Guarda-roupa faça você mesmo na varanda ou loggia

Guarda-roupa faça você mesmo na varanda ou loggia
  1. Do que pode ser feito?
  2. Estágio preparatório
  3. Fazendo medições
  4. Opções de porta
  5. Que lindo fazer o armário de canto mais bonito?
  6. Nós fazemos um guarda-roupa
  7. Fazendo um modelo embutido

A mobília da varanda pode ser feita de forma independente, usando um mínimo de ferramentas e materiais. Um guarda-roupa feito por ele mesmo corresponderá totalmente à ideia de design do proprietário da loggia. Além disso, atua como fiador da qualidade do produto acabado, já que o processo de criação dos móveis é controlado do início ao fim.

Do que pode ser feito?

O design do gabinete depende do interior da sala escolhido. Quando uma oficina está localizada na loggia, os móveis devem ser espaçosos, ter muitas prateleiras para guardar pequenos itens, mas menos atenção será dada às características estéticas.

Por outro lado, quando a varanda é decorada em estilo vintage ou moderno, a aparência do gabinete vem à tona.

Para a fabricação de móveis são utilizados diversos tipos de materiais, dos quais dependerão as características funcionais do produto, sua cor, textura e vida útil. Móveis feitos de madeira natural parecem os mais nobres e sólidos.

Uma opção econômica seria um guarda-roupa feito de forro, aglomerado ou plástico.

Madeira

O material tem melhor desempenho e maior durabilidade. A árvore é amiga do ambiente, não emite substâncias nocivas para o ar. Devido à sua excelente aparência, as placas não requerem processamento adicional, ficarão bem mesmo sem tinta ou verniz. No entanto, o material também tem uma série de desvantagens. Isso inclui alto custo, robustez, peso pesado. A madeira queima, incha sob a influência da umidade e pode aparecer mofo.

Drywall

A facilidade de instalação é uma das principais vantagens do material, que permite a implementação de soluções de design complexas. O drywall se curva bem, portanto é adequado para criar móveis com cantos arredondados ou elementos decorativos cilíndricos. As folhas são leves, por isso são fáceis de transportar e os móveis acabados podem ser movidos sem problemas. O custo do material é inferior ao da madeira, o que o torna popular entre os consumidores.

As desvantagens incluem a baixa resistência dos fechos e a relativa fragilidade dos produtos acabados.

Plástico

Este material artificial possui uma rica gama de cores, pode ser decorado com padrões e desenhos. O plástico é maleável ao processamento, dobra-se facilmente, difere na facilidade de instalação, portanto, os iniciantes serão capazes de lidar com isso.

A praticidade do material se expressa em seu baixo peso e facilidade de manutenção: quando aparece sujeira, basta limpar a superfície do móvel.

O plástico moderno é resistente à luz ultravioleta e retém a saturação da cor mesmo quando exposto à luz solar. O material não tem medo de umidade, não há riscos nele com menor estresse mecânico. A vantagem é o baixo peso do móvel acabado. O gabinete de plástico pode ser facilmente desmontado para transporte para outro local.

Aglomerado

Uma placa composta por serragem, aparas, aparas. As vantagens do material incluem resistência, confiabilidade e densidade. Os painéis são fáceis de instalar e têm baixo preço. A estrutura especial das lajes permite criar móveis de qualquer forma e tamanho e com um design exclusivo a partir deles. Os produtos feitos com esse material são fáceis de transportar e ocupam pouco espaço durante o armazenamento.Os painéis são resistentes a temperaturas extremas, umidade e luz solar.

Os materiais de construção não são tão inflamáveis ​​como a madeira natural, garantem um bom som e regulação da temperatura.

Madeira compensada

Material de construção constituído por várias camadas de madeira com uma espessura de 0,5-10 mm. Existem diversos tipos de compensados, dependendo de suas características operacionais e das especificidades de fabricação dos painéis. Em particular, materiais de construção laminados, resistentes à umidade e baquelite são diferenciados. Devido à sua estrutura, o compensado é resistente a influências externas. Os painéis são fáceis de trabalhar: são processados ​​com as mesmas ferramentas da madeira natural. Peças de qualquer tamanho e forma são cortadas de compensado, se necessário, pode até ser dobrado.

O material é resistente a altas e baixas temperaturas, não tem medo dos efeitos da umidade.

Resina

É usado principalmente para decoração de interiores e exteriores, mas o material também pode ser usado para a fabricação de móveis. Neste caso, é feita uma moldura de madeira, que é revestida com ripa. As vantagens dos painéis são a resistência e as altas características estéticas. O forro de madeira fica bem mesmo sem tinta e verniz, portanto é possível economizar dinheiro na fase de acabamento. Para tornar o material resistente à umidade e temperaturas extremas, ele é revestido com soluções especiais.

Ao criar móveis, é permitido combinar diferentes materiais. Pode ser à base de madeira ou aglomerado, que são complementados por prateleiras e pastilhas de vidro. Esta opção também é adequada para plástico - pode ser decorada com elementos de metal.

Estágio preparatório

Antes de prosseguir com a fabricação do gabinete, é necessário avaliar o estado geral da loggia e pré-planejar seu layout e interior. Se a sala for usada como residencial, ela é pré-isolada, coberta e com acabamento.

Eles se dedicam à criação de móveis somente após o término da obra de reparo: são determinados com o modelo do gabinete, adquirem materiais e preparam ferramentas.

Quais equipamentos são necessários para fazer móveis para a varanda:

  • nível de construção;
  • broca de impacto, serra de vaivém, broca de martelo;
  • furar;
  • martelo, serra, chaves de fenda;
  • fechos;
  • acessórios para móveis;
  • fita métrica, fita métrica, lápis.

O desenvolvimento do modelo do futuro gabinete é coerente com a sua finalidade, com base neste, são selecionados elementos funcionais e decorativos. Se pretendem plantar flores e mudas na varanda, algumas das prateleiras são abertas, pois as plantas precisam do sol. Um armário simples com um mínimo de decoração é adequado para uma oficina. A componente prática também é importante quando a loggia é combinada com a sala de jantar: os móveis passam a fazer parte do conjunto de cozinha.

Fazendo medições

A compra de materiais de construção começa com o trabalho de medição. É necessário decidir sobre três valores: altura, largura e profundidade do gabinete. Para isso, mede-se a área da varanda com régua, lápis e fita métrica e decide-se qual parte da loggia o futuro produto irá ocupar. A profundidade das prateleiras também deve ser levada em consideração: a capacidade do móvel depende disso.

Se antes havia outro armário na varanda, você pode usar suas dimensões como base.

Nesta fase, a lista de fixadores, seu número e tamanho também são determinados. Acessórios, como materiais, são vendidos em lojas de ferragens. Se possível, deve ser indicado nos diagramas para posterior montagem adequada do gabinete.

Opções de porta

Os móveis da varanda podem ser abertos ou equipados com portas. Os últimos elementos ocupam toda a altura do armário ou apenas parte dele. Às vezes, as portas são colocadas apenas na parte inferior, e os fãs de estilo moderno e formas não padronizadas podem preferir portas assimétricas. Com base nos recursos de design, eles são divididos em vários tipos:

  • Balanço. A opção mais barata e comum.Para a fabricação dessas peças, basta levar diretamente as portas e dobradiças com fechos sobre os quais serão instalados os caixilhos.
  • Deslizando. Portas do tipo usado em guarda-roupas. Eles deslizam para os lados, facilitando o acesso ao conteúdo. Se você planeja fazer um camarim de uma loggia, pode colocar um espelho nas portas. As portas exigem trilhos e rodízios para caber na parte superior e inferior do gabinete.

Esse design economiza espaço pelo fato das abas não obstruirem a passagem.

  • PersianasUma espécie de persianas, uma das opções mais caras. Eles são feitos em forma de rolo, guias e placas. Essas portas vêm em um conjunto completo, de modo que o proprietário da varanda não precisa adquirir de forma independente todas as peças e fechos.

O material das portas também pode ser diferente:

  • As venezianas de aglomerado, contraplacado e forro são leves, fáceis de cortar em peças quadradas, rectangulares ou mesmo ovais, pelo que é possível escolher um desenho de mobiliário original.
  • As portas em madeira natural caracterizam-se pela solidez, durabilidade, conferem nobreza ao gabinete, mas tais elementos serão pesados ​​e não os mais práticos.

Que lindo fazer o armário de canto mais bonito?

No espaço limitado da varanda, cada centímetro é levado em consideração, por isso deve-se dar preferência a móveis compactos. Um armário de canto economizará espaço e não ocupará parte da abertura da janela. A vantagem é o fato de que assim haverá mais luz no ambiente.

Os móveis de canto têm formato não padronizado: de um lado do modelo é mais estreito do que do outro. Você pode fazer um gabinete em forma de triângulo, poliedro ou quadrado com um lado chanfrado. A parte larga fica encostada à parede, a estreita fica ao lado da fachada da varanda. Uma opção vencedora seria equipar o guarda-roupa com portas de correr, pois assim poupará ainda mais espaço.

Estágios de fabricação de um gabinete de canto:

  • Criação de esboços de mobiliário futuro. Quando o proprietário da varanda não tem experiência, é melhor tomar como base os modelos existentes e modificar as suas dimensões em função do espaço disponível.
  • Determinação do número de acessórios, fixadores, hardware. Para fixar as prateleiras, recomenda-se a utilização de cantos e parafusos auto-roscantes.
  • Medidas. Nesta fase, são feitas as medidas do piso até a altura estimada do gabinete e determinada a largura. No cálculo dos elementos da moldura, as dimensões são reduzidas pela espessura do forro, elas constituem o espaço para os vãos.
  • Montagem do quadro. O primeiro passo é instalar as barras superior e inferior - elas devem ser completamente idênticas. A instalação é realizada por meio de cantos. O comprimento dos parafusos auto-roscantes é selecionado de forma a garantir a resistência das juntas e, ao mesmo tempo, não deformar as partes do gabinete.
  • Instalação de peças verticais. É mais conveniente trabalhar sobre uma superfície plana e só então colocar a moldura contra a parede. Nesta fase, é importante não cometer erros. Se as peças forem montadas tortas, devem ser fixadas em uma nova, caso contrário o produto acabado ficará frágil.
  • Instalação de prateleiras. A distância entre eles pode ser a mesma ou diferente. Neste último caso, será possível armazenar itens pequenos e maiores.
  • Revestimento de gabinetes e instalação de portas. A parte superior, inferior e laterais devem ser dimensionadas para caber na moldura. Na parte inferior, você pode colocar as pernas ou ficar sem elas se o gabinete ficar diretamente no chão. O tipo de faixa selecionado é instalado com fechos.

Na última etapa, é montado o tipo de caixilho selecionado, se necessário, as superfícies são pintadas ou envernizadas. Recomenda-se o uso de impregnações especiais para tornar os móveis resistentes a altas temperaturas e umidade.

Nós fazemos um guarda-roupa

O sistema de porta deslizante economiza espaço, permite o uso eficiente de nichos e reentrâncias. Na preparação para a criação de um armário, realizam as mesmas operações que na fabricação de outras peças de mobiliário: realizam trabalhos de medição, desenham um diagrama, determinam o número exato e o tamanho das peças. A fabricação da moldura, seu revestimento e a instalação das prateleiras também são feitos de forma semelhante.

Existem três opções para instalar folhas de porta:

  • guia superior. A solução é altamente durável. Nesse caso, o perfil está no topo;
  • guia inferior. Sistema fácil de implementar. Ao escolher os rolos, leve em consideração que eles suportam a carga máxima;
  • monotrilho. Uma das opções mais duráveis. Cada faixa usa suas próprias guias, elas são fixadas acima e abaixo.

As folhas da porta são fixadas ao sistema selecionado, após o que é executado o acabamento. Quando as matérias-primas são utilizadas, elas são lixadas, laminadas ou coladas com papel decorativo.

Um processo mais detalhado para fazer um guarda-roupa em uma varanda pode ser visto no vídeo a seguir:

Fazendo um modelo embutido

Os roupeiros embutidos são uma das peças de mobiliário mais práticas e fáceis de fabricar. A sua criação requer um mínimo de esforço, uma vez que apenas é necessário instalar as estantes, prateleiras e portas. A vantagem do modelo é seu tamanho. O armário localizado em um nicho ou através da loggia não ocupa espaço no corredor, ele serve como uma continuação funcional da parede.

O trabalho preliminar é realizado da mesma forma que na fabricação das opções de gabinete acima mencionadas: fazemos medições, um desenho, etc. Em seguida, o quadro é instalado. Para isso, é adequada uma viga de madeira com seção de 40x40 ou 50x50 mm. Você também pode usar perfis de gesso cartonado, elementos de metal.

Estes últimos são caracterizados pela máxima resistência, possuem um revestimento anticorrosivo e uma longa vida útil.

Para prateleiras, os materiais em folha são predominantemente retirados, a partir dos quais é mais fácil cortar peças com as dimensões exigidas. Os elementos são fixados em locais especialmente preparados por meio de parafusos auto-roscantes ou buchas. Para a instalação, podem ser usados ​​ângulos fixados diretamente na parede.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário