Variedades de capacetes de construção e dicas para escolhê-los

Contente
  1. Normas e padrões
  2. Visualizações
  3. Cores
  4. Marcando
  5. Dimensões (editar)
  6. Validade
  7. Modelos populares
  8. Como escolher?
  9. Como cuidar?

Muitas pessoas sabem o que é um capacete de construção. No entanto, sabe-se também que eles vêm em diferentes cores, formas e tamanhos. As unidades não estão familiarizadas com o atributo PPE. Os capacetes não podem ser dispensados ​​quando se trata de possíveis riscos de lesões ou perigo de vida.

Vale a pena dar uma olhada mais de perto no que afeta a cor do capacete e como escolher o equipamento de proteção individual certo para trabalhar no local.

Normas e padrões

Existem requisitos e padrões separados para a proteção da cabeça do construtor. Materiais, propriedades e métodos de teste de produtos de proteção são detalhados em documentos especializados.

GOST

A fabricação e operação corretas de capacetes são reguladas por:

  1. GOST EN 397-2012 - definiu um sistema de normas para garantir a segurança no trabalho;
  2. GOST 14.087-84 - palestras sobre as condições técnicas para a operação de capacetes de construção;
  3. GOST 12.4.026-2015 - dá uma característica de cores e marcações.

Este último é considerado o mais novo entre os listados.

Recorte

Os requisitos para o uso deste produto são especificados não apenas nos GOSTs. Você também pode conhecê-los no SNiP 12-02-2001. O documento definiu as principais regras de segurança no setor da construção.

Visualizações

A divisão dos capacetes de construção é baseada em dois critérios.

  1. Cor. De acordo com esse parâmetro, os chapéus são alocados para trabalhadores, representantes da administração da instalação e visitantes do empreendimento.
  2. Propósito. Dependendo deste parâmetro, o produto pode ter uma forma, tamanho, equipamento diferente. Além disso, os capacetes podem ser divididos em opções de inverno e verão.

Os chapéus americanos são feitos principalmente de plástico, polietileno e poliéster. Além disso, no processo de fabricação, policarbonato com reforço adicional pode ser usado. Os materiais listados são caracterizados pela resistência ao choque e características de desempenho aprimoradas.

Os capacetes podem neutralizar os seguintes fatores.

  • Mecânico. Os chapéus de cabeça suavizam os impactos, evitando ferimentos graves. Eles são feitos de materiais duráveis.
  • Temperatura. Para a fabricação de capacetes, são utilizados materiais resistentes a altas temperaturas. Eles não pegam fogo e protegem a cabeça de queimaduras de forma confiável.
  • Químico. Para a fabricação de alguns capacetes, são utilizados materiais especiais que não temem os efeitos de substâncias quimicamente ativas. Eles também não se deformam sob metais quentes.
  • Clima. Os produtos permitem que você organize uma operação ininterrupta na instalação, mesmo em um dia abafado, mesmo com chuva, neve derretida ou neve.

Ao escolher um chapéu de cowboy adequado, um construtor deve primeiro decidir sobre a finalidade do EPI. Isso ajudará a levar em consideração o material do qual o produto será feito, bem como uma série de características adicionais na forma de um dispositivo e a presença de funções adicionais.

Cores

O tipo de capacete é determinado pela cor de acordo com GOST 12.4.087-84. De acordo com este documento, existem várias tonalidades de equipamento de proteção individual.

vermelho

Projetado para capatazes, engenheiros, bem como mecânicos-chefes e engenheiros de energia da instalação. Esses capacetes são fornecidos adicionalmente aos visitantes das instalações.

Amarelo

Eles são usados ​​por trabalhadores comuns, bem como pessoal de serviço. Além dessa categoria, estão os chapéus laranja.

Branco

Eles devem ser usados ​​por líderes empresariais ou empresariais. Além disso, esses capacetes são encontrados nas cabeças dos inspetores de segurança do trabalho e oficiais de segurança. Freqüentemente, o capacete de proteção branco é usado pelos engenheiros.

Assim, pela cor do equipamento de proteção individual, é fácil identificar o chefe da unidade ou um parceiro da oficina. Isso é especialmente verdadeiro para quem trabalha em altura.

Marcando

Os padrões estaduais indicam as características da marcação dos capacetes. O conteúdo da marcação está localizado na parte interna da viseira. Inclui:

  • nome do GOST que regula a produção do produto;
  • informações sobre o fabricante;
  • Marcação PPE;
  • tipo de máscara;
  • o tamanho.

Além disso, cada capacete contém dados:

  • Temperatura de operação;
  • indicador de isolamento elétrico;
  • deformação lateral admissível do produto;
  • tempo de vida.

Há um estêncil na borda externa do capacete. Com a sua ajuda, é possível designar a pertença de um funcionário a uma determinada estrutura.

Dimensões (editar)

Ao trabalhar em uma construção ou local industrial, existe a possibilidade de vários objetos caírem de altura ou outras influências desagradáveis. Para garantir a segurança da cabeça humana, produtos especiais foram criados.

Para que um arnês de proteção não apenas evite a ocorrência de lesões, mas também não cause desconforto durante a operação, é necessário determinar o tamanho. Para fazer isso, você precisa medir a cabeça no local mais volumoso.

Os fabricantes produzem capacetes de segurança em dois tamanhos:

  • para cobertura da cabeça de 54 a 58 cm;
  • o segundo tamanho é de 58 a 62 cm.

Todos os tamanhos podem ser encontrados na tabela, que está em um GOST especial. Além disso, o design prevê bandas de ajuste, cujas etapas de ajuste têm até 10 mm de comprimento.

Validade

O indicador de vida útil e operação do produto depende dos requisitos das normas e padrões estaduais. Assim, por exemplo, um capacete de acordo com GOST 12.4.087-84 está disponível para uso dentro de 2 anos a partir da data de fabricação.

Deve-se observar imediatamente que mesmo com o armazenamento adequado em um depósito, a vida útil do EPI é reduzida. Isso é explicado pela perda de propriedades do material.

Tempos básicos de armazenamento de acordo com GOST:

  • 3 anos quando usado ao ar livre;
  • 3,5 anos em temperaturas moderadas;
  • 4 anos na produção metalúrgica.

Se o capacete for exposto a produtos químicos, ele deve ser substituído imediatamente. Os capacetes de fibra de vidro podem ser usados ​​por 3 ou mais anos. As construções sintéticas devem ser descartadas após 5 anos de uso.

Modelos populares

Hoje, o mercado de equipamentos de proteção individual é representado por uma grande seleção de capacetes de diversos fabricantes. Para facilitar a escolha de um cocar confiável, foi compilada uma classificação de modelos populares.

    Capacete Uvex "Airving" B-WR, Uvex

    Capacete importado em demanda na Rússia. É popular por sua aparência representativa e desempenho confiável. O polietileno de alta densidade é usado como material para o corpo. Equipado com uma viseira longa e uma região occipital alongada para proteção.

    O cocar é lançado em 6 cores. Além disso, são fornecidos adaptadores com os quais você pode usar protetores e fones de ouvido de qualquer fabricante. O prazo de validade é de 5 anos. As vantagens de um capacete:

    • características de alto desempenho;
    • a presença de um mecanismo de ajuste;
    • peso leve;
    • sistema de ventilação.

    O produto é certificado conforme TR.

      Capacete Uvex "Feos" B-WR, Uvex

      Uma característica distintiva é o design desportivo único. O capacete foi lançado pela primeira vez em 2012. É feito de polietileno de alta densidade e está disponível em 6 cores. A vida útil do produto é de 5 anos.

      Vantagens:

      • preservação das propriedades protetoras;
      • a capacidade de montar uma lanterna de mineiro;
      • peso leve.

      O sistema de ventilação utilizado é o UVEX "Klimazon", desenvolvido como resultado de estudos de longa duração utilizando modelagem computacional. O capacete possui 3 orifícios de ventilação. Um determinado ângulo de sua colocação permite obter um movimento de ar ideal sob o capacete, garantindo o conforto de uso.

      Capacete RFI-3 Biot ™ Rapid, COMZ

      Fabricado na Rússia. Difere em design ergonômico e dimensões compactas. O corpo é feito de polipropileno. Este material foi desenvolvido pela planta SOMZ. A principal vantagem é a ampla faixa de temperatura operacional.

      O capacete protege perfeitamente a cabeça de:

      • objetos que caem;
      • deformação lateral;
      • salpicar líquidos perigosos e metais fundidos.

      Além disso, o arnês evita choques elétricos. As propriedades exclusivas do produto incluem:

      • Indicadores UV que mostram o envelhecimento do capacete;
      • a capacidade de segurar um impacto lateral;
      • a possibilidade de utilizá-lo completo com escudo de soldador.

      O produto possui certificado de conformidade com os requisitos estabelecidos pelas normas estaduais.

      Capacete RFI-7 Titan Rapid, SOMZ

      O cocar é produzido em fábricas russas. O polipropileno é usado como material. O lançamento é realizado em 7 cores. O modelo com arnês possui uma faixa de cabeça ajustável. Ele também possui 6 pontos de fixação e um mecanismo de ajuste de catraca.

      O capacete é adicionalmente equipado com um suporte, permitindo o uso simultâneo de um capacete com óculos fechados. Vantagens do produto:

      • proteção contra choque elétrico;
      • peso leve;
      • a presença de indicadores de UV;
      • maior proteção da parte de trás da cabeça.

      O corpo do capacete é feito de um material único. Além disso, o fabricante forneceu um espaço especial para fornecer ventilação aprimorada.

      Capacete SOMZ-55 "Vision" ®, SOMZ

      Modelo popular que protege a cabeça de danos mecânicos, respingos, umidade e faíscas. Também evita a possibilidade de choque elétrico. O capacete é feito de polipropileno e vem em 7 cores.

      O design do arnês prevê 3 etapas de ajuste da altura de uso. Vantagens do produto:

      • preservação das propriedades de proteção em condições operacionais adversas;
      • a presença de aberturas reguláveis ​​de ventilação;
      • peso leve;
      • viseira encurtada.

      Este último permite a utilização do produto na realização de trabalhos em altura.

      Como escolher?

      Dezenas de empresas estão envolvidas na produção de capacetes de proteção na Rússia. Portanto, nem sempre é possível escolher imediatamente um cocar adequado ou decidir por um modelo. Ao escolher um capacete, é recomendável prestar atenção às seguintes nuances:

      • qualidade de desempenho;
      • propriedades protetoras;
      • Funções adicionais;
      • conforto.

      Levar esses parâmetros em consideração o ajudará a escolher um capacete confiável e proteger seu proprietário. Você também deve prestar atenção ao logotipo e à inscrição.

      Como cuidar?

        A operação de capacetes de construção deve ser realizada levando em consideração os requisitos estabelecidos pelas normas.

        1. O arnês não pode ser reparado.
        2. Antes de começar a trabalhar em condições adversas, você deve inspecionar cuidadosamente o chapéu para ver se há deformações ou vários danos. Se algum for encontrado, o produto deve ser substituído.
        3. Em caso de danos no forro interno ou no casco, o capacete deve ser substituído por um novo.
        4. O produto deve ser higienizado regularmente após o uso. Envolve a imersão do capacete em uma solução de alvejante a 3% por meia hora ou uma hora. Depois disso, o capacete deve ser bem enxaguado com água fria, limpo e seco naturalmente.

        Um capacete de segurança é um item popular em uma construção ou fábrica. Com a sua ajuda, é possível aumentar a segurança na permanência dos colaboradores nas instalações de trabalho e melhorar o seu desempenho.

        Veja como o teste de capacete vai abaixo.

        sem comentários

        O comentário foi enviado com sucesso.

        Cozinha

        Quarto

        Mobiliário