Tudo sobre molduras

Contente
  1. O que é isso?
  2. Vantagens e desvantagens
  3. Materiais de manufatura
  4. Tamanhos e formas
  5. Projeto
  6. Como você pode colocar?
  7. Métodos de montagem
  8. Exemplos no interior

Hoje existem muitos produtos para decoração de quartos e composições de interiores. Esses produtos incluem modelos de moldagem modernos. Esses itens decorativos são muito populares, portanto, são encontrados em quase todas as casas. No artigo de hoje, aprenderemos toda a diversão sobre moldes de qualidade.

O que é isso?

Antes de entender em detalhes todas as características das molduras, é aconselhável descobrir o que é. Uma moldagem é chamada de tira de perfil especial, que pode desempenhar muitas funções diferentes no interior. Muito boas molduras, rodapés, platibandas, detalhes decorativos longitudinais ou verticais são obtidos a partir de molduras. Nas composições de interiores modernas, os elementos em questão são usados ​​com uma frequência invejável.

Com a ajuda deles, é possível resolver os seguintes problemas:

  • as molduras são perfeitas para decorar uma porta (embora a folha da porta possa ou não estar presente na abertura);
  • as coisas em questão são freqüentemente usadas como inserções decorativas;
  • a moldagem pode servir para projetar a transição de uma superfície para outra;
  • por meio de molduras é possível mascarar facilmente irregularidades em diferentes bases;
  • com a ajuda de molduras, você pode expandir visualmente o espaço, mesmo que estejamos falando de uma sala muito pequena.

Os modelos modernos de molduras são feitos de diferentes materiais e são caracterizados por diferentes características de desempenho. As pessoas compram diferentes tipos desses itens decorativos para diferentes fins.

Vantagens e desvantagens

A moldagem, como qualquer outro detalhe decorativo ou funcional do interior, tem suas próprias vantagens e desvantagens. Antes de escolher os tipos de tábuas adequados, é aconselhável familiarizar-se com a primeira e a segunda. Primeiro, vamos delinear as principais vantagens das molduras modernas.

  • Uma das principais vantagens dos produtos em consideração é a facilidade de instalação. As molduras são instaladas de forma rápida e fácil e não requerem muita mão de obra.
  • Com a ajuda de molduras modernas de alta qualidade, você pode decorar com eficácia todos os tipos de pequenas lacunas entre as bases da parede, o teto, o piso.
  • Molduras atraentes e de alta qualidade criam a sensação visual de uma base fluindo suavemente para outra. Por exemplo, as paredes fluem para o teto ou piso. Como resultado, o espaço parece um todo único, sem divisões óbvias.
  • Com a ajuda de molduras, você pode enfatizar a individualidade brilhante dos proprietários da casa. O facto é que estes produtos são apresentados numa grande variedade, pelo que todos podem escolher tanto as clássicas como as originais faixas decorativas para o interior.
  • As molduras permitem que você expanda ou prolongue de maneira fácil e eficaz o espaço onde são instaladas. Esta é uma das maneiras mais fáceis e econômicas de ajustar visualmente os quartos.
  • Quase todos os rodapés têm orifícios especiais que efetivamente escondem vários sistemas de comunicação e quilômetros de fios pouco atraentes.
  • Usando uma faixa decorativa, pode-se “costurar” esteticamente um varão de cortina ou mesmo um guarda-roupa deslizante, um conjunto de cozinha, formando uma espécie de “coroa”.
  • As molduras podem ser fixadas em quase qualquer tipo de suporte.Pode ser tinta, massa, gesso, gesso e papel de parede. Em todas as bases listadas, as pranchas podem ser seguradas de forma confiável e eficiente.
  • A maior parte das tiras decorativas atuais se distingue pelo fato de que o molde não aparece nelas. Além disso, esses produtos são capazes de resistir facilmente aos fungos.
  • As pranchas verticais ou horizontais de boa qualidade são resistentes à umidade, especialmente se forem feitas de plástico prático.
  • Os detalhes frequentemente considerados são usados ​​para dividir e zonear com eficácia o espaço disponível. Com a ajuda deles, você também pode se concentrar em determinados detalhes, por exemplo, destacar a imagem com molduras.
  • Tipos de molduras de alta qualidade podem suportar os efeitos de uma ampla variedade de temperaturas: de -60 a +80 graus Celsius.
  • As faixas decorativas não estão sujeitas a deterioração.
  • As molduras são caracterizadas por um peso muito baixo. Devido a isso, eles não criam uma carga tangível nas paredes e no teto da sala.
  • Modelos modernos de molduras são apresentados em uma rica variedade. Os produtos são feitos de diferentes materiais e têm diferentes designs externos. Graças a isso, cada comprador pode encontrar facilmente o produto perfeito para sua casa.
  • Via de regra, as tiras decorativas modernas atraem compradores com preços acessíveis. Na venda você encontra opções simples e econômicas, mas se desejar, é possível comprar algo mais brilhante e mais caro.
  • Os tipos modernos de molduras decorativas são feitos de materiais práticos e duráveis ​​que podem durar muitos anos. Opções realmente de alta qualidade não contêm substâncias perigosas ou tóxicas que emitem odores desagradáveis.
  • É impossível não falar da estética externa das faixas decorativas produzidas recentemente. Com esses componentes, qualquer interior torna-se mais limpo, organizado e com estilo.

Apesar da longa lista de vantagens, as molduras apresentam certas desvantagens. Vamos marcar o mais importante deles.

  • As molduras, como os rodapés modernos, atraem e acumulam constantemente muita poeira em sua superfície. Por isso, os proprietários têm que limpá-los regularmente, monitorar o grau de limpeza. Especialmente muitos problemas são causados ​​por essas molduras que são caracterizadas por uma grande largura.
  • Recentemente, os designers de interiores de casas têm desistido cada vez mais de molduras antes consideradas perfeitas para o estilo escandinavo e o minimalismo.
  • Conforme mencionado acima, as pranchas são ecologicamente corretas e seguras. Em primeiro lugar, isso se aplica a modelos feitos de madeira natural ou outros materiais semelhantes. Esses produtos são de qualidade incrível, mas são muitas vezes mais caros do que os de plástico padrão.
  • Ao instalar as pranchas, deve-se lembrar que elas não foram projetadas para suportar tensões mecânicas e tensões significativas. Por exemplo, produtos de plástico e poliuretano podem ser facilmente quebrados, portanto, tenha cuidado ao manuseá-los.
  • Deve-se ter em mente que alguns tipos de molduras temem a exposição a chamas abertas e, quando queimadas, podem liberar substâncias tóxicas para a atmosfera circundante.

Materiais de manufatura

Existem muitos tipos diferentes de molduras vendidas nas lojas hoje. Esses produtos são classificados de acordo com o material de que são feitos. As pranchas podem ser feitas de componentes naturais e artificiais. Vamos nos familiarizar com as principais características e características distintivas dos espécimes mais comuns.

Natural

Os painéis decorativos podem ser feitos de materiais naturais. Por exemplo, os modelos mais populares e de alta qualidade são feitos de madeira. Anteriormente, produtos de madeira eram usados ​​com frequência. Eles fizeram belos rodapés, platibandas, bem como elementos decorativos individuais. Atualmente, esses produtos são comprados em raras ocasiões. As pessoas estão mais propensas a comprar plástico em vez de molduras de madeira. É verdade que ainda são amplamente comprados para banhos e saunas.

Nos espaços de banho, são instaladas molduras de madeira, homenageando tradições de longa data. Normalmente, as paredes internas das instalações são revestidas com ripas e os espaços dos cantos - com molduras. A fixação de um teto ou piso a uma parede também pode ser feita com componentes de madeira. Além disso, as áreas adjacentes das prateleiras dos banheiros parecem muito bem-feitas se forem complementadas com molduras. Se pretende adquirir uma faixa-guia de material natural, recomenda-se dar preferência ao denominado rodapé Euro. Este elemento é feito de madeira e não tem nós absolutamente. É produzido através da colagem de grandes peças de madeira.

Os modelos de gesso das molduras podem ser classificados como naturais, uma vez que o estuque é um mineral natural da classe dos sulfatos. As molduras de gesso modernas são apresentadas em uma variedade muito rica. Eles podem ser de qualquer forma, tamanho e cor. A peça perfeita pode ser facilmente selecionada para quase todos os ambientes e ambientes. Como regra, as molduras de gesso são combinadas em um grande sistema, no qual as próprias tiras e as peças de canto (internas e externas) são fornecidas. Em alguns casos, tais sistemas incluem curvas simples ou curvas. Na compra de produtos de gesso, recomenda-se selecionar imediatamente os conjuntos completos, para que posteriormente não haja problemas com a união dos componentes individuais.

Normalmente, as molduras de gesso são fixadas em parafusos auto-roscantes de aço galvanizado e também colados a uma argamassa colante especial de gesso. Como resultado, as peças são mantidas no lugar precisamente pela cola, de modo que os parafusos podem ser simplesmente desparafusados ​​após a fixação de todos os componentes.

Os mais duráveis ​​e duráveis ​​são os modelos de molduras de metal. Esses produtos são mais frequentemente usados ​​para decorar várias estruturas de móveis, por exemplo, armários, mesas, itens de móveis de cozinha. Muito menos frequentemente, os produtos em questão podem ser vistos no design de bases de parede. Mas para o chão, muitas vezes são usadas molduras de metal. Normalmente, esses elementos, fixados ao chão, servem como encaixe ou faixas de limite para o linóleo.

Na maioria dos casos, os modelos de tiras de metal são feitos de folha de alumínio. Este material não corrói e pode ser facilmente cortado. Os modelos de móveis de molduras são normalmente instalados utilizando a técnica de incrustação de cola em ranhuras especialmente preparadas para isso. Estão equipados com uma prateleira especial, através da qual é feita a fixação. As molduras do piso de metal são fixadas com parafusos decorativos. Esses fechos podem ser combinados com a cor dos elementos principais, mas na maioria das vezes todos esses componentes são vendidos em um conjunto. As resistentes tiras de metal podem ser complementadas com um belo acabamento: anodizado ou polímero.

A moldura cromada parece especialmente cara e impressionante. Esses tipos de pranchas podem fornecer uma base autoadesiva. Fixá-los é muito simples e fácil. Também existe um tipo de molduras de latão. Essas opções parecem muito incomuns e caras, elas são compradas para ambientes caros e criativos.

Artificial

Molduras feitas de materiais artificiais são comuns. Portanto, os mais populares e procurados são as cópias de plástico. Eles são caracterizados por um tipo de construção flexível. A classe especificada de pranchas é a mais diversa. Além dos flexíveis, aqui você pode escolher opções mais rígidas para peças que não foram projetadas para dobras mínimas.As molduras de plástico são normalmente usadas não apenas para decorar paredes, mas também para trabalhar com um teto ou piso.

Os produtos em questão são mais frequentemente fornecidos em várias categorias:

  • poliuretano sem espuma;
  • molduras para painéis de PVC;
  • rodapés;
  • várias molduras decorativas e funcionais.

Os modelos de poliuretano sem espuma possuem um aditivo de borracha. Como resultado, o material é macio e flexível. Com a ajuda de produtos de tais componentes, você pode projetar com eficácia uma base arqueada ou elementos curvos. Além disso, para os painéis de PVC, hoje são produzidos tipos individuais de molduras. Eles são divididos em vários tipos:

  • tiras de acabamento;
  • cantos;
  • rodapés;
  • fitas de fixação.

Se você não quiser comprar plástico, pode escolher os tipos de ripas de espuma. Deve-se notar que os produtos na produção dos quais se utiliza espuma são os mais baratos. Eles são caracterizados por uma superfície ligeiramente solta. Isso sugere que os painéis de espuma foram originalmente projetados para posterior aplicação de tinta ou massa. Normalmente, as variedades em questão são fixadas às bases com cola.

Vale a pena prestar atenção aos modelos de duropolímero. Pela primeira vez, a empresa belga Orac Decor passou a fornecer molduras de duropolímero. Esses tipos de pranchas ganharam popularidade rapidamente devido ao seu impacto e resistência ao desgaste, são ecologicamente corretas e seguras. Os moldes de duroplast não emitem odores estranhos, eles podem se orgulhar de maior resistência à umidade. A instalação dos produtos em questão é extremamente simples e rápida.

Tamanhos e formas

Nas lojas onde se vende tudo para construção e reparação, são apresentados muitos modelos de molduras, que se diferenciam não só nos materiais, mas também nos tamanhos e formas. Isso permite que os clientes encontrem facilmente os produtos certos para quase qualquer substrato, independentemente de sua estrutura. Assim, um modelo moderno de faixa decorativa pode ter a forma de U, angular ou mais larga. Existem diferentes opções para diferentes substratos e superfícies. Existem designs curvos e arredondados para fundações personalizadas. Hoje, esses tipos de molduras podem ser adquiridos em conjunto ou em uma única cópia.

Os parâmetros dimensionais das molduras também variam. A largura padrão dos produtos é de 2 a 20 cm, já no caso dos forros, suas dimensões dependem apenas da metragem da sala onde serão instalados. Hoje em dia, muitos tipos de faixas decorativas podem ser adquiridos sob encomenda e com quaisquer valores dimensionais adequados.

Projeto

A execução do design dos itens de decoração em consideração pode ser minimalista e padrão ou muito brilhante e original. Vamos descobrir quais opções de design para molduras modernas são as mais populares e atraentes.

  • Opções complementadas por luz de fundo estarão em demanda. Esses detalhes decoram com eficácia o interior, tornando o espaço visualmente mais espaçoso e moderno.
  • As molduras, decoradas com imagens de plantas e superfícies em relevo, parecem interessantes e ricas. Esses tipos de produtos se encaixam harmoniosamente em ambientes pretensiosos, por exemplo, no estilo barroco.
  • Os produtos podem ser feitos de material barato, mas têm uma superfície semelhante à de madeira. Essas cópias custarão menos, mas parecerão atraentes em uma variedade de ambientes.
  • O clássico é o aspecto branco das molduras. Esses espécimes ficam bem em quase todas as composições de interiores. As únicas exceções são as direções pretensiosas, rústicas e retrô.
  • As molduras, complementadas por molduras de estuque dourado ou branco-neve padrão, parecem espetaculares e caras. É aconselhável comprar essas opções apenas para interiores muito ricos e luxuosos.
  • As tiras mais simples que não têm padrões de relevo pronunciados se encaixam harmoniosamente em muitos ajustes discretos. Esses produtos podem ser comprados com segurança para o estilo provençal.

Como você pode colocar?

Considere onde você pode colocar tiras decorativas bem escolhidas feitas de materiais de alta qualidade.

  • Os painéis podem ser usados ​​para decorar o teto da sala. Aqui, o elemento de canto na área de junção entre a base da parede e do teto é especialmente relevante.
  • No teto, você pode instalar com segurança vários elementos decorativos de uma vez. Por exemplo, podem ser molduras com larguras diferentes, mas com decoração e relevo semelhantes. Eles podem ser fixados, mantendo-os a uma curta distância um do outro. Nos cantos, a decoração em forma de cachos ou inserções estampadas fica bem.
  • Através de molduras no mesmo teto, você pode colocar ornamentos originais inteiros.
  • Em paredes, muitas vezes são instaladas molduras para preenchê-las com materiais de acabamento individuais. Anteriormente, tapeçarias ou tecidos luxuosos eram colocados nessas molduras. Hoje, tipos de acabamentos mais caros são usados.
  • Você pode instalar uma moldura decorativa sobre a folha da porta na abertura.
  • Com a ajuda de ripas, você pode tornar o teto visualmente mais alto em qualquer cômodo: na sala de estar, no quarto, na sala de jantar, etc. Para isso, os painéis são fixados em determinados intervalos. Ao mesmo tempo, você pode criar padrões inteiros a partir deles.
  • Os produtos em questão também são adequados para a casa de banho. Somente nesta sala você deve comprar peças à prova d'água de alta qualidade. Aqui, na maioria das vezes, as molduras são instaladas para mascarar defeitos nas superfícies das paredes.

Métodos de montagem

Vamos descobrir como faixas decorativas de diferentes tipos podem ser fixadas em certas bases.

  • Por meio de adesivos, tipos leves de pranchas podem ser fixados. Isso se aplica às opções de espuma e espuma de poliuretano.
  • Modelos raros feitos de madeira natural na composição adesiva não serão segurados de forma confiável, portanto, são freqüentemente fixados com parafusos e pregos auto-roscantes. No entanto, os chapéus dos fechos precisarão ser mascarados mais tarde se eles se destacarem do fundo geral.
  • As molduras de gesso têm uma massa impressionante, por isso devem ser fixadas com uma solução adesiva de poliuretano ou uma solução de gesso adicional.

Exemplos no interior

Com molduras brancas como neve nas paredes cinza claro, grandes molduras com divisão horizontal podem ser representadas. Contra esse fundo, móveis com contornos escuros e platibandas pretas de uma porta branca parecerão especialmente impressionantes.

Latão ou outras molduras brilhantes ficarão muito bem em paredes leitosas e bege em um interior luxuoso e artístico.

Se as molduras brancas forem instaladas nas mesmas paredes brancas, todos os outros detalhes do interior terão que contrastar com um fundo semelhante. Você pode usar mesas pretas, espelhos com moldura preta, lâmpadas de cinza escuro. Ao mesmo tempo, o material deve ser colocado no chão em tom marrom, mas não muito escuro.

O vídeo a seguir mostrará como montar corretamente a moldagem no interior.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário