Tipos de folhas e regras para cuidar deles

Tipos de folhas e regras para cuidar deles
  1. Peculiaridades
  2. Variedades
  3. Como escolher o tamanho?
  4. Material

A qualidade do seu sono noturno determina o quão produtivo será o seu dia. A roupa de cama que você usa desempenha um grande papel na qualidade do seu sono, e o lençol é um elemento importante. Considere os tipos de folhas no mercado russo, as características dos diferentes materiais, bem como as regras para cuidar deles.

Peculiaridades

Um lençol é um pedaço de tecido com um determinado formato, que cobre a cama sobre o colchão. Os principais requisitos para este elemento são maciez, higiene, higroscopicidade e facilidade de manutenção. Os produtos para adultos são geralmente retangulares para combinar com o formato das camas modernas.

No caso de uma cama para crianças pequenas, a variedade de formas é maior (por exemplo, um lençol do mesmo formato ou um produto oval é colocado em uma cama redonda). Requisitos mais elevados são impostos aos lençóis infantis - devem ser fáceis de lavar, absorver muita umidade, "respirar" e ser hipoalergênicos.

Variedades

Agora, no mercado russo, existe uma grande variedade de folhas, que diferem tanto no tamanho e nos materiais usados, quanto no princípio de fabricação. Existem dois tipos estruturais de produtos:

  • clássico, cujas bordas podem ser simplesmente colocadas sob o colchão;
  • opções com um elástico bem preso ao colchão.

Ambos estão disponíveis em uma variedade de tamanhos padrão, sendo as folhas simples e duplas as mais comuns. Ao escolher um lençol com elástico costurado, atenção especial deve ser dada à configuração da cama. Se o seu sofá ou cama tem saliências visíveis ao longo das bordas (costas, apoios de braços, elementos decorativos), então o produto com elástico provavelmente terá que ser abandonado, pois será muito difícil corrigi-lo.

Outra característica importante da cama é a densidade do fio. Acredita-se que quanto maior esse indicador, mais macio é o produto. No entanto, como mostra a prática, uma densidade de pelo menos 450 fios por centímetro quadrado é o suficiente. Roupas mais grossas são significativamente mais caras e podem ser ainda mais ásperas ao toque do que opções com menos fios.

Como escolher o tamanho?

Apesar do fato de que na Federação Russa existe um GOST que regulamenta o tamanho da roupa de cama, na verdade, as opções estão disponíveis para os compradores para qualquer tamanho de colchão usado. Regras simples irão ajudá-lo a escolher o tamanho certo para uma folha clássica:

  • o comprimento do produto não deve ser inferior à soma do comprimento e da altura do colchão;
  • a largura do produto deve ser um pouco maior que a soma da largura do colchão e sua altura dobrada.

As mesmas regras se aplicam à seleção da opção com elástico, só que aqui é necessário calcular com mais precisão as dimensões para que o produto se ajuste perfeitamente ao colchão.

Material

Acima de tudo, o preço, o conforto e a praticidade da roupa de cama dependem do tipo de material utilizado para sua produção. Lençóis feitos de tecidos diferentes requerem cuidados completamente diferentes. Considere as características dos materiais mais comuns.

Atlas

Um método de tecelagem especial é usado para criar este tecido. Atlas se distingue pelo brilho, suavidade e ternura. Este efeito é obtido entrelaçando fios de urdidura verticais com fios horizontais. Os principais fios para a criação de cetim são feitos principalmente de seda.Fios adicionais podem ser feitos de algodão, viscose, também podem ser sintéticos. O linho de cetim é muito durável e com alto conforto. Absorve bem a umidade, mantém sua forma por muitos anos, não acumula estática, não causa alergias e irritações. Nada é mais saboroso do que um lençol de cetim luxuoso. Essa roupa íntima fica especialmente impressionante em tons de vermelho.

Atlas não pode ser lavado em água quente, caso contrário, perderá rapidamente sua forma. A lavagem à máquina também é indesejável. Só pode passar sem vapor, através de uma camada de tecido de dentro para fora. Ao mesmo tempo, o ferro não deve estar quente.

Bambu

Por ser um produto relativamente novo na Rússia, nos países asiáticos, a cama de fibra de bambu há muito conquistou o coração de milhões de compradores. Este material tem muitas vantagens:

  • é amigo do ambiente, não causa irritações e alergias;
  • é agradável ao toque, é especialmente macio;
  • o material é muito durável;
  • a alta porosidade da fibra permite que ela passe perfeitamente o ar, absorva e evapore a umidade rapidamente.

Entre as deficiências, é possível notar o aumento da necessidade de cuidado. Esses produtos só podem ser lavados em um ciclo delicado, sem secar em uma máquina de escrever. Não é recomendado o uso de alvejantes ou amaciantes. A roupa de bambu deve ser passada com um ferro não muito quente.

Cambraia

É uma forma de tecer fios de linho ou algodão. Ao mesmo tempo, com a utilização de fios torcidos, consegue-se uma maior leveza do material, mantendo a sua resistência. Vantagens principais:

  • translucidez, permitindo o uso de tecido na decoração;
  • a leveza e maciez do material, o que torna especialmente agradável dormir sobre um lençol de cambraia;
  • boa capacidade de absorção de umidade;
  • hipoalergênico.

A roupa de cama Cambric pode ser lavada à temperatura da água até 30 ° C e apenas em modo delicado.

Chita

Este é um método de tecer fios grossos de algodão com firmeza. As principais vantagens das folhas de chita grossa:

  • longa vida útil (tecido quase não enrugado, resistente a danos, mantém a cor por muito tempo);
  • limpeza ecológica e higiene;
  • facilidade.

Cuidar de linho de chita grosso é relativamente simples:

  • temperatura da água durante a lavagem para chita grossa colorida - até 50 ° С, para branca - até 90 ° С;
  • não lave tal linho junto com sintéticos;
  • é melhor secar produtos de chita grossa em um local protegido da luz solar direta;
  • passe a roupa a ferro antes que seque completamente.

Tecido waffle

Essas folhas são feitas de algodão. Eles se distinguem por maior maciez, conforto e excelente absorção de umidade. Eles precisam ser lavados no modo de lavagem delicado, em água não mais quente que 30 ° C.

Viscose

Este é um tecido artificial feito de celulose natural. Vantagens principais:

  • força e resistência ao desgaste;
  • a capacidade de passar bem o ar e absorver umidade;
  • suavidade;
  • alta velocidade de secagem.

Viscose também:

  • agradável ao toque;
  • não acumula carga estática;
  • muito higiênico.

A roupa de viscose só pode ser lavada nos modos de lavagem suave. É melhor torcer na máquina de escrever, não dá para torcer. A folha de viscose não deve ser aquecida acima de 50 ° C. Portanto, não pode ser fervido, seco em alta temperatura e passado a ferro quente.

Jacquard

Este material é feito de uma mistura de fios sintéticos e naturais. Durante a produção, é utilizada uma tecelagem complexa, devido à qual se forma um relevo característico na superfície do tecido, que permanece por muitos anos. As principais vantagens dos produtos jacquard:

  • excelentes propriedades estéticas (não é à toa que os conjuntos de elite são feitos desse material);
  • alta resistência ao desgaste e resistência;
  • a capacidade de secar rapidamente;
  • falta de eletrificação;
  • o material o mantém fresco no verão e quente no inverno.

Requisitos de cuidados básicos:

  • a água durante a lavagem não deve estar mais quente do que 30 ° C, não se deve usar lixívia;
  • a centrifugação é inaceitável e, ao secar, é necessário proteger a roupa da luz solar direta;
  • você pode passar a ferro essa folha de dentro para fora, a uma temperatura não superior a 120 ° C.

Tapioca

Este tecido é feito tecendo seda com fios trançados. Por isso, a cueca crepe é agradável ao toque, elástica e um pouco enrugada. As regras de cuidado são semelhantes às da seda: lave apenas à mão em água não quente e sem lixívia, não passe a ferro, evite a exposição a altas temperaturas, não torça.

Oleado

Em conjuntos comuns para adultos, não são encontradas roupas de cama feitas de oleado impermeável. Já entre as opções infantis, os lençóis oleados são bastante comuns, pois esse material é impermeável e muito fácil de limpar. Muitas vezes, esses produtos têm uma camada absorvente adicional, feita, por exemplo, de poliéster. Outro uso do oleado é a cobertura de colchão para pacientes acamados. As características e requisitos aqui são os mesmos que no caso de uma cama de criança, apenas os tamanhos típicos diferem.

Não há necessidade de lavar os lençóis de oleado, basta enxugá-los com água e sabão. Os produtos devem ser protegidos de altas temperaturas, o que significa que também não devem ser passados ​​a ferro.

Látex

Este material raramente é usado para fazer folhas comuns. Mas em conjuntos de lingerie para vários jogos eróticos, uma folha preta de látex ou vinil é muito comum, porque o látex tem maravilhosas propriedades de deslizamento e é muito agradável ao toque. Cuidar de uma folha de látex é muito simples - basta limpá-la com um pano úmido.

Linho

Este material parece grosseiro e muito simples. Mas o linho feito com ele é higroscópico, “respira” bem, tem efeito de massagem na pessoa adormecida. Esses lençóis são muito duráveis, não acumulam carga elétrica e não causam alergias. Eles são ecologicamente corretos e até mesmo têm um efeito bactericida. Os produtos são despretensiosos no cuidado - podem ser lavados à máquina, fervidos, passados ​​a altas temperaturas (especialmente se o material não estiver completamente seco). Basta evitar a secagem em secadores e, antes de lavar, é recomendável ensaboar levemente a roupa e deixá-la de molho por 1 hora em água morna.

Microfibra

Este material é composto por algumas fibras de poliéster entrelaçadas com poucos mícrons. Essa folha vai durar muito tempo, mas manterá sua forma e aparência. O material é resistente à poluição, "respira" bem (portanto, resfria uma pessoa adormecida). A microfibra também é despretensiosa no cuidado - seca rapidamente, tolera a lavagem em temperaturas de até 60 ° C. Mas você pode secar apenas em um modo de até 50 ° C, e você não deve fervê-lo. É melhor passar essa roupa com um ferro não muito quente.

Percal

Este material é um tecido fino de algodão de alta densidade que se parece com cambraia. Com alta resistência e resistência ao desgaste, a roupa íntima de percal é muito leve e elegante. É agradável ao toque e não causa irritação. Você precisa lavar essas folhas em uma temperatura de água de no máximo 60 ° C.

Polipropileno

O polipropileno é usado principalmente em lençóis descartáveis ​​destinados a massagens ou uso médico. Sua tarefa é proteger os móveis da contaminação e os clientes - de possíveis infecções por várias doenças. Normalmente são entregues em rolos, têm um tamanho padrão de 60 por 100 cm. Como o produto é jogado fora após o uso, não há dúvida de que cuidar deles. Basta providenciar o armazenamento em uma sala limpa e seca em temperatura ambiente.

Cetim

O cetim é feito de algodão, por isso é forte, durável, macio, mantém sua forma e cor por muito tempo, não eletrifica, absorve perfeitamente a umidade e permite a passagem do ar. Deve ser lavado a uma temperatura não superior a 60 ° C separadamente dos produtos sintéticos. Uma vez que o material quase não está enrugado, não é necessário passá-lo a ferro.

Chintz

É um tecido de algodão barato. É durável, agradável ao tato, leve e mantém sua forma bem. Deve ser lavado separadamente da roupa íntima sintética em temperaturas de até 50 ° C.É preferível passar chita a baixa temperatura, quando ainda não está seco.

Jersey

Esta é uma maneira de tecer tecidos com uma grande variedade de fios: algodão, seda, lã, sintéticos e assim por diante. Portanto, o grau de conforto de uma tela de malha e as condições de cuidado dependem dos materiais utilizados em sua produção.

Para informações sobre como escolher um lençol para a cama, veja o próximo vídeo.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário