Desenho de quarto-sala com área de 18m2. m

A modernidade é a época das grandes cidades e dos apartamentos minúsculos. Um espaço modesto agora não indica a pobreza do proprietário, e um interior compacto não significa falta de conforto. Pelo contrário, um número crescente de pessoas é a favor de espaços compactos e funcionais, e combinação de um quarto e uma sala de estar em uma área de cerca de 18 m². m. tornou-se uma das soluções de planejamento mais populares.

Conselhos úteis antes da renovação

Em primeiro lugar, é preciso priorizar: o que será mais importante no novo espaço? Em primeiro lugar está um quarto aconchegante, no qual os hóspedes só aparecerão ocasionalmente ou, ao contrário, o lazer geral é mais importante, e o local de dormir terá que se contentar com apenas uma "posição noturna" temporária, e pode ser extremamente importante combinar as duas zonas sem causar danos. Dependerá da priorização se o tradicional sofá dobrável "em frente à TV" passará a ser uma área de dormir ou se será necessário reservar espaço para uma cama de casal no quarto. Ambos são bastante realistas, mas é melhor decidir isso antes mesmo que as paredes sejam demolidas e os móveis sejam encomendados.

Encontre exemplos de interiores com soluções semelhantes: cores, estilo de móveis, acabamentos... Com esse conjunto, será muito mais fácil encontrar uma linguagem comum com especialistas terceirizados (designer, arquiteto, construtores) e simplesmente com outros membros da família.

Defina um orçamento que você pode realmente gastar em retrabalho e priorizar seu uso. Por exemplo: em alguns casos, você pode comprar móveis baratos, mas as paredes e o chão terão acabamento apenas com materiais caros e de alta qualidade, ou vice-versa. Essas decisões de compromisso, tomadas antes mesmo do início do trabalho, se tornarão um guia conveniente e ajudarão a poupar muitos nervos de todos os participantes do processo.

Layout

Ao iniciar o planejamento, é necessário ter em mente as prioridades e compensações acima mencionadas, bem como as características de um determinado espaço: o número de janelas, portas, alturas de teto e a forma da própria sala têm um significado especial , que definirá as constantes básicas no planejamento.

Por exemplo, a cama standard é colocada mais próxima da janela para que quem dorme fique mais perto do acesso de ar puro, porém, se os proprietários, por exemplo, se incomodam com o sol forte que atinge seus olhos pela manhã, esta opção claramente não é adequado e a "cama" seria melhor movida para a parede. Se o apartamento tiver tetos altos, é possível considerar a opção de uma cama embutida no segundo andar ou em um pódio dedicado. Um nicho natural ou aprofundamento de parede se tornará uma forma orgânica de zoneamento. É costume dividir uma sala muito alongada e retangular em quadrados de várias maneiras, uma vez que se acredita que essa forma é muito mais agradável para a vida.

Em um espaço pequeno, os especialistas recomendam não depender apenas do papel no planejamento, pois em tal situação existe o risco de deixar corredores muito pequenos entre os móveis.

É melhor aplicar o esquema de móveis planejados em tamanho real no espaço, por exemplo, com fita adesiva no chão e "experimentar" como tudo isso será conveniente, levando em consideração as pessoas específicas que irão morar no cômodo, seus altura e forma de movimento.

Zoneamento

O zoneamento é extremamente importante para uma sala que combina duas tarefas funcionais. É comum criar zoneamento de várias maneiras:

  • Capital... Realizado a partir de divisórias não móveis, por exemplo, de gesso cartonado, janelas com vidros duplos, alvenaria fina, pavimentos em vários níveis ou balcão de bar;
  • Móvel... Aparece quando necessário, por exemplo, cortinas, persianas, biombos ou estantes sobre rodas ou trilhos;
  • Zoneamento de móveis... Via de regra, isso é feito usando um sofá, mesa, pequena cômoda, cômoda, armário ou estante;

O zoneamento pode ser indicado simplesmente por materiais de acabamento ou decoração.

Criação de um projeto de design

A criação de um projeto de design começa com a definição da tarefa técnica exata, porque abstrair "funcional e bonito" não é suficiente aqui. No projeto, é imprescindível levar em consideração o dia a dia de todos os futuros residentes deste quarto e suas características individuais. Por exemplo, o pai alto da família é um motivo para pedir uma cama ou sofá mais comprido. E o horário de trabalho noturno adicionará cortinas blackout às janelas e iluminação direcional acima da mesa.

Passando para a solução de planejamento - um desenho indicando a localização de móveis e outras estruturas no interior. Nesta fase, o orçamento do próximo projeto torna-se mais tangível. No planejamento, é sempre bom lembrar que tamanhos de móveis fora do padrão costumam aumentar significativamente seu valor. Às vezes, 10 cm extras podem aumentar o custo em até 40%.

Renderização 3D - na maioria das vezes é ela quem dá uma ideia real do futuro interior e permite avaliar o quão confortável será. Se um designer fizer o trabalho, certamente criará uma imagem no formato mais fotorrealista, muitas vezes com amostras de móveis reais que serão encomendados para o ambiente. No entanto, agora existem muitos programas, incluindo alguns gratuitos, que permitem criar de forma independente uma visualização 3D de um projeto.

A tarefa final do projeto de design é transformar a ideia do futuro interior em documentação de trabalho para a equipe de reparos... O ideal é que, ao final da obra, você tenha em mãos o projeto mais detalhado com desenhos de todos os nós, varreduras de todas as paredes e mesas com o cálculo de todos os materiais necessários.

Opções de acabamento

Na hora de escolher os materiais de acabamento, claro, é sempre melhor dar preferência aos naturais. Por exemplo, pisos de parquet sólidos ou naturais são muito mais seguros e duráveis ​​do que laminados ou linóleo, assim como tintas acrílicas e papéis de parede clássicos de papel são mais ecológicos do que pisos de vinil. É importante entender que mesmo um pequeno orçamento não significa abandonar soluções eficazes. Na maioria das vezes, o entusiasmo do interior é criado pelo próprio espaço: alvenaria interessante, as restantes molduras de estuque históricas ou, por exemplo, uma agradável vista da janela, que só terá de ser realçada com cor e iluminação.

Mas mesmo uma sala que não tenha características únicas pode ficar com um clima especial se você usar várias técnicas de acabamento:

  • A opção mais fácil é uma parede de acento. O papel de parede com um padrão ativo na maioria das vezes causa medos por seu excesso no design geral da sala, mas é perfeito para criar o clima de apenas uma das paredes, especialmente aquela perto da qual quase não há móveis ou há apenas um objeto grande: uma TV, móveis estofados ou uma escrivaninha;
  • Uma maneira popular de criar textura é acabamento com painéis de madeira com ferida de espessura e cor, mas menos banal e meticuloso na criação de uma forma de acabamento - painéis de feltro ou tecido. São estreitos e planos, arejados com corte e volume, são feitos em qualquer cor, e sua vantagem adicional (isolamento acústico) será um bônus importante em um apartamento com paredes finas.

Soluções de cor

A percepção da cor é algo extremamente individual, cada tonalidade carrega associações pessoais, então não pode haver um único conselho. No entanto, na decoração de interiores de quartos, muitas vezes há uma inclinação clara para tons e texturas naturais.

O "estilo escandinavo" que conseguiu tornar-se megapopular com as suas paredes brancas e cinzentas vai perdendo terreno aos poucos, dando lugar à mesma luz, mas com tons mais quentes e livres ao estilo de meados do século. E os especialistas em psicologia das cores argumentam que, mesmo que você ame tudo que é brilhante, é melhor criar um lugar para dormir com cores claras e discretas. Isso é especialmente verdadeiro para salas pequenas, porque quanto mais claras as paredes, mais luz e visualmente mais espaço para os olhos.

Isso faz com que os interiores sejam dominados por areia, bege, cinza e muito queridos por brancos, que definem o pano de fundo principal para a decoração. E em combinação com eles surgem os ativos: marrom, azul celeste, dourado e cobre, ameixa e abacate.

Escolhendo e organizando os móveis

Um grande sofá-cama e várias poltronas ao redor de uma mesa de centro são uma solução padrão para um quarto-sala de estar. No entanto, você não deve negar a si mesmo o prazer de colocar uma cama completa no quarto, e transferir a função de hóspede para um pequeno sofá ou pufes. Às vezes, pode ser ainda mais econômico. É necessário providenciar um local para guardar as coisas. A solução padrão - um guarda-roupa ou uma cômoda é agora cada vez mais substituído por designers por um pequeno camarim localizado ao lado da cama, fechado com cortinas ou uma tela cercada, o que é especialmente conveniente quando os proprietários precisam trocar de roupa na presença de convidados.

Iluminação

A iluminação de um apartamento de um cômodo é extremamente importante para espaços multifuncionais. A luz direcional em várias camadas pode alterar a imagem do quarto com um clique, por exemplo, escurecendo a cama, destacando a área de estar. Portanto, na maioria dos interiores modernos, conjuntos de iluminação spot são coletados para cada zona: um abajur aconchegante ao lado do sofá, arandelas macias ao lado da cama, vários LEDs brilhantes que inundam todo o espaço se necessário. Enquanto o lustre de cristal usual, irradiando luz do meio de uma pequena sala, quase caiu no esquecimento.

Nós decoramos com cortinas e decoramos

Como mencionado acima, em um espaço pequeno, as cortinas são usadas não apenas como proteção do sol e de olhos curiosos, mas também são portas, divisórias e apenas elementos de design. No entanto, ao escolher cortinas para quartos pequenos, você precisa se lembrar do principal - tecidos monotônicos e naturais sempre parecem mais vantajosos do que um padrão grande e lurex iridescente. Além disso, vale a pena posicionar as cortinas de forma que ocupem quase toda a altura do teto ao chão, isso alonga visualmente o espaço e aumenta o teto, o que é especialmente importante para uma sala pequena.

Em geral, em um cômodo funcional como um quarto-sala de estar, geralmente não há espaço suficiente para a decoração, especialmente um grande, mas você sempre pode alocar um par de prateleiras estreitas abertas acima da cama / sofá para algumas coisas fofas , ou use a área do peitoril da janela não só para flores, mas e para guardar coisas queridas para o coração.

Ideias de design de interiores

Interior móvel. Situação em que um cômodo muda completamente sua funcionalidade com várias manipulações, por exemplo, um lugar de dormir aparece debaixo de um pódio ou guarda-roupa, e as mesas e assentos da sala se movem suavemente para os lados.

Zoneamento direto com uma partição, por exemplo, vidro, estante de livros e lembranças ou uma tela. O quarto está dividido em duas zonas praticamente independentes, numa delas existe uma cama na outra - superfícies de trabalho e de hóspedes. A principal diferença de salas separadas aqui é a preservação do espaço comum devido à penetração de luz em toda a sala.

Zoneamento com o próprio mobiliário, por exemplo, uma cabeceira alta, afastada da área da sala e cobrindo a própria cama da vista dos hóspedes. Ou sofás e poltronas simplesmente espaçados de costas para a cama.

Disfarce a cama com tecidos e travesseiros adequados... Às vezes, você não pode complicar a divisão de "quarto e sala" na sala.Basta encaixar bem a superfície de dormir no design geral, por exemplo, com uma colcha combinada com cortinas ou estofados de cadeiras e algumas almofadas decorativas que serão removidas à noite.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário