O que é diastia ampelosa e como cultivá-la?

Contente
  1. descrição geral
  2. Tipos e variedades
  3. Plantar e transplantar
  4. Cuidado
  5. Reprodução
  6. Doenças e pragas
  7. Uso em paisagismo

Ampelny diastia é representante da família Norichnikov. Esta flor única veio para o território da Federação Russa das latitudes sul-africanas. Hoje em dia, essas flores anuais são decoradas com sucesso com lotes, apartamentos, terraços, sacadas, galerias e varandas em quase todas as regiões, incluindo, por exemplo, a Sibéria. As principais vantagens da diastia são a despretensão e a facilidade de tratamento no contexto de uma floração exuberante e longa.

descrição geral

Diascia é membro de uma família de 68 espécies de plantas. Inclui representantes anuais e estolônicos perenes, perenes e semideciduais da flora sul-africana. Ao mesmo tempo, todos foram capazes de se difundir na jardinagem europeia, tendo conquistado um exército de fãs.

O representante descrito do gênero possui três tipos de hastes: acamadas, rasteiras e eretas. Em seu ambiente natural, os arbustos de diastia podem crescer até um metro de altura. Ao mesmo tempo, o crescimento, via de regra, não ultrapassa os 35 cm (as hastes individuais podem esticar até 0,6 m).

E também uma série de pontos importantes devem ser atribuídos às características principais.

  • Placas de folha - verde, pequeno, elíptico, séssil, serrilhado.

  • Flores - tubulares, possuem periantos de 5 lóbulos (2 superiores com segmentos amarelos e 3 lobos inferiores maiores), formam um racemo apical e podem ser de diferentes tonalidades (branco, rosado, salmão, roxo, laranja e outros).

  • florescer - do início do primeiro mês de verão até a primeira geada.

  • Algumas variedades têm boa resistência ao frio e são capazes de suportar temperaturas de até -15 graus.

Na maioria das vezes, ao cultivar as flores descritas em campo aberto, mixborders e jardins de pedras são usados. De forma semelhante, os espaços entre diferentes grandes representantes da flora são efetivamente preenchidos. Freqüentemente, arbustos de diastia são plantados ao longo dos caminhos e ao redor do perímetro dos locais.

Tipos e variedades

Dentre todas as variedades de tipos de diassão ampelosa que existem hoje, vale destacar a mais comum. De acordo com as estatísticas atuais, os jardineiros modernos geralmente preferem várias variedades.

  • Vigilância - uma variedade que tem caules alongados e pendentes e botões rosa.

  • Feltro - em campo aberto flores profusamente ao longo da temporada. Ao mesmo tempo, vale destacar a forma incomum e a ampla paleta de tons das próprias flores. Outra característica importante é a folhagem brilhante, que confere aos arbustos propriedades decorativas mesmo sem floração.
  • Elegante - tem placas de folha em miniatura que se tornam quase invisíveis sob flores rosa.
  • Barbudo - uma variedade que se diferencia das demais pela compactação, assim como flores exuberantes de diferentes tonalidades.

Além das espécies listadas, você também pode fornecer uma lista de variedades que se distinguem por excelentes qualidades decorativas e são amplamente utilizadas na decoração de terrenos e instalações de jardim.

  • "A Rainha Rosa" - um tipo único de diastia, que se distingue por uma orla de bronze de botões rosa pálido.

  • Rosa lavanda - um tipo que os jardineiros apreciam especialmente por sua maior resistência a mudanças repentinas nas condições climáticas e variações de temperatura.Outra vantagem indiscutível é que esta diastia agrada aos olhos com flores lilás-rosa mais longas do que todas as suas parentes.
  • "Magia branca" - a variedade que floresce mais cedo do que outras.
  • Blackthorn damasco - a característica principal da espécie é expressa na presença de esporas peculiares nas flores de damasco ou salmão, localizadas em hastes grossas, mas ao mesmo tempo flexíveis.
  • Diamante coral rosa - um representante de um grupo de espécies de floração precoce. Os arbustos relativamente pequenos durante o período de floração são decorados com botões rosa-carmesim.
  • "Basya" - uma espécie cujos representantes na estação são cobertos por botões de veludo, de 2 centímetros, que apresentam uma rica cor rosa.
  • Ruby Field - variedade caracterizada por flores rosa com centro escuro.
  • "Barbeiros" - um arbusto que floresce botões rosa duas vezes em toda a temporada.

Plantar e transplantar

Inicialmente, é importante ressaltar que o plantio de mudas deve ser realizado somente após o solo estar suficientemente aquecido. Se houver uma probabilidade mínima de que as pressões a frio possam retornar, uma solução racional seria adiar a implementação do evento para uma data posterior. Na esmagadora maioria dos casos, o desembarque realiza-se de 16 a 30 de maio. A preparação competente e oportuna minimizará o risco de estresse para animais jovens e plantas mais maduras durante o transplante.

E estamos falando, em particular, do endurecimento das mudas, que são regularmente levadas para a rua. A opção ideal é quando a duração dessas sessões chega a 24 horas.

É altamente recomendável plantar arbustos, independentemente do tipo, em áreas totalmente iluminadas e protegidas de correntes de ar. Além disso, não devem ser localizados em terras baixas, uma vez que a água estagnada é destrutiva. É desejável que o solo tenha baixa acidez e um teor de nutrientes relativamente baixo. Jardineiros experientes aconselham adicionar areia à mistura de solo, o que, por sua vez, tem um efeito benéfico no crescimento e desenvolvimento da diastia.

No momento do plantio, é necessário colocar as mudas em intervalos de 15 cm. A etapa final de todo o processo será a rega abundante dos jovens. É importante notar que ao cultivar flores não no local, mas em casa, os princípios de ação serão semelhantes. Isso diz respeito principalmente aos requisitos para o solo usado. A melhor opção para a mistura é solo de jardim e folhagem, além de turfa e areia grossa em partes iguais.

Cuidado

Ao cultivar diastia em chalés de verão e em terrenos familiares, as medidas agrotécnicas tradicionais para a família serão relevantes. É importante levar em consideração as características da planta. Por exemplo, afrouxar o solo e remover ervas daninhas após cada irrigação deve ser obrigatório.

Se a flor é cultivada em casa, você deve se lembrar das nuances especialmente importantes. Já na idade da muda, os caules da diásse ampelosa tornam-se retos, como os de um arbusto. No entanto, quando atingem cerca de 30 cm, afundam.

E também não se esqueça que deve haver uma camada de drenagem em potes e cestos.

Regar e alimentar

A irrigação excessiva só é aceitável em calor extremo. É importante lembrar que durante os períodos de floração ativa, a necessidade de uma grande quantidade de umidade aumenta dramaticamente. Ao mesmo tempo, a garantia da saúde da diastia será a ausência de sua estagnação na zona do sistema radicular. Para evitar a evaporação rápida, o solo deve ser bem afrouxado após a rega, mas com cuidado.

Os fertilizantes são aplicados, via de regra, uma vez por mês. Ao mesmo tempo, os curativos recomendados são complexos minerais voltados para plantas com flores. É importante preparar soluções com baixa concentração dos ingredientes principais.

Aliás, uma flor é capaz de demonstrar uma reação negativa a um excesso de fertilizante e não dar botões.

Poda

A remoção oportuna e competente das flores murchas garantirá uma floração abundante e duradoura. Jardineiros experientes, depois de completarem a primeira onda, cortam os arbustos ao meio. Além disso, eles devem ser bem regados e fertilizantes devem ser aplicados. Essas medidas agrotécnicas podem estimular efetivamente a formação de novos botões e o crescimento do caule.

Na esmagadora maioria dos casos, no final do outono, após a floração completa, os arbustos são desenterrados e jogados fora. No entanto, alguns jardineiros realizam uma segunda poda e movem os arbustos para dentro.

Wintering

Como já foi mencionado, em nossa área, a diastia ampelosa é uma planta anual. No entanto, com a abordagem certa, você pode ajudá-lo no inverno. Isso exigirá:

  1. remova cuidadosamente o arbusto;

  2. transplante-o para um recipiente de tamanho apropriado com solo solto e nutritivo;

  3. coloque em uma sala em temperaturas de até +10 graus.

É importante considerar que em tal situação, a luz máxima é necessária. A rega é realizada em intervalos de 10 dias a 2 semanas. No mês de março é realizada a poda, deixando no máximo 10 cm, e após o competente endurecimento, os arbustos são devolvidos ao seu local.

Reprodução

Diastia de qualquer tipo é cultivada por mudas de sementes ou estacas. No primeiro caso, atenção especial é dada ao preparo do substrato no final de fevereiro. Se forem usados ​​cassetes, solo solto será necessário. Neste caso, 3 unidades de sementes são colocadas em cada célula. Em situações com vasilhas largas, as sementes são combinadas com areia e a mistura resultante é semeada.

É importante na fase final cobrir as plantações com filme ou vidro. Para o rápido surgimento de brotos fortes, é necessário fornecer condições adequadas. A temperatura deve estar em 18-20 graus. Se tudo for feito corretamente, os primeiros brotos aparecerão dentro de 10-15 dias após a semeadura. Este será um sinal de que as plantas precisam ser movidas para uma sala com uma temperatura não superior a 10-15 graus.

É importante verificar regularmente o estado do solo, que não deve estar encharcado ou excessivamente seco. Recomenda-se irrigar brotos imaturos com um borrifador. Ao cultivar mudas em tigelas, 2 semanas após a germinação, uma picareta será necessária. Jardineiros experientes praticam o pinçamento periódico das pontas dos brotos para garantir um desenvolvimento ativo.

E também as flores descritas são propagadas por estacas enraizadas. Um arbusto adulto forte é usado como doador, do qual o futuro material de plantio com 7 a 9 cm de comprimento é separado. As mudas são colocadas em recipientes com uma mistura de solo de areia e solo de jardim (proporção 2 para 3), e em maio já foram transferidos para um lugar permanente. Com o uso inicial de estacas sem raízes, as atividades descritas são realizadas no final do verão.

Doenças e pragas

Uma das características importantes desta planta é o aumento da resistência a infecções. No entanto, a violação das regras elementares para o cultivo de uma flor certamente terá consequências negativas. O problema mais comum é a estagnação da umidade levando ao apodrecimento da raiz e / ou caule.

Como mostra a prática, na maioria das vezes a diastia é atacada por lesmas e caracóis. Esse problema é mais relevante para caules rastejando ao longo do solo. Você pode combatê-los com drogas modernas e remédios populares.

Para evitar problemas, é aconselhável levantar arbustos.

Uso em paisagismo

Quando se pensa em cultivar diastia, vale a pena considerar com antecedência onde esta flor poderia manifestar plenamente suas excelentes propriedades decorativas. A solução mais simples, é claro, seria decorar canteiros e canteiros de flores de vários formatos. Além disso, arbustos baixos e densos parecem espetaculares ao decorar elementos de design de paisagem, como escorregadores alpinos.

Separadamente, vale a pena observar as espécies rasteiras da planta em questão. Essas variedades são plantadas melhor em vasos de jardim, cestos e vasos de flores. É com essa abordagem que a diastia aparecerá em toda sua glória e poderá demonstrar sua sofisticação.

Na prática, muitos designers usaram com sucesso variedades verticais como meios-fios baixos. Via de regra, trata-se do zoneamento das parcelas a serem elaboradas. Da mesma forma, você pode identificar com sucesso áreas para o cultivo de flores de diferentes tipos, bem como designar a piscina, churrasqueira e áreas de lazer.

Se as condições normais forem fornecidas, então a diastia ficará encantada com sua aparência tanto durante pousos individuais quanto como um elemento de todos os tipos de composições.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário