Tudo o que você precisa saber sobre fundas

Contente
  1. O que é isso?
  2. Visualizações
  3. Componentes
  4. Frequência de inspeção

Eslingas - um material que permite que você levante e mova cargas de tonelagem aumentada com sua suavidade inerente... O balanço, por exemplo, de uma pilha de tijolos não é excluído. Com a ajuda de eslingas, você pode levantar e carregar um objeto muito maior do que um tubo ou um feixe de hastes de reforço.

O que é isso?

As eslingas são loops envolventes, são usados ​​em uma quantidade de pelo menos dois, uma vez que um loop só pode mover uma única estrutura simplespor exemplo, um conjunto soldado em T de tubos do mesmo diâmetro. Para mover, por exemplo, uma pilha de tijolos - várias toneladas de tijolos colocados em alvenaria "cúbica" em um palete Euro, são necessários dois itens. Para mover, por exemplo, um bloco de construção de painel grande de concreto armado, você pode precisar de 3 ou 4 eslingas - o gancho no laço é enganchado nas alças de aço embutidas nos produtos de concreto retirados separadamente.

Além do cabo, fitas e cintos trançados, cordas, uma malha de carga ou um painel são usados ​​para produtos de linga. Um gancho, suporte ou anel é preso à extremidade do cordão.

Visualizações

Uma corda para levantar cargas - uma tipoia com laços nas extremidades. Uma extremidade é pendurada nas alças em forma de gancho da peça de trabalho ou bloco que está sendo movido, a outra - se agarra ao gancho da corda no guindaste.

De acordo com o GOST, cordas de metal e sintéticas são permitidas. Eles servem para proteger a pilha antes de levantá-la com um laço grande. Assim, nos casos em que uma palete europeia com tijolos é presa por um laço maior, várias vezes menor é pendurada no gancho de tração de um guindaste automático ou de torre.

Há giz com anéis ou ganchos já rosqueados. O gancho em um dos laços é enrolado atrás da saliência da peça de trabalho, e o segundo laço livre é lançado no gancho do guindaste. Se os olhos em forma de gancho forem usados ​​(não um laço ou ganchos de anel), então, ao contrário, em vez de um laço de barra, um anel apertado no mesmo laço também pode ser colocado nele. Os nós em todos os casos são tricotados não ordinários, mas, por exemplo, mar, pesca.

O principal requisito de segurança é que a corda / corda não se desamarre repentinamente: uma queda de várias toneladas de carga de uma altura de mais de dez metros até o local da construção pode causar sérios danos, incluindo perdas humanas.

O produto de proteção da casca é um laço de fita reforçado fixado a uma árvore. Em suas extremidades há laços, o material de partida para o qual é um tecido protetor de casca de árvore. É muito resistente à abrasão por contato com a casca de uma árvore, devido à resistência de que tal dispositivo é usado em combinação com um guincho que ajuda a puxar um carro preso para fora da lama ardente. Isso permite que você liberte o próprio carro da sujeira e não danifique a casca de uma árvore perene, atrás da qual a tipoia está enrolada.

Ao mesmo tempo, a árvore deve ser confiável o suficiente para que o proprietário do carro possa evitar que ela caia no carro.

As lingas de carga não têm a função de proteger a casca de danos. Sua exigência é garantir a confiabilidade da aderência das mercadorias transportadas, para que não escorreguem durante o processo de transferência, o que levaria a danos adicionais infligidos à instalação em construção. Para edifícios antigos desmontados, este requisito é atendido apenas por razões de segurança para construtores que trabalham perto de uma instalação que acabou de ser demolida com uma explosão direcional.

O elemento de corda, sendo um produto de amarração, é complementado por uma extensão de metal ou sintética.

Se a carga for grande o suficiente, uma extensão com ganchos será necessária para cada um dos elementos da linha. Por exemplo, para mover uma pilha de várias toneladas, consistindo de rolos de material de cobertura, papel de parede ou outra bagagem, cujo material é enrolado e colocado em blocos em uma caixa de transporte especial, o comprimento padrão do produto de eslinga pode não seja o suficiente. Por exemplo, quando você precisa mover uma pilha de rolos do mesmo material de cobertura, consistindo de blocos colocados em suportes separados, e o comprimento da eslinga não excede 2,5 m com um medidor de empilhamento de 5x5x5 m, então cabos de extensão com ganchos pode ser necessário. O diagrama de conexão dos elementos de eslinga é o seguinte.

  1. O laço da alça da funda com um laço livre (menor) se agarra ao gancho do cabo de extensão.

  2. O gancho oposto da extensão se prende ao cordão com pequenos laços.

  3. O segundo componente da eslinga é suspenso no gancho maior do tensionador de cabo do guindaste.

Como resultado, forma-se uma espécie de cascata, consistindo não em um, mas em três níveis, o intermediário em que é o elemento de aperto com ganchos, e os dois extremos aqui são os de loop (loop).

As lojas que vendem equipamento de amarração e carga para o transporte de bagagens volumosas oferecem todos os tipos de lingas têxteis e de metal com design de cabo de corda e fita. De acordo com a execução, as lingas são divididas, por exemplo, nas seguintes variedades.

  1. STK - linga de anel têxtil.

  2. Opções ramificadas: 1SK - eslinga de cabo de um ramo, 2SK - com dois ramos e assim por diante.

Além dessas variedades, por exemplo, têxteis em loop (STP), 3SK, 4SK e várias outras variedades são ativamente usadas. A capacidade de carga permitida está indicada na etiqueta do produto, portanto, é proibido ultrapassar este parâmetro ao tentar levantar uma carga excessivamente pesada: tais tentativas sempre terminam com uma ruptura da estrutura do laço ou de toda a eslinga, desacoplamento da ligação nodal da as partes em loop, quebrando o gancho (se um cabo de extensão for usado). Mesmo que o produto possa resistir a uma sessão de tal "sobretensão", ele é considerado desnecessariamente alongado e é excluído do processo posterior de carga e descarga ou trabalho de instalação.

O assim chamado cordão automático encontrou uma aplicação especial - uma trituradora automática para ser lançada na carga transportada, como um laço, em locais de difícil acesso, bem como nos casos em que é necessário agarrar pacotes com carga.

Teleféricos

A tecelagem de corda envolve o uso de uma corda normal. Uma corda de navio ou aeronave tem uma boa margem de segurança. Ganchos já estão presos a esses produtos, prontos para uso. Esse produto é fabricado de acordo com os padrões GOST 25573-1982. Em vez de um gancho, uma carabina também pode ser usada.

A temperatura ambiente do cabo de aço (não sintético) ao usar cabos é de -40 a 400 Celsius. A corda é feita principalmente de arame trançado em cordas filhas (fios).

A tecelagem da corda torna mais acessível a detecção de abrasão prematura, o que por sua vez serve como um alerta para o uso futuro de tal dispositivo sob cargas constantes e regulares.

Os exemplos incluem os seguintes exemplos.

  1. 1 m de produto de corda de ramo único suportará 32 kg.

  2. Eslingas de 10 metros, projetadas para uma carga de dez toneladas.

Os produtos de corda são fabricados usando as seguintes tecnologias.

  1. O elemento é pressionado por meio de uma luva de alumínio.

  2. O elemento da funda é tecido manualmente.

As lingas com uma, duas e quatro pernas são usadas principalmente em armazéns e salas de produção... O ramo de corda possui elementos de extremidade que são fechados por trança ou frisagem (giro). O elemento de eslinga anular está em contato direto com a carga.O produto em alça é jogado no gancho e, devido ao seu rápido acionamento, essa variedade é amplamente utilizada em diversos setores da economia nacional.

Cadeia

A base de tal elemento é uma corrente, cujos elos são soldados. Esta variedade é projetada para bagagem com nervuras afiadas. Além da maior resistência, o usuário tem uma desvantagem - a maciez: os elos da corrente, cada um com mais de um quilo, não são fáceis de mover. Vantagens, juntamente com um alto nível de carga de trabalho - facilidade de reparo: um elo danificado pode ser facilmente substituído por serrar os adjacentes. Depois de substituir o elo danificado, os elos adjacentes da mesma corrente são soldados.

As eslingas de corrente são divididas em uma, duas e quatro pernas... A última espécie é chamada de aranha em cadeia. Sob carga crítica, os elos da corrente podem esticar, mas permanecer intactos. Uma ramificação da cadeia é usada para restaurar um produto durante um reparo planejado. O produto da corrente em anel, denominado corrente universal, encontrou aplicação no movimento de cargas sob condições operacionais quase limites. O produto anelar não será danificado ao mover bagagens com arestas vivas. Além do parâmetro de carga e do comprimento do produto, também é indicada a data dos testes em um suporte de carga especial.

Têxtil

O principal material para a fabricação de fundas são os têxteis, em particular a fita de poliéster. Pela cor, você pode determinar aproximadamente quantos quilogramas ou toneladas um desses elementos suportará. Os têxteis são insensíveis à corrosão da água, ácido e produtos petrolíferos. Esses elementos são facilmente colocados sob a carga e pendurados no gancho da talha. Um elemento têxtil de 30 mm de largura (um metro de comprimento) levanta uma tonelada de carga. Existem também produtos com comprimento de 9 m.

As fundas têxteis também são de fita. Os produtos de cordão redondo são feitos de poliéster de alta resistência. Os produtos de cordão redondo diferem na capacidade máxima de carga - até 100 toneladas, enquanto a agitação de cargas frágeis ou perigosas é excluída.

O marcador STK marca circular, abreviatura STP - produtos de loop. Eles também são feitos de tecido totalmente sintético, por exemplo, tecido de náilon. O último inclui até várias camadas de material. A etiqueta indica a carga permitida - de meia tonelada a 50 toneladas, bem como a versão do anel ou componente do anel.

Traverses

As travessas são eslingas removíveis. Eles são usados ​​para mover cargas especialmente longas, incluindo aquelas que se movem em condições de altura de elevação estritamente limitada. Faça a distinção entre levantamento, montagem e travessas magnetizadas. As vigas de carga são presas com ganchos, os magnéticos seguram a carga devido à atração de um poderoso ímã.

Punhos

As garras simplificam o trabalho de fixação dos elementos de eslinga na carga móvel. A função da pinça é uma espécie de auxiliar de almoxarifado, por onde passam mensalmente dezenas de toneladas de pilhas e blocos semelhantes e de formato único com mercadorias.

Os dispositivos de preensão são feitos de aço de liga média e baixa, devido aos quais os elementos de trabalho assim produzidos adquirem baixo peso e relativa compacidade.

A pinça se parece com uma tesoura, cujas pontas se agarram a todo o bloco de carga ou a seu fragmento. O produto excêntrico retém a carga com a ajuda de excêntricos - e é usado na movimentação de blocos planos e embalagens com mercadorias. A pinça tipo braçadeira é fácil de usar - ela agarra e segura o bloco móvel. O elemento do garfo é colocado sob a borda inferior do bloco móvel. O balancim é usado para mover blocos nos quais são fornecidos orifícios tecnológicos. A cunha insere uma cunha no orifício do bloco móvel. O alfinete funciona de maneira semelhante.

O uso de uma empunhadura magnética é possível ao mover blocos, que incluem ferromagnetos, enquanto a potência dos ímãs é suficiente para que eles não se movam ou caiam. Neste último caso, a alimentação de corrente para a bobina eletromagnética é influenciada pela posição da chave, através da qual a tensão de alimentação é fornecida.

Componentes

Ganchos, elos, carabinas, dedais, garras de carga são usados ​​como acessórios. Os ganchos apresentam uma gama impressionante de opções de execução, o que permite uma adaptação eficaz a qualquer necessidade de movimentação de cargas leves. Os dedais são anéis em forma de gota com ganchos, cujos lados dobrados são circundados por uma corda com nós.

A utilização de pinças de carga justifica-se no caso de rolos e folhas móveis de blanks de metal e suas ligas, madeira, plástico, compósito. Eles encontraram aplicações no transporte de tubos, paletes de tijolos e outros materiais de construção de blocos, incluindo placas. As garras de carga evoluíram de um tipo diferente de componente - um gancho. Eles representam sua versão aprimorada, vagamente uma reminiscência de grampos com paradas de pivô. As garras de carga são complementadas com travas de rotação, componentes excêntricos, garfos, dispositivos de fixação, parafusos e ferramentas de aperto com alicates. A disponibilidade de um tipo específico de tais componentes depende das especificidades da movimentação de blocos e pilhas de carga em uma instalação particular.

Os dispositivos transversais permitem o uso de elementos de viga conectados uns aos outros. Eles movimentam contêineres, caixas, tubos, rolos, trilhos e travessas, realizam operações de carga e descarga de carros. Como os dispositivos de manuseio de carga, as travessas são adaptadas a metas e objetivos específicos.

Frequência de inspeção

Uma inspeção preliminar dos produtos é realizada no momento da compra de tais dispositivos. É importante excluir a presença de não uniformidade de tecelagem, quebras, pontos e áreas desfiadas, trituração de cordas ao longo de hastes e cordas compostas... A presença de ferrugem no cabo de aço é crítica. Uma fina camada de ferrugem na lançadeira não é motivo para a exclusão imediata da compra da lista de atributos exigidos para carga ou descarga.

A inspeção dos elementos de eslinga e dispositivos adicionais é realizada no tempo especificado na folha de dados para cada tipo e variedade de produtos... Se a linga de aço foi usada em uma temperatura de 1250 Celsius, sua carga permitida será reduzida em 30%. Certifique-se de que o laço ou a garra não escorregam ao longo da carga ao movê-la: as vibrações de um pacote ou pilha elevada podem fazer com que ele caia ou caia na área dentro da qual a carga está sendo movida.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário