Tudo sobre bergamota

Tudo sobre bergamota
  1. descrição geral
  2. Aterrissagem
  3. Cuidado
  4. Reprodução
  5. Doenças e pragas
  6. Colheita e armazenamento

Muitos jardineiros entusiastas sonham com um representante do gênero cítrico como a bergamota no parapeito da janela ou no campo. De fato, pode ser plantada nas condições climáticas da Rússia, dadas algumas das principais características da planta. Uma descrição detalhada de todos os momentos significativos do seu cultivo ajudará a ter uma ideia de como a bergamota se parece, cresce e floresce, quando deve colher os cítricos, onde é melhor crescer.

descrição geral

A bergamota é uma planta termofílica da família Rutaceae, também conhecida como laranja bergamota. A espécie foi obtida pelo cruzamento híbrido de dois cítricos: uma laranja e uma cidra. Na forma selvagem e cultivada, é encontrada principalmente no sudeste da Ásia, cresce no Mediterrâneo, existem bosques inteiros na costa jônica, na Calábria. Esta árvore perene ganhou seu nome moderno graças à cidade italiana de Bergamo.

A bergamota parece bastante típica para seu grupo. A altura da árvore, dependendo das condições de crescimento e da idade, pode chegar a 2 a 10 m. Do tronco central estendem-se ramos flexíveis com longos brotos espinhosos de até 10 cm.

As folhas da bergamota são pecioladas, alternadas, ovóides, com uma extremidade pontiaguda. Sua espessa superfície coriácea é verde, brilhante, com um relevo pronunciado.

As folhas e outros órgãos da planta contêm quantidades significativas de óleos essenciais. Podem ser desidratados ou usados ​​in natura em chás de ervas, adicionados a sachês aromáticos. A planta floresce com grandes corolas brancas ou roxas, exalando um aroma forte. Eles estão localizados individualmente ou em grupos nos botões axilares. A floração ocorre na primavera, março ou abril.

O fruto da bergamota é um fruto esférico ou em forma de pêra com uma casca grossa. Há um umbigo no ovário, do qual uma coluna de mais de 1 cm de altura permanece em um cítrico maduro. Os frutos verdes são verdes, na fase de plena maturação tornam-se amarelo-ouro. No interior, sob a pele, existe uma polpa segmentada com pequena quantidade de sementes. Os frutos amadurecem mais perto do inverno, do final de novembro a dezembro.

O principal valor é representado pelos óleos essenciais em que a bergamota é rica.... São utilizados na perfumaria e em outras áreas de atividade, sendo adicionados como fragrância a algumas variedades de chás. As cascas dos frutos, folhas e flores da planta são utilizadas para o processamento. Na medicina, os extratos à base de bergamota ajudam a obter medicamentos contra o vitiligo e outras doenças de pele. A polpa pode ser comida, mas é bastante azeda, tem um sabor mais forte do que a toranja e é mais usada no preparo de geleias e outras sobremesas.

Curiosamente, a bergamota também é chamada de erva de jardim monardo e uma das variedades de pêra. Mas, na classificação botânica, quando o nome é mencionado, geralmente é cítrico.

Aterrissagem

A oportunidade de plantar bergamota no local, na ausência de uma estufa, está disponível apenas para residentes das regiões do sul da Federação Russa. Outros podem cultivar cítricos em forma de vaso, em casa, levando-os para uma varanda, terraço ou terraço apenas durante os meses de verão. Em qualquer caso, na fase de forçar os rebentos jovens, utiliza-se um vasto vaso, vaso ou recipiente. Sementes pré-colhidas não são adequadas para o plantio. São transferidos para o solo, imitando um processo natural, imediatamente após serem retirados do fruto.

O procedimento será o seguinte.

  1. Preparando o recipiente. Um furo de drenagem é feito em seu fundo. Uma mistura de areia e húmus em proporções iguais é colocada no interior.
  2. Aterrissagem. A semente é aprofundada no buraco em cerca de 1 cm. Polvilhe levemente com terra.
  3. Cuidados de acompanhamento. Antes do surgimento dos brotos, o solo é umedecido regularmente, evitando que seque. Após 30-45 dias, de 1 a 4 brotos aparecerão da semente.

Em um recipiente comum, as plantas são mantidas até o aparecimento da 4ª folha. Eles são fornecidos com horas de luz do dia não menos do que 12-14 horas. A bergamota é muito fotófila, por isso é recomendável plantá-la na primavera, em março. Várias sementes são semeadas ao mesmo tempo para que os brotos mais fortes possam ser selecionados para cultivo posterior.

Cuidado

O cultivo da bergamota no país pode ser realizado em campo aberto no clima do Território Krasnodar. Aqui, o cítrico é bastante quente e leve. Noutras regiões, é mais frequentemente plantado como estufa, proporcionando iluminação artificial no período outono-inverno. O uso de fitolampos em casa torna possível não apenas formar uma árvore cítrica, mas também retirar dela uma colheita completa.

O tipo de solo ideal está diretamente relacionado à idade da planta. A bergamota jovem precisa de um substrato solto que permita que a água e o ar passem bem. Árvores maduras são transplantadas para solos mais densos a partir de uma mistura de grama argilosa, areia e esterco.

Para cultivo interior, escolha peitoris a sul, oeste ou leste, varandas e terraços envidraçados.

Nas condições do jardim e do jardim, vale a pena considerar que para a floração da bergamota em vaso ou em campo aberto, é necessário um regime de temperatura de +15 graus ou ligeiramente superior. No inverno, os cítricos internos são transferidos para o fresco. Indicadores de temperatura confortáveis ​​para ele durante este período não excedem +12 graus Celsius.

Na primavera e no verão, as plantas ficam expostas ao ar livre. Em casa, a temperatura ambiente é mantida na faixa de +20 graus e acima. Citrus adora alta umidade, é especialmente importante prestar atenção aos seus indicadores no inverno. Você pode cultivar uma árvore completa apenas se seguir cuidadosamente essas recomendações, cuidar disso dentro do prazo.

Rega

No período de primavera-verão, as árvores cítricas são regadas regularmente, apenas com água estabilizada. A irrigação é feita na folha, portanto a água não deve ser dura, muito clorada ou calcinada. Um sinal de que a água não é adequada para regar a bergamota pode ser chamado de amarelecimento das folhas, o aparecimento de uma flor branca na superfície do solo.

Acima de tudo, uma árvore cítrica adora borrifar e borrifar. Água morna é usada para esses procedimentos. Pelo menos 2-3 baldes por planta. No final do inverno, rega abundante com umidade será útil.

Na primavera e no verão, os brotos e a copa são borrifados diariamente com água limpa e morna, cobrindo o solo com polietileno para proteção contra o alagamento.

Top curativo

As plantas respondem bem à fertilização. A fertilização ativa começa na primavera, na véspera da floração, continuando até o inverno com um intervalo de 3-4 semanas. Suplementos minerais complexos para frutas são adequados. Com a escassez de potássio e fósforo, a árvore se formará e perderá ovários sem nunca dar frutos. Uma fonte adicional de nutrientes valiosos será o húmus introduzido no solo no outono.

Transferir

Transferir bergamota cultivada para um terreno aberto ou para um novo pote também é feito de acordo com certas regras. O transplante é feito pelo método de transbordo, preservando o coma terrestre. Dessa forma, o sistema radicular pode lidar com o estresse com mais facilidade. O procedimento é realizado no início da primavera, mas não anualmente, mas à medida que os brotos subterrâneos crescem.

Quando cultivado em vasos e vasos de plantas adultas, o transplante é completamente indesejável. Eles apenas produzem uma reposição anual da camada superficial do solo. O transplante é indicado para plantas doentes.Nesse caso, em um pote novo com substrato desinfetado, o fundo é forrado com uma camada de areia.

Na bergamota transplantada, os brotos das raízes são removidos acima do pescoço e ela mesma é deixada acima da superfície do solo, sem aprofundar.

Reprodução

Muitos produtores estão pensando na possibilidade de cultivar bergamota em casa. A principal forma de obter novas plantas é por meio da reprodução das sementes. O material para isso é obtido a partir de frutas recém colhidas. Cada semente produz até 4 germes. Elas são deixadas por um tempo, então é feito o abate, deixando apenas as mudas mais fortes e promissoras, e então são enviadas para vasos ou recipientes individuais.

Outra forma de propagação da bergamota é vegetativa. Envolve a colheita de estacas de uma planta adulta em março ou abril. São selecionadas partes de brotos de 10-15 cm de comprimento, junto com os topos, para que o corte seja uniforme e não muito traumático.

Então você precisa agir assim.

  1. Trate a superfície de corte com um estimulador de enraizamento.
  2. Coloque as mudas em uma estufa com uma camada de drenagem na parte inferior. O substrato é preparado com base na areia e no solo do jardim.
  3. Cubra com filme plástico ou corte garrafas de plástico.
  4. Coloque o recipiente com as estacas em um local bem iluminado com temperatura atmosférica média de cerca de +25 graus.

Até que as mudas formem seu próprio sistema radicular, elas são regadas, borrifando o solo com um borrifador, ventilado periodicamente para que não apareça condensação. Após 3-4 semanas, as mudas são distribuídas em vasos individuais, plantados em uma estufa de jardim.

Doenças e pragas

Em casa, a bergamota pode espalhar doenças por meio de substrato, água ou ferramentas contaminadas. Os esporos de fungos também podem ser transportados pelo ar se forem suficientemente ativos. O próprio material de plantação ou o vaso também podem estar infectados. Entre os fungos mais perigosos estão mofo pretocausada por esporos de microorganismos de fuligem.

Não é por acaso que as pragas atingem a planta. Escudo ou ácaro-aranha na maioria das vezes caem de safras vizinhas. Além disso, os insetos costumam botar ovos no solo. Se não for descontaminado antes do plantio, o risco de infecção aumenta. Tanto os insetos cochonilhas quanto os ácaros-aranha pertencem à categoria de parasitas que extraem sucos de brotos e folhas.

A árvore infectada com pragas começa a secar e ficar amarela. Nas folhas, os pontos serão claramente visíveis nos locais de punção. As bainhas parecem crescimentos marrons no caule e nas folhas. Eles secretam um segredo açucarado, que é um ambiente favorável para o desenvolvimento de infecções fúngicas.

Eles destroem os parasitas tratando todas as superfícies do tronco com uma solução alcoólica de calêndula ou com óleo essencial de alecrim diluído em água.

Colheita e armazenamento

A colheita da bergamota também precisa ser feita da maneira correta. Em condições ambientais, os frutos formados são mantidos nos galhos até que a maturação completa seja atingida. Será relatado por uma mudança na tonalidade da casca de verde para amarelo. No jardim, se a temperatura cair abaixo do recomendado, retire os imaturos, mantendo em casa até a maturação total. Frutas congeladas são processadas imediatamente.

Armazenar em local com umidade do ar em torno de 85-90%, em uma camada, a granel, embrulhado em papel, por até 3-4 meses sem perda das propriedades de consumo. O regime de temperatura ideal para os frutos desta cultura é de mais 2-3 graus Celsius.

As folhas de bergamota para chá são colhidas ao longo do ano, secando-as suavemente à sombra parcial em condições naturais. As matérias-primas resultantes são armazenadas em recipientes lacrados em níveis normais de umidade.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário