Tudo sobre a noite violeta

Contente
  1. Descrição
  2. Tipos e variedades
  3. Aterrissagem
  4. Reprodução
  5. Doenças e pragas

A violeta noturna é uma planta muito incomum. A peculiaridade é que ela floresce diretamente à noite, enchendo o ar com um aroma maravilhoso. Apesar dessa circunstância, muitos proprietários se esforçam para cultivar violetas noturnas. Mas para que uma planta ornamental pareça realmente atraente, ela deve ser devidamente cuidada.

Descrição

A violeta noturna tem vários outros nomes: noturna, hesperis de Matrona, mattiola. Sua pátria histórica é a Europa mediterrânea. Algumas variedades podem ser encontradas no Cáucaso, bem como na Ásia Central.

É uma planta perene ou anual que pertence à família dos crucíferos. Na natureza, ela cresce ao longo das margens de rios e lagos, também perto de estradas. Os caules são finos, verdes, inflorescências lilases ou roxas. As folhas ovais localizam-se nos caules e são cobertas por uma penugem agradável ao tacto.

O período de floração começa em maio e continua durante todo o verão. O traço característico é o aroma insuperável. Além disso, a flor cortada fica bem em um bouquet e é capaz de manter seu frescor e aparência original por vários dias.

As principais vantagens desta planta ornamental são:

  • resistência a baixas temperaturas do ar;

  • período de floração longo;

  • cresce igualmente bem em áreas ensolaradas e sombreadas;

  • se reproduz não só por sementes, mas também por estacas.

A principal desvantagem é que as flores desabrocham à noite. A maioria das variedades não parece particularmente atraente durante o dia.

Tipos e variedades

Existem muitas variedades e variedades de violetas noturnas.

  • Dois chifres - anual, que atinge uma altura máxima de 50 cm. A planta não requer polinização por insetos e tem um período de floração bastante longo, que dura 40-50 dias. As inflorescências têm um aroma pronunciado, a tonalidade das pétalas é lilás ou malva.

  • Grisalho - difere em um período de floração curto, mas as próprias inflorescências são muito brilhantes. Os rebentos atingem 80 cm de comprimento.

  • Siberiano - também cresce em comprimento por não mais do que 50-60 cm. Difere em despretensão no cuidado e alta resistência à geada.

As variedades mais comuns para cultivo são:

  • Aroma noturno - atira não mais do que 50 cm de altura, inflorescências de tonalidade púrpura brilhante;

  • Lilás - variedade alta com flores roxas brilhantes;
  • estrela luz - também não ultrapassa os 50 cm de comprimento, tem um cheiro maravilhoso que se espalha por vários metros;
  • Bela noite - planta de tamanho médio, os botões são coletados em pequenos pincéis, florescem no escuro.

E também crescer violeta noturno comum, framboesa, branco. Em um canteiro de flores, violetas da floresta e de pêlo grosso ficam bem.

Aterrissagem

Você pode plantar uma violeta noturna em seu jardim ou em vasos na varanda. Em qualquer caso, recomenda-se o uso de solo fértil e solto. Uma combinação de turfa e areia de rio de 3 para 1 é ideal. Recomenda-se também equipar a camada de drenagem. Para isso, pode-se usar migalhas de espuma ou fração média de argila expandida.

Recomenda-se o plantio de mudas nos últimos dias de março ou no início de abril. Como as sementes em si são muito pequenas, não precisam ser enterradas. Após o plantio, basta polvilhar com uma fina camada de solo. As mudas devem ser regadas com o máximo de cuidado possível para evitar que as sementes sejam lavadas.

Para melhorar a germinação, você pode organizar uma mini-estufa a partir de um saco plástico comum. Neste caso, não se deve esquecer de arejar, caso contrário as sementes acasalam.

Depois que as duas primeiras folhas são formadas nos brotos, é necessário fertilizar com fertilizantes minerais complexos. Assim que a muda atingir 9-10 cm, ela pode ser transplantada para vasos ou campo aberto. Para isso, devem ser feitos furos rasos na área preparada, uma camada de drenagem deve ser arranjada e as mudas devem ser transplantadas. A distância entre os furos deve ser de aproximadamente 30-40 cm.

Cuidado

A violeta noturna não é particularmente exigente para cuidar, mas certas regras ainda precisam ser seguidas. Os cuidados complexos incluem regar e afrouxar o solo, além de alguns outros procedimentos se necessário.

Na varanda

O cultivo em vaso não requer condições especiais. Os cuidados são os seguintes:

  1. até que a planta jovem fique mais forte, é necessário cobri-la com polietileno;

  2. se a loggia for envidraçada, é necessário realizar ventilação regular;

  3. é necessário regar moderadamente e proteger o violeta da exposição prolongada à luz solar direta.

Também é recomendável soltar suavemente o solo.

Em campo aberto

Vechernitsa pode ser cultivado ao ar livre. Para que a planta se sinta bem, também é necessário cuidar bem dela.

A rega, neste caso, requer uma rega moderada, determinada pela aparência do solo. Você precisa afrouxá-lo com frequência. Outro ponto importante é o descarte oportuno de ervas daninhas. Se não forem eliminados, podem atrair pragas, além de provocar doenças.

Reprodução

A reprodução de violetas noturnas é possível com a ajuda de sementes. Existem duas opções para obter sementes: colete-as você mesmo ou compre-as em uma loja. Com o último método, tudo fica claro. O principal é comprar em loja de confiança para que as sementes sejam de alta qualidade.

Se essa violeta já existe no terreno pessoal, você pode começar a coletar sementes para plantações futuras por conta própria. O processo é simples, mas bastante meticuloso e consiste em várias etapas sucessivas.

  1. As sementes são colocadas em caixas especiais. Você não deve se apressar para coletar. Recomenda-se aguardar a primeira geada. A essa altura, eles geralmente estão completamente prontos.

  2. Eles precisam ser coletados e espalhados em um jornal para secar por cerca de 10-14 dias.

  3. Para o posterior armazenamento das sementes, recomenda-se a utilização de um envelope de papel ou de um saquinho de tecido natural. Para evitar que as sementes percam suas qualidades, recomenda-se mantê-las em local escuro e fresco, por exemplo, na geladeira. Com o armazenamento adequado, não perdem a germinação por três anos.

Após três anos, as sementes começam a perder suas qualidades originais. Sua qualidade se deteriora significativamente e seu tamanho também diminui.

Doenças e pragas

A violeta é freqüentemente atacada por várias pragas. Para evitar isso, é necessário fazer um tratamento do solo com compostos especiais antes do plantio. "Bactofit" ou "Hom" adequado.

Com a rega excessiva, podem ocorrer podridão da raiz e doenças fúngicas. Nesse caso, qualquer tratamento com produtos químicos é inútil. É muito mais fácil livrar-se dos brotos afetados. É aconselhável queimá-los. Para evitar que a situação se repita, é necessário interromper a rega com urgência, tentar se livrar do excesso de umidade. A rega é realizada apenas quando o solo seca.

A violeta noturna pode ser atacada por pragas. Aqui estão os mais comuns.

  1. A pulga é crucífera. Parece devido a um longo período de seca. O principal sintoma são pequenos buracos nas folhas.Você pode combater a praga com a ajuda de um remédio popular eficaz - as cinzas volantes. Polvilhe a planta. É melhor escolher um tempo seco e calmo para o procedimento.

  2. Borboleta de repolho. Recomenda-se remover as larvas da praga em forma de lagartas, bem como se livrar das folhas e brotos afetados. Em caso de forte ataque, é necessário pulverizar a planta com uma solução de cinzas uma vez a cada 5 dias, até que os insetos desapareçam.

  3. Medvedka. Essa praga vive em solo solto, é capaz de cortar as plantas pela raiz, inclusive a violeta noturna. Não tolera o cheiro de querosene, portanto, uma pequena quantidade dessa substância pode ser jogada ao lado do canteiro de flores.

Para que a violeta noturna pareça atraente, é necessário livrar-se das pragas em tempo hábil, bem como realizar os cuidados adequados e oportunos. A flor fica atraente em canteiros de flores, por isso é frequentemente usada por paisagistas.

Aqui está um canteiro de flores com violetas que começaram a florescer ao anoitecer. E este é outro tipo de violeta com inflorescências pequenas. Essas plantas ornamentais parecem atraentes individualmente ou em um canteiro de flores comum.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário