O que são máquinas de corte a laser e como escolhê-las?

Contente
  1. Peculiaridades
  2. Visualizações
  3. Top models
  4. Componentes
  5. Critérios de escolha
  6. O que você pode fazer?
  7. Exploração

As máquinas-ferramentas que usam cortadores a laser representam um tipo moderno e conveniente de processamento de vários materiais. Apesar do fato de que todos eles estão dispostos no mesmo princípio de uso de um feixe de laser para cortar peças, há uma série de diferenças estruturais que afetam a intensidade do trabalho e a faixa de potência.

Peculiaridades

Dependendo dos limites de potência, as máquinas a laser são divididas em vários tipos de acordo com o tipo de radiação que é iniciada por vários fatores energéticos, como ópticos, químicos ou elétricos. Todos eles são baseados na capacidade de certas substâncias de emitir fótons com um determinado comprimento de onda. Deixados sem serem absorvidos por suas contrapartes, os fótons livres formam um feixe de laser capaz de cortar muitos tipos de objetos razoavelmente sólidos feitos de metal, pedra ou osso.

Esquematicamente, o princípio de operação de um emissor de feixe de laser pode ser definido como a interação de 3 fatores necessários:

  • a presença de um ambiente ativo;
  • ligar a fonte de alimentação;
  • aumento da colisão de fótons na formação de um feixe direcionado usando um ressonador.

As instalações de laser podem ser classificadas não apenas pela intensidade da radiação, mas também pelo tipo de meio ativo, que pode ser gasoso, sólido ou semicondutor. A potência do feixe é suficiente para penetrar na massa da peça a ser processada. Dependendo do tipo de material, ele pode evaporar, inflamar, derreter ou alterar sua estrutura integral de alguma outra forma.

Como resultado da exposição de objetos a um feixe de laser, ocorre uma alteração mecânica em sua configuração, mas nenhum resíduo permanece na forma de pó, serragem ou aparas.

A área muito pequena de interferência da viga de corte com a estrutura do material deixa um corte limpo e permite o processamento das peças com a máxima precisão.

Visualizações

Das máquinas a laser usadas atualmente, as instalações de gás CNC surgiram muito antes e percorreram um longo caminho em testes práticos. Seu meio ativo é o dióxido de carbono, que começa a emitir fótons sob a ação de uma corrente elétrica. Eles são considerados o tipo mais versátil de dispositivo de corte a laser.

A característica técnica dessas máquinas é o comprimento de onda de 10,6 mícrons, suficiente para cortar papel, couro, plástico e peças de madeira na produção industrial.

No entanto, os metais, independentemente de sua rigidez, são muito fortes para essa onda, que ela não pode cortar. Isso não interfere no uso de máquinas de corte a gás para cortar papelão e outros materiais.

Para trabalhar com vários metais, são utilizadas instalações de laser com comprimento de onda curto de 1,06 mícron. Devido a esta característica técnica, não são de todo adequados para trabalhar com outros tipos de materiais, mas cortam, marcam e soldam peças metálicas com sucesso. O princípio de funcionamento das máquinas de fibra óptica de estado sólido é baseado no uso de fibra de vidro e diodos como fonte de energia.

Existem também dispositivos de neodímio, cuja ação ocorre devido à ativação de cristais semicondutores. Também se distinguem por uma alta intensidade de trabalho, pois emitem uma onda curta e potente, cuja resistência é suficiente para cortar produtos plásticos, cerâmicos e metálicos.

Ao escolher uma máquina a laser CNC, você deve levar em consideração suas capacidades e características técnicas. Dependendo dos tipos de trabalho pretendidos, cada máquina corresponde à sua especialização.

Formato pequeno

Para aplicar imagens de gravação precisas e de alta qualidade à superfície de quase todos os materiais, exceto metais, um dispositivo a laser de mesa com baixa potência é usado. Com o auxílio de uma máquina de pequenas dimensões totais, é possível realizar imagens volumétricas ou planas na superfície de diversos produtos de plástico, porcelana ou couro.

Este tipo de equipamento, se necessário, pode ser adquirido para uma oficina em casa. O gravador a laser compacto é capaz não apenas de aplicar padrões de superfície, mas também de cortar peças finas, apenas ligeiramente inferior em produtividade às grandes instalações industriais projetadas para tecido ou couro.

Para a produção rápida de produtos gravados com mão de obra de alta qualidade, você pode adquirir uma mini-máquina, também conhecida como "marcador a laser". A pequena área de trabalho do dispositivo, em combinação com o software do microcomputador, é adequada para resolver tarefas de alta precisão. A mobilidade do dispositivo de pequeno porte torna-se outra vantagem para a organização conveniente do fluxo de trabalho.

Formato médio

As dimensões das máquinas a laser são determinadas principalmente pelos parâmetros da área de trabalho. Os dispositivos mais populares são dispositivos de formato médio, que podem ser facilmente localizados em pequenas áreas das instalações, enquanto executam a carga de trabalho máxima. Eles são projetados para trabalhar em pedra, plástico, cerâmica e alguns tipos de metais. A compactação média dos dispositivos a laser permite que sejam colocados em uma pequena mesa de trabalho em oficinas de fabricação e decoração de produtos de lembrança.

Panorâmico

As máquinas de gravação a laser CNC são projetadas para diferentes tipos de materiais de processamento e limpeza, portanto, suas dimensões gerais são de 0,5 a 2 metros e até mais. Os maiores modelos de sistemas laser são projetados para a produção industrial de peças de alta precisão de vários tamanhos.

As máquinas são protegidas por caixas monolíticas e potentes, que não apenas tornam a estrutura suficientemente estável, mas também suportam com sucesso as vibrações que ocorrem durante o processo de corte.

Para aumentar a produtividade, são utilizadas soluções de design adicionais, como operação paralela de 2 tubos de laser ao mesmo tempo em uma mesa para processamento síncrono de 2 peças de trabalho.

Top models

O equipamento, cujo trabalho se baseia na utilização do feixe de laser como ferramenta de corte, está se tornando uma prioridade em muitas áreas da produção industrial. Com base na crescente demanda do mercado, mais e mais empresas estão dominando a produção de máquinas a laser de vários tipos. Os produtos de muitos fabricantes da Alemanha, Taiwan, EUA, China e Áustria pertencem à luxuosa linha de máquinas-ferramenta para processamento de madeira, metais e outros materiais.

Dos melhores modelos que podem ser usados ​​em casa, em uma pequena oficina ou em oficinas industriais, pode-se citar o seguinte.

  • WATTSAN MICRO 0203 - um excelente dispositivo para artes e ofícios e gravação em compensado ou plexiglass. A qualidade inglesa do modelo de pequeno porte, pesando 28 kg, facilitará o corte dos padrões desejados dados ao dispositivo do computador.
  • ZERDER FLEX 1060 - O modelo alemão de médio formato apresenta corte e gravação a laser de alta precisão.
  • MCLAZER 4030 METAL - um dispositivo chinês que permite realizar tipos universais de trabalho, não só com peças de metal, mas também com outros materiais.
  • FIBER FB1325 - um poderoso gerador de fibra ótica com controle CNC de alta precisão permite usar esta máquina para realizar corte e gravação em tipos de metais especialmente espessos e ligas fortes. A unidade de fabricação chinesa se distingue por um alto grau de ergonomia e precisão na execução de tarefas técnicas.

Máquinas a laser de fabricação russa e equipamentos de gravação podem ser vistos entre os produtos de empresas bem conhecidas localizadas:

  • em Yaroslavl - PTK Stanki Trade;
  • em Krasnoyarsk - LLC "ChPU 24";
  • em Novosibirsk - "MULTICUT".

Componentes

Os fabricantes de equipamentos a laser projetados para vários tipos de processamento de peças de qualquer material estão interessados ​​em fornecer atendimento ao cliente com peças de componentes. O uso de máquinas, tanto em casa como em oficinas industriais, requer manutenção e reparos de alta qualidade. Para isso, no mercado de peças de reposição para equipamentos, é possível encontrar tubos de laser preenchidos com dióxido de carbono, lentes ressonantes de reposição, óculos de conjuntos ópticos e capuzes.

Compressores de várias capacidades estão à venda como fontes de energia, bem como bombas de ar para resfriar tubos de laser. Entre as peças de reposição você encontra lamelas para guiar diversos tipos de materiais no corte e corte. As mesas em favo de mel com uma estrutura de superfície em favo de mel estão amplamente disponíveis para venda, o que permite evitar o escorregamento das peças de trabalho e serve para remover resíduos queimados.

Além disso, para a operação normal da máquina a laser CNC, você pode precisar de filtros, sensores e coifas sobressalentes.

Critérios de escolha

Para justificar as esperanças de benefícios e retorno financeiro do equipamento a laser adquirido, é necessário guiar-se por alguns dados informativos.

  • É necessário proceder a partir do volume e das dimensões do trabalho executado, uma vez que a área de trabalho dos aparelhos que executam as mesmas operações pode ser destinada a uma residência, uma pequena empresa ou uma grande oficina de produção.
  • A seleção é baseada no tipo de material das peças que serão processadas com a máquina. Assim, o tipo de gás das máquinas a laser lida com muitos tipos de materiais, com exceção dos metais, e a característica de potência do emissor afeta a espessura das peças cortadas.
  • Desejando aumentar a funcionalidade do equipamento, é necessário escolher dispositivos com movimentação manual ou automática da mesa de trabalho, bem como com 2 cabeçotes de trabalho para corte síncrono, o que dobra a produtividade da máquina. Alguns tipos de equipamentos para processamento de materiais a laser possuem opções adicionais, o que pode ser um fator decisivo na hora de escolher.

O que você pode fazer?

As máquinas a laser CNC possuem uma ampla gama de capacidades técnicas. Com a ajuda deles, é possível produzir várias peças, elementos e produtos acabados que não requerem processamento adicional, uma vez que a alta precisão e a qualidade de corte exata são a base do método. Os dispositivos a laser são usados ​​com sucesso em muitos tipos de indústrias, tanto grandes como individuais.

Qualquer pessoa pode comprar um dispositivo de mesa para fazer inscrições decorativas ou desenhos em tecidos, estojos de couro, papelaria, objetos de plástico, cerâmica e metal. Com a ajuda de um gravador, você pode criar joias originais, elementos decorativos no interior, estampas, marcações em borracha e plexiglass.

Para o artesão da fabricação de móveis, a questão atual é o corte de produtos em contraplacado, bem como a execução de encaixes entalhados para fachadas de projetos de design em madeira. Painéis de madeira compensada com padrões cortados neles são usados ​​como grades decorativas que cobrem fontes de aquecimento ou iluminação em interiores.

Para os proprietários de uma pequena máquina a laser instalada em uma oficina doméstica, pode ser interessante e lucrativo para esse tipo de pequena empresa fazer chaveiros em forma de adesivos, ímãs para geladeiras e outros souvenirs.

Exploração

As máquinas de corte a laser de qualquer potência são um tipo de equipamento elétrico, ou seja, ao se conectar à rede, é necessário verificar o aterramento. Ao trabalhar em equipamentos a gás, verifique se o sistema de refrigeração a água do cabeçote do laser está ligado. Ao trabalhar com superfícies metálicas, o equipamento óptico é ajustado, o que aumenta a precisão da máquina.

Para a durabilidade e segurança do equipamento, é necessário utilizá-lo apenas nos materiais que estão especificados no manual de instruções. A estabilidade do programa é garantida não apenas pela facilidade de manutenção da eletrônica, mas também pela tensão de rede estabilizada. Para prolongar a vida útil das máquinas, lubrifique os componentes mecânicos a tempo e realize inspeções técnicas regulares.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário