uso de juntas rebitadas - elas são mais adequadas para o revestimento de chapa, que desempenha um papel auxiliar, e não desempenha a função de estrutura de suporte principal.

Tipos de aço laminado a frio e aço especial, bem como vigas I acabadas, são usados ​​na construção auxiliar, por exemplo, na demarcação de áreas internas. Aqui, é aconselhável usar estruturas de vigas enroladas em um estado de espelho perfeitamente liso, que podem substituir as colunas de concreto armado dentro da sala. Um exemplo típico são os museus e salões bancários, onde uma multidão de dezenas de visitantes se reúne. Mas essa solução é frequentemente substituída por divisórias de gesso cartonado leves, onde cada local de trabalho de um funcionário e um local para um cliente é um único compartimento.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário