Descrição e seleção de estantes estilo loft

Contente
  1. Peculiaridades
  2. O que eles são?
  3. Revisão de materiais
  4. Onde colocar?
  5. Como fazer isso sozinho?
  6. Exemplos elegantes no interior

Embora muitos cidadãos, acostumados ao conforto clássico, achem o estilo loft frio e inóspito, de fato, o quarto, decorado em estilo industrial, parece muito confortável. Outra coisa é que mesmo os menores detalhes do mobiliário devem ser selecionados de forma a não ir muito longe com o conforto "excessivo" e manter os requisitos típicos de estilo, mas ao mesmo tempo preservar a funcionalidade e o apelo estético. Como os armários do loft parecem muito respeitáveis ​​e sólidos, vale a pena substituí-los por estantes.

Peculiaridades

Uma estante em estilo loft é um pouco diferente das mesmas peças de mobília usadas em outros estilos. Principalmente, outros estilos sugerem o uso limitado de prateleiras - principalmente para livros e souvenirs. Um loft brutal não aceita alternativas na forma de armários, cômodas, baús - mais precisamente, eles são possíveis, mas você não pode se deixar levar por eles. Assim, a sua ausência é compensada pelas prateleiras que se encontram por toda a casa - no corredor, na cozinha, na sala de jantar.

Em que os cidadãos, que involuntariamente criaram o estilo loft na sua época, não se distinguiam pela sua consistência, portanto eram obrigados a prestar atenção à funcionalidade máxima das coisas simples. Por isso, uma estante neste estilo deixa de ter uma descrição simples como apenas um móvel para guardar utensílios diversos - é responsável pelas funções tanto de divisão zonal da sala, como até de decoração.

Isso é conseguido de forma bastante simples - nem as coisas mais típicas são exibidas nas prateleiras, incluindo até flores em vasos.

Essa “parede” não bloqueia a penetração da luz e dos odores, mas dilui significativamente o design inicialmente desagradável de uma instalação industrial, tornando-a surpreendentemente aconchegante. Ao mesmo tempo, modelos altos, mas estreitos, exigem fixação adicional obrigatória às estruturas de capital, caso contrário, o produto ficará instável e isso pode acabar mal.

O que eles são?

Como mencionado acima, as estantes de estilo loft são um conceito muito amplo, então você não deve se surpreender que haja uma grande variedade de móveis desse tipo. As amostras individuais às vezes não se prestam a nenhuma classificação, portanto, faremos apenas uma pequena visão geral das opções possíveis.sem pretender abranger todas as variedades, sem exceção.

Primeiro, observe que existem estantes basculantes, exigindo a presença obrigatória de uma parede para a sua fixação, e de crescimento - aquelas que são elas próprias uma espécie de “parede”. Os modelos de crescimento podem ter diferentes alturas - de um metro ou um e meio até a altura total da sala. Quase sempre estão abertos na frente, mas podem ficar sem uma parede posterior.

O papel deste último pode ser desempenhado diretamente pela parede, se a mobília estiver fixada a ela, ou a divisória do rack permite que a luz e os odores passem quase livremente, mas permite que você veja e pegue o conteúdo dos dois lados, em salas diferentes.

Nesse caso, o rack geralmente não é estreito - a profundidade deve ser suficiente para que parte da luz ainda seja peneirada na sombra e os itens possam ficar com segurança nas prateleiras sem correr o risco de cair pela parte de trás.

Em geral, existe um conceito de profundidade de rack "confortável" - varia de 30-50 cm. É amplamente determinado pela finalidade para a qual a peça de mobiliário é usada.Portanto, se as coisas precisam apenas ser armazenadas, isso exigirá muito espaço e é melhor se concentrar em modelos com uma profundidade significativa de prateleiras. Uma questão completamente diferente é a demonstração deliberada de seus conteúdos, então as coisas deveriam estar mais perto da borda para que pudessem ser vistas claramente, e não há sentido em ocupar espaço extra com um rack profundo.

Ao contrário das gôndolas de varejo, que são sempre prateleiras chatas e compridas, um produto para um estilo loft pode ser funcional, pois não tem tanto prateleiras, mas células de diferentes formatos e tamanhos que formam uma grade irregular.

Nas residências modernas, tal aparelho deve necessariamente ter um grande compartimento para a TV, e ao redor dele são colocadas células menores, que podem ser usadas para livros ou flores.

As estantes modernas às vezes são equipadas com um pequeno número de compartimentos com chave. - ou são portas ou o conjunto está equipado com pequenas gavetas. As seções fechadas podem ser usadas para armazenar documentos e quaisquer outros utensílios que não estão sujeitos à revisão por todos os hóspedes.

Qualquer rack é igualmente adequado para salas de zoneamento. - usar essa abordagem permite que você introduza astutamente o estilo loft em um apartamento estúdio.

Mesmo que se trate de uma estante crescente, na forma de uma divisória ocupará menos espaço do que se fosse simplesmente fixada na parede.

Prateleiras relativamente baixas são ativamente usadas para zoneamento devido ao fato de que sua prateleira superior pode ser usada como tampo de mesa e fornecer um grande número de assentos simultaneamente na cozinha e na sala de estar.

Essa praticidade na distribuição do espaço livre permite que um número bastante grande de pessoas seja acomodado, mesmo em um apartamento pequeno, sem se sentir constrangido.

Revisão de materiais

Ao decidir sobre o material, dois pontos devem ser levados em consideração: a finalidade planejada do mobiliário e o fato de que um loft é um estilo não de riqueza, mas de capacidade de criar conforto sem um investimento significativo. Assim, um rack confiável e durável pode ser feito de madeira maciça, mas o conjunto de madeira deve parecer velho e artisticamente gasto, por exemplo, ter "remendos" de um material de um tom diferente.

Hoje são móveis de design, que podem até ser bem caros, mas do lado de fora parece que você acabou de encontrar um conjunto antigo de baixo custo, que, como dizem, ainda servirá.

Como alternativa mais barata, vale a pena considerar estantes feitas de MDF ou aglomerado. Este projeto já é um pouco menos resistente e durável, mas ainda servirá aos proprietários por mais de um ano.

É importante que, na maioria dos casos, não seja considerado muito caro. Portanto, ele se encaixa perfeitamente em um modesto e até mesmo um pequeno loft ascético.

As primeiras instalações em estilo loft foram decoradas não por capricho de seus proprietários, mas simplesmente porque estavam localizadas em instalações reais de antigas fábricas. Eram alugados por pessoas pobres que, por motivos óbvios, não podiam comprar bons móveis, mas queriam conforto e sabiam fazer muitas coisas com as próprias mãos. Eles projetaram algo diretamente a partir de materiais de sucata encontrados nas ruínas das mesmas fábricas, de modo que a prateleira de metal não é uma inflexão para o steampunk, mas uma verdadeira referência às raízes.

Basicamente, móveis de metal não são incomuns hoje em dia, dada a resistência e durabilidade desse material. Portanto, você pode ir a extremos e escolher uma solução feita de canos de água. De qualquer forma, tal objeto não será muito alegre; portanto, geralmente é pintado de preto.

Rodas não são particularmente necessárias para tal produto, mas sua presença enfatizará o fato de que o proprietário supostamente fez a mobília ele mesmo com o que estava à mão.

Deixa uma impressão completamente indelével prateleiras de concreto - mais precisamente, o modelo que imita este material.

Tal decisão provará que você conseguiu se acomodar no depósito mais difícil, mas tenha cuidado - isso já pode ser um exagero para o conforto de casa.

Onde colocar?

No estilo loft, a estante é de fato o elemento fundamental de todos os móveis - é simplesmente difícil imaginar um apartamento sem ela. Os proprietários da área de estar supostamente não têm dinheiro para todos esses tipos de armários e mesinhas de cabeceira, então eles substituem tudo o que podem por estantes simples e baratas, muitas das quais parecem feitas em casa.

As dimensões são determinadas de acordo com a finalidade e as dimensões da sala, mas, na verdade, os racks estão presentes em todos os lugares.

A sala de estar é um lugar onde as prateleiras de um apartamento em estilo loft simplesmente não podem ser. Na concepção de apartamentos, ainda praticamente não existem estilos que contestem o facto de a sala de estar ser uma sala de exposições onde os hóspedes são não só convidados a relaxar, mas também onde se gabam de várias relíquias de família.

Considerando que A estante clássica de loft é versátil e você pode colocar lembranças, joias, flores e livros em suas prateleiras. A TV também pode ser colocada em uma das prateleiras do rack, pois supostamente não havia dinheiro suficiente para uma mesinha de cabeceira completa. As mesmas fotografias emolduradas podem complementar a imagem.

Uma vez que os proprietários podem ter muitas "exposições", vários desses móveis são possíveis na sala de estar ao mesmo tempo, e se o espaço for limitado, você pode usar um rack de canto compacto.

Outro lugar onde você não pode ficar sem uma prateleira é, claro, a cozinha. Em qualquer apartamento, esta divisão destina-se não só a cozinhar, mas também a guardar vários utensílios de cozinha - principalmente pratos para comer e experiências culinárias, bem como talheres, etc. Um guarda-roupa completo com portas, por motivos óbvios, custaria mais à família, portanto, para um loft despretensioso, um rack colorido seria uma solução muito interessante.

Em uma cozinha, pode assumir um tamanho verdadeiramente gigantesco para acomodar todas as propriedades necessárias.

A estante também é apropriada para o corredor, onde pode ser feita na forma de um guarda-roupa aberto. Imagine um móvel com compartimentos para agasalhos e algumas prateleiras ou gavetas na parte inferior, mas sem portas para bloquear a visão. Não pense que isso afetará significativamente a segurança das roupas, porque em muitos apartamentos, em vez de guarda-roupas no corredor, cabides abertos comuns ainda são usados ​​- e nada.

Além disso, esse tipo de rack pode parecer muito elegante se for pintado de branco e também adicionará tons claros a uma sala que não seja prejudicada pela luz natural. Várias prateleiras inferiores podem ser reservadas para guardar os sapatos.

Como fazer isso sozinho?

Uma estante típica tipo loft pode ser feita com suas próprias mãos - e isso é tanto mais simples, já que o estilo industrial não exige nenhum design deslumbrante, e mesmo vice-versa - permite e acolhe o artesanato visível, ligeiro descuido de o produto. A moldura está ligeiramente inclinada - e daí, se ao menos o produto ficasse de pé com segurança e os objetos não caíssem das prateleiras! E o fato de a estrutura ser feita de madeira ou metal apenas simplifica a tarefa - esses são os mesmos materiais que são bastante fáceis de encontrar e processar.

De qualquer forma, a produção de uma estante artesanal começa com a medição do local onde está prevista a instalação do futuro fone de ouvido. O criador deve ter a certeza de duas coisas: que o móvel vai cumprir as funções que lhe são atribuídas e que vai caber no apartamento sem deixar pequenas áreas livres onde não se pode colocar nada.

Por este motivo, você precisa pensar sobre quais seções você realmente precisa e medir o local de instalação.

Embora projetar um rack pareça uma tarefa simples, você não deve pular o estágio de desenho.Isso é especialmente verdadeiro se as seções forem de tamanhos e formas diferentes - sem cálculos precisos, necessariamente resultará que algumas partes simplesmente não cabem, a própria estante acabou sendo maior ou menor do que o tamanho esperado, algumas de suas seções sim não correspondem às tarefas definidas.

No desenho, é imperativo indicar todas as dimensões, sem exceção - geral, parâmetros de seções individuais, espessura das partições. Depois de fazer um plano, verifique a exatidão de todos os cálculos várias vezes, mais uma vez pense se cada seção é grande o suficiente para ser produtiva. Só então você pode prosseguir diretamente para o corte de peças e montagem.

A maneira como você processa e une as peças depende muito do material que você escolher.

  • A madeira é geralmente martelada com pregos - embora o problema pudesse teoricamente ser resolvido com cola, mas precisamos do máximo de confiabilidade, e o uso dos "bons e velhos" métodos de montagem de móveis também é incentivado.
  • Se você estiver fazendo uma estante de MDF ou aglomerado, então o material provavelmente será ladrilhado e você deve escolhê-lo de forma que as dimensões das folhas correspondam logicamente às proporções da futura mobília. Além disso, esses painéis geralmente já são laminados ou pintados, portanto, após a montagem, você não terá que lidar com projetos posteriores.
  • Tabuleiros regulares exigirá mais atenção para ajustar as dimensões, e elas devem ser pelo menos formalmente lixadas e pintadas.
  • Processamento de metal parece um pouco mais complicado, mas neste caso, uma pessoa com acesso à oficina pode montar uma moldura de tubos ou um perfil. Teoricamente, as próprias estantes poderiam ser feitas do mesmo material, mas a mobília vai acabar sendo muito "anelante", portanto, na maioria das vezes é feita com inserções de madeira. A vantagem dessa solução é o aumento da durabilidade do produto, sendo que as prateleiras de madeira menos duráveis ​​podem ser substituídas periodicamente por novas sem custos elevados.

Exemplos elegantes no interior

Alguns dos fãs do design urbano se preocupam principalmente com a credibilidade máxima, a imersão total em uma atmosfera industrial. Para essas pessoas, a solução ideal seria um rack, que em algum momento pudesse ser usado para as necessidades de uma fábrica ou depósito e não tivesse absolutamente nenhum significado estético.

Vale a pena experimentar apenas se alguns outros detalhes de interior trouxerem aconchego, mas a primeira foto prova que, em geral, isso é possível.

O segundo exemplo mostra como poderia ser uma estante minimalista. Tão pouco material foi gasto na amostra apresentada que você simplesmente se pergunta como ela pode executar tantas funções diferentes. O criador não se preocupou em destacar a diferença nas funções das seções, mas simplesmente fez com que fossem todas iguais. Não existe não só a parede posterior, mas também as laterais, mas também é uma analogia da parede, zoneando o espaço.

Com uma abordagem de design, o tema de coisas aconchegantes feitas de materiais desconfortáveis ​​pode ser desenvolvido quase indefinidamente. O rack do terceiro exemplo é a mesma estrutura primitiva feita de perfis de metal, mas inserções na forma de caixas de madeira e folhagem viva adicionam um toque de calor indescritível ao mobiliário.

Para obter informações sobre como fazer uma estante tipo loft com suas próprias mãos, veja o próximo vídeo.

1 comentário

Olá pessoal. Artigo legal.

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário