Como fazer um torneamento para um forro?

Contente
  1. O que é e para que serve?
  2. Ferramentas e materiais
  3. Elaboração de um diagrama e cálculo
  4. Trabalho preparatório
  5. Tecnologia de instalação

O forro é um material de construção que não vai sair da moda. É compreensível: lacônico, de alta qualidade, é considerado uma excelente base para ideias de interiores completamente diferentes. Além disso, também é amigo do ambiente. É verdade que nem todos decidem acabar com a ripa, sabendo que também terão que lidar com o torneamento para isso. E em vão - não é tão difícil se você abordar o assunto com inteligência e compreensão.

O que é e para que serve?

O torneado é uma estrutura de suporte que deve manter os elementos de revestimento juntos. Esta é a base de seu apego. O revestimento não envolve colagem ou qualquer outro método de fixação, pois tudo isso não é tão prático e confiável como fixá-lo na moldura. E é bem possível para um iniciante montar o forro na caixa com as próprias mãos, ou seja, é bem possível economizar dinheiro chamando os mestres sem grandes riscos.

E aqui os donos têm uma escolha, porque o torneamento pode ser tanto de madeira como de metal. Mas a madeira é considerada uma opção de maior sucesso, pois pesa um pouco, é mais conveniente de usar e o processo em si fica mais simples e rápido. E também pode ser considerado durável. Caso se opte por trabalhar com perfil metálico, em geral opta-se por guias de aço galvanizado.

Você pode até usar plástico, mas não é tão barato quanto pode parecer. Precisamos de perfis de plástico caros que sejam resistentes à umidade e outras influências externas.

Ferramentas e materiais

Mas isso não significa que qualquer madeira ou qualquer perfil seja adequado para o torneamento.

Vamos descobrir por quais critérios escolher o material para a moldura.

  • Deve ser resistente à umidade agressiva... Ou seja, se ainda for metal, apenas aço inoxidável. Se for uma árvore, então está coberto de impregnações especiais.
  • Se for decidido usar um perfil de metal, use um padrão, que também serve como moldura para placas de gesso.
  • Ao escolher blocos de madeira, você precisa examiná-los cuidadosamente - não devem ter fissuras e grande número de nós, a tonalidade também deve ser relativamente uniforme.
  • Quanto às espécies de madeira, é melhor focar no larício e no cedro.... Mas a madeira de pinho é praticamente inadequada: essa madeira tende a rachar à medida que seca.
  • A madeira impregnada com compostos especiais resistentes à umidade deve secar por pelo menos 2 dias no ambiente onde será utilizada.... Essa adaptação ao microclima é necessária.

Das ferramentas que você precisa levar: uma serra para madeira (se a caixa for feita de uma barra), um nível (bolha ou água), uma fita métrica ou uma régua, um cabo de construção, também uma furadeira elétrica com um conjunto de brocas, um martelo e um martelo, chaves de fenda e uma faca de carpinteiro, e também uma chave de fenda.

Normalmente, os artesãos param em uma barra com uma seção de 2,5x5 cm (essas placas são chamadas de polegadas) ou 2,7x6 cm. Se a caixa for montada em uma parede de concreto ou tijolo, em um bloco de espuma, é mais apropriado usar buchas - elas fixarão a madeira com mais segurança.

Anti-sépticos, inseticidas - tudo isso não é menos importante do que materiais e ferramentas básicas. E também uma solução antifúngica, uma composição de mofo e cárie será o mínimo, sem a qual não adianta trabalhar mais com a barra.

Elaboração de um diagrama e cálculo

O torneamento, em princípio, pode ser de três tipos: horizontal, vertical e assumindo uma contra-rede. O horizontal é montado para fixar o forro orientado verticalmente. Vertical - pelo contrário, para lâminas horizontais. E contra-rede significa instalação sob o revestimento da camada de isolamento térmico. E a última opção só é possível se for usada uma viga de madeira.

Vamos descobrir o que é levado em consideração na hora de desenhar um diagrama.

  • O tamanho, seção e forma da barra. Sobre quais tamanhos são os mais populares, foi mencionado acima. De fato, para maior resistência, trilhos 2x2 ou 2x4 são suficientes. E o uso de blocos maiores não aumentará a resistência, mas aumentará o custo dos reparos.
  • Etapa... Com que intervalo de colocação do ripado: no tecto este indicador é de 0,4 m, na parede - 0,5 m Esta é a fórmula considerada óptima, que garante tanto a resistência do revestimento como o custo da estrutura. Lâminas adicionais são fixadas ao longo do comprimento da junta, se houver uma, é claro, em princípio.
  • Método de fixação à superfície acabada... Se o torneamento fosse de metal, seriam necessários suportes especiais para fixá-lo. Mas, no caso de uma árvore, não há necessidade deles: as guias são colocadas ao longo ou atravessadas na parede, fixadas com parafusos ou buchas auto-roscantes.
  • Simplesmente não é necessário calcular a distância entre as barras com mais precisão. Nas paredes - horizontal, vertical e diagonal - suportam um passo entre os componentes de suporte em 50 cm. A instalação mais frequente não traz benefícios visíveis - apenas a perda de fundos, esforço e tempo.
  • Mas também é impossível aumentar o tamanho dos "vazios"... Por exemplo, se o passo entre as guias aumentar para 0,7 me mais, a madeira terá um "campo de manobra", poderá mudar de forma com o tempo, ou seja, o revestimento pode simplesmente inchar, ou pode dobrar para dentro.
  • O ripado do teto para o forro é, portanto, fixado com um degrau menor (40 cm), e isso requer o fortalecimento da estrutura.

E um pouco mais sobre por que a escolha das ferramentas não é aleatória. O cálculo também funciona aqui. Você não pode prescindir de uma broca e / ou chave de fenda, porque uma centena ou mais de parafusos e buchas podem ser gastos, e a automação do processo ajuda muito a ganhar tempo. É inconveniente fazer medições sem uma régua de construção ou fita métrica, mas elas devem ser precisas.

E você não pode prescindir de um nível de construção: para que o revestimento seja instalado não apenas com firmeza, mas também com suavidade e beleza, é necessária uma precisão perfeita no alinhamento do primeiro elemento de revestimento em relação ao horizonte.

Trabalho preparatório

Eles tocam a parede (ou teto) e o revestimento em si. Visto que mais frequentemente a moldura é feita de madeira, será discutido posteriormente apenas sobre a estrutura de madeira.

Aprenderemos como preparar um bar.

  • Por vários dias (pelo menos dois), ele deve ficar na sala onde será montado o forro. Os indicadores de temperatura e umidade do material e da sala devem ser iguais.
  • A seguir vem a impregnação com compostos que tornarão o material mais resistente, dará resistência à umidade e agentes patogênicos. Estes são compostos, pelo menos, antifúngicos e resistentes à umidade e, melhor ainda, acrescentam um inseticida a isso. Cada camada deve secar. Para o processamento, são usados ​​pincéis comuns.
  • Você também pode fazer isso: construir algo como uma calha com tábuas, despeje um anti-séptico (ou outra composição) lá, envie todas as barras para ele. Podemos dizer que eles são "redimidos" lá, e as coisas vão muito mais rápido.

Enquanto isso, a madeira seca, você pode preparar as paredes. É necessário marcar a largura das prateleiras com um lápis, sempre usando um nível. Todas as linhas devem ser o mais retas possível. E isso vale tanto para as paredes de uma casa de madeira quanto para um banheiro, banheira, varanda, etc. Esse desenho é necessário: é como uma instrução visual, um plano que controla o correto posicionamento dos elementos da moldura.

O ponto de partida da caixa também deve ser determinado. Isso geralmente se torna o ângulo mais baixo. Você pode encontrá-lo usando o mesmo nível. Em seguida, a parede deve ser desenhada com base nas medidas feitas.

Uma questão importante diz respeito à retidão das paredes. Se eles forem ligeiramente desiguais, você pode ignorá-los. Mas se forem francamente tortos, a viga deverá ser fixada com o auxílio de suspensões especiais, colocadas em linha (a cada meio metro) e fixadas perpendicularmente.

Não tenha medo de despesas desnecessárias, essas suspensões não são tão caras. Fixando-as, as extremidades serão dobradas na direção do trilho, e então niveladas e fixadas.

No entanto, use cunhas de madeira para o alinhamento correto. É preciso prepará-los com antecedência, levar tudo em conta no tamanho (os calços serão diferentes) e não se esquecer de tratá-los também com antissépticos.

As barras secas, já adaptadas ao microclima, podem ser cortadas à medida. Isso geralmente é feito com uma serra de vaivém ou uma serra para metal. É importante marcar corretamente os elementos para que possam ser cortados perpendicularmente, mantendo as pontas retas. E as áreas cortadas também precisam ser tratadas com anti-sépticos.

Tecnologia de instalação

E agora é o próprio processo, cuja preparação às vezes é mais volumosa do que a própria fixação da torneira.

Aqui está um algoritmo de trabalho.

  1. Devem ser feitos furos na barra. E seu diâmetro depende dos fixadores. Também é melhor fazer orifícios para os parafusos para torná-los mais fáceis de apertar. Os fixadores geralmente envolvem um degrau mínimo de 40 cm, um máximo de 50 cm e 3 cm de afastamento da borda.
  2. Os pontos de fixação são marcados na parede, se necessário, a parede é perfurada (ou o teto)... Isso geralmente é feito com uma broca de martelo com uma broca. Para que a fixação seja realmente confiável, um parafuso autorroscante ou bucha deve ser inserido em blocos de concreto ou espuma, por exemplo, pelo menos 5 cm.
  3. Se a parede ainda não for nivelada, são utilizadas suspensões. Eles estão localizados ao longo da linha a cada meio metro, fixados perpendicularmente à caixa.
  4. Não devemos esquecer de dobrar as pontas da suspensão para a barra, e então ele será nivelado e corrigido na forma exigida. Essa, a propósito, é a maneira mais conveniente e rápida de alinhar.
  5. O controle do plano deve ser constante... Ou seja, em primeiro lugar, a posição dos elementos deve ser definida em um nível e, em seguida, apenas a fixação ocorre. Jumpers podem ser instalados para reforçar os cantos. Isso tornará a estrutura o mais rígida possível.
  6. Se o isolamento for fornecido, isso deve ser feito exatamente após a estrutura ser fixada... E só então o forro pode ser colocado.

É claro que existe uma dependência de onde exatamente a caixa está montada. Por exemplo, uma sala de vapor terá suas próprias nuances, sendo a principal delas o material falso. A folha de construção será a melhor escolha. Este apoio manterá bem o vapor e protegerá a superfície das paredes da sala de vapor. E os fechos devem ser mais confiáveis ​​nessas condições, e os cantos também devem estar lá, porque vão fortalecer a estrutura.

Em uma sala padrão, a escolha do isolamento, que se tornará o enchimento interno do torneamento sob a ripa, na maioria das vezes recai sobre a lã mineral. Penoplex e poliestireno também são bons. E a espessura do isolador pode ser diferente, o que depende do tipo de ambiente e do microclima. No banho, o isolador pode ter 10 cm de espessura, na varanda - menor. E após a instalação dos aquecedores, também é montada uma película impermeabilizante, que protegerá a moldura da condensação.

O próprio forro é preso à caixa com muito mais facilidade. Depois pode ser pintado, envernizado, podem ser utilizadas todas as impregnações necessárias, etc. Com uma estrutura metálica, o processo pode ser atrasado, porque é mais difícil trabalhar com ela.

Acontece que uma moldura de madeira é mais conveniente para o próprio mestre, mais barata e simples até no sentido de que há muito mais experiência com ela descrita em fontes abertas.

Como fazer uma caixa para um forro, veja abaixo.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário