Móveis lindos em estilo escandinavo

Contente
  1. Peculiaridades
  2. Materiais (editar)
  3. Soluções de cor
  4. Dicas de Seleção
  5. Exemplos elegantes

Móveis bonitos em estilo escandinavo podem desempenhar um papel importante na vida cotidiana. Esses modelos podem ser projetados para berçário e banheiro. Um tópico separado são os móveis de madeira maciça no interior do corredor e da cozinha, os esquemas de cores e as regras básicas de seleção.

Peculiaridades

A Escandinávia tem um clima bastante severo e longas noites de inverno, especialmente na parte norte da região. Essas características naturais da área forçaram seus habitantes a maximizar o número de cores claras. Tradicionalmente, outras características importantes da mobília de estilo escandinavo são ordem, simplicidade externa e conforto.

Este estilo de design implica o uso máximo de luz. Quaisquer construções desordenando o espaço são inaceitáveis ​​aqui.

Outros sinais significativos do estilo de design escandinavo são:

  • uso ativo do branco e seus tons;
  • o predomínio de materiais naturais na decoração;
  • modéstia e funcionalidade enfatizada;
  • a presença de pelo menos um pequeno número de sotaques ricos e suculentos;
  • composição mínima (o excesso de móveis quebra completamente todo o conceito);
  • multifuncionalidade de cada item (inclusive por meio de transformação).

Todos os cânones de estilo são meticulosamente observados nos produtos Ikea. Eles se distinguem por sua gravidade e concisão visual. Preferem-se prateleiras abertas e prateleiras semelhantes. Se armários forem colocados nos quartos, seu tamanho será pequeno. Os especialistas recomendam o uso de mesas e cadeiras funcionais, além de levar em consideração as peculiaridades da iluminação na escolha da cor dos móveis.

Materiais (editar)

Os materiais naturais típicos do estilo escandinavo são principalmente madeira. Cerâmica, vidro, pedra, tijolo e metal também são amplamente utilizados. Na maioria das vezes, é claro, estruturas de madeira são criadas. A preocupação com a supersaturação da sala mobilada com elementos de madeira não se justifica - pelo contrário, esta solução permite-lhe demonstrar uma vista muito bonita. O uso de pastilhas de madeira também é permitido.

Mas a árvore é a árvore da contenda! Móveis de madeira maciça são muito populares agora. Os fabricantes avançados podem oferecer uma variedade de modificações a esses produtos, e seu sortimento inclui dezenas de versões originais. Móveis maciços combinam harmoniosamente em quase todos os ambientes estilísticos. Esses produtos apresentam ótimo sabor e adicionam cores vibrantes onde quer que sejam usados.

Móveis de gabinete no formato escandinavo costumam ser feitos de pinho. Independentemente da cor desta raça, possui propriedades práticas muito atrativas. A madeira clara de pinho pode ser processada sem problemas e é resistente ao apodrecimento. Se o pinheiro secar, dificilmente se deforma. Spruce também pode ser considerado uma boa opção.

mas a madeira de abeto quase invariavelmente contém mais nós do que a de pinho. Além disso, o abeto será muito mais difícil de processar. Uma quantidade comparativamente menor de resinas afetará negativamente a segurança do material.

O cedro tem excelentes propriedades práticas, mas esse material é muito caro. Além disso, a madeira de cedro está sujeita a um forte apodrecimento.

Das madeiras nobres, o carvalho tem sido o líder indiscutível por muitas décadas. É um material bonito e durável para a criação de móveis de gabinete. É fácil criar peças dobradas de vários raios de carvalho. De outras raças, a atenção é atraída para eles:

  • faia;
  • cinza;
  • olmo;
  • porca;
  • Bétula;
  • madeira macia (principalmente choupo e álamo tremedor).

Puxadores de móveis no estilo escandinavo merecem uma análise separada. Eles são caracterizados por contenção e design lacônico. Os acessórios geralmente têm uma configuração geométrica simples. Você pode usar alças de couro, madeira e aço. Uma boa opção é usar uma estampa que fique em harmonia com o preenchimento da sala.

Soluções de cor

O interior escandinavo é dominado pelo branco. Ele é usado não apenas em sua forma pura, mas também na forma de vários tons, meios-tons. A cor branca reflete efetivamente os raios de luz e, portanto, expande visualmente o ambiente. Quanto mais é adicionado, mais arejada a atmosfera se torna. Para lidar com o efeito "hospital" ou "laboratório", você pode aplicar:

  • azul claro;
  • cinza claro;
  • bege claro;
  • hortelã;
  • lavanda e outros tons semelhantes.

Para acentuar, você pode usar amarelo, azul, roxo, verde, escarlate e algumas outras cores suculentas. Se a mobília for usada para delimitar visualmente as zonas, é recomendável usar cores diferentes (podem ser meios-tons da mesma cor). Importante: ao selecionar, é necessário formar um motivo decorativo unificador para que as diferentes partes do interior não pareçam contraditórias. A lei do contraste é freqüentemente aplicada, quando os acabamentos e móveis têm cores nitidamente opostas. As mesas e cadeiras são geralmente feitas de madeira clara, que é minimamente processada, ou de uma madeira sólida brilhante.

Também é possível usar móveis escuros. Neste caso, ele é combinado com outras tintas, incluindo as cores rosa cinza. A cor preta atende totalmente aos requisitos do estilo escandinavo.

O uso de fones de ouvido cinza escuro e itens individuais também é permitido. Mas muitos designers consideram uma combinação de móveis claros e pisos escuros a solução mais correta.

Dicas de Seleção

Para a sala de estar

Não é recomendado o uso de uma grande quantidade de móveis no interior do quarto. Ao mesmo tempo, deve haver:

  • sofá;
  • pelo menos um par de poltronas ou pufes;
  • prateleiras para guardar algumas coisas;
  • mesa baixa de vidro.

Importante: é indesejável sobrecarregar o espaço com pequenos detalhes. É necessário entender claramente a tarefa funcional de cada item comprado. Um erro comum na hora de escolher a mobília da sala é não prestar atenção suficiente às suas dimensões. Amostras desproporcionalmente grandes ou muito pequenas são igualmente ruins. Além disso, você terá que considerar:

  • a forma da sala;
  • o uso de parede ou rack (a segunda opção é mais moderna);
  • adição de produtos de mobiliário com esculturas decorativas.

Para o berçário

O mobiliário de um quarto de criança deve estar sujeito, em primeiro lugar, a considerações de estética e harmonia. Isso contribuirá para o desenvolvimento criativo das crianças. Ao contrário da crença popular, o equilíbrio dos tons de preto e branco em um berçário é bastante aceitável. Um ponto muito importante é a necessidade de avaliar as propriedades ambientais e o nível de segurança. Se para outras salas há uma escolha entre aglomerado e madeira maciça, então para o viveiro a escolha é inequívoca.

UMA O maciço decíduo revela-se melhor do que o conífero, devido à maior dureza mecânica. Certifique-se de levar em consideração a idade da sala. As cores são escolhidas levando em consideração o temperamento e o caráter. Não é recomendável se deixar levar pelos tons vermelhos - sobrecarregá-los deprime o psiquismo e provoca agressividade. Para os adolescentes, com raras exceções, motivos já fabulosos no design são inaceitáveis.

Para banheiro

Nesse caso, é claro, o nível de resistência à umidade está em primeiro lugar. Mas seria imperdoável subestimar outros pontos também. Ao escolher uma mesa de cabeceira, você deve levar em consideração o tamanho exato do lavatório. Quanto aos acessórios, as peças cromadas são definitivamente a melhor escolha.Eles duram mais em um ambiente úmido e têm uma aparência espetacular.

Aqui estão mais algumas recomendações:

  • leve em consideração suas necessidades ao avaliar o número de prateleiras, caixas e assim por diante;
  • use opções de canto para salas pequenas;
  • economize espaço pendurando fones de ouvido;
  • rastrear a compatibilidade de móveis e encanamentos.

Para cozinha

Na maioria das vezes, móveis multifuncionais de formas rígidas são escolhidos para a área da cozinha. Instâncias inline também são freqüentemente usadas. Todos os produtos devem parecer visualmente caros devido aos materiais e detalhes. A imitação de alvenaria é muito atraente. Uma solução alternativa é a decoração em vidro, painéis de madeira ou mosaico.

A resistência à umidade, vapor e calor é imprescindível. Aplica-se inclusive a móveis afastados do fogão. Um máximo de 1/5 de toda a área é necessário para o fone de ouvido. Devemos avaliar imediatamente se a mobília vai bloquear as tomadas, se vai interferir com fios, canos e outras comunicações. Em cozinhas espaçosas, colocam-se mesas de jantar redondas e, se faltar espaço, é mais conveniente utilizar soluções dobráveis.

Para o corredor

Ao escolher um móvel de estilo escandinavo para um corredor com uma grande área, é necessário dividi-lo em zonas separadas usando detalhes de cores. No corredor, qualquer peça de mobiliário é avaliada não apenas pela sua aparência, mas também pela sua adequação para guardar várias coisas. Na verdade, uma solução imprescindível é a presença de cabides. Uma adição muito útil acaba por ser um espelho, que permite controlar a sua aparência.

No corredor de uma casa de campo, você pode usar móveis de plástico. No entanto, é mais correto instalar produtos de madeira maciça em uma residência urbana. Com uma área pequena, recomenda-se o uso de cores claras frias. Em corredores espaçosos, há muito mais opções.

A utilização de combinações brilhantes e mate, todos os tipos de texturas ajudam a diversificar o interior.

Exemplos elegantes

  • A foto mostra uma das opções possíveis de decoração no estilo escandinavo. Ele tem tudo que você precisa - cadeiras, mesa, guarda-roupas e mesas de cabeceira. Eles até providenciaram uma prateleira.
  • E nesta composição, a combinação de um sofá cinza com uma mesa oval foi usada com sucesso. Uma boa adição é a estante baixa.

No próximo vídeo, você fará um tour pelo apartamento de estilo escandinavo.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário