Chaminés de aço inoxidável

Contente
  1. Vantagens e desvantagens
  2. Visualizações
  3. Classe de aço da chaminé
  4. Fabricantes
  5. Escolha
  6. Instruções de montagem passo a passo faça você mesmo
  7. Instalação de tubos

As chaminés de aço inoxidável, ao contrário de suas contrapartes de ferro fundido, embora não sejam tão duráveis, ainda podem resolver parcialmente o problema de remoção de fumaça sem problemas muito além da sala aquecida e da estrutura como um todo.

Vantagens e desvantagens

As chaminés construídas em aço inoxidável têm algumas qualidades positivas em comparação com suas contrapartes de tijolo.

  1. Tais produtos adaptar-se facilmente a qualquer esquema de sistema de aquecimento - queima de gás ou lenha. Não são necessários apenas para aquecer o ar no interior do edifício por meio de resistências elétricas.

  2. Indicador relativamente alto da resistência da parede. A espessura da chapa de aço é tal que nem sempre é possível esmagar ou danificar a chaminé com as mãos desprotegidas.

  3. Peso leve: as paredes da chaminé atingem no máximo 2 mm. Isso é ditado pelas condições que o aço inoxidável pode fornecer para a remoção ininterrupta de fumaça.

  4. Chaminé de metal, se não for um tubo capital com um design de paredes grossas, não requer uma fundação reforçada e suportes pesados.

  5. Vida útil do aço inoxidável - até 30 anos sujeito às regras de operação.

  6. Indicadores de alta temperatura: o aço inoxidável não perde suas propriedades quando aquecido a 600 graus. Para o propósito do experimento, o tubo foi aquecido até 900 Celsius. Nessa temperatura, ele brilha com uma cor vermelha brilhante, enquanto não perfura e mantém sua forma e localização.

  7. Aço inoxidável, como qualquer liga de aço de alta resistência, não está sujeito a danos por vibração e choque até certo ponto.

  8. Cano de aço inoxidável não sofre aquecimento e resfriamento repentinos.

  9. Sem suscetibilidade à oxidação da água condensada: quando o dióxido de carbono e a água se combinam, uma solução fraca de ácido carbônico é formada, o que não afeta o estado do aço inoxidável.

  10. O aço inoxidável é seguro: não emite substâncias nocivas.

  11. Tubo de aço inoxidável, como seções de aço galvanizado, em grande parte facilmente montável.

  12. A chaminé pode ser instalada como um pipeline de passagempassando pela laje do sótão, o sótão e a cobertura (cobertura), e saia pela parede, subindo para a lateral do sótão e do telhado.

  13. Chaminé de aço fácil de substituir seções com vazamento e limpas de fuligem.

Também existem falhas na chaminé de aço inoxidável.

  1. Alto custo - o aço inoxidável é várias vezes mais caro do que o normal.

  2. Isolamento térmico de uma chaminé de parede única ao ar livre e em salas sem aquecimento: a ausência de isolante pode ocasionar o acúmulo de condensado com sua posterior evaporação, podendo parte dele escoar diretamente para a caldeira.

  3. Aparência não muito atraente da chaminé - está em exibição.

O número de vantagens, como você pode ver, supera facilmente as possíveis falhas de tal solução.

Visualizações

A chaminé de aço inoxidável difere em design e forma, diâmetro e contorno específico. Antes de calcular o esquema e lançar o pipeline, os artesãos escolhem um produto adequado com base em uma determinada classificação.

Por tipo de execução

Chaminé flexível é um duto corrugado, cuidadosamente dobrado para que as ondas de cisalhamento que constituem um todo não se deformem. Caso contrário, o trecho do gasoduto ficaria parcialmente bloqueado, o que dificultaria a retirada da fumaça e dos gases de exaustão. Chaminé dura - tubulação de parede lisa. Ao contrário dos dutos flexíveis, os rígidos são complementados com peças de ramificação (tês) ou cotovelos.

Por formulário

A forma oval da chaminé raramente é usada.... É utilizado apenas nos poços de exaustão principais (coletivos), cujo tubo de tijolos na cobertura do edifício é coberto por uma longa cabeça que protege o espaço interno do duto da umidade atmosférica e condensada. Basicamente, eles usam chaminés redondas com uma área de seção transversal de energia suficiente para uma caldeira ou forno. Este valor está indicado no projeto do duto, que tem como função remover com eficácia os gases de escape e a fumaça da caldeira ou forno, não permitindo sua penetração na estrutura.

Por diâmetro

No mercado de equipamentos a gás e fogões, há demanda por chaminés com diâmetro de 100, 110, 115, 120, 130, 140, 150 e 200 mm. Para a maioria das caldeiras de aquecimento a gás e combustível sólido, fogões a lenha e lareiras, cuja potência térmica varia de 10-20 quilowatts, essa faixa de diâmetros de tubo é suficiente. Fornos industriais, por exemplo, em usinas siderúrgicas, têm um diâmetro de tubo significativamente maior: na maioria das vezes na produção, um tubo de tubo feito de tijolos refratários é usado, em vez de chaminés de aço inoxidável.

Pelo número de contornos

Uma chaminé de circuito único é usada em salas de vapor e chuveiros, onde o ar da sala é aquecido a valores muito elevados. Mas quando o tubo sai da sala pela parede ou se sobrepõe à rua, uma chamada transição para um sanduíche é instalada - um tubo de parede dupla, no qual um isolador de calor é colocado entre as paredes externa e interna. Argila expandida, lã mineral de basalto ou vermiculita são usados ​​principalmente como material isolante de calor: todos os três materiais não se inflamam e não suportam a autocombustão.

Outro tipo de chaminé de circuito duplo é coaxial - os tubos externos e internos não são separados um do outro por nada além de um entreferro. Isso significa que o ar da rua é bombeado pelo circuito externo - espaço entre as tubulações externa e interna - pela caldeira a gás. Os gases de escape são descarregados através do espaço limitado apenas pelo tubo interno.

Os tubos de circuito duplo são à prova de fogo - sua parede externa dificilmente esquenta. A tarefa do sanduíche é excluir a efusão de umidade na superfície interna do segundo tubo (central). A umidade que flui para a caldeira pode extinguir o fogo e, muitas vezes, o aquecimento é desligado espontaneamente.

Classe de aço da chaminé

O melhor aço inoxidável é o americano 310-S. Esta liga pode resistir ao aquecimento de até 1000 graus sem alterar suas propriedades. Outro aço inoxidável é projetado para apenas 600-700 graus de calor (incandescência). O substituto doméstico é o aço inoxidável com uma porcentagem de massa de cromo da ordem de 14-20% (X14 ... X20).

Fabricantes

Os fabricantes russos são representados pelas seguintes empresas: Empresas de Leningrado "PromDym", "PILK", "Vulkan", a marca Armavir "Prok", a empresa Sverdlovsk "Ventrauf" e uma dezena de nomes semelhantes. Os análogos chineses do aço inoxidável também são feitos de metais e carvão russos - há muito poucos depósitos de minério de metal na China. As chaminés dos fabricantes americanos são várias vezes mais caras do que os produtos russos semelhantes.

Escolha

A chaminé para uma caldeira de combustível sólido no banho deve necessariamente ter um diâmetro que corresponda ao calculado... Para as condutas de chaminés que têm acesso à rua directamente pela parede, e não pelo telhado e pela sobreposição entre o tecto e o piso do sótão, são utilizados fixadores adicionais para fixar a conduta de fumos na parede a partir do exterior.

Quanto aos joelhos, é preferível escolher não aqueles que são projetados para um ângulo de 90 graus, mas dar preferência a um ângulo de 135 graus.Isso ajudará a substituir a seção horizontal por uma diagonal, que não permite que a fumaça fique estagnada e crie uma corrente reversa, repleta de entrada de monóxido de carbono e uma cortina de fumaça na estrutura.

Se possível, procure o tipo de aço mais quente. Eles vão durar muito tempo - até 30 anos: uma chaminé assim pode ser aquecida quase até uma cor laranja brilhante, mas não perderá sua forma. Outros graus de aço inoxidável a mil graus Celsius teriam começado a ceder um pouco.

Não escolha seções de tubo e cotovelo, bem como uma cabeça com um diâmetro menor do que o pretendido pelo projeto do seu sistema de aquecimento.

Para áreas externas, opte por uma chaminé sanduíche, para uma caldeira a gás - coaxial, enquanto no segundo caso você não pode fazer a transição para uma de parede única em nenhuma de suas seções.

Instruções de montagem passo a passo faça você mesmo

Para instalar uma chaminé fora do edifício, faça o seguinte.

  1. Instale uma caldeira ou fogão, ou construa um espaço para uma lareira a lenha em um nicho... Encaixe a boca de saída de fumos e gases de combustão (ligação para o tubo de gases de combustão).

  2. Perfure um acima do outro - na vertical - vários orifícios de passagem para as fixações das secções da chaminé.

  3. Empurre as peças do grampo para dentro desses orifícios. - e fixe-os dos dois lados (interno e externo) usando porcas com arruela de pressão e de trava. Aparafuse as contraporcas com arruelas de travamento nas extremidades livres dos pinos do lado de fora do prédio e aparafuse as braçadeiras que prendem a chaminé no lugar. Use as contraporcas para prender as braçadeiras completamente para que não desapertem espontaneamente.

  4. Passe as seções nas braçadeiras, encaixe, aperte-as. No topo da parte externa da chaminé, coloque a ponta do cano.

  5. Prenda o cotovelo giratório na parte inferior da chaminé... Traga a próxima seção para a sala.

Verifique todas as juntas. A chaminé não deve passar por vãos entre as seções.

Instalação de tubos

Depois de montada a parte principal da chaminé, instale e ligue a caldeira à chaminé, instalando outro cotovelo e um troço adicional, por onde entra o colo-gargalo da instalação da caldeira, que retira os gases de escape da caldeira. Para fornos com exaustão redonda ou oval de produtos de combustão de combustível, as seções, cotovelos e cabeça devem coincidir completamente na forma da seção transversal da tubulação.

As seções da chaminé devem ser bem unidas - as fendas e quaisquer fendas visíveis a olho nu devem ser excluídas. Para uma chaminé em que a formação de umidade é excluída (isolamento térmico apropriado é instalado), as seções são encaixadas com uma sobreposição direcionada para baixo: esta abordagem excluirá a passagem de fumaça e gases de exaustão diretamente para a sala onde o forno está organizado.

A seção horizontal do tubo não deve ser maior que 1 m.

Essa restrição não se aplica à transição diagonal - neste caso, a fumaça não se move horizontalmente, mas sempre sobe para o topo.

O número de seções rotativas na chaminé não deve ser superior a três. Se esta regra for violada, será necessário um exaustor de ventilador para extrair a fumaça em uma chaminé muito longa e sinuosa. Para um fogão, que quase sempre fumega, um ventilador não pode ser instalado: o acúmulo de fuligem quando o motor superaquece ou o excesso de faíscas pode acender essas camadas, e o motor simplesmente queimará junto com a hélice. Uma solução semelhante é usada principalmente em salas de caldeiras, sistemas de fogões e lareiras operando com combustível ecologicamente correto ou no modo de pirólise pós-combustão de combustíveis sólidos e líquidos.

A altura da chaminé acima de um telhado plano é de até meio metro. A uma distância de 1,5 a 3 m, de forma a não criar retrocesso, a cabeceira da chaminé é instalada verticalmente com a cumeeira da cobertura. A distância da cumeeira inferior a 1,5 m também obriga a elevar a cabeceira acima do nível da cumeeira em 50 cm.Se essa distância for superior a 3 m, a cabeça cai 10 graus abaixo da linha do horizonte - em relação ao cume.

Tubos de alumínio de baixo ponto de fusão não devem ser usados ​​- na primeira incandescência grave, o alumínio se desfaz. Ele só precisa de 660 graus Celsius para se transformar em gotas líquidas.

A seção horizontal do tubo não deve ser subestimada em ambientes internos ou externos, abaixo do horizonte em pelo menos um grau. Isso fará com que a fumaça fique presa na chaminé desse local e muito rapidamente comece a penetrar na sala. Para neutralizar o retrocesso, a altura da chaminé (total) não deve ser inferior a 5 m.

É permitido "costurar" o duto para a saída da fumaça e dos gases de escape na parede ou sobrepor com chapas de metal. No entanto, a área coberta por essas telhas, externa e interna, deve ser, de acordo com as normas de incêndio, pelo menos 1 m2 por uma dessas telhas. Isso ajudará a evitar a ignição de estruturas combustíveis (por exemplo, toras de sótão), revestimento de fibra e outros: todos esses materiais são afastados da tubulação quente a uma distância segura, enquanto sua ignição repentina é excluída. O isolamento das alvenarias de tijolo, alvenaria e silicato de gás, para evitar o sobreaquecimento, é efectuado da mesma forma. Em vez de chapa de aço, você pode usar tijolos refratários, a partir dos quais fogões e lareiras tradicionais são construídos, queimando lenha e resíduos orgânicos.

Para chaminé coaxial é proibido instalar uma transição para uma parede única: você pode perder a tração da rua, por isso você tem que manter qualquer retração aberta (por exemplo, uma janela ligeiramente aberta), mesmo em fortes geadas. No entanto, a transição para um sanduíche e vice-versa, para um tubo de parede única, é usada com sucesso, por exemplo, quando o calor secundário do forno, liberado localmente nesta seção do tubo, é usado para aquecer a água para um banho de banheira. Uma solução alternativa para um tubo de parede simples no interior, na fornalha, é um trocador de calor, do qual, por exemplo, o calor com um refrigerante vai para uma bateria do radiador em uma ou várias salas do edifício. Por este princípio, aliás, é construído o aquecimento em estufa a lenha: o comprimento da chaminé permite aproveitar ao máximo o resto do calor obtido durante a combustão da lenha e / ou do lixo.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário