O que é um flange cego?

Contente
  1. Especificações
  2. Materiais de manufatura
  3. Marcação e dimensões
  4. Como é diferente de um rotativo?

Um plugue de flange é uma peça especial de pequeno porte que serve para interromper temporária ou permanentemente o fluxo de trabalho através do tubo. E também o elemento é usado como selante. A base do plugue é um disco, em cuja circunferência existem orifícios para montagem.

Especificações

Os plugues de flange são procurados em muitas indústrias:

  • industrial;

  • óleo e gás;

  • químico.

E também as peças são ativamente utilizadas no setor habitacional e comunal, onde podem ser utilizadas para prolongar a vida útil dos tubos nas residências e prevenir emergências. A instalação de plugues de flange possibilita a fácil execução de reparos ou medidas preventivas para restaurar a funcionalidade da tubulação.

Os parâmetros técnicos dos plugues devem corresponder completamente ao flange de acoplamento instalado no final da tubulação. Isso significa que ela deve ter os seguintes indicadores idênticos:

  • material;

  • limite de temperatura;

  • Variação de pressão.

Esta abordagem evita a soldagem para anexar o plugue a um flange já instalado. A instalação da peça é feita por meio de parafusos e pinos, que garantem a fixação confiável do elemento na posição desejada.

Propriedades principais dos stubs, independentemente do tipo:

  • alta taxa de confiabilidade;

  • conexão apertada;

  • segurança e facilidade de instalação;

  • fácil de usar;

  • disponibilidade;

  • longa vida útil.

Os parâmetros dos plugues de flange são regulados pelos requisitos do GOST.

Materiais de manufatura

Para a fabricação de flanges cegos, são utilizados diversos tipos de aço, o que possibilita a obtenção de peças com características desiguais. A escolha do material para o elemento leva em consideração o campo de aplicação e o ambiente de trabalho da tubulação na qual o plugue será instalado.

Materiais populares para a fabricação de peças deste tipo.

  1. Art. 20. É um aço estrutural com percentual médio de carbono.

  2. St 08G2S. Aço estrutural de baixa liga de alta resistência.

  3. 12X18H10T. Aço criogênico de tipo estrutural.

  4. 10Х17Н13М2Т. Aço com maior resistência à corrosão.

  5. 15X5M. Aço inoxidável ligado para serviço em alta temperatura.

E também os fabricantes produzem plugues de ferro fundido e plástico de acordo com as condições do projeto. As características dos materiais são reguladas por GOSTs. Existem duas maneiras de fabricar plugues de flange.

  1. Estampagem a quente ou a frio... O método de produção mais comum que permite obter peças de trabalho de alta qualidade. A técnica permite fabricar elementos de diferentes formas e tamanhos, que, se necessário, podem ser processados: submetidos a corte a plasma ou a gás. Uma vantagem adicional da técnica é a minimização do risco de vazios e cavidades de retração, o que evita rejeitos. Os plugues produzidos pelo método de estampagem são diferenciados por características de maior resistência, longa vida útil e proporcionam excelente estanqueidade da conexão.

  2. TSESHL... É uma técnica de produção por fundição por eletrochoque centrífugo. Com a sua ajuda, é possível produzir um produto de alta qualidade, o único inconveniente é a heterogeneidade da estrutura química, bem como os riscos de formação de poros e bolsas de ar.

Os plugues de flange são fabricados levando em consideração os requisitos dos documentos regulamentares: GOST e ATK. De acordo com o tipo de execução, o diâmetro da passagem e a divisão condicional do tipo de aço, a peça recebe uma determinada marcação.

Marcação e dimensões

Após a produção, a peça passa por um completo controle de qualidade, que inclui:

  • medidas de dimensões geométricas;

  • análise da composição química e características mecânicas do metal utilizado;

  • estudo da micro e macroestrutura do elemento.

Se todas as características obtidas atendem aos requisitos da GOST, o produto é certificado e recebe um certificado.

Os tamanhos padrão dos plugues de flange são regulamentados pelo álbum de projetos padrão - ATK 24.200.02-90. Ao realizar as medições, os seguintes parâmetros são levados em consideração:

  • ДУ - passagem condicional;

  • D - diâmetro externo;

  • D1 - o diâmetro do orifício do tampão;

  • D2 - diâmetro da saliência;

  • d2 é o diâmetro do espelho;

  • b - espessura;

  • d é o diâmetro dos furos para fixadores;

  • n é o número de furos para fixadores.

É fácil determinar o diâmetro nominal do furo dos plugues com a designação DN150, DN50, DN100, DN200, DN32, DN400 e outros detalhes. Os parâmetros são medidos em milímetros. Por exemplo, o diâmetro de uma peça com a marca DN80 é de 80 mm, DN500 - 500 mm.

Recursos padrão do disco plano:

  • furo nominal - de 10 a 1200 mm;

  • o diâmetro externo do plugue é de 75 a 1400 mm;

  • espessura do plugue - de 12 a 40 mm.

A marcação final da peça leva em consideração o tipo, diâmetro nominal, pressão e aço de que o elemento é feito.... Por exemplo, um plugue do primeiro tipo com diâmetro de 100 mm, pressão de 600 kPa, feito de aço 16GS será marcado: 1-100-600-16GS. Algumas fábricas produzem peças especiais com uma alça, exibindo isso na marcação.

Como é diferente de um rotativo?

Para entender qual é a diferença entre os elementos, você precisa considerar cada um deles com mais detalhes. Vale a pena começar com o plugue de flange. Conforme observado, esta é uma peça especial para uso em dutos para restringir o fluxo de um líquido ou gás. O plugue em sua execução repete completamente a forma do flange de aço, copiando:

  • execução do elemento;

  • tipo de superfície de vedação;

  • tamanhos.

A única diferença do flange é que não há orifício de passagem.

Com a ajuda de uma peça de flange, é possível desligar temporária ou permanentemente a seção do tubo. As peças são solicitadas em muitas áreas devido às suas propriedades e características de desempenho.

O princípio de operação do plugue é simples.

  1. Um disco de aço é aplicado ao flange.

  2. Uma junta é instalada entre os dois elementos.

  3. As peças são unidas com parafusos ou pinos ao redor da circunferência.

As juntas para a organização de uma conexão selada são feitas de metal ou outros materiais. A presença de tal produto evita o atrito entre os elementos e melhora a fixação.

Agora vale a pena descobrir o que é um plugue giratório, que também é chamado partes do tubo... Este é um projeto especial que inclui dois discos de aço. Um é totalmente cego, o outro está equipado com um orifício central, ambos os discos estão ligados por uma ponte. Se considerarmos a aparência da peça, ela tem o formato de um oito ou óculos, então você pode ouvir frequentemente o terceiro nome do plug - óculos Schmidt.

Os plugues giratórios são procurados nos setores de petróleo e gás e industrial. As peças são montadas nas extremidades dos dutos para a realização de trabalhos de reparo ou manutenção. A instalação da peça é realizada em uma conexão de flange já preparada. O princípio de operação do plugue é simples.

  1. O lado cego bloqueia o fluxo.

  2. O disco de orifício retoma o movimento do líquido ou gás.

Peculiaridade peças na possibilidade de sua utilização em ambientes agressivos onde há alto risco de corrosão, trincas metálicas.

Os plugues de flange são necessários em dutos com uma temperatura média de trabalho de -70 a +600 graus Celsius.A peça é usada como parte de uma junta de flange, por isso tem esse nome.

Os plugues giratórios são aplicáveis ​​em áreas onde o desligamento periódico do fluxo de líquido ou gás é necessário no momento do trabalho de reparo ou manutenção.

Os plugues giratórios estão disponíveis em três tipos. O primeiro fornece uma saliência de conexão, o segundo é equipado com uma saliência regular, a terceira opção é colocada sob a gaxeta oval. Algumas fábricas produzem plugues de espigão ou vazados.

Válvulas rotativas, como o plugue de flange, são instaladas em dutos para parar o meio de trabalho. No entanto, há uma diferença entre os detalhes.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário