Tudo sobre sanchetia

Contente
  1. Descrição da planta
  2. Tipos e variedades
  3. Plantar e sair
  4. Reprodução
  5. Doenças e pragas

Sanchezia é um arbusto de folha caduca ornamental pertencente à família Acanthus. A planta tem uma aparência atraente e é perene. No artigo de hoje, aprenderemos tudo o que há de mais interessante sobre a sanchetia.

Descrição da planta

Sanchezia também é chamada de arbusto de "veias brancas". A origem da planta é tropical. O arbusto ficou famoso pela cor muito suculenta das placas de folhas. Sanchezia é traduzido do latim para o russo como “sanchezia speciosa”.

Existem muitas espécies e variedades desta planta perene brilhante. Esta planta ornamental atrai muita atenção graças à sua folhagem expressiva. O próprio arbusto cresce relativamente pequeno quando cultivado em casa. Seu parâmetro de altura pode atingir valores de 1-1,5 m.

Em condições naturais, Sanchezia cresce em áreas onde persiste um clima úmido. A principal área de distribuição do arbusto é a América do Sul e Central. Em casa, na maioria das vezes, apenas uma das espécies é cultivada, a nobre sanchetia.

As placas das folhas da planta considerada ornamental são bastante grandes. São caracterizados por um alto grau de densidade, apresentam veios suaves em tons de amarelo, branco ou creme. O parâmetro do comprimento da folhagem da sanchezia pode chegar a 30 cm.

Sanchezia não é uma planta de casa comum e popular. Está crescendo a uma taxa muito alta. Todos os anos, 7 novas folhas são formadas nos rebentos de forma tetraédrica. Normalmente, a planta floresce no verão. As flores têm uma estrutura tubular e são coletadas em inflorescências em forma de espinhos.

A planta em questão é termofílica, gosta de receber luz suficiente. As flores tubulares atingem geralmente 5 cm de comprimento e os caules deste arbusto desenvolvem-se bastante carnudos e macios. Eles são caracterizados por uma seção tetraédrica. Em condições naturais, os caules da Sanchezia exibem uma coloração rosada clara. Com a idade, essas partes da planta tornam-se mais escuras, certamente lignificadas.

Na natureza, pequenos beija-flores estão envolvidos na polinização de Sanchezia. Isso sugere que o processo de fertilização não ocorre diretamente na cultura, as sementes não se firmam.

Tipos e variedades

Existem muitos tipos e variedades diferentes de sanchezia. Vamos examinar mais de perto as características e recursos dos espécimes mais comuns.

Nobre

Sanchezia nobre parece muito atraente e decorativa. É difícil não prestar atenção nela. A altura do arbusto em questão atinge normalmente cerca de 2 metros. A folhagem da flor nobre desenvolve-se grande e muito brilhante, com uma cor verde característica. Existem interessantes estrias de limão nas lâminas das folhas. A forma das folhas é elíptica.

Os brotos da planta são tetraédricos. Nelas, a folhagem encontra-se paralela, marcada por um brilho pronunciado. As flores do arbusto são de cor amarela, reúnem-se em inflorescências de comprimento impressionante - espiguetas.

Pequena cobertura

O tipo de arbusto especificado pode crescer mais de 0,9 m de comprimento. Os rebentos da planta têm uma estrutura espessada, pintada numa rica tonalidade castanha. A folhagem do arbusto tem um desempenho interessante e muito expressivo - é caracterizada por uma forma elíptica alongada, demonstra uma cor esmeralda.Além disso, existem finas estrias douradas nas folhas. Ao mesmo tempo, a veia média localizada na metade inferior tem uma cor vermelha diferente das demais.

A variedade arbustiva considerada é caracterizada por uma aparência original. É frequentemente usado para decoração criativa de vários ambientes e interiores.

Plantar e sair

Muitas pessoas estão interessadas em saber se é possível plantar e cultivar sanchetia em casa. Claro, isso pode ser feito, mas para isso é muito importante fornecer à planta temperatura e umidade do ar ideais. Somente se essa condição simples for atendida, o plantio se transformará em um belo e grande arbusto, decorado com folhagem exuberante com um padrão de contraste brilhante.

Para cultivar sanchezia em casa, é importante escolher um local interno bem iluminado para isso. Porém, no verão, a luz solar direta deve ser evitada para que a planta não sofra com isso. É importante fornecer à bucha o nível adequado de sombreamento. Para fazer isso, você pode usar o tule usual.

Os melhores pontos com iluminação adequada geralmente estão localizados nas proximidades das áreas de incidência dos raios solares. Esses "quadrados" são ideais para colocar sankhetsia neles.

Deve-se ter em mente que a flor tropical original não foi projetada para correntes de ar fortes e frias, por isso devem ser evitadas. Ao mesmo tempo, a sala na qual a planta está localizada não pode ser deixada sem ventilação. Para se refrescar no inverno, é aconselhável escolher os dias mais quentes. É melhor abrir a janela por um curto período de tempo - 15 a 20 minutos serão suficientes.

O indicador de temperatura ideal para a sanchezia é de +18 a +25 graus Celsius. Esses valores não devem cair drasticamente ou, inversamente, saltar durante um longo período de tempo. Se a temperatura subir, a folhagem pode ficar amarela e secar. As temperaturas muito baixas farão com que as folhas do arbusto fiquem muito moles e flácidas.

Para sankhetia, a umidade média ou ligeiramente aumentada é ideal - 50-70%. No contexto da estação de aquecimento, o nível natural de umidade no apartamento será insuficiente para a maioria das plantas de interior. A situação é ainda mais agravada se a flor estiver muito próxima dos radiadores. O ar seco pode causar a formação de folhagem seca, por isso é muito importante manter a umidade do ar borrifando o líquido com um borrifador. Também é permitida a instalação de umidificadores automáticos próximo às usinas.

Após o plantio, a planta deve ser devidamente cuidada. Sanchezia requer muita umidade, especialmente de março a novembro. Neste caso, a água da irrigação deve ter uma temperatura que não seja inferior à temperatura ambiente, caso contrário o arbusto pode sobreviver a um “choque térmico”. Nos intervalos entre a rega da planta, a camada superior da mistura do solo deve secar um pouco.

É importante garantir que o solo não fique seco por muito tempo.

Sanchezia precisa de muita água. É necessário garantir que a bola de solo esteja completamente umedecida. Nesse caso, a água deve fluir pelos orifícios de drenagem, acumulando-se no reservatório. O excesso de líquido se acumulará ali por cerca de 20 minutos após o término da rega. Então você só precisa derramar. É importante não permitir que a umidade se acumule na camada inferior do vaso com um arbusto. Para não enfrentar tal problema, deve-se colocar uma camada de drenagem no fundo do tanque, cuja espessura é de pelo menos 2 cm.

A melhor drenagem é obtida com argila expandida ou cacos de pratos de cerâmica. Mesmo as plantas que mais gostam de água podem ser seriamente danificadas se suas raízes forem deixadas em condições úmidas por longos períodos de tempo. Isso pode levar à podridão das raízes.

É melhor regar a sanchezia pela raiz.Nesse caso, ainda será necessário umedecer as chapas com spray. Você também pode recorrer ao tipo de irrigação inferior. Nesse caso, o líquido deve ser despejado no reservatório. A umidade será enviada gradualmente para as raízes do arbusto através dos orifícios de drenagem.

Durante o inverno, a planta deve ser regada com moderação. Você precisa usar um líquido em temperatura ambiente. A flor precisa de muita água para que a mistura de solo no vaso seja umedecida uniformemente, mas ao mesmo tempo não fique saturada demais com água.

Da primavera ao outono, a planta deve ser alimentada. Cada quarta rega deve ser feita com fertilização. Este último deve ser criado com base nas recomendações do fabricante. No inverno, eles precisam ser adicionados menos. Portanto, de novembro a março, basta vender 1-2 fertilizantes adicionais por mês. Antes de aplicar qualquer formulação, o solo do vaso deve ser ligeiramente umedecido.

A poda correta também é importante para a sanchezia. A planta tolera este procedimento sem problemas. Ao podar, os brotos excessivamente longos são encurtados em 2/3 de seus parâmetros originais. Isso é feito por meio de uma faca afiada com uma lâmina desinfetada. Em vez de uma faca, também é permitido usar uma tesoura de poda ou uma tesoura especial para jardim.

A flor também pode precisar de um transplante. Esse trabalho deve ser feito se:

  • o vaso ficou pequeno demais para uma flor;
  • a camada de drenagem assentou ou tornou-se muito densa;
  • o recipiente está completamente entrelaçado com raízes;
  • as raízes chegam à superfície a partir da mistura de solo.

Reprodução

No início da primavera, a flor pode ser propagada através do procedimento de estacas.

  • As partes superiores das hastes podem ser utilizadas como estacas. Eles devem ter pelo menos 3 nós. O corte é feito 1 cm abaixo do terceiro nó.
  • As estacas devem ser plantadas no substrato por 1/3. Deve-se usar uma caixa compacta para mudas. Deve ser preenchido com uma mistura de volumes iguais de turfa e areia. A temperatura ótima da mistura do solo é de +20 a +25 graus Celsius.
  • A mistura de estacas precisará de rega moderada.
  • Puxe um filme de polietileno sobre a caixa. O tanque deve ser colocado em um local claro, mas não muito ensolarado.
  • A cada 3 dias, o filme é aberto por 15 minutos para ventilar o solo.
  • Uma vez que os pecíolos estejam bem enraizados, eles podem ser transplantados para vasos separados.

Doenças e pragas

Descobriremos quais doenças e pragas afetam com mais frequência a sanchetia.

  • A planta gosta muito de vários parasitas. Na maioria das vezes, a sanchezia sofre de pulgões, moscas brancas, ácaros, insetos cochonilhas, cochonilhas. Com esses problemas, o arbusto é tratado com inseticidas.
  • Se a umidade do ar for reduzida, as pontas das folhas secam.
  • Acontece que a folhagem da planta começa a cair. Isso pode ser provocado pela secura da mistura do solo, iluminação excessiva ou umidade insuficiente do ar ao redor da flor.
  • Manchas marrons podem aparecer na folhagem devido aos danos do sol.
  • Baixas temperaturas e alta umidade podem levar ao apodrecimento dos caules e das placas das folhas do arbusto ornamental.
  • Existem situações em que a sanchetia se desenvolve muito lentamente e suas folhas não crescem muito. Normalmente, esses problemas ocorrem se a planta não recebe o suficiente dos nutrientes e substâncias necessárias.
sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário