Helicônia e seu cultivo

Contente
  1. descrição geral
  2. Tipos e variedades
  3. Nuances de aterrissagem
  4. Recursos de cuidados
  5. Reprodução
  6. Doenças e pragas

Heliconia é uma planta popular de interior que pode deliciar os cultivadores de flores com folhas brilhantes e únicas, bem como grandes botões, que deram o nome à flor. Em seu ambiente natural, é encontrada principalmente na América e em vários países do leste. Vale a pena considerar com mais detalhes a descrição básica da flor, bem como as características de cultivo da cultura.

descrição geral

Heliconia pertence à família de plantas de mesmo nome - Helikonovs. Todas as safras, por sua vez, estão incluídas no grupo Gengibre, que também inclui cannes, bananas e, claro, gengibre. É interessante que, há apenas alguns anos, Heliconia foi incluída na família Banana. Entre as principais características da cultura:

  • altura - de 30 cm a 10 m em condições favoráveis ​​de cultivo;
  • sistema radicular - tipo horizontal, comprimento curto;
  • caules - volumosos, acima do solo;
  • as placas das folhas são grandes, com nervuras pronunciadas e ligeira assimetria.

O comprimento máximo da folha pode chegar a 1 metro, o que torna a planta bastante atrativa aos olhos dos paisagistas. A principal diferença entre Heliconia e bananeira é o arranjo de duas fileiras das folhas, então a cultura foi recentemente incluída em uma família separada. Se considerarmos a origem selvagem da Heliconia, então ela cresce principalmente em regiões tropicais. Também prefere florestas e litorais com alta umidade. Em casos raros, é encontrado nas montanhas, se o solo fornecer uma boa drenagem. Com o cultivo correto, a flor "Calçados Femininos" começará a formar pedúnculos já no segundo ano após o plantio. A peculiaridade dos pedúnculos está na forma vertical e nas inflorescências fluidas, que também podem ser posicionadas horizontalmente.

As inflorescências - cachos do tipo duas carreiras são cobertos por pequenas folhas, ligeiramente pontiagudas para as extremidades, razão pela qual os botões se assemelham a um barco ou a um sapato. A cor única atrai a atenção e literalmente encoraja você a apreciar os tons variados de rosa, amarelo e laranja. Curiosamente, algumas variedades formam flores brancas, que também parecem bastante incomuns. Foi por essa cor que a planta foi comparada ao bico de um papagaio. Características da cor:

  • cor - brilhante;
  • tamanhos - pequenos;
  • tempo de vida é um dia.

Os pássaros e as abelhas estão envolvidos na polinização de Heliconia. Por exemplo, na América, beija-flores, abelhas pretas e tanagra são os responsáveis ​​pelo processo, mas nas regiões do Pacífico os morcegos polinizam a flor, o que é surpreendente.

Tipos e variedades

O gênero contém até 2,5 centenas de variedades diferentes de Heliconia, e apenas uma pequena parte - 180 peças - é apresentada com uma descrição detalhada em botânica. Vale a pena considerar os tipos e variedades mais populares.

Bihai

É o maior representante do gênero. Características principais:

  • as placas das folhas são longas, até 1,2 metros;
  • pedúnculos - contém um grande número de flores;
  • as cavidades vaginais são avermelhadas, menos freqüentemente amarelas.

As flores da planta ficam amarelo pálido. Além disso, às vezes você pode encontrar botões esverdeados, que também chamam a atenção.

Bicolor

Uma variedade especial que pode agradar aos outros com botões coloridos. Dentre as características vale destacar:

  • caules são densos, até 1,5 metros de altura;
  • as folhas são grandes, ligeiramente pontiagudas para a borda;
  • brácteas - vermelho.

Dentro de cada bráctea, 2 fileiras de botões são formados, os quais têm uma cor branca como a neve. Essa combinação não o deixa indiferente, portanto, a vista é popular entre os paisagistas.

Metal

A peculiaridade da espécie é sua baixa altura, ideal para o cultivo de uma flor em casa. Outras características:

  • placas de folhas - verde intenso, arredondadas;
  • caules são fortes e poderosos;
  • brácteas - verde.

Dentro deles, grandes botões de rica cor vermelha são formados. Às vezes, a planta produz flores rosa.

Rostral

Flor grande caracterizada por um grande número de lâminas foliares que, pela sua forma, evocam associações com o capim-bananeira. Outras características incluem a forma plana de inflorescências inclinadas e um pequeno número de botões em brácteas escarlates. O tom das pétalas é amarelo com uma pequena borda. Os floristas notam que a espécie é bastante despretensiosa em termos de plantio e condições de cultivo.

Papagaio

É considerado o tipo mais comum de Helicônia, famoso por suas folhas grandes e botões coloridos. Outras características:

  • caules são longos e poderosos;
  • inflorescências - espiral;
  • flores - brilhantes, com pontas pintadas de preto.

É interessante que as brácteas da planta também são pintadas em tons variados, por isso é quase impossível não notar tal flor.

Direto

É uma versão compacta, cuja altura máxima não ultrapassa 1,5 metros. A planta perene é famosa por suas grandes inflorescências, cujo formato lembra um pássaro abrindo suas asas. Este efeito é conseguido graças aos botões localizados próximos uns dos outros, que são uma característica distintiva da espécie. Curiosamente, esta planta possui várias variedades, incluindo:

  • "Pássaro vermelho";
  • Dwart Jamaica;
  • Dorado Gold.

E esta é apenas uma pequena parte das variedades, cada uma com algo único. As culturas listadas são caracterizadas por maior resistência a condições de cultivo adversas, sobrevivência rápida e crescimento ativo.

indiano

A principal característica é a cor variegada das placas das folhas, que são moldadas em um tom vermelho-bronze. As folhas têm formato oblongo, o que também confere à planta um aspecto incomum e a distingue de outras culturas. As flores são pequenas, rosa, brancas e amarelas se encontram entre os tons. Esta combinação de botões torna esta variedade popular em projetos paisagísticos.

Nuances de aterrissagem

Heliconia prefere solos úmidos com um nível de acidez neutra que não caia abaixo de 6,1 pH e não sobe acima de 7,4 pH. Para melhores resultados, é recomendado fertilizar completamente o solo antes do plantio, misturando complexos orgânicos e minerais. Recomendações adicionais:

  • antes do plantio, a mistura de solo deve ser tratada contra pragas por aquecimento ou congelamento;
  • as sementes da planta, por sua vez, devem ser pulverizadas com compostos especiais para fortalecer o sistema imunológico e acelerar o crescimento da cultura;
  • plantar é melhor feito em um dia ensolarado para colocar o vaso imediatamente em um local quente.

A tecnologia de plantio não é difícil se a terra já foi preparada e cultivada.

  • Em primeiro lugar, uma camada de drenagem é colocada no pote na forma de pedras finas, argila expandida ou lascas de tijolo. Neste caso, é importante adquirir imediatamente uma grande capacidade “para crescer”.
  • Em seguida, o volume do pote é preenchido com solo fértil e abundantemente umedecido.
  • As sementes ou rebentos germinados são colocados no recesso fornecido.
  • Enterrado com terra e cuidadosamente compactado.
  • Água em abundância, coloque em local aquecido.

Ao plantar sementes, você também pode cobrir o recipiente com material transparente para criar um efeito estufa e acelerar o crescimento da colheita.

Recursos de cuidados

É perfeitamente possível cultivar Heliconia em casa, se você seguir as recomendações simples de jardineiros experientes. Vale a pena considerar os principais pontos aos quais você deverá prestar atenção na hora de cultivar uma safra.

  • Iluminação. A flor prefere lugares ensolarados, mas ao mesmo tempo não gosta de raios diretos que podem prejudicar folhas e flores.
  • Transferir. Recomenda-se realizar o primeiro transplante imediatamente após a compra da planta. Além disso, vale a pena replantar a cultura cerca de uma vez por ano na mesma época. Depois de alguns anos, o número de transplantes pode ser reduzido.
  • Temperatura e umidade. As condições ideais de cultivo serão temperaturas de + 22-27 graus Celsius. No inverno, você pode baixar a temperatura para +17 graus. Quanto à umidade, o indicador deve ser alto. Para fazer isso, recomenda-se borrifar regularmente a flor com um borrifador e limpar as folhas e caules de Heliconia com um pano úmido.
  • Rega. Um procedimento importante e obrigatório, que é recomendado em função das condições do solo. Os floristas aconselham garantir que o solo esteja sempre úmido, caso contrário a planta perderá rapidamente seu atrativo. Para irrigação, é melhor usar água morna e previamente decantada. No verão, a rega é realizada cerca de uma vez a cada 4 dias, nos períodos de inverno e outono - a cada semana ou menos.
  • Higiene. Com o tempo, muitas pragas, bactérias e poeira diferentes se acumulam nas placas das folhas. Portanto, periodicamente você deve limpar as folhas com uma esponja macia para não prejudicá-las.
  • Top dress. A planta é capaz de viver sem alimentação regular. Normalmente os fertilizantes são aplicados durante o período de crescimento ativo da flor, não ultrapassando a frequência de um mês. Neste caso, é dada preferência a formulações universais ou preparações líquidas, cujo uso requer um estudo cuidadoso das instruções. É importante observar que não é necessário fertilizar a flor no inverno.
  • Poda. É realizado principalmente para a prevenção de doenças. A poda é realizada após o desbotamento da planta para evitar a morte prematura de Heliconia. Também é recomendável remover regularmente as folhas secas ou podres.

A planta deve ser plantada em vasos grandes com fundo e bordas largos. Isso é especialmente verdadeiro no transplante de espécies adultas que podem entrar em colapso com seu próprio peso.

Reprodução

A cultura é propagada principalmente por sementes, que são pré-embebidas em um recipiente com água morna. Avançar:

  • a semente finalizada é enterrada em recipientes com uma mistura de areia e turfa (a profundidade máxima de plantio não deve ultrapassar 2 cm);
  • potes, tubos de ensaio ou copos cobertos com polietileno, vidro transparente ou gaze;
  • os recipientes são colocados em um local aquecido e iluminado.

É importante observar que as sementes criam raízes e germinam por muito tempo. Portanto, o processo de espera pelas mudas pode durar de um mês a um ano. Se desejar, você pode encurtar o período de espera cortando a semente com uma lixa antes do plantio.

Doenças e pragas

Uma flor exótica, embora tenha um sistema imunológico bastante forte, costuma ser atacada em casa por doenças e pragas. Você pode determinar a presença de problemas pelas folhas, flores e caules alterados. Os sintomas comuns incluem o seguinte.

  • Tira muito tempo. Basicamente, esse fenômeno pode ser observado se a flor não tiver luz suficiente. Nesse caso, recomenda-se reorganizar a panela em um local mais iluminado.
  • As folhas começam a amarelar. Se a planta está crescendo ativamente, ela carece de nutrientes e, portanto, se comunica sobre isso. Se este for um período dormente, a temperatura ambiente está muito alta.
  • As folhas verdes começam a desmoronar. Isso indica falta de água ou umidade na sala. É necessário ajustar as condições de temperatura e umidade.
  • Formação de rugas. Eles aparecem principalmente devido a uma queda brusca de temperatura ou à falta de nutrientes que não chegam às raízes.Portanto, a flor deve ser afastada das correntes de ar e garantir a fertilização regular.
  • A planta fica completamente amarela. Este fenômeno ocorre devido a uma quantidade insuficiente de água introduzida no solo, que a flor comunica com bastante clareza.
  • O aparecimento de manchas e placas marrons na superfície das lâminas das folhas. Isso sugere que a bainha próxima é uma das pragas mais comuns da qual você pode se livrar com uma solução com sabão. Você também pode usar inseticidas, mas é melhor usá-los como último recurso.
  • Uma teia de aranha aparece em Heliconia. Isso indica a presença de um carrapato que se torna muito ativo no ar seco. Portanto, é recomendável pulverizar ou regar regularmente a flor.
  • Nemátodos e cochonilhas também são pragas comuns. Os preparativos inseticidas ajudarão a superá-los.
sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário