Decoração de janelas na sala: recomendações úteis

Contente
  1. Peculiaridades
  2. Vários estilos
  3. Como arranjar o peitoril de uma janela?
  4. Quais cortinas escolher?
  5. Dicas Adicionais
  6. Exemplos de design elegante

É difícil imaginar uma casa sem janelas, sua percepção geral depende muito disso. As janelas sem a decoração adequada parecem vazias, o que priva a sala de uma sensação de conforto. Qualquer janela requer atenção, mas na sala, onde se reúnem todos os familiares e convidados, o seu design é de particular importância.

A atmosfera de toda a divisão e o quão confortável será a sensação de cada pessoa na sala depende do tipo de abertura da janela, do estado das molduras e da sua decoração.

Peculiaridades

Decorar a janela da sala com cortinas é uma técnica tradicional.

Para fazer com que esta decoração de janela pareça apropriada em um determinado interior, ela é selecionada de acordo com uma série de regras, levando em consideração:

  • o esquema de cores da sala de estar;
  • a vida cotidiana, ou o convívio do interior;
  • o estilo da sala;
  • a qualidade e composição do tecido utilizado.

Existe também uma outra abordagem para o design. Às vezes, faz sentido dispensar o uso de cortinas. Isso é possível se a própria moldura da janela for uma decoração digna da janela, quando suas encadernações são feitas na forma de uma treliça ondulada ou a janela está combinada de forma tão precisa com as cores da sala de estar que é inaceitável fechá-la. os olhos com cortinas. Algum estilo precisa da ausência de cortinas (por exemplo, com janelas panorâmicas no estilo loft).

Faz sentido dispensar cortinas quando a moldura da janela contrasta com o esquema geral de cores do corredor (por exemplo, quando é feita em preto).

Grandes janelas em uma espaçosa sala de estar podem dispensar uma decoração especial, especialmente se a vista para a rua for digna de atenção.

Também é aconselhável não decorar uma janela com cortinas nos casos em que esta tenha uma forma original. Embora se deva ter em mente que tudo isso só é possível se a sala estiver localizada acima do primeiro andar, as luzes noturnas não brilham pelas janelas, incomodando as pessoas no corredor, o quarto não está localizado no lado ensolarado.

Vários estilos

Janela para janela é diferente. Existem estruturas da forma retangular usual, mas em quartos com um layout atípico (por exemplo, em alguma casa antiga ou um edifício construído de acordo com um projeto individual), você pode ver uma panorâmica, janela saliente ou uma versão em arco. O desenho de tais aberturas de janela com cortinas não é particularmente difícil. Você só precisa escolher os tecidos certos.

É melhor decorar as janelas estreitas localizadas nas proximidades com telas de levantamento da mesma cor. Os grandes são dignos de destaque com cortinas deslizantes. Podem ser de cores diferentes se a divisão permitir a delimitação das áreas funcionais. Por exemplo, há uma parte onde os convidados se reúnem e um espaço onde fica a área de jantar.

A decoração das janelas salientes que se projetam para além da fachada depende do tamanho dessas janelas e da distância entre as seções. Qualquer que seja a decisão específica do projeto, a janela saliente deve ser decorada com cortinas em uma única composição usando o mesmo tecido. Isso irá enfatizar o design incomum da abertura da janela.

O estilo da sala dita a seleção do material para decorar as janelas.

Portanto, uma sala de alta tecnologia sugere o uso de persianas, persianas ou cortinas romanas de uma cor sólida discreta em vez de cortinas. O uso de chiffon, náilon ou organza sem ornamento com brilho metálico não contradiz o estilo geral.

O estilo vintage envolve a utilização de materiais naturais (chita, algodão ou linho com um pequeno padrão).É bom escolher cortinas feitas de tecidos caros (linho, seda brocada ou veludo) para o estilo art déco.

O estilo loft não requer cortinas, mas ninguém cancelou a funcionalidade. Para que a divisão não fique totalmente à vista de toda a rua, é preferível cobrir as janelas com pelo menos tule transparente e colocar estores ou persianas da cor adequada nas esquadrias.

Para uma sala de estar minimalista, persianas, estores ou cortinas em tecido de textura lisa são adequadas. Vai ser bom usar um tom de café com leite, areia ou um tom dourado, verde, bege e rosa.

Como arranjar o peitoril de uma janela?

O peitoril da janela é parte integrante da janela, às vezes é um elemento funcionalmente ativo da sala de estar. Por exemplo, se o quarto tiver uma excelente vista da cidade ou da natureza, um parapeito de janela pode substituir um assento macio se for complementado com travesseiros. Isso é possível se você estiver lidando com uma abertura de janela baixa.

Sentar em tal lugar, observar a vida fora da janela, é agradável (contribui para o relaxamento).

A janela pode ser complementada com um banco de madeira por baixo, onde é bom colocar vasos de flores. Esse elemento será um ótimo complemento para uma sala de estar em estilo country. Prateleiras para livros também podem ser feitas sob a janela.

A biblioteca sob o peitoril da janela terá um visual elegante e dará à atmosfera da sala de estar um subtexto intelectual especial.

Quais cortinas escolher?

A escolha das cortinas deve-se a muitos componentes. Podemos falar de uma casa particular com varanda na sala onde os convidados e membros da família se reúnem.

A sala de estar de um apartamento na cidade pode ter uma janela com porta de varanda. Às vezes, não há uma janela no corredor, mas duas ou três. Pode ser pequeno ou grande. Se as janelas da sala estiverem localizadas em alturas diferentes, isso pode ser compensado usando um lambrequim ou uma cornija larga de baguete.

Lambrequins são bons para uso em janelas panorâmicas. Se houver uma saída para a varanda da sala de estar, esse modelo de design não funcionará: haverá problemas para abrir a porta.

Devido à simetria do arranjo, telas de tecido em várias janelas darão altura adicional à sala. Uma cortina comum em várias aberturas de janela tornará visualmente mais ampla a sala de estar. Para isso, é necessário utilizar uma única cortina de tule, passando por todas as janelas, e pendurar cortinas corrediças nas bordas. As cortinas também ajudam a alargar visualmente a janela, cujo padrão está localizado horizontalmente. Embora isso só seja adequado em quartos com tetos baixos.

Para que a janela baixa pareça mais alta, a cornija deve ser colocada sob o próprio teto, usando cortinas nos ilhós.

As desvantagens de uma janela estreita, que deixa entrar pouca luz natural, podem ser facilmente compensadas por uma ampla cornija. Tendo em conta o seu tamanho, é necessário escolher cortinas. Isso ocultará as pequenas dimensões da abertura da janela. Nesse caso, com as cortinas abertas, as janelas serão totalmente aproveitadas para transmitir a luz do dia.

Dicas Adicionais

Ao escolher cortinas e decorar janelas, é necessário levar em consideração algumas das nuances do design de interiores:

  • se as paredes, teto e estofamento de móveis estofados forem feitos em uma faixa de luz monocromática, é melhor focar na janela;
  • cortinas escuras com um padrão tridimensional irão chamar a atenção (se é lucrativo ou não depende da decisão específica do projeto da sala);
  • se houver uma TV em frente à janela do corredor, é melhor organizar a abertura da janela com o uso de cortinas grossas: elas ajudarão a evitar que a luz incida na tela da TV enquanto assiste a programas (para apartamentos localizados nos primeiros andares de edifícios, cortinas opacas serão uma salvação de olhares indiscretos);
  • tecidos pesados ​​são bonitos e parecem caros, mas só são apropriados em salas de estar espaçosas: um cômodo pequeno com essas cortinas parece ainda menor do que é;
  • Tecidos 100% naturais não devem ser usados ​​em janelas voltadas para o sul, pois elas irão desbotar rapidamente e perder sua aparência elegante;
  • para deixar o ambiente mais claro, é melhor evitar tecidos pesados: tule leve, organza, seda fina ou tafetá vão servir;
  • nas pequenas salas, escolha a decoração das janelas na cor do papel de parede: desta forma, pode aumentar visualmente a divisão (cortinas lisas ou acessórios com pequenos enfeites ficarão igualmente bem);
  • para um salão de tamanho impressionante, cortinas com grandes padrões multicoloridos (por exemplo, monogramas ou rendas, temas florais) são adequadas.
  • o padrão listrado nas cortinas afeta a percepção da altura e largura da janela, a faixa horizontal torna a área da janela mais ampla, a faixa vertical mais alta.

Exemplos de design elegante

As opções de design de janela moderna são diversas:

  • Cortinas de luz com um padrão original ficam lindas nas janelas panorâmicas, cabendo perfeitamente no interior da sala, projetada em tons de cinza. Cortinas mais espessas nos ilhós completam a decoração e têm uma função importante na proteção do ambiente da luz e do calor excessivos em dias de sol.
  • Cortinas em preto e branco com listras verticais nos ganchos se encaixam perfeitamente no interior da sala, na qual são fornecidos elementos decorativos de padrão semelhante. As cortinas combinam perfeitamente com a moldura escura da janela, destacando seu estilo.
  • Cortinas compridas em vermelho até o chão criam um toque brilhante na sala de estar, feitas em cores suaves. Eles tornam o teto visualmente mais alto, animam o ambiente, enfatizam a beleza do piso escuro e estão em harmonia com o padrão contido nas paredes.
  • Cortinas em um tom de madeira marrom claro combinam bem com uma sala de estar moderna com móveis nítidos e minimalistas e decoração lacônica. Eles se misturam aos tons do chão e da mesa de centro, trazendo variedade às cores suaves da sala de estar.

Como decorar a janela pode ser conferida no próximo vídeo.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário