Stromant e seu cultivo em casa

Contente
  1. Descrição
  2. Tipos e variedades
  3. Aterrissagem
  4. Cuidado
  5. Reprodução
  6. Doenças e pragas

Para o cultivo doméstico, a maioria dos jardineiros escolhe uma planta como o stromant - uma cultura elegante e perene que se distingue pela bela folhagem e condições de cultivo despretensiosas.

Descrição

Stromanta é uma flor de interior bastante popular que tolera bem o calor e a alta umidade. As folhas da planta muitas vezes não ultrapassam os 45-50 cm, distinguem-se por uma bela tonalidade e cores ricas - do ligeiramente rosado ao verde. Devido a essas características, a flor é ótima para crescer no interior de qualquer projeto ou estilo. O florescimento em casa é uma ocorrência relativamente rara. Flores vermelhas brilhantes só são vistas quando a safra está crescendo na natureza ou no jardim. A altura da planta varia de 1,5 a 2,5 m.

Tipos e variedades

Apesar de o gênero Stromant incluir cerca de 13 variedades, duas variedades são populares: agradável e vermelho-sangue... Essas espécies são amplamente utilizadas no cultivo interno.

A agradável stromanta é uma planta bastante compacta, cuja altura varia de 15 a 35 cm, cuja folhagem distingue-se por longos pecíolos ovais ou ovóides. O tamanho das folhas individuais é de 20-25 cm. Uma característica distintiva da variedade é sua cor única - a cultura pode ser esmeralda, verde claro e tons de verde.

A folhagem do agradável stromant é caracterizada por um grande número de pequenos veios, dispostos em forma de árvore de Natal. Devido ao ornamento único, a flor pode ser reconhecida rapidamente. A frente das folhas costuma ser muito mais bonita do que a parte de trás. A região inferior é caracterizada por uma tonalidade acinzentada ou esverdeada.

Blood red stromanta é uma planta tropical que cresce selvagem nas florestas do Brasil. Uma característica da variedade são as folhas grandes e elípticas, ligeiramente pontiagudas para cima. Com os devidos cuidados, a variedade atinge uma altura de 40-50 cm. O enfeite de folhagem é feito na forma da letra latina V.

Os cientistas foram capazes de desenvolver várias variedades do tipo de planta vermelho-sangue.

  • "Triostar" ou "Tricolor". A folhagem é rosada, verde e branca.
  • "Multicolorido". Uma característica distintiva são as manchas bordô em forma de manchas e listras verdes escuras na parte central das folhas.
  • "Marrom". Veios brancos ou cinzentos no centro da folhagem, emitindo uma tonalidade esverdeada. Normalmente cultivado como uma cultura separada.
  • "Horticolor". É caracterizada por um grande número de manchas foliares que podem ser verdes, amarelas ou oliva.
  • "Stripe Star". Folhagem verde brilhante com uma faixa clara ao longo da nervura central. Difere em alta saturação de cor.

As variedades descritas acima são ótimas para cultivo interno. Apesar da natureza um tanto caprichosa, as plantas enraízam-se bem no meio urbano. O principal é escolher a variedade certa de acordo com as condições de cultivo.

Aterrissagem

Para uma planta um pote fundo com paredes sólidas é usado, que permite que você se livre de certos problemas observados durante o crescimento do sistema radicular.

Para o cultivo de uma planta, uma terra solta de húmus é adequada, que passa bem a umidade e o ar. O solo também deve ser ligeiramente ácido - aproximadamente pH 6.

Cuidado

Embora não seja difícil cuidar do stromant, o jardineiro deve aderir a certas regras relativas à temperatura, iluminação, irrigação e regras de fertilização. Também é importante saber como transplantar adequadamente uma planta jovem.

Seguir as recomendações abaixo o ajudará a evitar a maioria dos erros comuns enfrentados pela grande maioria dos jardineiros iniciantes e mais experientes.

Condições

A primeira coisa que você precisa prestar atenção ao cultivar uma planta em casa é a temperatura e a iluminação. É melhor manter a temperatura em torno de 22-25 ° C no verão e pelo menos 18 ° C no inverno. Qualquer tipo de planta interna é suscetível a mudanças repentinas de temperatura e correntes de ar.

Com base nas características acima, é necessário garantir que não haja fluxos de ar constantes na sala. Stromanta também é sensível à baixa umidade no apartamento, devido à qual pode morrer rapidamente.

No inverno, a planta não deve ser colocada muito perto do vidro. Para um crescimento constante, os peitoris das janelas, que estão localizados no lado oeste ou leste, são excelentes. Se a cultura estiver localizada no sul, deve ser fornecida com boa sombra para evitar a luz solar direta. Neste caso, a falta de luz espalhada acarreta a criação de uma cor monocromática.

Rega

Regar a planta ou humedecer o sistema radicular é necessário exclusivamente com água limpa e sedimentada, cuja temperatura seja o mais próximo possível da temperatura ambiente. No verão e na primavera, a rega costuma ser mais ativa do que no inverno ou no outono.

Uma característica distintiva das variedades cultivadas e variedades clássicas é o amor pela alta umidade. Para manter uma boa umidade, os especialistas recomendam borrifar o arbusto com um borrifador de vez em quando. Você também pode adicionar uma pequena quantidade de seixos, argila expandida ou entulho na panela com uma panela.

Ao redor do vaso de cultivo, o cultivador pode colocar o musgo de maneira ordenada, que é adicionalmente umedecido várias vezes por semana.

Também é importante notar que a flor precisa de pulverizações periódicas com água morna.

Top curativo

Na maioria dos casos, a planta precisa ser alimentada durante a estação de crescimento - de meados de maio ao final de agosto. Como fertilizante, recomenda-se o uso de uma solução nutritiva autopreparada à base de curativos para plantações de solo decorativo. Stromant é fertilizado 1-2 vezes a cada 2-3 semanas, dependendo da variedade varietal.

No processo de alimentação, deve-se lembrar que Muitas misturas de minerais adicionados ou cálcio afetam negativamente o desenvolvimento posterior da cultura.

Os especialistas observam que a subalimentação é sempre melhor do que a superalimentação de uma planta.

Transferir

As variedades de plantas de interior são geralmente replantadas nos últimos dias da primavera. Este processo é realizado regularmente e anualmente, o que permite a renovação dos sistemas de raízes e caules. Os especialistas recomendam o transplante de um stromant adulto uma vez a cada 2-3 anos, dependendo das condições externas e características estruturais da flor.

Para evitar danos ao sistema radicular da planta durante o transplante, é necessário utilizar o método de transbordo - método em que o torrão não é perturbado. As lacunas resultantes na mistura de solo após o transplante devem ser preenchidas com solo fresco.

Composição de substrato recomendada: areia, turfa, húmus e folhas de plantas velhas. Além de preparar o solo você mesmo, pode adquiri-lo em uma loja especializada. Nesse caso, é recomendável comprar uma mistura de solo que é usada para o cultivo de araruta ou palmeiras.

Independentemente do solo escolhido, é necessário adicionar uma pequena quantidade de pedacinhos de musgo e carvão, que irão reter melhor a umidade e evitar danos ao sistema radicular.

Antes de replantar a planta, recomenda-se colocar uma fina camada de drenagem no fundo do vaso - aproximadamente 25% da altura de todo o vaso.

Poda

A poda de uma planta é um processo simples que qualquer jardineiro pode realizar. Esta cultura distingue-se pela despretensão de cuidar, pois apenas as folhas danificadas ou secas são cortadas. Apesar de o stromant ser um arbusto, não necessita de formação de copa adicional.

Durante o processo de poda, certas regras de higiene devem ser seguidas. Esta ação é realizada com ferramentas e luvas limpas. Também é recomendável realizar uma desinfecção adicional. As fatias são feitas exclusivamente em ângulo chanfrado, ligeiramente acima dos rins. A poda é melhor realizada no início do crescimento vegetativo.

As principais ferramentas de poda são tesouras e tesouras de poda especializadas. Uma tesoura de bonsai pode ser usada para apertar o arbusto. Independentemente das ferramentas utilizadas, elas devem ser afiadas em tempo hábil e mantidas limpas.

Período dormente

No outono, a flor geralmente entra em um período denominado dormente, cuja duração é de 2 a 3 meses, dependendo da cultivar ou variedade. Ao contrário de outras plantas stromant não difere em mudanças pronunciadas.

Durante o período de dormência, a planta não precisa de fertilização ou fertilização adicional. No entanto, os especialistas recomendam reduzir a intensidade e a frequência da rega. O regime de temperatura na sala deve ser mantido em torno de 20-22 ° C.

Reprodução

No processo de floração, a planta forma pequenas inflorescências com diâmetro de 60 a 90 mm, dependendo da variedade varietal. Eles incluem um grande número de flores vermelhas opacas. Pedúnculos geralmente são longos. Apesar dessa característica, quando cultivada em casa, a planta floresce muito raramente.

Para propagar uma cultura, você deve usar um dos seguintes métodos.

  • Divisão do mato. Nesse caso, o arbusto deve ser dividido em duas ou três partes iguais e, a seguir, plantado em solo levemente úmido. Depois disso, é preciso esperar um certo tempo para a adaptação dos arbustos. Em seguida, o solo é regado, as folhas são umedecidas gradualmente. Recomenda-se dividir o mato em março-abril.

A planta plantada deve ser colocada em local bem iluminado e aquecido. Antes do aparecimento das primeiras folhas, é importante cobrir a cultura com polietileno.

  • Estacas de enraizamento... Esse processo geralmente é realizado durante o verão ou a primavera. Para fazer isso, você precisa cortar o topo de 2-3 brotos com uma lâmina limpa. Em seguida, o caule é colocado em água e coberto com uma jarra de vidro ou polietileno.

Para que as raízes germinem rapidamente, certas condições de umidade e temperatura devem ser mantidas.

  • Sementes... O método de propagação de sementes geralmente não é usado por jardineiros devido ao tempo e esforço envolvidos. Seu uso não oferece nenhuma garantia de que a planta começará a germinar rapidamente.

Independentemente do método de criação escolhido, os especialistas recomendam o uso do solo, cujos elementos constituintes são areia, húmus e mistura de turfa.

Doenças e pragas

Uma planta de interior é frequentemente exposta a várias doenças e pragas. Para salvar uma cultura da extinção, é necessário aderir a certas regras e recomendações de cuidados básicos.

  • Mealybug. A praga muitas vezes torce as folhas da planta e leva à formação de uma flor branca. O álcool é comumente usado para controlar vermes farinhentos. Esta substância é usada para limpar o tronco e a folhagem.
  • Escudo... A infecção é caracterizada pela formação de uma camada pegajosa nas folhas da planta com pequenos tubérculos marrons. Para eliminar a praga, deve-se lavar a folhagem com uma solução de sabão.
  • Ácaro-aranha. Nesse caso, manchas amarelas são observadas nas folhas. Para eliminar a praga ou prevenir seu desenvolvimento, as folhas danificadas devem ser cortadas a tempo. Em seguida, a planta é processada com produtos especializados "Actellik" e "Derris".

Se as folhas secam com frequência e o caule fica lento, você deve aumentar a temperatura ambiente e aumentar a umidade. Um sintoma semelhante também é consequência da administração inadequada de fertilizantes.

No caso de as folhas secarem nas bordas, você deve revisar o modo de regar e pulverizar a folhagem. Se as pontas das folhas secarem, é necessário umedecer adicionalmente o solo e adicionar fertilizantes minerais.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário