Tudo sobre móveis Art Déco

Contente
  1. Peculiaridades
  2. Visualizações
  3. Materiais (editar)
  4. Espectro de cores
  5. Fabricantes populares
  6. Como escolher e organizar?
  7. Exemplos elegantes

O estilo Art Deco na tradução significa "arte decorativa". Nascido na década de 30 do século passado, absorveu tudo de melhor da modernidade, do construtivismo, do neoclassicismo, das tendências étnicas.

Art Déco é elegância refinada, luxo nobre e prazer de viver.

Peculiaridades

Misturar diferentes direções torna o estilo Art Déco bastante complexo e heterogêneo. No entanto, existem características nele, pelas quais é inequivocamente reconhecível entre muitas outras tendências de interiores. O mobiliário Art Deco é o seu centro e uma verdadeira decoração da casa.

Aqui estão algumas das características que fazem deste móvel uma obra de arte.

  • Art Déco é um luxo, exóticos e grandes investimentos financeiros, não é à toa que se chama o estilo das “estrelas”. Madeiras caras, incrustações de marfim, couro genuíno de criaturas marinhas exóticas e animais terrestres, peles com uma cor contrastante, pintura habilidosa, ouro, prata e madrepérola são usados ​​na manufatura.
  • Móveis futuristas pode ser feito de metal, vidro, com inserções de espelho.
  • Além da geometria estrita contornos com linhas quebradas, há formas em ziguezague, trapezoidais, semelhantes a cristais. Mas mesmo linhas arredondadas podem ser vistas nas silhuetas dos móveis. Por exemplo, a forma de um barril é muitas vezes adivinhada nos contornos de poltronas e sofás.
  • Muitas vezes, há vários estágios e versatilidade no design de móveis. Essa técnica é utilizada na fabricação de aparadores, cômodas e consoles, camas e sofás.
  • Geometria do estilo ele é enfatizado pela moldura, contorno, abstração, curvilinearidade - por exemplo, um contorno na forma de uma moldura pode ser aplicado a um fundo claro.
  • A técnica mais comum é um trapézio reto ou invertido. Podem ser pernas, costas, bases para mesas e consolas.
  • Cômodas e aparadores Distinguem-se por um forte brilho, quase uma superfície espelhada, que se consegue por meio de um envernizamento abundante.
  • As luzes de um sol - um elemento indispensável na decoração e decoração de móveis em estilo Art Déco. Pode ser inlay ou pintura artística, via de regra, envolvendo um trapézio. Contraste, elementos decorativos, raios de sol estilizados, bem como motivos coloniais e étnicos do Egito, México dos tempos dos astecas, África colonial, civilização suméria, antiga Babilônia e Assíria são usados ​​na decoração decorativa e de piso, na forma de acessórios.

Móveis neste estilo são a base que dá o tom para o design de interiores. O estilo Art Déco é considerado um dos mais complexos devido ao seu ecletismo, uma mistura de vários estilos. Aqui é importante captar a linha tênue entre modernidade, cubismo e classicismo, para manter um equilíbrio entre os objetos do espaço circundante, cores e elementos de decoração.

Os dois estilos, Art Nouveau e Art Deco, têm muito em comum, mas há linhas claras que indicam as diferenças entre eles.

  • Moderno prefere cores suaves e tons calmos. Art Déco é caracterizado por contrastes e acentos decorativos brilhantes.
  • Linhas suaves e curvas são características da Art Nouveau. Art Deco usa geometria clara e linhas quebradas.
  • Na Art Nouveau, são usados ​​materiais tradicionais e espécies de madeira. Art Déco é sempre madeira exótica e nobre.
  • Moderno prefere superfícies mate. Art Déco tem brilho e brilho.

Todos os itens feitos no estilo Art Déco são de alta qualidade e alto preço. Outra característica desse estilo é um grande número de aparadores, aparadores, consoles. Todos eles têm um espelho ou superfície brilhante, o uso de pastilhas de vidro é popular. Se a superfície for monocromática, significa que deve haver um acabamento contrastante.

O design ornamental é dominado por geometria complexa, vigas divergentes, teclados.

Visualizações

No estilo Art Déco, você pode organizar qualquer tipo de mobiliário, comprar conjuntos prontos de quartos, salas de estar, salas de jantar. Sempre existe a oportunidade de organizar de forma independente uma sala a partir de elementos individuais prontos ou personalizados, de acordo com seu próprio gosto.

Os fabricantes oferecem uma variedade incomum de móveis neste estilo:

  • bares, balcões de bar, bancos de bar;
  • guarda-roupas, corredores, aparadores, aparadores, cômodas, consoles;
  • sofás, sofás-cama, camas, sofás;
  • poltronas, cadeiras de trabalho, mesas de centro e de centro, mesas de cabeceira;
  • Suportes de TV, pias, mesinhas de cabeceira para documentos;
  • escrivaninha e mesas de jantar, mesas laterais e de serviço;
  • cadeiras, pufes e meias cadeiras;
  • prateleiras, vitrines, suportes para livros e flores, estantes, luminárias de chão, espelhos, biombos e muitos outros itens decorativos.

Materiais (editar)

Apenas tipos valiosos de madeira são usados ​​para folheados na fabricação de móveis:

  • árvore rosa;
  • freixo e bordo;
  • madroño, madeira branca e preta.

Materiais naturais são usados ​​para estofamento, por exemplo:

  • pele de tubarão;
  • pele de crocodilo;
  • pele de arraia.

Além disso, para o estofamento de móveis estofados, são utilizados tecidos com veludo, cetim, coberturas de seda, com padrão geométrico, com imitação de peles contrastantes de animais silvestres.

O estilo caro prefere incrustações caras:

  • nácar;
  • Marfim;
  • prata e douramento;
  • cristais preciosos e semipreciosos.

Para objetos com metal, são utilizados alumínio, aço inoxidável e aço cromado. Os puxadores dos móveis, além do metal, podem ser feitos em marfim, madeira, com adição de embutimento.

Espectro de cores

Art Déco não é apenas um luxo, mas também uma audácia, um desafio ao minimalismo unitário causado pelos tempos difíceis da guerra e do pós-guerra. Foi então que a elite "estrela" de mentalidade progressiva desafiou o quotidiano cinzento, cansada das condições adversas. Marcou o apogeu de uma nova era no século atual - o estilo ousado absorveu até os motivos da construção de aeronaves e ainda conquista as pessoas com liberdade e uma combinação única de incompatíveis, a quintessência de elegância e excessos luxuosos.

A combinação da paleta de cores é uma marca registrada da arte decorativa chamada "art deco". Cores suaves ou brilhantes e puras são combinadas em contrastes elegantes, e a marca registrada do estilo é a combinação de branco e preto do teclado. Essa técnica é usada em qualquer lugar - em paredes ou pisos, em estofados decorativos.

As cores vivas são projetadas para criar acentos interiores. Gama principal - cores saturadas:

  • cor vermelha e seus tons - rubi, carmim, vinho, terracota, roxo;
  • verde - turquesa, onda do mar, esmeralda;
  • chocolate e suas variações;
  • marfim, bege, leitoso.

Qualquer uma dessas cores é um símbolo:

  • o roxo é um luxo abundante;
  • chocolate e esmeralda - um estilo de vida estável e bem-estar;
  • rubi e preto - paixão, expressão, risco, motivação.

Apesar dos acentos de cores brilhantes, o fundo geral do estilo é projetado em monocromático, mas de todas as maneiras possíveis enfatiza o desejo de liberdade e luxo.

Fabricantes populares

No início do século XX, os marceneiros italianos puderam constatar o rico potencial do estilo, que se tornou a base para a produção de móveis inusitados e caríssimos. O mobiliário italiano ainda é considerado um padrão estético e é muito procurado em todo o mundo. Os produtores italianos usam tecnologias exclusivas para o processamento de espécies de madeira preciosas. Materiais decorativos excepcionalmente caros transformam objetos do cotidiano em obras de arte. O mobiliário italiano pode ser reconhecido por seus contornos, onde não apenas linhas retas são utilizadas, mas também geometria quebrada e curva.

O design italiano se distingue por uma rica paleta de cores, alguma monumentalidade, materiais de acabamento preciosos e requintados - decoração de pele, cristais Swarovski, cristal e metal.

Produtos da China são frequentemente considerados abaixo do padrão, mas isso não se aplica a móveis Art Déco. Nesse caso Os fabricantes chineses estão no seu melhor - oferecem móveis bonitos e de alta qualidade. Apesar de a Europa ser a pátria do estilo, os chineses captaram sua essência de maneira muito sutil e precisa. Uma característica distintiva de seus móveis é o laconicismo e a praticidade, luxo moderado, mas sem babados excessivos. O trabalho dos fabricantes chineses é resultado de alto profissionalismo, criatividade, sutil compreensão da beleza e das artes decorativas com um toque de abstração. Móveis chineses não é um preço muito alto, excelente qualidade, praticidade bem calculada.

De fabricantes russos, móveis estofados prontos e pedidos individuais são oferecidos pela empresa "Lavsit" e outros. Os fabricantes de móveis russos são guiados pelas opções premium de elite e pela categoria de preço médio. Cozinhas, quartos, salas, banheiros de produção russa correspondem totalmente ao conteúdo semântico do estilo - são luxuosos e sofisticados. Todos os móveis são de uma beleza extraordinária, e a riqueza de propostas permite escolher conjuntos e peças únicas para todos os gostos.

Como escolher e organizar?

Na hora de escolher os móveis, é preciso atuar com extrema cautela e cuidado - o ecletismo do estilo apresenta certa dificuldade em manter o equilíbrio, é importante não cruzar a linha tênue, além da qual luxo e elegância podem se transformar em insípido e um simples conjunto de itens caros. O estilo é tão exigente que por trás de cada peça existe um trabalho criativo do designer - é necessário que cada móvel corresponda perfeitamente ao estilo escolhido.

Ao organizar a mobília em uma sala, é importante levar em consideração o tamanho da sala. Se a sala for pequena, em nenhum caso você deve sobrecarregá-la. Nesse caso, funciona o princípio de um acento brilhante - pode ser uma cômoda em cor contrastante, que se destaca contra o fundo de uma parede de sombras suaves.

O posicionamento correto deve conter algumas dinâmicas, zonas de ilha.

  • Quartos amplos com tetos altos parece orgânico com lustres e lâmpadas volumosos, áreas de sofás em geral nas salas de estar.
  • Frentes e bancadas brilhantes - este é um pré-requisito para a cozinha. Apesar do fato de que o marfim, o mármore e o metal precioso quase nunca são encontrados nos interiores das cozinhas hoje, a observância do princípio de riqueza e luxo permanece inalterada. Todos os móveis são dispostos de forma que haja o máximo de espaço livre possível. A cozinha Art Déco ideal - combinada com uma sala de jantar ou de estar.
  • Pré-requisitos para a sala de estar - criando conforto, ambiente aconchegante e clima quente. Um acoplador de carruagem de sofás localizados em todo o perímetro, poltronas macias, mesas de centro, atributos obrigatórios na forma de souvenirs e ornamentos decorativos - tudo isso deve atender aos requisitos de elegância luxuosa e conforto glamoroso.

Combinando com a cozinha sugere uma área de jantar em ilha, com uma grande mesa e uma bancada leve.

  • Para o quarto, o elemento principal é a cama. Deve ter um estilo luxuoso com pernas curvas e esculpidas e uma cabeceira com cabeça de carruagem. É ideal se a cama for feita de precioso sândalo, que retém um sutil perfume oriental por muitos anos. Um sofá ou um banco geralmente é colocado aos pés da cama.
  • Os móveis do banheiro podem conter detalhes históricos de Roma ou da Grécia Antiga - não é mau se houver lugar para uma pequena estátua graciosa, um busto de um antigo filósofo. Normalmente, o banheiro e a pia estão localizados em paredes opostas.

Exemplos elegantes

  • Luxuosa sala de estar em tons de roxo nobres.
  • Quarto monocromático com linhas geométricas claras.
  • Banheiro em preto e branco.
  • Nesta versão, o princípio da geometria é observado com o auxílio de ladrilhos.

No próximo vídeo você terá uma visão geral do apartamento de 142 m². no estilo art déco moderno.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário