Qual é a aparência de uma duranta e como cultivá-la?

Contente
  1. descrição geral
  2. Espécies e variedades populares
  3. Aterrissagem
  4. Cuidado
  5. Reprodução
  6. Doenças e pragas

Duranta é considerada uma das mais belas flores de interior. É uma planta com flores recoberta de flores perfumadas e bastante grandes, que se agrupam em inflorescências de magníficos tons de cobalto (azul), embora também existam variedades com floração branca.

descrição geral

Duranta (duranta ou bétula) é uma planta da família da verbena, que é um arbusto extenso e de crescimento rápido (até 20 cm por ano), ereto ou rasteiro. Os brotos claros têm forma tetraédrica e as bordas da lâmina foliar, pintadas em tons verdes brilhantes, são recortadas com grandes dentes. Existem variedades cujos rebentos são cobertos por pequenos espinhos. Um arbusto interno relativamente baixo (1,5-2 m) na natureza atinge tamanhos impressionantes - até 5 metros. Folhas opostas de até 7 cm de comprimento estão presas aos caules com pecíolos curtos. As folhas são ovais, às vezes espatuladas, de estrutura densa.

Duranta floresce em maio e continua ao longo da estação de crescimento. Neste momento, a planta parece especialmente impressionante, porque é coberta com inflorescências racemosas grandes e brilhantes de 0,2 m de comprimento em vários tons da paleta de azul. Existem tons de azul, lilás, azul, azul penetrante e branco fervente. Com o passar dos anos, a fina casca dos brotos adquire um tom marrom claro.

A floração termina em frutos de laranja, que não devem ser consumidos porque são venenosos.

Espécies e variedades populares

Apesar de duranta ter mais de 20 variedades, nem todas são adequadas para o cultivo doméstico. No entanto, entre eles há uma seleção suficiente de cores de inflorescências e folhas para criar uma coleção. Para fazer uma escolha, basta familiarizar-se com as principais características das variedades. Duranta plumieri ou Duranta plumieri é uma planta muito popular entre os amantes de culturas de interior. Cresce em um belo arbusto exuberante e bem frondoso de até 1,5 m de altura.

Os rebentos são cobertos por folhagem verde brilhante de tamanho bastante grande (até 7 cm) com uma superfície lisa e dentes bem visíveis ao longo da borda da placa. As inflorescências são coletadas em grandes cachos densos de muitas flores, pintados em tons do espectro branco-azul: branco, azul, lilás, lilás, azul.

Após a floração, a planta forma frutos amarelos ou alaranjados de aparência atraente, mas venenosos.

As variedades de Plumier duranta variegado serão as seguintes.

  • "Ouro cubano". Arbusto variegado, extenso e bem frondoso, coberto por folhagem lanceolada, cuja cor é uma interessante combinação de uma base verde brilhante com manchas douradas. Graças a uma paleta tão incomum, a planta parece extremamente impressionante e festiva.
  • "Golden Land". Casta igualmente bela com folhagem variegada, onde predomina o verde central, recortada por rebordo dourado ao longo do bordo da folha.
  • Gota de limão. Esta variedade variegada apresenta uma diferença visível na forma da lâmina foliar. Possui uma geometria em forma de diamante com uma dissecção claramente visível na forma de grandes dentículos ao longo da borda. A cor principal da folha é o amarelo, as bordas são pintadas de verde intenso.
  • "Pequena gueixa"... Um arbusto exuberante e extenso durante a floração é coberto por espetaculares e grandes inflorescências em cachos, constituídas por flores tubulares de cor púrpura intensa com centro branco e a mesma borda marginal.
  • "Lorenza" (Duranta lorentzii) com folhas serrilhadas.A variedade recebeu tal definição pela expressão viva dos dentes marginais da folhagem oval e arredondada, lembrando os dentes de uma serra. Flores perfumadas de cinco pétalas de tamanho médio são pintadas em uma paleta branca ou roxa e são coletadas em inflorescências racemosas densas.
  • Duranta repens (em outras palavras, durant rastejante) é uma variedade em miniatura de arbusto, consistindo de brotos ramificados encurtados, o que dá à planta uma aparência rasteira. Os caules são densamente cobertos por folhagem elíptica pontiaguda verde-escura. Durante a floração, o arbusto é salpicado de inflorescências de pequenas flores lilases de aroma delicado.

Os híbridos não são menos populares do que as variedades varietais. Além disso, caracterizam-se por uma floração mais abundante e duradoura, cor saturada das folhas.

  • "Doce lembrança"... O híbrido variegado tem folhagem lanceolada serrilhada, pintada em uma paleta de verde intenso, as bordas das folhas são brancas. As flores lilases apresentam um aroma doce único com notas distintas de chocolate.
  • White Cayenne Vanilla Bush. Possui diferenças tão características como flores brancas ferventes com aroma de baunilha, coletadas em inflorescências em forma de cacho.
  • Durant variegado "Tricolor" também conhecido como Green & Gold Durant. Uma planta muito espectacular com folhagens de cores muito vivas, em que a parte central é pintada de um amarelo intenso, passando para os arredores em tons de verde vivo. Todo este esplendor é coberto por perfumadas inflorescências azuis racemosas.
  • Erecta Alba. Um dos híbridos mais populares. Os rebentos são cobertos por folhagem em forma de diamante de cor verde brilhante com bordos serrilhados. A altura não ultrapassa um metro e meio, as inflorescências são exuberantes, perfumadas, racemosas, pintadas em tons de lilás, azul ou branco.
  • Doces lembranças. Este híbrido também possui um belo arbusto com uma coroa expansiva. As folhas ovais têm uma cor verde intensa. As inflorescências são longas (até 25 cm), as flores são roxas, a borda das pétalas é pintada em tons de branco.

Qualquer uma das variedades ou híbridos listados se distinguem por sua beleza e atratividade. Essa planta se tornará um elemento decorativo de pleno direito do design de interiores.

Aterrissagem

Um plantador de duranta é escolhido de acordo com o mesmo princípio que para outras plantas com flores.... Se o objetivo é obter uma floração exuberante, o vaso deve ser quase do mesmo tamanho que a bola de barro junto com o sistema radicular. Se o proprietário quiser primeiro cultivar uma árvore extensa com uma copa exuberante, os vasos devem ser maiores. Nesse caso, a planta assimila todo o volume que lhe é fornecido. Conseqüentemente, o arbusto será capaz de desenvolver um poderoso sistema de raízes, muitos brotos e uma copa bem frondosa. A floração plena vai demorar mais, mas o resultado final vale a pena. O resultado será uma árvore espetacular, exuberante e com flores abundantes.

Para o desenvolvimento ideal da planta, uma boa composição do solo deve ser selecionada. O solo deve ser:

  • solto;
  • fertil;
  • respirável;
  • com um nível de acidez neutro.

Composição recomendada:

  • solo pronto para hibiscos;
  • solo universal com a adição de metade do solo do jardim e musgo picado;
  • solo pronto para plantas de interior com adição de terra de grama, húmus e carvão, que solta a composição;
  • húmus, folha terra, areia ou vermiculita para frouxidão nas proporções de 2: 1: 1, respectivamente;
  • terra sod, solo frondoso, turfa, areia na proporção de 2: 2: 1: 1.

Ao encher a panela, não se esqueça da camada de drenagem, que deve ocupar cerca de um quarto do volume. Espuma desfiada ou vermiculita são adequadas para isso. Opções como argila expandida e perlita são muito populares. A planta trazida da loja é transferida para vasos preparados e solo para envasamento. O durante em crescimento é transplantado anualmente, na primavera, mas a subespécie adulta é transplantada no máximo uma vez a cada 3,5 anos.Durante este período, suas raízes têm tempo para dominar todo o torrão de terra.

Se não for possível substituir os vasos, por exemplo, a planta é muito pesada para passar de um recipiente menor para um maior, então a camada superior da terra é simplesmente substituída.

Cuidado

Duranta é originária do continente sul-americano, o que fala de seu amor pelo calor. Apesar disso, a planta é bastante despretensiosa em tecnologia agrícola. Existem certos requisitos, mas isso não pode ser feito sem ele durante o cultivo de qualquer planta.

  • Condições ótimas de temperatura... No inverno, a temperatura mais confortável para duranta é de 18 graus. A planta é capaz de suportar uma redução de curto prazo até +12, mas você não deve abusar dessas mudanças estressantes. O calor extremo do verão também é contra-indicado, pois os arbustos começam a perder sua folhagem. A temperatura ótima é de +25, é esta modalidade que contribui para o desenvolvimento mais correto da bucha. Na estação quente, o durante deve ser escondido em um local ligeiramente sombreado e sem correntes de ar.
  • Iluminação... Este fator deve receber atenção especial. Duranta adora luz suave e difusa. Os especialistas aconselham áreas com iluminação do sul ou sudeste, quando os raios do sol ficam disponíveis por várias horas, e no resto do tempo, uma luz difusa suave envolve o durante. É este regime de luz que lhe permitirá obter um arbusto saudável com uma copa exuberante e numerosos rebentos. O sombreamento constante leva à distrofia, quando os caules tornam-se finos, a folhagem é pálida e monótona e a floração é inexpressiva, se é que existe.
  • Hidratante... Duranta é moradora de um clima tropical, portanto, um clima seco é contra-indicado para ela. A flor precisa de muita umidade. Uma simples pulverização ou instalação de um umidificador próximo pode ajudar. Se a opção de pulverização manual for selecionada, sua frequência depende do nível de umidade da área circundante e da estação. No inverno, os sistemas de aquecimento secam o ar e a pulverização é realizada com mais frequência, como no período quente. O banho é igualmente importante. Uma panela com um durante é colocada na banheira ou chuveiro, lavada com água morna e deixada por um tempo para se livrar do excesso de água.
  • Rega... A planta pertence à categoria que ama a umidade: da primavera até a dormência, o proprietário deve fornecer rega regular (1 vez em 3 dias) e abundante. No inverno, a frequência de umedecimento e a quantidade de umidade são reduzidas, mas o coma de terra não pode secar. Nessa época, a rega é realizada cerca de 2 vezes ao mês, com foco no estado do solo. A irrigação requer água decantada à temperatura ambiente.
  • Top curativo... Em casa, você deve considerar cuidadosamente este evento. Durante a estação de crescimento, a planta usa nutrientes intensamente, por isso vai precisar de fertilizantes minerais complexos para plantas decíduas decorativas. A cobertura é realizada 2 vezes por mês após a rega e, em seguida, a cultura é sombreada por 2-3 dias.
  • Poda... O evento é realizado na primavera, antes do início da estação de cultivo. Neste momento, rebentos muito alongados, danificados ou secos, são cortados. Se existe uma certa ideia para a geometria da coroa, então agora ela recebeu a forma desejada. Não se esqueça da toxicidade da duranta: o procedimento deve ser realizado com luvas.
  • Preparando-se para um período de descanso. A peculiaridade da duranta é que ela pode florescer durante todo o ano se as condições apropriadas forem criadas: rega frequente, iluminação suficiente, temperatura certa. A beleza da planta muitas vezes provoca o cultivador a obrigar a cultura a viver em um ritmo semelhante, mas a floração constante esgota a vitalidade da flor.

O cumprimento dessas recomendações não só permitirá que você obtenha uma árvore saudável, bela e exuberante, mas também proporcionará a ela uma existência plena e confortável por um longo prazo.

Reprodução

Durant é propagado de duas maneiras: vegetativamente e por sementes.O segundo método é mais longo, mas ideal no caso de inexperiência do produtor ou ausência de planta-mãe a partir da qual se possa obter o material de plantio. Quando propagada por estacas, a planta será obtida muito mais rapidamente, o que torna este método preferível.

Sementes

As sementes durantes não requerem estratificação, o que simplifica um pouco o processo. Eles são semeados em pequenas estufas com solo úmido. Após a semeadura, os recipientes são instalados em uma sala bem iluminada e aquecida. 1,5-2 meses se passam da semeadura à germinação. O transplante para vasos é realizado não antes do aparecimento de 3 folhas verdadeiras no rebento. A época ideal de semeadura é a primavera.

Estacas

Para as estacas, são usados ​​brotos de meia-idade. Uma planta saudável com pelo menos três anos pode ser usada como arbusto-mãe. As estacas são realizadas no outono após a floração e antes do início do período de dormência. Estamos em setembro ou outubro. O trabalho é realizado com luvas de proteção, utilizando uma poda afiada para que os pontos de corte não fiquem presos.

O comprimento de cada corte deve ser de 10-13 cm. Depois de cortadas, são ligeiramente secas e depois mantidas numa solução de formador de raízes ("Kornevin", "Ukorenin", etc.). As estacas são plantadas em estufas com solo neutro. Para isso, é utilizada uma mistura de areia grossa de rio e turfa. Perlite pode ser usada em vez de areia.

Além disso, ventilação e umidificação diárias são necessárias, bem como boa iluminação e aquecimento.

Doenças e pragas

Uma planta saudável quase não é suscetível a doenças e pragas. O paciente fica pálido, a folhagem perde a intensidade da cor, começa a cair. Aqui estão os principais pontos a serem observados:

  • a falta de luz leva ao esmagamento das folhas, portanto, é necessária iluminação adicional;
  • não deve ser permitida a secagem, o que provoca inevitavelmente o ressecamento das pontas das folhas;
  • torcer a chapa de chapa indica a necessidade de aumentar o nível de umidade;
  • descoloração indica falta de nutrientes.

Duranta pode ser afetada por moscas-brancas, pulgões, ácaros-aranha e insetos escamadores. Nesse caso, são usados ​​inseticidas. Um exótico despretensioso não requer muita atenção do proprietário. O cumprimento das regras elementares de cultivo eliminará a necessidade de lidar com as manifestações negativas e encantará o proprietário com um belo arbusto e uma floração perfumada.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário