Como integrar você mesmo a máquina de lavar louça?

Contente
  1. Condições de instalação
  2. Métodos de incorporação
  3. Estágios de construção
  4. Adendo

Embora a instalação de uma máquina de lavar louça não exija nenhuma habilidade profissional especial, o processo tem uma série de peculiaridades. Todas as nuances devem ser observadas na hora de embutir para a qualidade adequada do equipamento.

Condições de instalação

O principal ao instalar uma máquina de lavar louça é escolher um local adequado. Se estamos falando de aparelhos embutidos, então suas dimensões devem corresponder às dimensões do dispositivo. É necessário levar em consideração a proximidade do local das comunicações: abastecimento de água e energia elétrica. Caso contrário, o processo em si exigirá muito tempo e esforço, e você pode precisar da ajuda de especialistas - um eletricista e um encanador - para mover canos e tomadas.

Aqui estão as condições básicas para incorporar o PMM corretamente.

A presença de uma saída de 220 V nas proximidades, cablagem de água, uma mangueira de escoamento com comprimento máximo de 1,5 m. A drenagem superior a estes parâmetros irá proporcionar um aumento de carga na bomba da unidade. Isso implicará em uma redução em sua vida útil.

Afetará adversamente o funcionamento da máquina de lavar louça e a proximidade de dispositivos de aquecimento: radiadores, baterias, fogões elétricos. Se estes últimos forem de um modelo moderno e a sua caixa não aquecer, é possível uma instalação fechada.

Não construa PMM próximo à máquina de lavar. As vibrações danificarão os aparelhos e utensílios nele.

Ao transformar o carro em um conjunto de cozinha, você precisa se certificar de que há divisórias nas laterais.

Assim, a melhor opção de instalação é ao lado da pia. Isso fornecerá uma fiação de comunicação conveniente.

Métodos de incorporação

O PMM pode ser embutido em qualquer gabinete que atenda aos requisitos. Se não houver comunicações por perto, você deve pensar em comprar eletrodomésticos não embutidos ou reequipar a cozinha. A máquina de lavar louça pode ser instalada no móvel da cozinha. Armários, nichos podem ser usados ​​como local de colocação de equipamentos. Eles são embutidos sob o tampo da mesa, no estojo.

Em um nicho

Um nicho pode ser fornecido na unidade de cozinha para a construção de eletrodomésticos. É adequado para a montagem de uma máquina de lavar louça. Normalmente suas dimensões são pequenas, por isso modelos compactos de equipamentos são instalados em um nicho. Esta opção de acomodação é adequada para a lavagem diária de pratos de uma família pequena.

Se o nicho estiver longe do abastecimento de água, mangueiras flexíveis virão em seu socorro. Eles podem ser usados ​​para fornecer água fria ou como esgoto.

Ao adquirir um equipamento autônomo, não há necessidade de procurar um local adequado para colocá-lo no fone de ouvido. Quando não se encaixa na solução de design da cozinha, pode ser escondido com uma capa decorativa que combine com a cor das fachadas dos fones de ouvido.

Para a escolha correta do local de construção da máquina de lavar louça, existem desenhos nas instruções, onde estão indicadas as dimensões. As dimensões recomendadas do nicho também são descritas em detalhes lá.

Dentro do armário

É desejável que a largura do gabinete para equipamentos seja de pelo menos 45 cm. Recomenda-se instalar a máquina de lavar louça em uma unidade normal ao lado da pia da cozinha. Isso simplificará o processo de conexão, uma vez que o PMM pode ser conectado ao sistema de abastecimento de água previamente equipado sob a pia.

Antes da incorporação, a fachada traseira e as prateleiras são removidas do gabinete. É necessário garantir uma posição perfeitamente nivelada da máquina de lavar louça. Para o nivelamento, são utilizadas pernas roscadas especiais, que podem ser ajustadas em altura. Se necessário, são feitos orifícios na parede lateral para conectar as comunicações.

O equipamento é conectado às comunicações nesta ordem: mangueira de esgoto, abastecimento de água e energia elétrica. Não será supérfluo instalar um selo d'água equipado com um tubo de drenagem.

Após a instalação, você pode montar a porta decorativa na tampa da máquina.

Em um módulo independente

Quando o conjunto de cozinha é limitado no espaço livre dentro dos armários e não há lugar para o PMM, pode-se adquirir um armário separado para os equipamentos. Ao mesmo tempo, é necessária sua instalação próximo aos nós principais.

É necessário garantir uma fixação de alta qualidade do PMM, caso contrário, as vibrações moverão o gabinete. As mangueiras são colocadas ao longo da parede e fora da parte traseira do gabinete. A vantagem deste método é que em caso de vazamento na tubulação, não há necessidade de desmontar o gabinete e a própria unidade, basta deslocar o módulo.

Estágios de construção

Normalmente, todo o algoritmo para incorporar uma máquina de lavar louça em um conjunto de cozinha acabado é descrito nas instruções do fabricante. O esquema de trabalho deve ser estudado com antecedência, pois ações incorretas podem levar ao mau funcionamento da unidade e à perda do serviço de garantia. As instruções descrevem passo a passo como instalar corretamente a máquina de lavar louça em uma cozinha modular. A incorporação do tipo "faça você mesmo" economiza significativamente o orçamento familiar. É importante entender como a técnica está conectada e como proteger as comunicações.

Preparação

Antes de iniciar o trabalho, é necessário adquirir: fita FUM, fita dupla-face, selante, chave ajustável, chave de fenda, chave de fenda e martelo.

O conjunto completo do PMM, além da própria unidade, deve conter kit de instalação, mangueiras e os próprios fixadores. Você pode verificar o kit e a ausência de elementos de acordo com a lista de equipamentos.

Montagem

Ao iniciar a instalação, você precisa se certificar de que as dimensões do nicho ou gabinete são adequadas às dimensões da máquina de lavar louça, e também existem orifícios para comunicação.

Guia passo a passo.

  • Primeiro, você precisa colocar o PMM em frente ao local onde será construído.
  • Puxe as mangueiras até os pontos de conexão e conduza o cabo elétrico na direção da tomada.
  • Verifique o comprimento das mangueiras após colocar a unidade no nicho.
  • Retire o PMM do nicho novamente e faça as seguintes manipulações: na parte interna do tampo da mesa, fixe um filme que o proteja do vapor. Cole as bordas com fitas para selar. Em seguida, o amortecedor e os elementos de montagem são instalados.
  • Observe todas as dimensões necessárias dos vãos entre as paredes da máquina e o gabinete, monte as pernas de forma que o conjunto fique perfeitamente nivelado.
  • Instale elementos de proteção contra ruído, se o PMM estiver equipado com eles.
  • Instale sobreposições decorativas, ajustando-as ao tamanho da capa. Para que fiquem uniformemente posicionados, eles podem ser colados com fita dupla-face e, em seguida, fixados com parafusos auto-roscantes.

Conexão de esgoto

Para conectar a máquina de lavar louça ao esgoto, você precisa escolher a opção apropriada.

  • Insira a mangueira de drenagem no colarinho do tubo de esgoto.
  • Conecte a mangueira ao sistema de drenagem sob a pia.

Se o tubo de drenagem estiver equipado com um orifício adicional antecipadamente, você poderá conectar o PMM diretamente, sem manipulações adicionais. No segundo caso, um tee 3/4 é necessário. Para instalação em sifão, é necessário um modelo com dobra.

Conexão de água

Uma vez que em edifícios de vários pisos não existe a possibilidade de regular a temperatura da água e não existem filtros especiais, recomenda-se fornecer apenas água fria à máquina de lavar loiça.

Ao fornecer água fria para a unidade, é obrigatório instalar um filtro de limpeza. Isso aumentará a vida útil da máquina de lavar louça.

Recomenda-se vedar as conexões roscadas com fita FUM para proteção contra vazamentos. O uso de um selante é possível.

Conexão elétrica

Uma vez que o comprimento original do cabo elétrico da máquina de lavar louça é de 1,5 m, a tomada deve estar dentro desta faixa para não usar cabos de extensão. Seu uso não é recomendado devido ao fato de que, de acordo com as normas, devem ser utilizadas linhas de alimentação separadas para eletrodomésticos. Para instalar uma linha elétrica separada, você precisará de um fio de cobre de até 2,5 metros de comprimento, uma máquina de 16 A e a própria tomada.

Desconecte a fonte de alimentação ao instalar, remover ou consertar a máquina de lavar louça. Para isso, é desligado um disjuntor no painel, ao qual são conectadas as linhas de alimentação da cozinha.

Depois de instalada a unidade, é necessário verificar a sua operacionalidade e o funcionamento das comunicações. É com esse propósito que uma execução de teste é fornecida na técnica.

Adendo

A presença das instruções pressupõe a auto-instalação da máquina de lavar louça. Caso isso não seja possível, recomenda-se entrar em contato com os especialistas que prestam o serviço de conexão do equipamento.

Não ignore as recomendações do fabricante dos eletrodomésticos. Alguns momentos aparentemente insignificantes podem se tornar fatais: o serviço de garantia pode ser encerrado e a própria máquina ficará inoperante.

Não basta apenas usar a máquina e limpá-la. É necessário usar agentes especiais durante o funcionamento, bem como sal e abrilhantador. Isso permitirá que os filtros se limpem automaticamente, o que significa que a vida útil da máquina aumentará.

Mesmo uma pessoa sem experiência pode lidar com a instalação da máquina e sua conexão. É importante seguir todas as orientações neste processo e usar as instruções do fabricante.

A seguir, assista ao vídeo sobre como integrar você mesmo a lava-louças.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário