Interior da Bauhaus

Contente
  1. O que é isso?
  2. História de estilo
  3. Opções de acabamento
  4. Móveis adequados
  5. Paleta de cores
  6. Iluminação
  7. Decoração e têxteis
  8. Belos exemplos

O estilo Bauhaus foi inventado pelos alemães, vai ao encontro da sua praticidade e do desejo de conforto, expresso através de coisas simples e convenientes.... O estilo evita o luxo burguês com muitos itens desnecessários. No artigo, vamos dizer-lhe como você pode organizar um interior moderno confortável, econômico e estético na área de um apartamento ou uma casa de campo.

O que é isso?

O estilo Bauhaus surgiu na Alemanha na década de 1920. Nesse período, a Art Nouveau já estava quebrando os estereótipos do classicismo caro e enfadonho. Portanto, a Bauhaus pode ser considerada a direção da arquitetura modernista. O novo estilo absorveu as características do cubismo, construtivismo, geometrismo. Graças a ele, o design deixou de ser prerrogativa dos ricos, passou a usar o princípio da padronização e passou a ser amplamente utilizado.

Os arquitetos da época projetavam casas para quarteirões industriais, tentando reduzir ao máximo o custo dos materiais de construção, mas ao mesmo tempo os apartamentos tinham 2-3 cômodos, uma cozinha e um banheiro, o que permitia a famílias de baixa renda viva confortavelmente.

O estilo Bauhaus é projetado para uma vida ativa em áreas urbanas, é voltado para as grandes massas e ao mesmo tempo para a conveniência de cada pessoa.... Esta área é caracterizada pelo uso de novas tecnologias, materiais de construção modernos.

A Bauhaus está próxima do minimalismo, a decoração e os itens desnecessários são considerados inúteis e não têm o direito de existir em um interior racional e prático, onde tudo está subordinado à funcionalidade e comodidade.

O design da Bauhaus está disponível para todos, não há pretensão no interior, o ambiente é construído em formas geométricas simples... No preenchimento do espaço, é característico um equilíbrio entre os elementos verticais e horizontais, embora os últimos sejam principalmente utilizados, apenas escadas e janelas alongadas podem ser atribuídas às opções verticais. O nível dos tetos nas salas geralmente tem alturas diferentes. Apesar da simplicidade e severidade, o estilo não parece enfadonho, a aparência dos interiores não é destituída de estética e criatividade.

História de estilo

"Bauhaus" é traduzido do alemão como "construir uma casa". No início do século XX, na Alemanha, este era o nome da Escola Superior de Construção e Desenho Artístico. Existiu de 1919 a 1933 e conseguiu dar ao mundo todo um rumo na arte e na arquitetura, que influenciou nas decisões de design de interiores, produção de móveis, design de livros, chamou a atenção para a simplicidade e beleza do cotidiano.

O crescimento industrial do século XX foi mal combinado com o detalhamento dos ornamentos e a riqueza da decoração na arquitetura do passado. O que faltava eram formas simples, econômicas e ao mesmo tempo estéticas que possibilitassem a construção massiva de casas, a produção de móveis e o atendimento da demanda das amplas camadas da população.

O credo da escola Bauhaus (artista, tecnólogo e artesão em uma única encarnação) impressionou as atitudes da nova era.

Acredita-se que a ideia de combinar o estilo industrial com a simplicidade das formas geométricas, sem deixar de lado a estética, seja do diretor da escola, o arquiteto Walter Gropius. No conceito do novo estilo, foi proposto excluir qualquer decoração do interior que não carregasse uma carga funcional, a chamada "beleza pela beleza" não importava para o sentido inovador.

Na fase inicial, ideias da seguinte natureza foram vistas no estilo:

  • recusa de decoração;
  • o uso de tecnologia de máquinas e materiais modernos;
  • o desenho industrial foi adivinhado;
  • funcionalidade, praticidade, versatilidade foram levadas em consideração.

Em 1933, quando os nacional-socialistas chegaram ao poder na Alemanha, eles fecharam a escola. Na década de 30 do século passado, a construção de casas e a criação de interiores no estilo Bauhaus mudaram-se para a Palestina, Tel Aviv, Birobidjã - onde arquitetos de origem judaica começaram a se movimentar ativamente, fugindo do novo governo alemão. Walter Gropius emigrou para os Estados Unidos, onde continuou a trabalhar nessa direção, com isso os americanos receberam um estilo Bauhaus prático e econômico, enriquecendo-o com suas características nacionais.

A sociedade russa da primeira metade do século XX conheceu organicamente as ideias do estilo alemão, já que a arquitetura dos prédios lembrava o construtivismo, tendência que se originou na jovem Rússia Soviética. O estilo Bauhaus ainda é relevante hoje por sua simplicidade racional e funcionalidade. Mas não pode ser considerado completamente moderno, a impressão retro é claramente traçada no design de interiores, então a Bauhaus quase nunca é usada em sua forma pura, apenas em combinação com outras direções.

Opções de acabamento

Na criação do interior da Bauhaus, o seguinte é usado:

  • formas geométricas - quadrados, retângulos, círculos, ziguezagues;
  • linhas diagonais e horizontais;
  • a presença de elementos repetitivos;
  • assimetria é usada;
  • superfícies lisas prevalecem.

Os seguintes tipos de materiais são preferidos na decoração e no mobiliário: madeira, plástico, couro, superfícies de vidro na forma de divisórias de zoneamento, metal cromado e forjado, têxteis densos.

Paredes

Nos interiores da Bauhaus, os mesmos materiais são usados ​​para decoração de paredes e para outras direções, mas eles se diferenciam de outros estilos pela especificidade da imagem. Gesso ou pintura lisa são mais frequentemente usados ​​na decoração de paredes. Tons de luz homogêneos ou formas geométricas brilhantes de cores diferentes são selecionados. Oferecemos várias opções como exemplos.

  • O desenho da parede inclui um conjunto de retângulos em diferentes cores e tamanhos. Uma imagem dinâmica suculenta é usada para uma das paredes da sala, para o resto, um colorido monocromático calmo é escolhido.
  • Decorar a superfície na forma de um padrão abstrato em um fundo preto funciona para a perspectiva do espaço.

Hoje, os fabricantes oferecem uma grande variedade de papéis de parede geométricos, você sempre pode escolher uma imagem com efeito cinético, uma imitação de uma estrutura natural ou o padrão desejado para um design específico... Para ocasiões especiais, eles solicitam a impressão de acordo com seus próprios esboços. Entre os produtos de papel de parede adequados para interiores da Bauhaus, os seguintes tipos podem ser distinguidos.

  • Gráficos - imagens simples de formas geométricas, feitas em uma versão contrastante.
  • Impressões estereométricas, que são figuras volumétricas - prismas, pirâmides, cubos, paralelepípedos, poliedros.
  • Geometria na impressão 3D ainda está no auge da popularidade, é usado em interiores de Bauchus, oi-tech, cubismo, minimalismo.

Os painéis têm formas claras, esse recurso por si só os torna adequados para o design Bauhaus. E se a superfície de destaque for projetada a partir de painéis decorativos de tamanhos diferentes, a parede se tornará uma parte efetiva de todo o interior.

A imagem em baixo-relevo sempre chama a atenção. Para a Bauhaus, é importante não se desviar do assunto, para usar padrões abstratos ou geométricos.

  • Parece ótimo gesso baixo-relevo, realizado na mesma tonalidade com a superfície.
  • Decoração em estuque de poliuretano forma listras brancas cruzadas na parede de grafite.

Piso

O piso na maioria dos interiores da Bauhaus não é uma superfície brilhante e acentuada.É feito de materiais de qualidade - linóleo, parquet, laminado, tem um padrão simples e discreto ou uma cor monocromática suave. Mas cada regra tem suas próprias exceções, nós as selecionamos como exemplos.

  • Retângulos e quadrados compõem o piso variegado.
  • O quadro é pintado em tons ricos de vermelho e marrom.
  • Atraído pelo padrão expressivo da superfície do piso.
  • Desenhado pelo artista Piet Mondrian, o piso preto brilhante é decorado com linhas retas coloridas.
  • O padrão geométrico da superfície do piso pode ser infinitamente variado, mas sempre atrai com sua precisão e correção.

Teto

O espaço do teto não passa despercebido pelos designers. Se a decoração de acabamento não for fornecida, lâmpadas lineares ou de raio ajudam. Porém, mais frequentemente no estilo Bauhaus, o teto tem suas próprias características, pelas quais essa direção é facilmente adivinhada.

  • O enquadramento do perfil preto alterna com os tecidos elásticos, formando seções retilíneas.
  • Linhas contrastantes que vão das paredes ao teto terminam numa espécie de padrão abstrato das lâmpadas.
  • Formas geométricas caoticamente localizadas de paredes e partes do teto são combinadas em um único espaço.

Móveis adequados

Móveis Bauhaus são simples e funcionais, feitos de materiais modernos... Tem formas regulares e ausência de qualquer decoração. Apesar da brevidade, o estilo é bastante reconhecível, independentemente da divisão decorada com este tema - uma cozinha, um quarto ou um hall. Na produção de móveis, a maior preferência é dada aos metais, couro, madeira, plástico e vidro.

Na escola de Walter Gropius, eles criaram itens de interior baseados em uma moldura feita de um tubo de metal dobrado. Mais tarde, produtos forjados foram adicionados à variedade de elementos de metal.

A racionalidade dos designers alemães tornou possível combinar vários tipos de móveis para diferentes fins em um único modelo (cadeira de rede, mesa de estante).

A mesma racionalidade deu origem a um desenho estranho (dois em um), que de frente parece um guarda-roupa duplo comum com barra para cabides, e de lado também contém portas que escondem prateleiras e um mezanino inferior.

Interessante modelo de sofá de couro sobre estrutura de metal, com corrimãos em forma de estantes espaçosas.

Práticos bonecos de nidificação chamam a atenção, como um conjunto de banquetas de diferentes tamanhos, que se integram até os parâmetros de uma cadeira. O kit é conveniente para uso em apartamentos pequenos. Quando os convidados saem, os assentos formam uma única estrutura e vão para debaixo da mesa.

Elementos do cubismo são visíveis nas formas geométricas claras dos móveis da Bauhaus. Cadeiras de couro macio e brilhante lembram cubos.

As linhas do cubo também são adivinhadas no desenho da cama. A cama de casal quadrada parece bastante tradicional. A estrutura elegante de tubos e ripas de metal construída acima da cama faz uma referência ao estilo. Nos interiores da Bauhaus, também são usados ​​modelos de camas "flutuantes".

O grupo de jantares desta tendência parece extremamente incomum. A base da mesa é composta por duas molduras cobertas de vidro cruzadas, e as cadeiras parecem mais ziguezagues de um só movimento do que móveis.

Quando se trata de transformar modelos feitos no estilo Bauhaus, há uma manifestação de construtivismo. Por exemplo, uma composição em preto e vermelho de duas cadeiras e mesas parece ser um único design geometricamente perfeito. Na verdade, são duas cadeiras separadas com tampos de mesa pequenos incluídos, que podem servir facilmente off-line.

Outro exemplo de transformador que representa a cadeira mais simples possível. A estrutura de ar leve é ​​feita de tubos de alumínio e duas pequenas pranchas servem como assento.No momento da transformação, a cadeira se afasta formando duas poltronas, enquanto o padrão geométrico formado pela estrutura tubular muda de forma peculiar.

Os interiores da Bauhaus experimentam corajosamente a cor, combinando superfícies monocromáticas com pontos de destaque brilhantes. Portanto, os móveis nesta direção podem conter quaisquer cortinas.

Paleta de cores

O estilo Bauhaus permite que você use qualquer cor no interior. Tons neutros (bege, cinza claro, grafite) referem-se ao uso de fundo. Em sua superfície, formas geométricas de cores diferentes podem deslumbrar.

Na maioria dos interiores, a famosa regra é respeitada - não use mais de três tons. Mas, uma vez que os tons puros são escolhidos, por exemplo, azul espesso, amarelo e vermelho, visualmente há mais deles, e a sala torna-se como uma exibição de fogos de artifício, como, por exemplo, nas obras de Stijl.

O interior da Bauhaus é caracterizado pelo contraste do preto e branco, sobre o qual o design pode ser totalmente construído. A atmosfera é suavizada pelo uso de tons amadeirados aconchegantes.

Se você escolher uma configuração monocromática em tons de marrom, leitoso ou cinza, o tema neutro geralmente é diluído com vários pontos de destaque.

Às vezes, na decoração das paredes e do teto do estilo Bauhaus, você pode encontrar apenas uma cor 'não brilhante, atenuada, mas saturada, que não irrita, mas chama a atenção. O vazio das superfícies é diluído pela decoração criada a partir de tubos ou pranchas em forma de retângulos e quadrados.

Qualquer que seja o esquema de cores do interior, é importante para o estilo Bauhaus manter a harmonia, encontrar um compromisso entre tons frios e quentes, diferentes texturas e formas.

Iluminação

Na direção da Bauhaus, luz brilhante e abundante de sombras frias é usada, como em instalações industriais. Paredes claras, divisórias de vidro e portas são adicionadas à iluminação ativa - tudo no complexo expande visualmente o espaço, torna-o luminoso e arejado.

No estilo Bauhaus, o zoneamento é incentivado, no qual a iluminação desempenha um papel importante... São utilizados vários tipos de lâmpadas com comutação autónoma, o que permite iluminar apenas as zonas necessárias, deixando o resto à sombra.

A próxima característica do estilo está nas próprias luminárias, sua aparência deve obedecer à ideia de formas geométricas.

Lustre

Você pode abandonar completamente o lustre central saturando a sala com iluminação zonal. Mas, se estiver presente, de alguma forma deve se parecer com figuras de um livro de geometria ou objetos tecnológicos.

Iluminação embutida

Se você decorar corretamente a sala com lâmpadas embutidas, o lustre principal não será necessário. Ao instalá-los atrás de uma tela elástica, você pode obter linhas brilhantes, retângulos e círculos no teto. Ocupando uma grande área, eles iluminam totalmente a sala.

Focos embutidos circundam bem o quarto. Eles são colocados sobre uma mesa de computador, cama ou na cozinha na área de cozimento.

A retroiluminação LED, escondida por trás de todos os tipos de saliências e objetos, proporciona visualmente "flutuação" no espaço. As lâmpadas dessas estruturas são duráveis ​​e podem brilhar por muitos anos sem serem substituídas.

Iluminação suspensa de teto

Está equipado com cabos, estruturas em tubos ou perfis metálicos. As linhas claras e iluminadas de metal preto são características dos interiores da Bauhaus. Lâmpadas retilíneas penduradas no teto são usadas ativamente.

Outros tipos

No interior da Bauhaus, você pode encontrar luminárias de mesa, luminárias de chão, arandelas e outros tipos de luminárias. Sua localização depende da finalidade de uma zona específica.

Acima do local de trabalho, os holofotes costumam ser fixos e uma luminária de mesa pode ser exibida na superfície de uma mesa ou de um computador. Para apoiar o estilo, ele definitivamente terá um formato claro e sem babados. Uma luminária de chão instalada em uma área de recreação será tão simples quanto graficamente.

Luminárias lacônicas podem ser penduradas no teto acima do grupo de jantar. Sua simplicidade beira a perfeição. A mesma luminária de suspensão costuma ser colocada acima da área de estar se você não quiser usar uma luminária de chão.

Decoração e têxteis

O estilo Bauhaus tem sua própria ideia de beleza. Simplicidade, ergonomia, formas perfeitas também afetam a percepção estética do ambiente. Isso não quer dizer que tais interiores sejam completamente desprovidos de belos adornos, apenas a decoração na maioria dos casos também carrega consigo uma carga prática. Por exemplo, um piso liso é coberto com um tapete variegado, o que torna o ambiente não só mais bonito, mas também mais quente. Com o mesmo propósito, os pódios são revestidos com tecidos multicoloridos.

Uma parede decorativa lindamente projetada não é apenas espetacular, mas totalmente funcional. Uma decoração abstrata bem pensada também serve como estante.

Mas há exceções às regras, elas se referem a pinturas geométricas e instalações incomuns. Tomemos um deles como exemplo: um pedestal com retângulos coloridos, fixado na parede, escorre "tinta" para o chão, formando uma "poça". A instalação atrai hipnoticamente o olhar, mudando completamente a enfadonha sala cinza, mas ao mesmo tempo não carrega nenhuma funcionalidade.

Os elementos de cor inteligentemente pensados ​​na superfície plana do chão e nas paredes já são uma decoração incomparável em si. E se prateleiras práticas em nichos e lâmpadas incríveis são adicionadas a elas, a racionalidade é combinada com sucesso com a estética.

Outro exemplo de decorar uma sala com cores. O designer colocou figuras coloridas na parede de destaque. As sombras descem sutilmente sobre os tecidos das almofadas do sofá, e então, perdidas sua suculência, mas mantendo sua diversidade, passam para um tapete aconchegante. Nesse projeto, o tapete e as almofadas combinam a praticidade e a beleza da Bauhaus.

A técnica mais comum para decorar paredes vazias de cores neutras neste estilo são os desenhos geométricos suspensos que fluem das paredes para o espaço da sala. Eles são feitos de tubos, tiras, perfis de metal pintado. Eles são combinados organicamente com o mesmo tipo de móveis e lâmpadas.

Belos exemplos

Você pode realmente apreciar o estilo incrível apenas com belos exemplos.

  • Bauhaus no projeto de uma casa particular.
  • Uma área de estar com design colorido e conotações geométricas.
  • Bauhaus moderno em monocromático.
  • Interior elegante e aconchegante.
  • Ambiente boudoir em um quarto colorido e elegante.
  • Design contrastante suavizado por tons quentes de móveis de madeira.
sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário