Aparador: o que é e como escolher?

Contente
  1. O que é isso?
  2. Visualizações
  3. Dimensões (editar)
  4. Projeto
  5. Como escolher?
  6. Como arrumar lindamente os pratos?
  7. Lindos exemplos no interior

É muito importante entender corretamente o que é - um aparador. Este tipo de mobiliário não pode ser considerado antiquado e que caiu no esquecimento. Afinal, sabendo escolher um bom aparador, você pode criar um interior que atenda plenamente os requisitos básicos de design.

O que é isso?

É difícil encontrar uma pessoa que possa dizer exatamente o que é o aparador e como ele se parece na vida. Existe até um estereótipo popular de que todos esses móveis são antiquados. Na verdade, os aparadores foram usados ​​ativamente nas décadas de 1940-1960. Mas eles ainda podem ser aplicados hoje, se você encontrar um bom modelo. O sinônimo exato da palavra "aparador" é a expressão "aparador baixo".

O aparador geralmente mantém:

  • pratos;
  • roupa de mesa;
  • produtos alimentícios;
  • bebidas.

    Portanto, o local tradicional para a instalação de um aparador são as cozinhas e as salas adjacentes a elas.

    E nas casas mais luxuosas, onde havia muitos cômodos, eram colocados aparadores nas salas de jantar. Afinal, era aí que havia necessidade deles.

    Tendo tratado do uso principal dos aparadores, vale considerar que, no entanto, este tipo de móvel é um pouco diferente do aparador.

    Tradicionalmente, os aparadores tinham apenas um compartimento, enquanto os aparadores usavam uma tampa envidraçada.

    Agora, no entanto, essa linha está bem borrada. Alguns modelos de aparadores são feitos deliberadamente de acordo com desenhos antigos. Então, eles se tornam um excelente recheio para apartamentos de estilo retro. No entanto, procuram utilizar principalmente materiais modernos, limitando-se à decoração antiga. A conveniência de tal peça de mobiliário é completamente preservada como resultado desta abordagem.

    Visualizações

    Vamos falar sobre as variedades existentes desse móvel.

    Padrão

    O aparador de cozinha e jantar típico hoje em dia está mais de acordo com o aparador antigo. Também é dividido em 2 partes principais. Uma moldura de vidro é geralmente colocada em cima, cobrindo os pratos ou alguns outros objetos. Todas as pessoas prestam muita atenção a esta parte. Na parte inferior, há um amplo gabinete fechado.

    Coisas que não têm valor estético são colocadas lá:

    • talheres;
    • uma variedade de roupas íntimas;
    • toalhas de mesa, guardanapos;
    • toalhas e acessórios semelhantes.

    A altura do aparador da amostra padrão é de no máximo 2 m. Alguns modelos não ultrapassam 1 m. As prateleiras superiores são feitas principalmente de vidro transparente. No fundo, são feitos de madeira para poderem suportar muito esforço.

    Algumas das modificações do aparador envolvem o uso não de prateleiras comuns, mas de gavetas extraíveis.

    A lacuna que separa as duas camadas não está disponível em todos os modelos. Mas se for fornecido, você pode colocar lá:

    • vaso;
    • um vaso baixo de flores;
    • cesta;
    • frutas;
    • jornais, revistas.

    Alguns dos aparadores de última geração podem ser criados com espaço para uma TV (home theater, laptop, etc.). O número de portas de móveis pode ser diferente - 2, 3 ou 4. É comum decorar as portas com padrões e ferragens. Alguns designers recomendam o uso de vitrais para decorar o gabinete. Os aparadores são normalmente colocados em 4 pernas, mas não é difícil encontrar modelos sem pernas.

    Um armário de chão simples na cozinha geralmente tem uma vitrine. Ele permite que você exiba tudo o que está colocado dentro e até no mezanino.

    O reflexo do volume interno na parede traseira espelhada amplia visualmente o espaço do gabinete e o torna mais impressionante.

    À parte, vale citar os aparadores de cozinha, que, junto com os utensílios, podem acomodar:

    • chá, café, cacau;
    • confeitaria;
    • doces;
    • cereais;
    • sal, açúcar.

      Em bibliotecas, escolas, muitas vezes são usadas estantes de livros. Todas as edições impressas e manuscritas são armazenadas por mais tempo atrás de prateleiras envidraçadas. Eles são protegidos de forma confiável contra umidade e poeira. Cuidar dos livros ao usar esses móveis é simplificado ao mínimo. Um aparador de livros é mais prático do que estantes independentes.

      Angular

      Este tipo de aparadores independentes permite que você alcance:

      • uso funcional máximo do espaço;
      • aparência atraente;
      • demonstração da beleza externa de todos os objetos internos.

        Os aparadores de canto podem ser projetados para louça, livros ou vinho. A funcionalidade desse tipo de mobiliário é bastante ampla. No entanto, o tipo de gabinete de canto é predominantemente adequado para salas grandes. Em uma área pequena, é de pouca utilidade. Além disso, a seleção de armários de canto para o design da sala é muito difícil.

        Construídas em

        Este tipo de aparador já foi extremamente popular. Mas agora ele está experimentando um renascimento após um declínio temporário. Algumas modificações modernas são feitas até com uma barra e outras adições atraentes. Muito depende da consideração do design. Somente um layout adequado e cuidadosamente selecionado do aparador pode garantir conforto na vida cotidiana.

        Slide

        Este tipo de aparador está associado a algo antiquado e parece que não pode ser utilizado num interior moderno. Houve "slides" no período pré-revolucionário. Seu nome se deve ao fato de os pratos serem empilhados dentro de apenas uma lâmina. Os designers estão cada vez mais usando aparadores-slides para decorar salas de estar, cozinhas, salas de jantar e outros quartos.

        Os fãs de design original devem prestar atenção às opções antigas para esses móveis: eles são caros e raramente encontrados, mas cada peça é única.

        Dimensões (editar)

        A altura de um aparador típico é geralmente 1,5-2 m. Esta solução é perfeita mesmo para apartamentos pequenos. Mas um aparador com uma altura maior também pode ser feito sob encomenda. Os produtos estreitos típicos têm uma largura (na parte superior) de cerca de 0,3 m. Na parte inferior, chega a 0,5 m; Ambos os aparadores maiores e menores podem ser feitos sob encomenda.

        Projeto

        Um gabinete tradicional de estilo soviético tem a seguinte aparência:

        • um meio-fio com gavetas ou portas basculantes é colocado abaixo (essas opções às vezes são combinadas);
        • prateleiras abertas ou um gabinete de abertura são colocados em cima;
        • a área livre entre as camadas superior e inferior é uma mesa ou plano de exibição.

          Não pense, porém, que tal desempenho foi desenvolvido justamente na URSS. Ele apareceu em uma forma mais ou menos completa no final do século XVII. As alterações no sideboard desde então foram extremamente pequenas. A razão é simples - a solução clássica provou sua perfeição e conveniência na prática. Mesmo os produtos no espírito do minimalismo tendem a gravitar em torno do dispositivo tradicional.

          Claro, existem muitos outros modelos que expressam as tendências de design moderno de forma muito mais completa. Mas é difícil dizer em que medida seu uso é justificado. A diferença entre os modelos antigos e modernistas é geralmente expressa no menor uso de inserções decorativas e mais concisão.

          A maioria dos aparadores no mercado hoje não são divididos em partes ou equipados com buffers; em ambos os casos, a lacuna desaparece.

          Mas não importa quais movimentos exclusivos os designers de móveis usem, eles não devem violar o principal requisito: facilidade de uso do aparador. Afinal, ele é necessário apenas para o trabalho na cozinha. E se o produto se revelar impraticável, nenhum truque de design ajudará aqui. Na maioria das vezes, o aparador é projetado de acordo com o design de todos os móveis e do cômodo como um todo. Você terá que selecionar com muito cuidado se deseja combinar o guarda-roupa com mesas, cadeiras, poltronas e assim por diante.

          Uma abordagem de design arrojada e original geralmente envolve o uso de um aparador brilhante e cativante. Nesse caso, ele deve se tornar o único sotaque em toda a sala. É aconselhável usar materiais de cor e textura neutras para o acabamento. Um padrão de madeira natural também é bom. O contraste também é formado de outra maneira - introduzindo um aparador antigo nas composições de design mais modernas.

          Os designers, usando essa abordagem, focam deliberadamente em arranhões e até mesmo rachaduras. Quanto mais expressivos eles forem, melhor. Além disso, às vezes a criação proposital de rachaduras e outros sinais de uma idade respeitável é praticada para tornar os móveis mais prestigiosos. Então, o aparador ou aparador pode se tornar o centro semântico da composição. É útil descrever com mais detalhes alguns dos estilos individuais de aparadores.

          Os clássicos geralmente envolvem o uso de madeira natural. E não apenas madeira, mas espécies caras e bonitas.

          É simplesmente ridículo falar em aglomerado ou MDF, madeira maciça exclusivamente natural serve. Aqueles que tentam sair da situação com a ajuda de estruturas folheadas estão se enganando.

          Em um aparador clássico, o armazenamento é mais apropriado:

          • cristal;
          • porcelana;
          • talheres de vidro veneziano.

          Se não existem tais conjuntos em casa (e nem se espera), vale a pena escolher produtos mais simples e baratos. Um guarda-roupa clássico impecável imediatamente chama a atenção para:

          • saturação de texturas e riqueza de cores;
          • uso frequente de entalhes e detalhes decorativos;
          • usando pernas dobradas e torcidas;
          • elementos encaracolados;
          • o predomínio das cores dourada, leitosa ou chocolate.

            A cor verde natural (gramada) será bastante apropriada na sala provençal. Os aparadores para tal interior também são pintados nas cores lilás, leitosa ou rosa. As imagens nas fachadas são variadas - são flores isoladas, grandes cidades e gramados cobertos de flores. No interior provençal, estruturas de MDF relativamente baratas podem ser usadas. Alguns designers fornecem elementos decorativos de madeira.

            Muitas pessoas confundem, por engano, chique surrado com Provença. Mas os móveis desse estilo começaram a ser usados ​​não antes do final do século XX. As formas do aparador chiques e gastas são simples e deliberadamente rudes. Prevalecem as cores areia e menta.

            Não é preciso exagerar na aspereza da performance, já que o estilo do shabby chic ainda pressupõe a preservação das notas românticas.

            Muitas vezes, dão preferência a modelos que não possuem portas. As prateleiras abertas são uma característica típica do estilo inglês.

            Atenção: independente do estilo escolhido, você deverá usar os aparadores pretos com o máximo cuidado.

            O uso inadequado deles pode sobrecarregar a sala com sombras escuras. O resultado é uma sensação sombria e desagradável.

            O estilo do loft é escolhido por quem aprecia ao mesmo tempo:

            • praticidade;
            • simplicidade;
            • amplo espaço na sala;
            • abundância de luz;
            • facilidade de manuseio de móveis.

            Considerando tudo isso, aliás, estruturas muito escuras ou volumosas não podem ser colocadas em uma sala em estilo loft. A abundância de detalhes esculpidos e inserções graciosas é contra-indicada. Esses truques de design apenas distraem da perspectiva. Mas o uso de madeira envelhecida e áspera é bastante encorajado. Ele se encaixará perfeitamente no ambiente do loft.

            Separadamente, deve-se dizer como escolher móveis para o estilo de uma determinada década. A nostalgia crescente torna este momento ainda mais relevante. Assim, as pessoas inspiradas nos exemplos dos frívolos anos 80 deveriam escolher produtos polidos - e certamente em suportes finos. O tampo deve ser esmaltado; dentro colocam várias bugigangas, figuras decorativas, e quanto mais espaço para tal "exposição doméstica", melhor.

            Móveis no espírito do "foguete dos anos 60" expressa os motivos da liberdade e do espírito jovem, um movimento implacável para a frente. Você pode experimentar com segurança cores ricas e até tons completamente fora do padrão. É lógico escolher um aparador decorado no estilo do impressionismo abstrato. Não tenha medo do "choque de estilo" - a imitação dos anos 60 sofre as combinações mais extraordinárias no interior. Mas não devemos esquecer outras características:

            • uso ativo de ornamentos geométricos e florais;
            • saturação de cor;
            • geometria elegante e ergonômica de todos os móveis como um todo;
            • pernas triangulares ou em forma de cone;
            • combinando elementos fixos e móveis.

              Os móveis no estilo dos anos 50 também merecem destaque. Em seguida, eles usaram ativamente cores brilhantes e combinações ousadas. Era bem possível encontrar armários e aparadores vermelhos e amarelos, laranja e azuis, marrom-escuros. As estampas gráficas serão comuns no estilo dos anos 1950. A imitação dela nos obriga a abandonar materiais caros.

              Nas cozinhas da década de 1950, as superfícies brilhantes foram amplamente utilizadas pela primeira vez. Eles tentaram tornar as pernas mais finas para que todos os móveis parecessem mais leves e flutuassem no ar. O esforço para contornar os cantos também era uma característica simbólica da época. Seria lógico colocar uma mesa giratória ou um vaso de tamanho médio dentro do aparador (mesmo que eles acabem tendo uma função puramente decorativa). Os aparadores no espírito dos anos 1950 costumam ser equipados com vidros deslizantes.

              Como escolher?

              A escolha de um aparador na cozinha, na sala e no hall está sempre sujeita a um único requisito: deve corresponder ao espírito geral da divisão e à sua finalidade. É por isso na cozinha, é necessário utilizar móveis resistentes à umidade que não sejam danificados por vapores de água quente e até respingos de óleo ou graxa... A facilidade de limpeza também é importante. Mas nas salas de estar, a graça externa dos móveis estará em primeiro lugar (embora na cozinha também seja relevante). Na dacha, você pode até escolher os modelos mais simples e baratos, desde que eles se encaixem na funcionalidade.

              O próximo momento é a escolha entre armários dobráveis ​​e não dobráveis. A segunda opção é mais forte e estável. No entanto, é improvável que agrade às pessoas que são forçadas a se mudar com frequência. Para o estilo ecológico, apenas um aparador com base em madeira natural de alta qualidade é adequado. Deve ser decorado com entalhes e elementos pintados.

              Claro, quanto mais coisas você planeja armazenar, maior deve ser o armário. No entanto, você não deve encomendar móveis muito grandes. Às vezes, é mais aconselhável comprar um segundo aparador ou sistema de armazenamento adicional. Ao comprar um produto acabado em uma loja, você não deve dar preferência imediatamente a cópias com preços reduzidos. Os descontos geralmente são acionados pelo desejo de vender itens com defeito ou fora de ordem.

              Quanto menor for o cômodo, mais simples deve ser o design da mobília. Claro, na medida em que se encaixa no estilo. É muito importante verificar a qualidade do material e a confiabilidade de todas as conexões. Você terá que avaliar as características das estruturas da moldura principal e do vidro. E, como na escolha de outros móveis, é melhor ir a uma loja de boa reputação ou a uma grande fábrica de móveis para comprar um aparador.

              Como arrumar lindamente os pratos?

              Quando um aparador é comprado ou feito sob encomenda, você também precisa organizar adequadamente os pratos nele para armazenamento. O que é mais pesado, deve sempre estar na camada inferior. Como último recurso - no segundo a partir do fundo. Coisas que são usadas constantemente, ou projetadas para se tornarem o principal recheio do espaço, são colocadas na altura de uma mão levantada. As prateleiras superiores são reservadas para itens usados ​​periodicamente.

              Mas a cerâmica não pode ser guardada em compartimento fechado, pois o barro precisa de ar. Os pratos mais pesados ​​são fixados adicionalmente. Isso é especialmente verdadeiro se eles só puderem ser colocados em lugares instáveis. O que é mais alto é colocado para trás e o que é mais baixo é colocado para a frente.

              Você não deve apenas expor pratos - sempre deve haver castiçais, estatuetas e outros itens decorativos.

              Mas não há lugar para flores artificiais no aparador.Eles só vão chamar toda a atenção e estragar a composição. Recomenda-se diluir fileiras de pratos de uma única cor com inclusões multicoloridas. Objetos emparelhados simetricamente colocados irão adicionar equilíbrio e harmonia. Mas todas essas regras "não funcionarão" se não houver espaço livre e os pratos não forem visíveis de todos os lados, ou se algo for colocado mesmo com pequenas batatas fritas.

              Lindos exemplos no interior

              É assim que um grande aparador se parece para uma sala de estar. Dividido em duas partes (prato aberto e fundo fechado), o gabinete parece muito atraente. Ele se encaixa harmoniosamente em uma sala iluminada. Ao mesmo tempo, mesmo a combinação de uma cor clara da camada superior e um piso relativamente escuro acaba sendo atraente. O preenchimento discreto do espaço é emocionalmente relaxante.

              Se a versão anterior está mais focada no estilo provençal, então este já é um clássico impecável. Pomposo e pomposo, mas clássico. Estuque e esculturas criam uma impressão ideal. Vale a pena enfatizar o uso ativo do princípio de contraste pelos designers. O aparador moderadamente claro combina perfeitamente com a cor escura do chão e das paredes.

              E é assim que se parece um aparador feito de nobre mogno. O interior e o fundo do gabinete parecem muito bons. As pernas "cinzeladas" e vários elementos esculpidos são usados ​​com habilidade. O aparador está em perfeita harmonia com o piso da sala. Forma uma combinação igualmente boa com paredes cinzentas.

              Um sideboard de estilo clássico é apresentado no vídeo abaixo.

              sem comentários

              O comentário foi enviado com sucesso.

              Cozinha

              Quarto

              Mobiliário