Verniz de iate para carpintaria de interiores: características e aplicações

Contente
  1. Composição e propriedades
  2. Notas de Danos Potenciais
  3. Alívio do medo
  4. Visualizações
  5. Tecnologia de aplicação
  6. Outras áreas de aplicação

Ao usar madeira, é preciso cuidar de sua proteção adequada, pois esse material absorve muito a umidade. Alguns usam tinta, limitando assim os produtos de madeira provenientes da água e suas propriedades destrutivas. Porém, esta opção não é indicada para quem deseja preservar as belezas naturais da árvore. A maioria dos usuários quer se livrar dos danos da água e não esconder a cor da madeira verdadeira, e é assim que se aplica um verniz incolor. Esses produtos são bastante diversos, mas é o verniz de iate ou, como é frequentemente chamado, o verniz de “navio”, que é especialmente popular.

Composição e propriedades

Não é por acaso que a versão de verniz apresentada recebeu tanto apreço devido à sua extraordinária durabilidade em qualquer situação desfavorável. Isso não é surpreendente, pois ele principalmente tem que proteger a árvore, que está regularmente em contato com a água.

O verniz de navio real não está completo sem:

  • resinas de alta qualidade;
  • solventes orgânicos;
  • vários suplementos especializados.

Esta composição é feita especialmente para peças de madeira. Uma vez aplicadas ao destino, as substâncias listadas juntas criam uma película de resistência especial.

O filme, por sua vez, possui uma série de propriedades protetoras:

  • O sol não a afeta de forma negativa.
  • Ele não passa por um período extremamente longo.
  • Ela não tem medo dos efeitos de nenhum elemento químico.
  • Com esse tipo de filme, mesmo a umidade mais alta não ameaça a madeira.

Notas de Danos Potenciais

No entanto, apesar das muitas qualidades positivas, as composições também têm lados negativos: substâncias tóxicas são adicionadas a elas - tolueno e xileno. O primeiro, dotado de carbono e hidrogênio, durante sua evaporação tem um efeito negativo no organismo, contribuindo para o aparecimento de irritação da mucosa e tontura. A evaporação é geralmente muito lenta, então o efeito negativo também dura pelo menos um longo tempo.

A segunda toxina é o benzeno complexo em sua forma pura, que pode ser facilmente encontrado no corpo humano, não apenas quando a pessoa respira. Ele também tem acesso à penetração através da pele. O xileno costuma ser o culpado pelo aparecimento de um grande número de doenças internas, que incluem distúrbios do sistema nervoso.

Conhecendo todas as deficiências, podemos concluir que o verniz para iates não deve ser usado como uma ferramenta para uso interno, a fim de evitar problemas de saúde. Será muito melhor se o produto atuar como um protetor de madeira do lado de fora do prédio.

Alívio do medo

Você não deve ter medo de usar verniz para iates, pois hoje a maioria dos fabricantes está pensando seriamente em expandir sua clientela e na saúde das pessoas em geral. Agora, o verniz de navio é feito com um solvente totalmente livre de substâncias nocivas e é chamado de aguarrás. Usando esta opção, será possível se proteger e se envolver com tranquilidade no trabalho interno. Avaliações excepcionalmente positivas de pessoas reais confirmaram há muito tempo que o verniz de deck moderno só traz benefícios.

Visualizações

As características distintivas dos vários modelos do verniz apresentado residem no aspecto e na composição de cada um deles. A aparência é dividida em fosco e brilhante. O verniz brilhante torna a superfície mais espelhada e brilhante. A árvore assim processada parece ótima, mas essa beleza não durará muito se o produto não for cuidado de acordo com todas as regras.

Para os consumidores que têm praticidade em primeiro lugar, uma solução mais lucrativa seria optar por um verniz fosco. Este último tipo não é capaz de tornar a superfície brilhante, mas devido às suas propriedades, o pó e a sujeira serão muito menos perceptíveis, portanto, é várias vezes mais fácil cuidar da madeira fosca.

Para trabalho externo

As composições dos vernizes para deck são um pouco diferentes umas das outras, portanto, por uma questão de conveniência de escolha, eles são divididos em tipos.

  • Alkyd. Esse tipo é bastante barato e, em parte devido a esse fator, os produtos são muito difundidos entre o consumidor de massa. Apesar do preço, é muito resistente e penetra bem na madeira. O lado negativo aqui é a presença de substâncias tóxicas que demoram muito para evaporar. Para uso em ambientes onde haja pessoas ou animais, o verniz alquídico é proibido.
  • Alkyd-urethane. Esta composição tem um teor elevado de alquídicos, que ajudam o verniz a permanecer resistente às intempéries por muito tempo e a secar rapidamente (em cerca de seis horas). No entanto, esta opção não é menos tóxica, por isso não pode ser usada para edifícios residenciais. Ao trabalhar com ele, você deve estocar itens de proteção durante as obras para evitar envenenamento.

Para trabalhos de interiores

Esses vernizes custarão mais caro, mas também não farão mal à saúde.

  • Uretano-alquídico. O plastificante de uretano não permite que as toxinas evaporem e também melhora a resistência do filme de verniz que se forma após o uso, ajudando a não reagir a temperaturas extremas. Conseqüentemente, esse verniz é excelente para uso doméstico, pois pode até proteger pisos aquecidos.
  • Acrilato. Esse tipo é à base de água, o que a torna minimamente tóxica. O respeito ao meio ambiente da composição do verniz aumenta muito seu custo, mas também elimina quaisquer riscos quando aplicado em absolutamente qualquer ambiente, com exceção de, por exemplo, um vaso de madeira, uma vez que uma base inofensiva não é capaz de oferecer alta resistência à água.

Tecnologia de aplicação

É muito fácil envernizar superfícies de madeira, mas a boa qualidade requer atenção especial a vários detalhes. Você não precisa ser um profissional para obter um resultado decente.

Basta estudar uma pequena instrução e seguir exatamente as instruções:

  • O envernizamento de um produto que já foi submetido a uma operação semelhante requer a remoção preliminar da camada existente. Caso contrário, você deve esperar que o novo verniz inche e estale.
  • Se tudo acontecer pela primeira vez, a madeira deve ser seca para que seu teor de umidade não ultrapasse 20%.
  • Um primer em uma superfície seca também não dói, mas você deve escolher um onde não haja aditivos anti-sépticos.
  • Uma camada de resistência adequada não fica completa sem o processamento em algumas camadas de verniz com um rolo ou pincel.
  • A camada inicial é aplicada ao longo da fibra da madeira. O segundo - somente depois que o primeiro estiver completamente seco e o terceiro - atravessar as fibras.
  • A segunda camada é aplicada após cerca de seis horas e a terceira após 24 horas.
  • Dar ao produto um tom específico desejado também é possível se o verniz for diluído com uma cor adequada e compatível na composição;
  • É aconselhável usar as instalações após 48 horas.

Outras áreas de aplicação

O verniz de iate é frequentemente usado para proteger itens domésticos comuns, entre os quais os mais comuns são:

  • Chãos de madeira;
  • móveis geralmente encontrados no jardim;
  • painéis de madeira na casa.

Hoje, latas especiais ou latas de aerossol são usadas para armazenar e vender verniz de navio.

A decisão de usar tal verniz obriga cada comprador a estudar cuidadosamente todas as recomendações e advertências do fabricante indicadas na embalagem, tanto quanto possível. Somente no caso de uma versão corretamente selecionada, é possível obter uma imagem final adequada do produto.

Como restaurar o revestimento de verniz é descrito no vídeo.

1 comentário
0

Muito interessante, obrigado!

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário