Quais são os tipos de furadeiras e como escolhê-las?

Contente
  1. Dispositivo e princípio de operação
  2. Visualizações
  3. Top models
  4. Peças sobressalentes e componentes
  5. Dicas de Seleção
  6. Regras de trabalho

A organização da produção industrial é impensável sem estudar o que são as furadeiras e como escolhê-las corretamente. Teremos que nos familiarizar com o dispositivo de tal técnica, as características das furadeiras horizontais e amostras coordenadas, multi-fuso e outros tipos. Um tópico separado é a pena para máquinas de perfuração de trilhos e outros acessórios.

Dispositivo e princípio de operação

O próprio nome da máquina de perfuração mostra o propósito principal desse equipamento - ele é usado para fazer furos em vários tipos de materiais com diferentes durezas e outras qualidades. O principal elo funcional é uma furadeira especial. Na maioria das vezes, as máquinas de perfuração são usadas em indústrias sérias. Apenas uma pequena fração desses dispositivos importantes são encontrados em oficinas domésticas e instituições educacionais. Mas é mais conveniente considerar as partes principais e o esquema de trabalho apenas pelo exemplo de modelos domésticos.

Pelo seu princípio de funcionamento não se diferenciam dos industriais, mas costumam ser mais universais, embora percam no nível de desempenho. Os nós-chave dessa máquina serão:

  • cabeçote do fuso (o mandril é fixado nele, onde a broca é aparafusada);
  • cabeça de furação (já segurando o próprio cabeçote e um motor elétrico com acionamento mecânico);
  • coluna coluna, graças à qual a cabeça de perfuração mantém uma posição pré-determinada;
  • cama plana maciça.

Deve-se notar que esta é apenas a descrição mais geral. Em alguns projetos, o dispositivo pode ser bem diferente, principalmente se não estivermos falando de vertical, mas de outros tipos de máquinas. Para que o fuso fique exatamente no lugar certo, ele é movido progressivamente ("servido", como dizem os profissionais). A máquina em si é simplesmente colocada sobre um suporte junto à cama ou fixada com parafusos na bancada. A potência de um acionamento elétrico varia muito, dependendo da classe de equipamento.

Em eletrodomésticos, é de 0,25-1 kW. O eixo de desenrolamento traduz o movimento para o eixo usando um mecanismo de correia. Uma máquina mais ou menos avançada permite que você ajuste a taxa de torção da broca. Neste caso, polias com várias posições são utilizadas para rolar a correia.

Os mandris para furadeiras domésticas geralmente correspondem aos usados ​​para furadeiras elétricas; o princípio de operação e os métodos de reconfiguração são os mesmos.

Uma característica importante é a altura de usinagem (espessura da peça). Para equipamentos domésticos, geralmente é de apenas 2 cm. Somente os modelos domésticos mais avançados são capazes de trabalhar com peças de 9 cm. O ajuste preciso da altura de perfuração é importante. Eles sempre tentam projetar camas mais pesadas para estabilizar o aparelho e amortecer a vibração excessiva.

Um elemento quase indispensável é o mecanismo de alimentação da broca, fixado no mandril, diretamente no material. Na maioria das vezes, este é um botão de alimentação. O controle do motor elétrico é separado do controle da própria máquina. As máquinas destinadas a pequenas oficinas geralmente são projetadas para uma tensão de 220 V. Qualquer aparelho mais ou menos desenvolvido possui um modo reverso.

Visualizações

Perfuração vertical

Esta versão da classificação do equipamento de perfuração é muito comum.Os últimos números da marcação dessas máquinas costumam mostrar o diâmetro da área perfurada. As capacidades tecnológicas dos equipamentos de perfuração vertical são muito amplas. A diferença entre seus modelos se expressa não só no tamanho, mas também no equipamento. Freqüentemente, esses dispositivos são preferidos para produção em grande escala.

Perfuração horizontal

Esses tipos de dispositivos de perfuração domésticos e industriais são adequados para uma ampla variedade de materiais. Eles perfuram peças longas com segurança e preparam furos de profundidade considerável. Essas propriedades são muito valiosas em engenharia pesada. Será possível trabalhar com apoios de pontes e unidades estruturais de barragens. A colocação horizontal da broca é bastante atraente do ponto de vista de escareamento, manipulação de fresamento.

Perfuração radial

Esses dispositivos perfuram, escarificam e fazem furos. Sua característica mais importante é a placa de base. Um suporte com coluna fixa é colocado nesta laje. A curva ao longo das mangas-guia às vezes chega a 360 graus. A mudança nos planos verticais e horizontais é possível; parafusos de chumbo simplificam a formação de roscas com um determinado passo.

Multi-fuso

Este grupo não pode mais incluir ferramentas manuais. As variedades são inteiramente destinadas ao uso na produção industrial sólida com máxima produtividade. Os fusos adicionais simplesmente permitem que você usine 2 ou mais peças de trabalho ao mesmo tempo - e geralmente em vários pontos diferentes. Plantas e fábricas geralmente compram máquinas para usinagem de metais de fuso duplo. Freqüentemente, essa técnica cria orifícios simétricos e os processa.

O objetivo das perfuradoras ferroviárias está claro em seu nome. Entre eles, existem modelos projetados para uso em campo ou puramente estacionário. O segundo tipo geralmente é mais produtivo, mais massivo, mas ao mesmo tempo não tolera os efeitos das condições climáticas. A máquina de perfuração Jig pode perfurar e escarear materiais sólidos. Com sua ajuda, as peças de trabalho também são escareadas, os furos são alargados e furados. Levando em consideração o grande peso e as dimensões do equipamento de perfuração industrial, ele geralmente prevê a montagem no piso.

As máquinas de perfuração para madeira são freqüentemente encontradas em oficinas domésticas. No entanto, eles também são um atributo comum de uma impressionante indústria de marcenaria. As manipulações nesses equipamentos são as mesmas das máquinas para processamento de metal. Da mesma forma, há uma divisão de acordo com o tipo de influência horizontal ou vertical. A opção de ranhura - junto com a preparação de furos - também é capaz de selecionar ranhuras, daí seu nome; esta propriedade é muito valiosa para a conexão subsequente de peças de acordo com o tipo espinho-ranhura.

Em uma mandriladora, furos passantes e cegos podem ser obtidos. Eles também escarificam e desdobram as peças de trabalho. Com esta técnica, é conveniente cortar um disco do material em folha. O parâmetro principal aqui é o maior diâmetro de perfuração convencional. As máquinas de perfuração para uma furadeira não são mais um aparelho industrial, mas sim um equipamento para uma oficina doméstica, e muitas vezes são feitas à mão.

Mas aí, tal dispositivo acaba sendo um assistente muito valioso para:

  • polir carrocerias de automóveis e motocicletas;
  • polimento de vidro;
  • Afiação de facas e brocas;
  • moagem de concreto.

As máquinas de perfuração de furos profundos são uma categoria muito especial. Eles geralmente são equipados com brocas ejetoras. A penetração profunda é considerada como 5 seções transversais do furo e mais. Neste caso, o próprio diâmetro do canal é relativamente pequeno. Chips no processo de trabalho são removidos sem parar e as próprias instalações são montadas e trocadas muito rapidamente.

Top models

É apropriado começar a descrição da classificação com modelo "Instar" CCB 63500... Este dispositivo possui montagens especiais para a superfície de trabalho. A fixação é realizada da forma mais confiável possível.A configuração básica permite que você comece a trabalhar imediatamente após a instalação. Não há nenhum ruído particular durante a operação de tal máquina com um corpo durável.

A mesa de trabalho é comparativamente pequena. Especificações técnicas:

  • potência - 0,35 kW;
  • peso líquido - 13 kg;
  • 5 velocidades funcionais;
  • o fornecimento de fluido lubrificante e refrigerante não é fornecido;
  • o cone do fuso é do tipo MK-2;
  • reverso não é fornecido;
  • plataforma de trabalho - 16x16 cm;
  • acionamento elétrico assíncrono.

Uma alternativa é Modelo Patriot SD 370... Graças à alça habilmente projetada, é fácil abaixar e elevar o fuso. O corpo protege perfeitamente as unidades de trabalho da deformação mecânica e da penetração de água. Essa máquina pesa 12,5 kg. Sua base é bem projetada e livre de vibrações.

Sobrecarregar quase não é terrível. O modelo foi projetado para trabalhar tanto com metal quanto com madeira. O único problema é a substituição complicada do ferramental. O cartucho é feito de acordo com o tipo de chave. São 5 velocidades de trabalho e o peso do aparelho será de 13,6 kg.

Elitech STS 3 em termos de suas características, pelo menos não é inferior aos modelos que acabamos de descrever. Trabalha com confiança em madeira, metal e plástico. Você pode variar a velocidade do fuso de 290 a 2580 em 60 segundos. Um interruptor eletromagnético é fornecido. Um sistema de iluminação especial permite que você trabalhe mesmo em locais com fonte de iluminação insuficiente.

A mesa inclina até 45 graus para a direita e para a esquerda. Graças à tela, a propagação de lascas e faíscas é excluída. Os designers criaram um sistema de orientação a laser. Para operar a máquina, é necessária uma tensão de 220 V. Em geral, obtém-se um produto confiável e seguro, cujo único inconveniente é um invólucro bastante fraco.

Você terá que pagar mais por um dispositivo profissional moderno. Neste caso, o Euroboor ECO pode ser uma excelente escolha. ANOS 60. Para gerenciamento simplificado, um painel de coordenação especial é fornecido. A potência do motor é visivelmente maior do que no caso anterior - 1,6 kW. A máquina será movida em uma caixa proprietária; ele também vem com chaves hexagonais, uma corrente de segurança, etc.

Fortezzo SCY-42HD funciona a partir da fonte de alimentação doméstica com toda a calma. Uma ampla variedade de materiais pode ser perfurada em tal máquina. Seus recursos importantes serão:

  • consumo de corrente - 1,7 kW;
  • a única velocidade disponível;
  • o maior diâmetro de perfuração - 5 cm;
  • Cartucho de formato Weldon de 19 mm;
  • velocidade de trabalho - de 100 a 730 revoluções.

É bastante razoável concluir a revisão em Bosch PBD 40... Um fabricante avançado forneceu controle usando um display especial. A qualidade e precisão da montagem não causa nenhuma reclamação, mesmo dos consumidores mais exigentes. O laser embutido acaba sendo muito útil na prática. Propriedades básicas:

  • consumo atual - 0,71 kW;
  • 2 velocidades de trabalho;
  • trabalhar com blanks de aço de até 1,3 cm de espessura;
  • trabalhe com blanks de madeira de até 4 cm de espessura;
  • mandril sem chave.

Peças sobressalentes e componentes

Além de espinhos de perfuração de trilhos, equipamentos de perfuração e acessórios podem exigir uma variedade de outras peças para reparo e manutenção. Além disso, você geralmente precisa de:

  • tambores de equilíbrio;

  • contra-ponto;

  • cama;

  • cams;

  • parafusos de chumbo;

  • polias;

  • lunetas;

  • rolamentos;

  • fusos;

  • acionamentos do pré-seletor hidráulico;

  • embreagens de fricção;

  • racks.

Dicas de Seleção

As broqueadoras horizontais são usadas para furação profunda. São eles que são procurados na indústria de armas de fogo. Modelos verticais são usados ​​para processar pequenos lotes de peças. Dispositivos radiais são preferidos para manusear peças grandes e pesadas. Dispositivos com sola magnética são geralmente automatizados e controlados eletronicamente.

É preciso atentar também para outros pontos. Portanto, a potência do motor determina diretamente o desempenho da máquina.Quanto mais fusos, maior será a produtividade total. As nuances adicionais são:

  • número de modos de velocidade;
  • propagação do diâmetro e profundidade da perfuração;
  • tipo de montagem no piso ou mesa (determinando o tamanho permitido e o peso da estrutura);
  • Consumo atual;
  • tensão de rede;
  • funções principais e auxiliares;
  • o custo da máquina (quanto mais perfeita e potente, mais cara é).

Regras de trabalho

Simplesmente escolher a máquina de perfuração certa não é suficiente. Você também precisa ser capaz de usá-lo corretamente.

É necessário furar madeira e metal com uma broca bem afiada. Se estiver em mau estado, deverá ser recarregado ou recarregado antes do uso. Para verificação, modelos ou goniômetros são usados.

Não comece a perfurar sem verificar se a broca está segura. Todas as peças grandes são fixadas firmemente na mesa da máquina. As peças menores são fixadas em um torno de vários tamanhos. É útil recorrer a um furo central antes de iniciar a perfuração. A velocidade de passagem é determinada por:

  • características do material;
  • frequência de torção do fuso;
  • as especificações do furo que está sendo criado.

É muito importante ter a taxa de alimentação automática correta. É altamente indesejável desviar-se dele. Se um gabarito for usado, a peça de trabalho deve ser firmemente fixada ao gabarito ou o próprio gabarito à peça de trabalho.

As peças de aço são furadas somente ao usar um lubrificante de resfriamento. Não deve ser usado refrigerante para trabalhar com ferro fundido.

Ao trabalhar, o cabelo deve primeiro ser colocado sob um cocar. As mangas devem ser fechadas com punhos ou enroladas. A pressão excessiva na broca é inaceitável. Não aproxime nenhuma parte do corpo da área de perfuração. As aparas nunca devem ser sopradas, elas só podem ser removidas.

Ao se preparar para trabalhar na máquina, é necessário verificar a operacionalidade e a qualidade do aterramento do equipamento. Todas as engrenagens devem ser protegidas com uma caixa confiável. É inaceitável segurar as peças com as mãos. Quando você precisar substituir equipamentos ou ferramentas, é necessário esperar até que todas as peças parem completamente e desligue a máquina.

A transferência de correias entre os degraus da polia quando o motor está funcionando é inaceitável.

Materiais frágeis só devem ser perfurados com óculos de proteção. Após o término do trabalho, a máquina e a área ao redor são limpas. As peças e ferramentas para o seu processamento são armazenadas estritamente em determinados locais. Use a graxa somente de acordo com as instruções. Uma ferramenta desgastada não deve ser usada.

A perfuração deve ser concluída com muito cuidado, pois este é o momento mais crucial. Quando a broca é retirada, o avanço é reduzido. Grandes pedaços de madeira só podem ser furados em aparas de tábuas ou pedaços de madeira compensada.

Se a eletricidade for cortada durante a operação, a máquina deve ser desenergizada. O local de trabalho deve ser espaçoso e a iluminação adequada também deve ser mantida.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário