Projeto de quarto com área de 12 m². m

Projeto de quarto com área de 12 m². m
  1. Características do layout
  2. Opções de projeto de design
  3. Como decorar paredes, pisos e tetos?
  4. Como equipar?
  5. Soluções de cor
  6. Estilos
  7. Iluminação
  8. Decoração, têxteis e acessórios
  9. Idéias realmente elegantes no interior

O quarto é praticamente o cômodo mais importante de qualquer apartamento. Ainda assim, afinal, o corpo de cada pessoa precisa de sono e bom descanso. Um quarto confortável e uma área de estar bem equipada podem contribuir para o relaxamento máximo.

Por exemplo, uma sala com uma área de 12 sq. m, vamos dar uma olhada mais de perto em como criar um design elegante e aproveitar ao máximo o ambiente sem desordená-lo. E também exemplos dos projetos de design de maior sucesso, opções de materiais de acabamento e cortinas de maior sucesso para quartos.

Características do layout

12 metros quadrados não é um espaço tão grande, então você precisa usar absolutamente todos os seus cantos da forma mais funcional possível. Afinal, muitas vezes acontece que no quarto não se pretende apenas um local de dormir, mas também mesas de cabeceira, um toucador, um par de poltronas, uma cómoda e uma televisão.

Na grande maioria das casas, os quartos têm uma disposição standard, que é uma divisão rectangular com uma dimensão de 3x4 metros. Com esta forma da sala, a delimitação do espaço pode ser bastante bem sucedida.

É importante notar que um grande número de pessoas envolvidas na construção de casas de campo com as próprias mãos prefere uma disposição semelhante à dos quartos, por ser a mais ideal, compacta e relativamente espaçosa.

Algumas casas, especialmente prédios novos, têm layouts de cômodos bastante incomuns. Portanto, um quarto com formato longo ou estreito não é uma raridade, mas pode facilmente se tornar um problema quando se trata de reparar e delimitar o espaço do quarto.

12 metros quadrados é a área mais comum de uma pequena sala em uma casa de painéis ou Khrushchev. Na maioria das vezes, essa sala tem uma forma ligeiramente alongada, mas não é uma rima estreita e abre completamente espaço para um vôo da imaginação criativa e design.

Vale destacar que com a escolha certa na distribuição dos móveis e itens de decoração, é possível obter um dormitório totalmente funcional e organizado.

Opções de projeto de design

Para prevenir todos os problemas que possam surgir no futuro, bem como para prover todas as pequenas coisas e detalhes necessários que irão garantir uma existência mais confortável, é necessário desenvolver um projeto de design competente, que se tornará a base para criando um interior de quarto.

Considere as principais etapas da elaboração de um projeto de design para um quarto:

  1. O primeiro passo é decidir sobre o tamanho do orçamento. Essa etapa é necessária, pois a competente distribuição das finanças economizará dinheiro e evitará despesas imprevistas;
  2. Na próxima fase, você precisa decidir sobre o interior, o estilo da sala e as peças de mobiliário necessárias. Se o orçamento permitir, você pode recorrer a um especialista competente - um designer de interiores para obter ajuda, mas se a mobília e os reparos do quarto forem feitos no âmbito da economia, você mesmo terá que fazer isso;
  3. Em seguida, é necessário fazer uma avaliação preliminar dos materiais de acabamento e elementos de mobiliário selecionados., após o que você precisa comparar o valor recebido com o orçamento.Se os fundos sobrarem, você pode enviá-los para decoração adicional, e se o valor ultrapassar a estrutura estabelecida, você precisa separá-los ou reduzir custos;
  4. Após todas essas etapas, segue-se um período de acabamento das instalações: reparos cosméticos ou de grande porte, montagem e colocação de móveis de acordo com a ideia do projeto, bem como pequenos ajustes na localização de algumas peças, que podem ser feitos se necessário, mas não são obrigatórios.

Vamos dar uma olhada em exemplos de projetos de design dos quartos mais elegantes e bem-sucedidos da filmagem correspondente.

Para estreito

Um quarto bem iluminado com uma cama de casal grande, localizado em um quarto estreito de 12 metros, parece muito elegante. A cama está localizada no centro do quarto e uma TV articulada está fixada na parede oposta.

A ausência de um gabinete ou suporte economiza espaço significativamente.

No canto da sala, você pode colocar uma cadeira incomum em forma de botão de rosa aberto, e o interior claro é complementado por cortinas escuras feitas de material denso.

Um quarto estreito pode ser mais funcional. Por exemplo, se você escolher uma cama e meia não muito larga, um meio-fio pequeno e estreito vai caber muito bem no canto ao lado dela. E as prateleiras articuladas localizadas acima da área de dormir são equipadas com lâmpadas e assim o problema de iluminação adicional é resolvido.

Quase todas as paredes e móveis devem formar a paleta de cores principal do interior, por exemplo, o branco. Portanto, a parede atrás da cama, decorada com papel de parede fotográfico brilhante, ajudará a diluir um pouco a situação.

O interior também pode ser complementado com um tapete fofo, uma pequena arca em forma de arca de madeira e bugigangas decorativas colocadas na área do peitoril da janela.

3x4 metros

Quarto com design muito elegante com filmagem padrão em tons de marrom aconchegantes. A cama grande está localizada no centro do quarto, e uma pequena parede em branco e marrom está embutida na parede oposta.

Em ambos os lados da cama, há mesinhas de cabeceira, combinando com a cor da parede. E os meios-fios são decorados com lâmpadas elegantes com abajures graciosos. Na área próxima à janela há uma pequena poltrona aconchegante, e na parede acima da cama, duas pinturas que retratam paisagens de cidades japonesas são adaptadas para complementar o interior.

A prevalência de sombras escuras no interior é mais do que compensada pela presença de um grande número de detalhes de luz.

O design moderno e muito elegante do quarto de 12 metros irá agradar até mesmo aos habitantes mais caprichosos do apartamento. O interior é decorado como no exemplo anterior em tons de marrom. Os diferentes tons são escolhidos muito bem, graças ao qual o quarto parece muito harmonioso.

Existem vários pontos interessantes neste layout:

  1. A janela e a porta estão localizadas uma em frente à outra na área das paredes com uma metragem menor. Portanto, a cama está localizada na parte central da parede perpendicular a ela. Esta disposição permite complementar o elemento de dormir com dois guarda-roupas altos nas laterais e uma prateleira articulada entre eles, na parte inferior da qual estão embutidos pequenos elementos de iluminação.
  2. Há uma cômoda alta à esquerda perto da porta., que se tornará uma parte funcional do interior e é perfeita para guardar roupas íntimas e roupas de cama. Há uma pequena lâmpada na cômoda, que é um dos elementos de iluminação adicionais.
  3. Além disso, o interior é complementado por um lustre incomum da moda, tons romanos marrons escuros e uma pintura elegante localizada na área entre a prateleira e a cabeceira da cama.

E como decoração adicional, a cama é complementada por um cobertor de lã castanho dourado.

Como decorar paredes, pisos e tetos?

Não só a escolha do mobiliário é uma parte importante da decoração de um quarto, mas também o design do interior em si.Em alguns casos, materiais de acabamento selecionados incorretamente e sem pensar podem estragar e reduzir visualmente até mesmo o maior espaço.

Mas certos esquemas de cores e alguns truques de vida ajudarão não apenas a decorar o interior com estilo, mas também a aumentar visualmente o pequeno espaço de uma sala de 12 metros.

Teto

Teto tenso

É claro que os tetos tensos brilhantes podem desempenhar um papel importante no aumento do espaço, mas nem todo mundo gosta de sua aparência. É muito mais agradável olhar para o forro fosco, portanto, para evitar ocupar o espaço com a construção de uma estrutura, é melhor não recorrer a tal projeto de forro, mas focar na pintura, caiação ou colagem especial painéis.

Teto pintado

Para caiação e pintura, vale a pena escolher materiais da mais alta qualidade, a fim de evitar rachaduras e salpicos de materiais em um futuro próximo. Além disso, pode-se recorrer à decoração do teto com gesso de acabamento especial, criando uma superfície texturizada.

Teto estratificado

Um dos hacks de vida que vai ajudar a aumentar visualmente a altura da sala: ao longo do perímetro da sala, você pode criar um pequeno nicho com lâmpadas embutidas, graças ao qual a parte central parecerá um pouco mais alta.

Deve-se observar que o nicho pode diferir da parte principal do teto. Mas é melhor ficar com cores claras e optar por tons de branco ou pérola.

Paredes

As paredes claras ajudam a aumentar visualmente a área da divisão, mas isso não significa que o interior deva ser do mesmo tipo e aborrecido. Você pode escolher combinações de cores de forma que o quarto brilhe com novas cores e, quando complementado com vários elementos decorativos e estampas, o quarto não será apenas espaçoso, mas também muito aconchegante.

Faixa

Por exemplo, uma tira vertical leve é ​​o melhor assistente para aumentar o espaço, mas você não deve decorar absolutamente todas as paredes da sala dessa forma, pois ficará muito colorida e rapidamente ficará entediada.

Basta colar sobre duas paredes opostas com papel de parede listrado ou uma, que será a parte central do interior.

Estampas florais

Vários estampados florais, padrões orientais e ornamentos de aberturas simples são bem-vindos, os quais devem ser dispostos de acordo com o mesmo princípio, uma vez que o abuso de guarnições decorativas pode afetar negativamente não só a percepção visual do espaço, mas também a imagem estilística do quarto como um todo.

Papel de parede

Para a decoração de paredes, papéis de parede de não tecido, vinil ou tecido de alta qualidade são perfeitos. É melhor escolher uma tela com um metro de comprimento - assim as paredes ficarão mais holísticas e a colagem levará muito menos tempo.

Piso

Para a decoração do piso, é melhor escolher tons neutros., mas não muito escuros, por isso o espaço parecerá menor, mas também não claro, pois farão com que o piso se destaque desnecessariamente contra o fundo do resto do interior.

É melhor escolher materiais de acabamento simples, porque as impressões e os desenhos não serão apenas inadequados, mas também “ocuparão” visualmente parte do espaço. Um esquema de cores monocromático torna o piso neutro e não se concentra nele.

Quanto ao próprio piso, sua escolha deve ser feita com base nas preferências pessoais:

  • Parquet capaz de servir por muitos anos. O parquete é considerado bastante durável e resistente ao desgaste, mas requer um manuseio especial,
  • Laminado - a opção mais econômica, embora seja despretensiosa na manutenção, perde rapidamente sua aparência original.

Além disso, para garantir um maior conforto, pode equipar o pavimento não só com uma base isolante, mas também com tapetes elétricos especiais.aquecer o pavimento, o que ajudará a manter um ambiente mais confortável no quarto e a torná-lo mais quente.

Como equipar?

Não haverá problemas em arranjar um local de dormir num quarto de 12 metros, mas isso pode ser feito se for necessário equipar o quarto não só com um local de dormir, mas também com um espaço de trabalho.

Vamos dar uma olhada em alguns exemplos e truques de colocação compacta de móveis e o uso mais funcional do espaço:

Por exemplo, para equipar um quarto-escritório, não é de todo necessário ter uma divisão com uma área grande. Você pode usar uma opção de cama dobrável - um pequeno sofá, bem como uma cama menor.

Neste caso, haverá espaço adicional na sala, o que é bastante adequado para uma área de trabalho.

Além disso, um peitoril de janela também pode ser usado como mesa, cuja superfície pode ser ligeiramente alongada, se necessário. Com esta utilização da parte da janela da sala, a maior parte do espaço permanece livre.

Para criar mais espaço para trabalho, você pode usar um atributo de mobiliário, como uma cama alta. O modelo é um dormitório localizado quase sob o teto e fixado em colunas e postes especiais e fortes.

Na área sob essa cama, você pode equipar um local de trabalho muito espaçoso equipando-o com uma grande mesa de canto.

​​Uma sala com loggia e varanda oferece muito mais oportunidades para aproveitar ao máximo o espaço., além disso, existe a possibilidade de aumentar o espaço em vários metros quadrados.

Por exemplo, o isolamento das janelas com vidros duplos e a destruição da divisória entre o espaço da loggia ou varanda e a divisão tornam a divisão mais comprida, criando assim um espaço adicional para a área de trabalho.

Além disso, não é necessário demolir totalmente toda a divisória, basta retirar a janela e a porta da varanda. O resto da parede pode ser decorada com uma mesa larga, criando um local de trabalho bastante confortável.

E o resto do espaço da varanda pode ser usado para armazenar vários itens pessoais.

Deve-se notar que a atmosfera no quarto deve ser propícia ao relaxamento e não apenas ao descanso físico, mas também à liberação emocional. Para isso, a sala não deve ser desordenada com uma quantidade enorme de móveis maciços - você deve usar modelos compactos de tudo que você precisa.

Soluções de cor

O esquema de cores do quarto é talvez um dos aspectos mais importantes da percepção visual do quarto como um todo. Como já disse, o design da sala deve ser propício para um descanso confortável, portanto, o uso de tons excessivamente brilhantes e combinações de cores vulgares é desencorajado.

Mas a sala também não deve ser muito clara e desbotada., uma vez que um grande número de cortinas claras e frias o privam de aconchego e uma sensação de conforto - o quarto parecerá, embora espaçoso, mas ainda muito frio.

cor vermelha

cor vermelha com o uso excessivo, é totalmente inadequado para a área de dormir, portanto, deve-se evitar o uso de uma grande quantidade desta sombra. Mas em pequenas doses, é bastante apropriado. Por exemplo, como decoração para uma das paredes (mas não mais), bem como como um complemento para o interior com vários itens decorativos - cobertores, almofadas, estatuetas decorativas e vasos.

É importante notar que, para um quarto, a combinação de cores mais bem-sucedida com um tom vermelho pode ser o branco.

Quarto verde ao escolher um tom clássico claro, pode parecer uma verdadeira selvageria, e não é surpreendente - dificilmente os tons brilhantes de ervas são capazes de inspirar uma sensação de tranquilidade e criar uma atmosfera confortável para relaxamento e recreação.

Mas os interiores em cores menta claras parecem muito bonitos e adequados., bem como quartos com predominância de tons suaves de azeitona. As cores delicadas e calmas criarão uma sensação de aconchego e não afetarão a percepção visual da área do espaço.

Mas como com o vermelho, você deve evitar o uso excessivo de elementos desses tons e se limitar apenas à decoração de partes individuais do interior.

Além disso, tons delicados de amarelo, rosa e azul são perfeitos para decorar um quarto. E a combinação de bege e marrom é quase um clássico para a decoração deste quarto.

Estilos

Vale ressaltar que o esquema de cores da sala pode fazer parte de uma das várias soluções estilísticas. Vejamos mais de perto quais estilos são os mais populares para decoração de quartos, o que é característico de cada um deles e por que alguns são especialmente populares:

  • País. Para um quarto neste estilo, uma predominância de tons verdes claros é característico, graças aos quais o quarto parece muito fresco e espaçoso. Este estilo também se caracteriza por todos os tipos de estampas florais, pinturas com paisagens naturais e bordados brilhantes.
  • Provence. Esse estilo é uma espécie de Country francês, pois suas origens vêm de aldeias distantes localizadas no sul da França. O estilo é caracterizado por tons suaves de lilás e lavanda, a predominância de tons claros e padrões florais claros.
  • Rústico. Algo em comum com os dois estilos anteriores tem um estilo rústico, cuja principal característica é a predominância de elementos amadeirados - principalmente decoração de parede. O estilo é caracterizado por tons claros, estampas florais e o uso de flores secas como decoração.
  • Vintage... Os quartos em estilo vintage são caracterizados pela leveza e graça. Camas com estrutura em metal perfurada, móveis com vestígios de arranhões e efeito envelhecido, bem como grande predominância de tons claros: freixo, pérola, marfim, rosa claro e champanhe.
  • Romântico. Decorar um quarto neste estilo pode exigir um maior vôo de imaginação, uma vez que tanto uma versão clara quanto uma sala escura com paredes cinzas podem parecer lindas. Este estilo é caracterizado por estampas florais discretas, elementos femininos, cabeceiras de couro.
  • Clássico. Este estilo é caracterizado pelo luxo e riqueza. São usados ​​principalmente tecidos de veludo macio, roupa de cama de seda e estofamento de veludo. E o interior é dominado por elementos decorativos dourados, complementados por estatuetas de cristal.
  • Arte pop. Este estilo é o mais fashion e moderno de todos, já que suas principais características foram inspiradas em várias tendências da moda. Grandes cartazes com grandes imagens de rostos femininos, desenhos em forma de bagas e frutas aumentadas, móveis neutros e acessórios em cores vivas - esses são os principais componentes deste estilo.

Iluminação

A iluminação do quarto é uma parte importante, pois não é apenas uma área de dormir, mas também uma área de descanso na posição horizontal. A luz clássica do teto pode simplesmente não ser suficiente, e as pequenas lâmpadas não têm a potência que lhes permitiria iluminar completamente toda a sala de forma independente.

Vejamos mais de perto todas as opções de iluminação existentes para quartos, quais são as melhores e como fazer você mesmo a iluminação.

Iluminação central

Obviamente, a iluminação central do teto é necessária, pois não pode ser substituída por outras luminárias. É realizado a partir do centro da sala e se espalha por toda a sua área.

Como regra, na construção de uma casa, este tipo de iluminação é realizado em todas as divisões, pelo que não tem de o fazer sozinho. Você só precisa escolher um lindo lustre que combine com o interior e fixá-lo com segurança no teto.

Se você quiser equipar o quarto com arandelas de parede que não estão conectadas a tomadas elétricas, mas alimentadas por um interruptor, você terá que desenhar linhas adicionais com suas próprias mãos.

Iluminação adicional

É melhor fazer a fiação adicional antes do início do reparo, uma vez que paredes não decoradas são bastante adequadas para esconder os fios em canais especialmente perfurados. Caso contrário, você terá que comprar uma caixa especial para os fios ou escondê-los nos orifícios do rodapé.

Iluminação adicional na forma de pequenas arandelas pode ser colocada nas laterais da cama, para sua conveniência, equipada com um interruptor em cadeia. Pequenos abajures e abajures nas mesinhas de cabeceira são colocados de maneira semelhante. Todos esses elementos de iluminação se tornarão indispensáveis ​​para quem gosta de ler antes de dormir.

Decoração, têxteis e acessórios

Além dos acabamentos e da escolha do mobiliário, o quarto deve ser complementado com todo o tipo de acessórios e elementos decorativos. Afinal, o interior de nenhuma divisão está completo sem pequenas coisas elegantes que lhe dão mais conforto.

Várias estatuetas e vasos de diferentes tamanhos funcionam como decoração. Não é necessário guardar flores frescas em um vaso, você pode decorar a peça com um lindo buquê artificial.

As pinturas são uma excelente decoração de interiores., imagens nas quais podem criar tanto um ambiente mais ensolarado e leve em uma sala, quanto pesado e negativo, levando a um desperdício de suas próprias energias.

Vale a pena escolher um desenho com mais cuidado e ficar atento a esses presentes.

Claro, nenhum quarto está completo sem um acompanhamento de tecido - são cortinas, uma colcha e roupa de cama. A colcha e as cortinas devem combinar com o interior, mas a roupa de cama deve ser escolhida de acordo com a preferência pessoal.

Atenção especial deve ser dada às cortinas: devem ser densas, confeccionadas em tecido grosso que não permita a passagem de luz, pois o corpo precisa de descanso e recuperação total, e a luz de lanternas pode afetar negativamente o processo de sono.

Como acessórios para cortinas, você pode escolher gravatas especiais feitas de materiais ou com base magnética.

Idéias realmente elegantes no interior

  • Design de quarto simples, mas muito elegante, em estilo provençal. A parede atrás da cama é decorada com fotomurais com uma impressão clara, e os móveis elegantes, juntamente com elementos decorativos, são selecionados em branco, o que torna o quarto mais espaçoso e claro.
  • O quarto fica muito bonito em tons de azul. Móveis brancos, papel de parede com estampa discreta em estilo clássico, cortinas graciosas e uma linda colcha azul conferem ao quarto um visual verdadeiramente luxuoso.
  • Um quarto bem iluminado, cujo interior predominante é um tom bege-rosado, atrairá homens e mulheres.
  • Um quarto prático em uma sala alongada de 12 metros com prateleiras suspensas verticais. Há um pequeno nicho acima da porta, o que resolve a questão do espaço de armazenamento adicional.
sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário