Que tipo de máquinas para trabalhar madeira são necessárias para uma oficina em casa?

Contente
  1. Visão geral da espécie
  2. Principais fabricantes
  3. Nuances da localização

A questão de que tipo de máquinas para trabalhar madeira são necessárias para uma oficina em casa será muito interessante para aqueles que, por exemplo, decidiram começar a fazer móveis em casa ou criar outras coisas interessantes em madeira. Este artigo o ajudará a compreender as funções de várias máquinas para trabalhar madeira e encontrar a aparência mais adequada.

Visão geral da espécie

Considere quais tipos de máquina são usados ​​com mais frequência em casa.

Esmerilhamento

Essas máquinas são utilizadas para maximizar o alisamento de vários produtos de madeira, dando a sua superfície a maior lisura. Produtos antigos também são adequados para processamento nesta máquina. A máquina permite realizar o processamento secundário de artigos acabados, defeituosos ou muito usados, cuja aparência se tornou inutilizável após um certo tempo.

Por sua vez, com base em todos os tipos de finalidade funcional e individualidade do design, os trituradores podem ser divididos em vários tipos:

  • vibrando;
  • canto;
  • orbital;
  • combinado;
  • escova e moagem.

Apesar dos diferentes designs e métodos de processamento dos produtos, todos os dispositivos têm um propósito comum, a saber: dar lisura à superfície da madeira.

Serrar

A serra é uma máquina capaz de separar peças e produtos de madeira em linha reta. Em oficinas domésticas, costuma-se usar máquinas com disco.

De acordo com as especificações do corte de madeira, três tipos principais de equipamento podem ser distinguidos.

  • Disco. Equipamento com superfície de trabalho plana e serra circular. Durante a operação, a madeira é colocada no disco ao lado da cama. O disco lida com seu trabalho cem por cento, cortando produtos de madeira com destreza de maneira uniforme e precisa, evitando a probabilidade de vários cavacos e outros defeitos.
  • Listrado. O corte é feito com serra de fita. Raramente é usado em casa devido ao seu tamanho volumoso.
  • Com serra flexível. Esta máquina pode ser equipada com uma serra de fita, serra de fio ou serra de corrente. Ele faz seu trabalho mais rápido do que o tipo de equipamento de disco, ágil e silencioso.

Engrossador

Alisar a superfície do produto de madeira é a principal função da unidade de espessamento. Mas, além disso, o agregado é usado para dar a todos os mesmos elementos o mesmo tamanho geral. A estrutura de todos os tipos de instalações torna possível cortar madeira tanto ao longo como transversalmente.

A superfície de trabalho da máquina de espessamento é uma mesa composta por duas partes. A primeira parte dá a árvore, e a segunda, conseqüentemente, a aceita. Entre essas partes existe uma certa haste em forma de faca, que realiza o corte. Após o corte, o material é enviado para a mesa de recebimento. Nesta área, a máquina está equipada com rolos especiais que suportam um bloco de madeira.

É importante ressaltar que é necessário escolher esse tipo de montagem com cuidado, pois alguns modelos não são equipados com alimentação automática de material.

Circular

As serras circulares são muito semelhantes aos equipamentos de serração. As máquinas são usadas para as seguintes manipulações:

  • serrar para cima e para baixo;
  • fabricação de blocos de madeira;
  • corte de madeira compensada;
  • produção de cordões de esmalte.

Uma serra circular é uma ferramenta com a qual você pode rasgar e cortar madeira e metal.

Analisando o design, existem três tipos de serras circulares.

  1. Tabletop. Eles são usados ​​em casa. Via de regra, essas máquinas não pesam mais do que 25 quilos. A instalação desta máquina é realizada em todos os tipos de superfícies, por exemplo, sobre uma mesa.
  2. Com suporte. Esta unidade também pode ser transportada para qualquer lugar conveniente. Equipado com um suporte no qual as placas de vários tamanhos podem ser processadas.
  3. Estacionário. Para o lar, essas máquinas raramente são compradas, na maioria das vezes são usadas em fábricas industriais. Uma vez que o dispositivo é estacionário, seu design estável torna possível realizar qualquer trabalho com mais precisão, no nível adequado.

É importante observar que diferentes lâminas de corte devem ser adquiridas para todos os três tipos de serras circulares.

Articulação

Uma plaina é uma peça de equipamento cujo objetivo é alisar a superfície de vários blocos de madeira.

Apesar das características variadas das máquinas aplainadoras, sua principal tarefa é o processamento inicial dos materiais de madeira antes de o material ser enviado para outras máquinas.

As máquinas de juntas podem ser divididas em dois tipos: unilateral e dupla face.

Ao trabalhar com uma máquina de uma face, apenas um lado do material de madeira pode ser usado, com uma máquina de dupla face, a área de trabalho se expande para usinar ambas as faces ao mesmo tempo.

Além disso, essas unidades podem ser divididas de acordo com o tipo de fornecimento de peças em automático e manual.

As máquinas, que possuem um método de alimentação automático, são equipadas com um alimentador automático embutido ou um mecanismo de transporte.

Copiadora

Essas máquinas são usadas para fazer cópias de amostras de produtos de madeira, que irão corresponder ao máximo à amostra original. O aparelho cumpre sua tarefa o mais rápido possível, também há opções para a fabricação de várias peças de madeira ao mesmo tempo.

O método pelo qual a copiadora funciona é chamado de cópia de modelo. Essa técnica possibilita a produção de cópias cujas peças terão exatamente a mesma aparência, além disso, não há limitação quanto ao número de peças a serem produzidas. Todo o trabalho é executado de forma automatizada, o que reduz ao mínimo a ocorrência de qualquer tipo de erro.

É importante notar que o tamanho compacto das copiadoras não afeta sua resistência em nada, permanece em sua altura mesmo com o uso constante.

A unidade irá atendê-lo fielmente por um longo tempo, sem avarias, sem exigir reparos, se você realizar a manutenção dos aparelhos em tempo hábil.

Planing

As máquinas de aplainar são utilizadas para dar ao molde de madeira a forma pretendida. Após o uso da máquina, o produto de madeira adquire uma superfície lisa, isenta de todos os tipos de defeitos e rebarbas.

A estrutura desta unidade permite processar peças de madeira em vários planos:

  • vertical;
  • horizontal;
  • inclinado em qualquer ângulo.

Esta função está disponível devido ao facto de absolutamente todas as máquinas para trabalhar madeira possuírem uma barra, através da qual é possível alterar o ângulo de inclinação. Como a estrutura é bastante robusta, ela não se inquieta, mas permanece em seu lugar, portanto, seja qual for o plano em que se encontre o produto, seu processamento ocorrerá no nível mais alto, pois a vibração durante a operação é quase imperceptível. Considerando a superfície de trabalho desta unidade, deve-se dizer que ela está dividida em duas partes, a saber: uma móvel e outra estacionária.

Entre essas peças está localizado um eixo de plaina, cuja principal tarefa é cortar uma parte fina de um produto de madeira. No processo de execução do trabalho, quando o produto se move ao longo da superfície de trabalho, os rolos o seguram com firmeza.

A plaina pode ser equipada com duas ou três facas. Quanto mais facas, maior o nível de processamento dos produtos de madeira. Além disso, esta máquina possui um conjunto adicional de facas.

Você precisa escolher facas dependendo da árvore da qual uma determinada barra é feita. Algumas facas são projetadas para trabalhar com materiais macios, enquanto outras são adequadas para materiais duros.

Serras de fita

A principal função distintiva das serras de fita é a capacidade, ao cortar um produto de madeira, de dar-lhe absolutamente qualquer forma. Esta máquina pode ser usada para cortar formas retas e curvas.

Existem duas variações de localização desta máquina: vertical e horizontal.

De acordo com a automatização do trabalho da estrutura, as máquinas podem ser divididas em vários tipos.

  • Totalmente automatizado. Eles são freqüentemente usados ​​para fins industriais.
  • Semiautomático - destinado à produção de móveis. A serra de corte e o torno neles fazem seu trabalho automaticamente.
  • Manual. O produto em tais dispositivos é alimentado manualmente, da mesma forma que o processo de corte é realizado. Essas máquinas são consideradas domésticas e usadas em oficinas domésticas.

O tipo de fita para essas máquinas também é diferente:

  • com serras estreitas - de 20 a 60 mm, muitas vezes são utilizadas para fazer móveis;
  • com lâminas de serra largas - de 100 a 300 mm.

Falando sobre o poder das serras de fita, existem três principais:

  • carpintaria;
  • dividindo;
  • serras de toras.

Para a utilização de máquinas para uso doméstico, são escolhidas principalmente as pequenas máquinas, que, por sua vez, podem ser semiautomáticas ou manuais.

Combinado

As máquinas combinadas são as mais procuradas em oficinas domésticas para trabalhar madeira. Distinguem-se pela compactação e comodidade, pois combinam várias unidades de trabalho.

A maior vantagem da máquina combinada é que ela pode executar simultaneamente várias funções, por exemplo:

  • serrar;
  • moagem;
  • ranhura;
  • resmising;
  • planejamento.

As máquinas combinadas para necessidades industriais, por sua vez, podem ser divididas nas seguintes categorias:

  • doméstico;
  • profissional.

As principais diferenças entre os dois são tamanho, motor e tensão de alimentação.

Além disso, algumas máquinas combinadas para trabalhar madeira podem ser feitas com suas próprias mãos e depois usadas na oficina de sua casa.

Principais fabricantes

Vamos considerar uma pequena lista dos equipamentos mais populares e de alta qualidade.

BOSCH GTS 10 XC

Esta máquina é fabricada na Alemanha. Tem uma aparência elegante e qualidade de construção sólida. A pintura da máquina é feita principalmente em tons calmos de verde e azul, que se encaixam perfeitamente na área de produção.

O uso é possível tanto na oficina doméstica quanto na oficina. O motor atinge uma potência de até 2100 W e um peso de 35 kg, o que permite mover a máquina para qualquer lugar conveniente.

Possui um suporte estável, graças ao qual não se inquieta durante a vibração. Este projeto minimiza as situações em que uma peça pode ser cortada incorretamente. Quanto às peças, sua espessura não deve ultrapassar 8 cm, quando se utiliza o disco de 25,4 cm, com frequência de 3200 rpm. Para trabalhos difíceis, o ângulo de inclinação do disco pode ser alterado em até 47 graus.

As desvantagens são: preço alto, limpeza problemática da "zona morta" do transporte e seu ajuste.

STAVR PDS-250/2000

Produzido na Rússia, tem uma potência de 2.000 W. Você pode comprar esse modelo a um custo muito acessível. Em termos de dimensões, a máquina atende a todos os padrões das máquinas para marcenaria, mas ao mesmo tempo o fabricante agrega a capacidade de aumentar o espaço de trabalho para processar facilmente peças grandes. Como a anterior, esta máquina é móvel, seu peso é de 27 kg. Para evitar ferimentos, é instalada uma capa protetora sobre a aresta de corte, que ajudará a evitar que grandes pedaços de madeira voem durante o trabalho, bem como reduzirá os detritos que voam na forma de serragem. O ângulo de inclinação pode ser alterado em até 45 graus. Também é possível conectar um aspirador de pó à unidade, o que às vezes simplifica a limpeza.

Quando a luz é apagada, esta máquina, devido ao seu interruptor magnético, poderá continuar a funcionar por algum tempo, e também evitará a situação de um acendimento acidental do aparelho por uma criança. O corte é possível para peças de até 8 cm, pois o disco de corte gira a 4500 rpm. O design permite cortes longitudinais e transversais. Um bônus agradável vem com uma garantia do fabricante de 3 anos.

Desvantagens: design não muito conveniente de algumas peças, grande folga do orifício do disco.

JET JTS-315SP ST

O equipamento é fruto de uma atividade conjunta entre a Suíça e os EUA, com potência de 3100 watts. Este modelo foi concebido e eventualmente realizado como uma máquina móvel que pode ser dobrada e movida sem problemas. Pode ser usado tanto na oficina em casa quanto na oficina. Dobrar a unidade ficará para fora de forma que seu tamanho será pequeno a ponto de poder ser transportado no porta-malas de um carro. Mas apesar de sua compactação, o peso da máquina chega a 50 kg, devido ao seu amplo leito.

As pernas são equipadas com rodas, o que torna a máquina ainda mais móvel. A profundidade de corte pode ser de até 9 cm, e o design torna possível remover a poeira de todos os lados da lâmina de corte. O tamanho do disco é de 31,5 cm e sua velocidade de rotação é de 2800 rpm. A máquina vem com uma ferramenta de serviço. Recursos como parada de emergência, descida suave, capacidade de alongar o tampo da mesa e ajustar o ângulo de inclinação desejado do disco.

A única desvantagem significativa é o preço alto.

Nuances da localização

Coloque a máquina no meio da mesa. O local de trabalho deve ser confortável.

A máquina é alimentada por um motor elétrico. A rede será necessária para 230 watts. Em seguida, é importante fixar a peça de trabalho em uma posição específica. Para isso, você pode usar grampos especializados. É necessário proteger adequadamente a madeira para que ela possa se mover facilmente ao longo de uma determinada trajetória.

Fornece boa iluminação para evitar falhas de ignição. Não se esqueça da segurança, é importante que o funcionamento do aparelho não o prejudique. Portanto, se não houver tampa protetora na parte inativa do tambor de corte, ela deve ser fechada em qualquer caso. Também é importante adquirir uma sacola para a coleta de serragem, devendo ser reservado um local especial para a fixação dessa sacola.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário