Como fazer uma plataforma giratória "faça você mesmo"?

Contente
  1. Manufatura
  2. Ferramentas e materiais
  3. Dicas úteis
  4. Que registros e agulhas escolher para eles?

O século passado já caiu no esquecimento, mas os amantes do retrô ainda ouvem velhos sucessos e se alegram com qualquer empreendimento dos jovens que diga respeito aos discos de vinil. As mesas giratórias modernas são tão diferentes dos dispositivos anteriormente conhecidos que mesmo a simples levitação magnética, criada por um motor, não parece tão incomum. Este artigo explica como fazer uma mesa giratória "faça você mesmo".

Manufatura

Para fazer um aparelho tão astuto sem tampa, você deve primeiro preparar uma série de ferramentas e materiais. Para a fabricação, você precisará de:

  • motor de filamento (motor linear com grande número de pólos magnéticos);
  • contraplacado (2 folhas) de 4 e 10 cm de espessura;
  • tonearm;
  • válvula com peça guia;
  • Esfera de aço de 5/16 ";
  • parafusos;
  • unhas líquidas;
  • lápis;
  • bússola.

O esquema de fabricação é o seguinte. Em primeiro lugar, você deve lidar com madeira compensada - ela fará o papel de um suporte. Uma parte é necessária para suportar o motor e a outra parte é necessária para as plataformas giratórias e o braço de apoio (pickup). A primeira parte do estande deve ter dimensões de 20x30x10 cm, a segunda - 30x30x10 cm .Para o fundo dos estandes você precisa fazer pernas - pequenos cilindros, você pode fazer em madeira.

Abra um orifício no suporte da base giratória a uma distância de 117 mm da borda e 33 mm da borda adjacente. Deve ser transversal. A guia da válvula deve caber neste orifício. O furo deve ser lixado contra possível rugosidade. Depois de preparado o furo, é necessário colar a parte guia com pregos líquidos e, em seguida, abaixar a esfera de aço para dentro dela.

A próxima etapa é a confecção de um rodapé com 30 cm de diâmetro. Deve ser feito com a folha de contraplacado de 4 cm de espessura restante e o spinner deve ser perfeitamente redondo. Certifique-se de marcar o centro desta peça com um lápis. Depois disso, é necessário fixar a válvula a ela com a extremidade larga usando 8 parafusos. Depois de terminados os preparativos, o prato giratório pode ser anexado à caixa.

Agora resta conectar a caixa com a plataforma giratória à pickup, e a segunda ao motor. O motor e a plataforma giratória são conectados por um fio. Deve ficar no meio do prato giratório. Resta conectar o captador e o amplificador.

Ferramentas e materiais

Uma coisa é fazer tal dispositivo com suas próprias mãos, outra é personalizá-lo. Normalmente, os seguintes elementos da plataforma giratória são usados ​​para configurar uma plataforma giratória (nem todos eles podem estar presentes no design):

  • chuteiras;
  • esteira;
  • estroboscópio;
  • outros dispositivos e materiais.

Dicas úteis

Independentemente de qual versão da plataforma giratória será implementada, vale a pena saber como você pode configurar o dispositivo.

Klemp. Esta é uma pinça especial necessária (quando a placa é curva) para endireitá-la. Em alguns casos, ele é usado até mesmo para fixar com segurança o prato ao disco durante a transmissão. É, talvez, um atributo bastante polêmico não só de um reprodutor feito em casa, mas também de um adquirido. O fato é que alguns fabricantes são fortemente contra a presença desses aparelhos em reprodutores de vinil. As braçadeiras vêm em estruturas diferentes (parafuso, pinça, convencional) e, portanto, funcionam de forma diferente dependendo do próprio jogador.

Esteira. Inicialmente, a esteira foi inventada para desamarrar a agulha e a placa do barulho do motor. Alguns fabricantes não possuem esse tipo de dispositivo. Hoje, o papel do tapete é ajustar a trilha sonora. Além disso, com a ajuda do tapete, a placa não desliza no disco.

Estroboscópio. Este dispositivo é necessário para verificar a estabilização da velocidade. Vale lembrar que o desempenho dos discos estroboscópicos depende da frequência de iluminação. O parâmetro necessário é 50 Hz ou mais.

Placas de teste. Esses acessórios também são obrigatórios para todos os amantes do vinil. Mas vale a pena fazer uma reserva - eles são necessários para aparelhos modernos.

Esses atributos parecem os mesmos registros padrão, com apenas uma diferença - aqui os sinais de teste são gravados em trilhas especializadas. Essas trilhas permitem que você otimize as configurações do seu dispositivo. Também à venda encontramos placas de teste com áreas vazias (lisas). Apesar dessa diferença, cada fabricante fornece acessórios com instruções detalhadas.

A única desvantagem é que essa instrução nem sempre é em russo.

As tiras de teste podem ser usadas para determinar:

  • a exatidão da conexão por canal;
  • fase correta;
  • sintonizar a frequência ressonante de um caminho específico;
  • configurações anti-patinação.

Que registros e agulhas escolher para eles?

Existem 3 formatos de gravação domésticos:

  • com uma velocidade de gravação radial de 78 rpm;
  • a uma velocidade de 45,1 rpm;
  • a uma velocidade de 33 1/3 revoluções por minuto.

Os discos com velocidade de 78 rpm datam principalmente do início do século XX. Eles exigem agulhas de 90-100 mícrons de tamanho. A massa necessária do cartucho é de 100 g ou mais. Desde a década de 20 do século passado, surgiram registros domésticos.

O formato era semelhante ao anterior, porém, durante o processo de playback, percebeu-se que as agulhas se deformavam e somente após um determinado período de operação tiravam a imagem necessária para as placas ou quebravam completamente.

Após o 45º ano do século passado, novos registros surgiram com a mesma velocidade de gravação. Eles são caracterizados por agulhas para brincar com um tamanho de 65 mícrons. As primeiras placas domésticas, próximas ao formato 33 1/3, têm agulha de 30 mícrons. Eles só podem ser tocados com uma agulha de corindo. O formato de agulha de 20-25 mícrons é projetado para registros com uma velocidade de gravação de 45,1 rpm.

O último formato - 33 1/3 requer um tamanho de agulha de cerca de 20 mícrons. Esta imagem inclui lembranças e pratos flexíveis. Os discos modernos requerem uma força descendente especial de 0,8-1,5 g, bem como a flexibilidade do sistema de captação. É importante notar que, ao operar uma mesa giratória artesanal, você precisará de peças de reposição, portanto, é necessário pensar sobre isso com antecedência.

Como fazer um reprodutor de vinil com as próprias mãos, veja o vídeo abaixo.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário