Como escolher um aparador para sala de estar?

Dentre a enorme variedade de móveis oferecidos, fica difícil escolher um meio-fio para a sala de estar. Mas existem várias regras, graças às quais você pode minimizar o risco de escolher o modelo errado. Você deve levar em consideração o tamanho esperado do gabinete, sua localização, bem como o estilo geral do interior. A cor do produto e o grau de iluminação do espaço não são de pouca importância.

Tipos e tamanhos

Os tamanhos dos pedestais podem ser muito diversos, tudo depende da finalidade do produto e da imaginação do mestre. Para uma espaçosa sala de estar em estilo clássico, cômodas maciças feitas de madeira natural são adequadas. Em um estilo moderno, grandes suportes de TV de parede a parede ou um aquário ficarão ótimos. Modelos altos e estreitos vão adornar quartos elegantes em estilo minimalista.

Os tipos de pedestais são diferentes:

  • Por nomeação. Um longo suporte de TV será diferente de uma cômoda com gavetas para roupas, e um armário elegante com vidro se tornará um local conveniente para pratos, mas não adequado para guardar itens pessoais;
  • Baseado em materiais. Via de regra, a madeira com elementos de metal, plástico e vidro é utilizada na produção desse tipo de móvel. Os produtos mais sofisticados e de alta qualidade são considerados madeira maciça, mas têm um preço alto e nem sempre são lucrativos. Por exemplo, em uma sala de estar de estilo moderno, não é necessário comprar uma cômoda entalhada em carvalho branqueado, quando há excelentes modelos feitos de aglomerado e placas de MDF, cobertas por um filme plástico de alta resistência;
  • Por formulários. Aqui, o vôo da imaginação dos mestres não se limita, mas os modelos quadrados e redondos continuam sendo opções clássicas. As mesas-pedestais desta forma possuem mecanismo de dobra e facilmente se transformam em retângulo ou oval, respectivamente;
  • Por design. Embora os armários de piso padrão sejam clássicos que nunca saem de moda, várias modificações nos armários também ganharam popularidade. Eles podem ser suspensos, no chão, sobre pernas ou rodízios. Os gabinetes de transformadores são especialmente populares para interiores modernos - sua funcionalidade ampliada permite que esses móveis sejam usados ​​para diferentes fins;
  • De acordo com a direção do estilo. Uma vez que o meio-fio é um dos elementos decorativos de todo o interior, ele deve corresponder ao estilo da sala e se encaixar no esquema de cores geral.

Os meios-fios também diferem nos esquemas de cores que correspondem a certos estilos:

  • a cor da madeira natural é considerada um clássico para móveis, mas não se esqueça dos tons elegantes do resto da gama de cores;
  • a cor branca é uma solução de design universal para qualquer interior;
  • tons claros de bege, leitoso, tons perolados são capazes de expandir visualmente o espaço, enchê-lo de ar;
  • tons escuros de preto, wengé, chocolate vão adicionar respeitabilidade e elegância ao interior em um estilo clássico;
  • o mogno ou sua imitação complementarão o estilo Art Nouveau ou mesmo se tornarão seu destaque se as portas do armário forem feitas no estilo de uma janela de vitral em mosaico;
  • cores pastéis suaves, carvalho branqueado, madeira envelhecida artificialmente com tons de azul, rosa e verde claro são adequados para o estilo provençal;
  • as direções do estilo country gravitam em torno da madeira natural e do metal não tratado. Podem ser móveis de madeira de tons naturais ou móveis de rattan;
  • ao decorar uma sala de estar com cores coloridas de estilos modernos ou pop art, não se esqueça das amplas possibilidades de impressão de fotos - desenhos brilhantes criarão um clima e preencherão a sala com notas características.

A regra principal é a compatibilidade da cor do gabinete com o restante do móvel ou decoração.

Como escolher?

O mercado moderno de produção de móveis oferece uma ampla seleção de todas as formas, configurações e materiais.

O principal critério de seleção é o objetivo do meio-fio:

  • articulada para equipamentos de vídeo e áudio como um análogo de uma parede de móveis no estilo do minimalismo;
  • canto largo, com muitos compartimentos para coisas e pratos;
  • transformadores que se desdobram em uma grande mesa de jantar;
  • consoles com luz de fundo baixa para uma parede com pinturas ou fotografias.

Essa abordagem filtrará um grande número de opções e simplificará a escolha.

Na hora de escolher o modelo de sua preferência preste atenção na qualidade do produto. O material deve ser forte e bem ajustado, todos os fixadores devem estar presentes e os mecanismos nos modelos dobráveis ​​devem funcionar corretamente.

As gavetas também falam sobre a qualidade do produto: as gavetas devem deslizar livremente, sem esforço e ruídos estranhos. As maçanetas das portas e gavetas devem estar firmemente presas, não se movem ou balançam com a menor pressão. Não menos atenção deve ser dada às pernas do gabinete e ao fundo, pois disso depende a durabilidade de todo o produto.

Como colocar?

Na maioria das vezes, a questão de colocar este ou aquele móvel surge em quartos pequenos. Quanto mais espaçosa for a sala de estar, mais opções de layout. Para divisões grandes, recomenda-se apenas manter o design do armário no estilo da sala, e também ter em conta que as dimensões do produto são proporcionais ao resto do móvel.

A situação é mais complicada quando são poucos metros quadrados, e os móveis devem cumprir o papel não só de decoração, mas também o mais funcional possível. Nesses casos, você deve prestar atenção aos gabinetes do transformador.

  • O armário de mesa dobrável não ocupa muito espaço, é um espaço de armazenamento amplo de pratos festivos ou jogos de café e, quando os convidados chegam, ele se desdobra em uma mesa de jantar volumosa.
  • Uma escrivaninha de canto pode ser um ótimo local de trabalho em uma pequena sala de estar. Ao colocar tal gabinete em um canto vazio, você economizará espaço e alocará uma área de trabalho. Neste caso, as caixas ou estantes embutidas serão preenchidas com documentos de trabalho e papelaria. Esta opção também é ideal para pequenos apartamentos em que seja necessário equipar um local para as atividades escolares.
  • Uma pequena mesa de cabeceira ao lado do sofá pode substituir uma mesa de centro. Não ocupa muito espaço e pode ser usado para guardar jornais, utensílios domésticos, artesanato. Na versão da mesinha de centro, é melhor escolher uma mesinha de cabeceira com rodinhas, com um espaço aberto sob o tampo da mesa. Portanto, ele pesará menos e as rodas permitirão que você o mova livremente.

Lindos exemplos no interior

As opções clássicas de cômoda retangular ou quadrada complementam perfeitamente qualquer interior e são uma peça de mobiliário funcional. Eles podem ser feitos em uma execução imperceptível do estilo minimalista, ou podem atrair a atenção com uma decoração exuberante, entalhes em madeira e acessórios dourados forjados. A última opção será uma grande adição ao luxo dos estilos barroco e rococó.

Um gabinete maciço feito de espécies de madeira nobres sem decorações desnecessárias pode servir de decoração para uma sala de estar em estilo clássico. Em tal pedestal, um aquário ou obras de arte decorativa ficarão perfeitos. Por exemplo, um vaso de fino acabamento ou uma grande estatueta.

Em uma sala de estar de estilo moderno, longos suportes de TV montados na parede e equipamentos são adequados. Eles vão criar uma sensação de leveza e leveza na parede do móvel. Para aumentar a ventilação da sala, você deve escolher armários com espaço interno aberto ou com portas de correr de vidro. O vidro pode ser pulverizado em várias cores, o que criará uma oportunidade de enfatizar o esquema de cores de todo o interior como um todo. O principal requisito para produtos com dobradiças é a resistência dos fechos e da parede.Certifique-se de que a mobília seja suspensa em uma superfície estável para suporte de carga.

Para todos os estilos modernos, sem exceção, móveis feitos de painéis baratos à base de madeira, colados com um filme plástico durável, são adequados. Pode ser de várias cores, fosco ou brilhante, decorado ou liso. O plástico dará ao produto não apenas uma aparência elegante, mas também aumentará significativamente sua durabilidade.

Armários de vitrine. Esta opção pressupõe um espaço totalmente transparente dentro dos pedestais. Portas e prateleiras de vidro servirão como um local para exibir todos os tipos de coisinhas queridas, estatuetas, fotografias ou prêmios. No entanto, deve-se ter em mente que a "vitrine" em tal gabinete deve estar no nível dos olhos e, portanto, a parte inferior do gabinete pode ser fechada. Nesse caso, o produto fica com a aparência de um aparador e sua funcionalidade aumenta.

A vitrine de meio-fio pode ser alta e estreita, totalmente aberta ou envidraçada. Essa opção é boa para criar um frigobar na sala de estar.

Armário com espelho. Uma espécie de mesa de senhora pode servir de decoração não só para um quarto ou corredor, mas também para ocupar um lugar digno numa pequena sala de estar. Principalmente em uma sala compacta, onde o espelho atenderá todos os membros da família e convidados ao mesmo tempo. Além disso, os espelhos aumentam visualmente o espaço.

Para obter informações sobre como montar um suporte de TV com suas próprias mãos, veja o próximo vídeo.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário