Características das máquinas de espessamento

Contente
  1. O que é e para que serve?
  2. Visualizações
  3. Avaliação das melhores modelos
  4. Componentes
  5. Nuances de escolha

Você precisa conhecer as peculiaridades das máquinas de espessamento ao organizar uma produção completa. É preciso descobrir para que servem, o que são, o que fazem. A classificação das melhores máquinas para trabalhar madeira para a oficina doméstica e outras aplicações merece atenção.

Além disso, você deve lidar com máquinas de espessamento de dupla face e outros modelos.

O que é e para que serve?

Normalmente, uma máquina de espessamento é um equipamento de madeira pertencente à subespécie de equipamento de aplainamento. Com sua ajuda, as peças são aplainadas dimensionado com precisão em espessura. Basicamente, a máquina de desbaste trabalha com peças previamente aplainadas na técnica de aplainamento.

O objetivo principal da máquina de espessamento é a produção de vários produtos a partir de uma placa ou barra. E também é freqüentemente usado para processar outras matérias-primas de madeira. Esta máquina é projetada para produzir superfícies paralelas em peças de trabalho. Como resultado, as peças terão arestas suaves e a seção transversal necessária.

Após o processamento, todas as irregularidades e rugosidade são eliminadas.

Deve-se notar que tal dispositivo não é adequado para calibrar objetos por espessura.

Na indústria de marcenaria, aplainadoras de espessura podem ser usadas em qualquer lugar. As empresas avançadas usam uma plaina e um equipamento de plaina combinados. A largura e a espessura das estruturas processadas são definidas com um erro de cerca de 1 mm. Tudo o que a máquina de desbaste faz é movido por um motor elétrico. Um cabo de faca é conectado a esse motor. A superfície de trabalho e vários rolos especiais são adjacentes ao eixo. Os fabricantes produzem equipamentos com uma variedade de tipos de equipamentos.

A diferença pode estar relacionada à potência, taxa de rotação, dimensões gerais. O princípio de funcionamento típico é o aplainamento plano. As peças de trabalho serão seguradas na superfície de trabalho usando mecanismos especialmente planejados. Só depois de fixar é que começa o barbear propriamente dito. As máquinas automatizadas podem planejar a madeira em uma velocidade significativa, e essa velocidade pode ser ajustada individualmente. Na maioria dos casos, a profundidade de aplainamento é de 14,5-15,5 cm.

As mesas de trabalho são feitas de madeira e lixadas meticulosamente. O comprimento padrão de tal mesa será de 10 cm. A própria mesa e os eixos são geralmente fixados em suportes de ferro fundido. A estabilidade do equipamento depende deles. As camas são fixadas à mesa de trabalho com braçadeiras. Para que o motor acione as partes funcionais da máquina, ele é complementado com polias, correias e correntes de transmissão. Dispositivos poderosos usam 2 motores elétricos.

O parafuso especial é muito importante. Ele determina o calibre da plaina. Os rolos são claramente divididos em 2 pares. Nas máquinas de espessamento, é utilizado um sistema de sucção de pó e serragem. Às vezes, um simples aspirador de pó industrial é usado em seu lugar. Há também:

  • nós superior e inferior;
  • bloco de pressão;
  • trenó (elemento de guia).

Visualizações

Por design

Os espessadores para madeira são divididos em vários tipos. A opção de família é pequena em tamanho. Geralmente é um equipamento leve e simples. Seu transporte não é difícil, inclusive de carro, se necessário. Você pode colocar esse modelo em uma sala pequena. A potência será relativamente pequena, na melhor das hipóteses.

É verdade que, em muitos aspectos, a vantagem é o baixo custo relativo. Uma máquina doméstica pode realizar uma série de trabalhos de serração importantes, incluindo cortar a uma profundidade de 0,15 cm ou processar pequenas peças de trabalho. É improvável que a alimentação automática seja encontrada em tais equipamentos. Trabalhar em máquinas de marcenaria universais para uso doméstico só é possível com um esforço físico significativo, e mesmo isso é improvável que resista a um corte profundo.

Uma máquina de espessamento industrial moderna é um equipamento muito mais potente e de alta velocidade. Funciona com alta precisão graças à unidade de controle. Esta técnica pode cortar uma árvore muito profunda e às vezes alimenta as peças automaticamente. Um medidor de espessura industrial ocupa muito espaço em comparação com um medidor doméstico e pesa significativamente mais. Ele pode ser conectado à rede elétrica e equipado com um sistema de refrigeração especial. Vale a pena prestar atenção à máquina de desbaste combinada. Tal solução permite a produção de peças particularmente precisas ou um produto exclusivo.

Será possível excluir o aparecimento de quaisquer defeitos na superfície. Muitos dispositivos de combinação têm uma opção de movimento alternativo. Esse equipamento é produzido por empresas russas e europeias, e novas modificações são feitas a cada ano. A aplainadora de espessura é capaz de fresar madeira. Como de costume, o processamento é realizado às custas do bloco de corte. A aplainadora de espessura está equipada principalmente com facas afiadas, que cortam a madeira de forma muito eficiente. Entre eles estão os modelos doméstico e profissional. A mudança é muito fácil.

Pelo número de arestas de corte

O equipamento é dividido de acordo com o número de eixos. Os modelos de um lado são equipados com um único bloco de corte. Eles usinam apenas o plano superior da peça de trabalho. A unidade frente e verso possui 2 eixos de trabalho, um deles é colocado por baixo. Esta solução permite usinar a parte inferior das peças. As máquinas de dupla face começam a trabalhar precisamente a partir da superfície inferior da peça de trabalho.

Esses modelos têm uma ampla gama de funções. As versões de um lado são necessárias principalmente para tarefas de casa simples. Os modelos de três e quatro lados são versáteis e multifuncionais, mas só encontram aplicação na indústria. Às vezes, eles realizam manipulações de vários lados ao mesmo tempo.

Avaliação das melhores modelos

  • Faz sentido começar a análise com uma máquina bastante leve, vendida a um preço acessível. "Calibre SSR-1600" capaz de cortar um pedaço de madeira de acordo com as dimensões dadas. Isso também achatará a superfície se você ativar o modo de aplainamento. A espessura das peças pode ser de 0,6-12 cm. Outras características:
    • batente de fixação paralelo de série;
    • mudar o ângulo de 90 para 120 graus;
    • pés emborrachados para maior estabilidade e amortecimento de vibrações;
    • freqüência de giro da peça de corte até 8.000 rpm;
    • equipar com roletes que melhoram a alimentação da peça;
    • alimentação manual no modo de plantadeira;
    • a capacidade de carregar o motor elétrico sem interrupção por no máximo 20 minutos consecutivos.
  • A solidez do case e a presença de uma mesa dobrável atestam a favor do modelo "Craton WMT 318". Embora formalmente seja produzido sob uma marca russa, na verdade, a produção é feita por uma empresa chinesa. No entanto, isso dificilmente pode ser considerado uma desvantagem - muito pelo contrário. Um dispositivo leve e de tamanho pequeno pode trabalhar com segurança com uma barra e outras peças de trabalho em casa. O conforto das alças e a solidez da estrutura facilitam o transporte. A alimentação automática pode funcionar a uma velocidade de até 8 m por minuto. A velocidade de rotação do eixo de trabalho atinge 8.000 voltas em 60 segundos. Os parâmetros são ajustados suavemente. A mesa basculante garante o processamento de peças alongadas. Adicionar clipes adicionais desempenha o mesmo papel.
  • Uma das melhores máquinas de oficina doméstica é JET JWP-12. A máquina produtiva, novamente, é feita na RPC. O aparelho pesa 30 kg. O maior tamanho da peça, incluindo a madeira, será de 15,3 x 31,8 cm. Apenas 1 botão é fornecido para controlar o dispositivo, e a velocidade de rotação do eixo atinge 9.000 voltas em 60 segundos.
  • O topo dos melhores modelos inclui Hitachi P13F... Esse dispositivo é ótimo para trabalho semiprofissional. A profundidade de aplainamento varia de 0 a 0,24 cm. A altura de corte pode chegar a 15,24 cm. Excelente desempenho é alcançado graças ao comprovado motor de 1,8 kW.
  • Ao escolher equipamentos para uso profissional, você deve prestar atenção a DEWALT D27300. Esse produto americano tem um custo muito alto, mas funciona em um nível muito alto. A potência de acionamento chega a 2,1 kW. A maior espessura das peças a serem processadas é de 16 cm. Duas mesas de trabalho são feitas de alumínio fresado de alta qualidade, e as peças são alimentadas a uma velocidade de 5 m por minuto.
  • PATRIOT TP 255 aplaina as placas de forma extremamente limpa. O produto será alimentado automaticamente. Duas facas internas garantem um processamento preciso. O resultado é uma peça plana e completamente lisa. O corpo de aço é protegido contra corrosão com uma pintura especial de proteção. A taxa de rotação atinge 8.000 rpm. Quando em marcha lenta, esta máquina de espessamento se move a uma velocidade de 6 m em 60 segundos. É possível planificar a madeira até uma profundidade de 0,25 cm, sendo possível o processamento de madeiras duras e macias. O motor de 1800 watts é protegido de forma confiável contra sobrecargas e o dispositivo como um todo dura muito tempo.

Componentes

Previsivelmente, as plainas são equipadas com hastes de trabalho e facas montadas nessas hastes. No entanto, eles também exigem uma variedade de outras peças, como:

  • correntes;
  • estatores e rotores;
  • rolos de borracha;
  • hastes de medição;
  • carcaças de motor;
  • polias e engrenagens;
  • tampas de engrenagens;
  • eixos de transmissão;
  • colchetes;
  • cercas de máquina;
  • porcas de polia;
  • tambores de faca;
  • buchas deslizantes;
  • anéis espaçadores;
  • tampas porta-escovas;
  • rolamentos de esferas e correias em V;
  • blocos eletrônicos, faixas e almofadas de amortecimento.

Nuances de escolha

A máquina de espessamento deve ser escolhida com muito cuidado. Não devemos esquecer o custo de tais produtos. Amostras muito baratas não são capazes de processar de forma confiável mais do que 3-5 metros cúbicos de madeira por temporada. Eles podem falhar a qualquer momento. Os dispositivos mais baratos são adequados para reparos únicos e uso infrequente.

É importante estar atento ao espaço ocupado. A máquina de espessamento requer muito espaço para operação e armazenamento. Normalmente, o dispositivo deve ser acessível de todos os lados. Também é necessário verificar a conveniência de alimentação das peças. Outra característica significativa é o comprimento mais longo das pranchas a serem aplainadas.

Entre os parâmetros técnicos, os seguintes são especialmente relevantes:

  • profundidade total de corte;
  • frequência de torção do eixo;
  • produtividade (quanto mais, maior deve ser a potência do equipamento);
  • peso do equipamento.
sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário