Tipos e características de bordas de móveis

Contente
  1. O que é isso?
  2. Compromisso
  3. Materiais para fabricação de bordas de móveis
  4. Tipos por forma
  5. Dimensões (editar)
  6. Como escolher?
  7. Métodos de montagem

Borda da mobília - rebordo sintético, que confere aos elementos principais, que incluem tampos de mesa, laterais e portas, um aspecto acabado. Qualidade e segurança aqui andam de mãos dadas com o custo desse componente.

O que é isso?

A borda de um móvel é uma peça longa e flexível que contorna os principais componentes de uma peça específica do móvel ao longo do perímetro. Ele está localizado em um dos lugares mais proeminentes. A sua presença desempenha um dos principais papéis no design moderno e na ergonomia dos produtos de mobiliário. Seu segundo nome é fita de borda, que é a parte final, por exemplo, de um tampo de mesa.

O fato é que as peças principais, por exemplo, um guarda-roupa ou uma mesa de cabeceira, são compostas principalmente por materiais feitos em forma de lajes. Seja em contraplacado, cartão, aglomerado, cartão ou MDF, o desenho da mesma mesa de cabeceira ou armário prevê a ligação destes grandes elementos por meio de um canto de móvel, buchas, perfis em L, P ou C ou um Trilha. As portas têm dobradiças.

Mas a seção transversal do mesmo aglomerado, a fim de esconder a estrutura áspera da serragem, é fechada com uma borda de móvel.

Compromisso

Além de dar uma aparência elegante, a borda do móvel tem uma função importante - ela protege a fibra (ou outra estrutura da placa) da decomposição sob a influência de vapores, ácidos, álcalis, sais. Um ambiente ácido, salgado e alcalino é o destino da cozinha, banheiro ou quintal. A umidade espreita lajes e tábuas desprotegidas no banheiro e na despensa - bem como no caso de um incidente envolvendo um vazamento no telhado, vazamento de água do sistema, etc.

A fita de borda sela os poros e a estrutura do cartão. Já na placa ou placa, os reagentes adesivos e as resinas de formaldeído são usados ​​para unir a madeira serrada. O formaldeído é um veneno e, se inalado continuamente, causa doenças respiratórias crônicas. O tampo da mesa, cuja borda não está devidamente vedada com a borda do móvel, emite vapores de formaldeído no calor (verão).

Em geral, essas fitas são utilizadas na produção de armários do tipo "compartimento", móveis infantis, peças de mobiliário para cozinha-salas, etc.... As fitas adesivas têm uma demanda especial, amenizando o impacto de objetos ou pessoas que passam pelas pontas. Uma das áreas de aplicação exigidas são as carteiras e cadeiras em escolas, instituições de ensino secundário profissional e de ensino superior.

Uma vantagem significativa aqui será uma rica seleção de opções de decoração e esquemas de cores. Tudo isto dará uma abordagem original à decoração de interiores de instalações para qualquer finalidade, seja um quarto, um auditório ou um escritório.

Os fornecedores de fitas para móveis de hoje produzem fitas lisas e texturizadas que são agradáveis ​​ao toque e à aparência. Essas bordas são semelhantes à superfície de pedra, madeira, couro, etc.

A borda do móvel difere nos seguintes pontos.

  1. Pelo tipo e variedade do material. Estes podem ser materiais de madeira, metal, plástico, compósito, etc.
  2. Em forma: seção transversal em forma de U e T.
  3. Por dimensões: comprimento, espessura da parede e largura, profundidade de inserção da borda em forma de T.

Finalmente, o método de ancoragem pode desempenhar um papel decisivo. Será fixado em parafusos auto-roscantes com pré-furação ou cola universal, dependendo do nome do produto.

Materiais para fabricação de bordas de móveis

Para móveis domésticos, geralmente são usadas fitas de acrílico, melamina e alguns tipos de plástico.

Melamina

Uma variedade de opções e preços baixos andam de mãos dadas aqui. Tecnologia de manufatura afiação de melamina - papel multicamadas impregnado com uma base adesiva contendo resinas de melamina e formaldeído. Fornecido completo com cola - em alguns casos, em vez dela, aplica-se um adesivo na borda por dentro, que seca logo após a retirada da fita protetora. A fita autoadesiva é usada para a auto-substituição de uma borda caída e rachada por uma nova.

Sem cola (cola adquirida separadamente) é usada por artesãos. Este subtipo de produto é vendido em qualquer casa, móvel ou loja de construção, é muito fácil de usar, é colado à mão mesmo por um usuário despreparado.

A desvantagem desta solução é que a borda do móvel não é espessa o suficiente, é facilmente danificada pelo uso descuidado e descuidado, é capaz de deixar a água passar e desbota rapidamente ao sol.

PVC

A fita plástica usada em móveis domésticos e de escritório é mais resistente a impactos do que a fita de melamina e não tem medo de calor e geada. Sem vapores prejudiciais. A textura surpreende as pessoas comuns com sua diversidade - essa fita vai caber sob uma bancada de madeira ou revestida com chapa de aço. A luz ultravioleta não destrói o material de PVC - e os ácidos orgânicos, compostos químicos alcalinos e sal não têm nenhum efeito destrutivo. Além disso, as bandas de borda de PVC são produzidas na forma de uma fita com rigidez aumentada e diminuída. Esta abordagem permite escolher um rebordo para qualquer móvel, seja guarda-roupa, cama ou mesa.

Plástico ABS

O nome completo da ABS é acrilonitrila butadieno estireno. Ou seja, o ABS é um híbrido à base de acrílico. Difere em resistência ao impacto insuperável - devido à presença do reagente de estireno, a partir do qual o poliestireno sólido e expandido também é feito. Não há reagentes prejudiciais à saúde humana no ABS - e o material em si é muito fácil de processar. A fita ABS não desbota sob a influência da radiação ultravioleta e do calor, não perde sua forma original por muitos anos.

Essa borda tem uma superfície brilhante e fosca de alta qualidade, pode ser facilmente pintada em qualquer cor, mesmo na fase de produção, não suporta bem a autoqueima. O último fator é uma contribuição significativa para a segurança contra incêndios. A desvantagem é o alto custo desse consumível. O ABS é um atributo do mobiliário na faixa de preço acima da média. Eles não economizam na qualidade dos produtos.

Uma alta margem de resistência e carga, proteção contra umidade e neutralidade química servirão como um bônus.

Folheado

O folheado é uma fatia fina de madeira maciça que recebeu a forma, a textura e a cor de outras variedades de fitas. Os fabricantes de móveis usam essa fita para selar as bordas dos teclados... As desvantagens do folheado são o custo relativamente alto e a exigência de tal trabalho de uma certa habilidade.

Acrílico

O plástico transparente é chamado de acrílico, seu antigo nome é plexiglass. Se a textura for aplicada por dentro, os usuários se caracterizam por uma ilusão de ótica, lembrando uma imagem tridimensional. Este material tem uma suavidade perfeita, protege eficazmente a tábua ou placa afiada de danos, umidade e produtos químicos domésticos / alimentares. O principal uso do acrílico são os detalhes de móveis que imediatamente caem no campo de visibilidade dos visitantes. Eles podem ser usados ​​no banheiro ou no chuveiro, eles não são expostos aos efeitos nocivos da radiação ultravioleta por vários anos.

O custo do plexiglass é um dos mais altos entre os materiais de propriedades semelhantes.

Tipos por forma

A borda da mobília está disponível na forma de um perfil em forma de U e T... O perfil da borda em forma de U refere-se à borda aérea, tem uma variação significativa na rigidez. Um usuário não treinado irá protegê-los rapidamente e com alta qualidade.As desvantagens do perfil P incluem bordas afiadas, atrás das quais uma camada de sujeira do dia a dia pode se acumular. Peculiaridade Filme em forma de U - formato da circunferência: às vezes, os fabricantes produzem fitas de bordar com cantos arredondados.

Tenho Bordas em T finalidade - embutido em uma placa ou placa. Tem uma base espessa que efetivamente esconde cortes não muito perfeitos da placa. A durabilidade e praticidade do filme T estão além do elogio; uma ranhura longitudinal é cortada para ele ao longo de todo o perímetro da placa ou laje.

Dimensões (editar)

As bordas da mesa ou em um local conspícuo do gabinete devem ter uma aparência atraente que se encaixe no projeto atual da sala, e também fornecer proteção total da laje ou tábua contra influências que a decomponham do lado de fora. Os utilizadores inexperientes recorrem frequentemente ao serviço de aplicação de remates de móveis por especialistas. Às vezes, o consumidor encomenda a orla de móveis de sua própria fabricação. Os especialistas selecionarão um produto adequado para a largura e o tipo de seção transversal. As extremidades das partes do móvel, não escondidas do olhar de um observador externo, requerem uma abordagem especial para a aplicação da fita adesiva.

A borda de celulose-melamina tem uma espessura de parede de 2-4 mm. Uma fábrica que produz bandas de canto para móveis não produz produtos mais grossos que o valor máximo - ao usar bandas de canto, por exemplo, com 1 cm de espessura, os móveis perderão sua apresentação atraente.

Os filmes de melamina são vendidos em metros lineares - em quantidades ilimitadas: o vendedor pode cortar do rolo a peça que o comprador precisa. O rebordo melamínico autoadesivo - sem que o usuário aplique uma camada adicional de adesivo - é dispensado em rolos de 200 m, e sua largura chega a 26 mm.

Para bandas de borda de PVC, valores de espessura mais modestos são típicos - 0,4 ... 2 mm. Não é recomendado produzir plástico mais espesso: o efeito benéfico para madeira ou cartão aumentará ligeiramente. A borda fina vai para a frente da mesa ou cabeceira, a mais grossa é usada para emoldurar prateleiras e gavetas. Largura - cerca de 26 mm. As bobinas são enroladas a 150-300 m. Também há bordas de plástico de 40 mm (de largura).

No caso do ABS, a largura da borda atingirá 19-22 mm. Espessura - de 0,4 a 3 mm. Para que a borda segure e proteja o material de madeira da mais alta qualidade, é usado material de 2… 3 mm. As arestas sobrepostas em forma de corte em U são produzidas em larguras de 16 e 18 mm.

Antes de começar a aparar os móveis, o mestre (ou usuário) mede a espessura da placa... Portanto, para uma mesa, geralmente é usada uma placa de aglomerado com uma espessura de 16 ... 32 mm. Chipboard tem medo de mofo, microorganismos e fungos: apesar do formaldeído e outros aditivos de ligação que são tóxicos para os humanos, o mofo e o mofo se adaptam facilmente a esse ambiente.

É necessário estofar o móvel a ser reparado com orlas de alta qualidade: a ligação deve ser estanque e hermética.

Como escolher?

A borda do móvel é escolhida de acordo com o material de que é feita. Também critérios decisivos aqui são a espessura e largura da fita de borda, textura e esquema de cores, finalidade e, finalmente, custo. De acordo com a paleta de cores, a borda deve ser combinada com a estrutura principal, por exemplo, a mesa de jantar, que será forrada com ela. Se os elementos em si são bons, mas não se complementam bem, a impressão geral de uma mesa aparada com tal borda será estragada.

A ausência de uma camada de cola de fábrica encorajará o proprietário a lixar e desengordurar a superfície interna da borda antes de fixá-la. A cola universal, por exemplo, “Moment-1” é capaz de colar madeira (madeira maciça ou aglomerado laminado) e plástico - a borda permanecerá no lugar por muitos anos.

Existem outros tipos de bordas decorativas de móveis, por exemplo, borracha... O consumidor compra essa cola separadamente. Há casos em que a borda, mesmo embalada, fica no depósito por mais de um ano, e a camada adesiva consegue perder significativamente suas propriedades de fixação.Neste caso, a borda é limpa de seus restos, afiada por dentro com um material abrasivo, em seguida, é aplicada cola e pressionada firmemente por um tempo.

A aparência às vezes requer a opinião de um especialista. Olhe para as últimas tendências da moda no interior para encontrar uma borda que se adapte totalmente às suas preferências.

Quando os móveis são comprados prontos e com uma fita nas bordas, o consumidor verifica cuidadosamente como eles ficam no lugar certo e se estão bem presos.

Métodos de montagem

Você pode consertar a borda sem a ajuda de um especialista. Um iniciante deve saber o seguinte. Bordas contendo uma camada adesiva já na entrega podem exigir o aquecimento do material com um stroyfen ou ferro. Este último deve conter um suporte fluoroplástico - para não queimar, para não derreter a fita da borda. Uma alternativa é um tecido de algodão reforçado. O ferro ou o secador de cabelo não aquece acima de 150 graus.

Bordas sem cola (incluindo encaixe) exigirão um adesivo adequado para unir plástico ou borracha a madeira ou materiais contendo madeira. Um rolo de mobília é necessário para pressionar para baixo, e o tecido macio evitará danos à textura externa da faixa da borda. A melamina e o plástico não requerem uma camada adesiva espessa.

Preparação de móveis para afiação - lixar, alisar irregularidades ásperas. Após o nivelamento das bordas da placa ou laje, o pó é retirado da superfície tratada e a primeira é desengraxada antes de aplicar a cola. Neste caso, a fita de bordar é cortada 2-3 cm a mais do que o necessário. Em seguida, o usuário precisa pressionar corretamente a borda de maneira uniforme e ao longo de todo o comprimento, distribuindo suavemente, mas rapidamente, a força de pressão.

Depois de pressionar a borda aquecida com cola, ela precisa esfriar. Não tente resfriar a cola aplicando gelo e objetos frios no local da colagem - o resfriamento deve ser suave e natural.

A maioria dos adesivos é mantida sob carga de prensagem por não mais do que um quarto de hora.

Antes de colocar uma carga, como um pedaço de madeira, na faixa de borda a ser colada, o objeto que carrega a junta é enrolado em um pano. Quando a cola tiver endurecido e secado, e a borda estiver firmemente aderida à madeira ou placa, o usuário dará continuidade ao acabamento.

Para cortar áreas excedentes que não cabem na área e perímetro da superfície colada, é usada uma faca de construção e montagem, que tem um fio afiado, como uma lâmina de barbear. Para afiar móveis espessos, é necessário lixar as bordas com lixa. Mais fina, menos de 1 mm, a borda será limitada apenas pelo aparamento preciso das bordas e pontas em excesso. Os fabricantes de móveis usam uma fresadora manual para processamento fino, eficiente e de alta qualidade de bordas de móveis.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário