Decoração de varanda com ripa

Decoração de varanda com ripa
  1. Características, vantagens e desvantagens
  2. Qual é melhor embainhar?
  3. Fazemos um cálculo
  4. Ferramentas necessárias
  5. Como costurar com as próprias mãos: instruções passo a passo
  6. Ideias interessantes

A disposição da loggia ocorre em várias etapas. Eles estão engajados no design no último momento, e a aparência geral da sala depende desses trabalhos. Decorar a varanda com ripa é uma opção econômica e prática que deixará o ambiente aconchegante e agradável aos olhos.

Características, vantagens e desvantagens

O revestimento de varanda com tábuas é uma solução popular e difundida. O material é fácil de processar e instalar, acessível e possui atraentes características externas.

Inicialmente, o forro é uma placa de madeira bem aplainada, mas agora pode ser feito com outras matérias-primas. No entanto, é o material natural que apresenta as melhores características.

As vantagens do forro incluem:

  • Força. A madeira natural é resistente às influências mecânicas externas, não apresenta riscos.
  • Segurança e respeito pelo meio ambiente. O forro não emite substâncias nocivas ao ar, não é tóxico.
  • Longa vida útil. A vida útil da caixa pode ser de até 20 anos, se instalada corretamente.
  • Termorregulação. O forro absorve os raios do sol e, em conjunto, retém o calor dentro da sala.
  • Supressão de ruído. O material absorve os sons da rua, deixando a varanda silenciosa.

Além disso, durante a instalação, os fios e as comunicações ficam escondidos sob a ripa, o que é importante para melhorar o espaço de vida. O forro não precisa ser pintado, o que diminui o tempo para reparos. Simplicidade de atendimento também é uma vantagem. Se aparecer sujeira, basta limpar o material.

Devido à sua estrutura natural, o forro é agradável ao toque. Ajuda a criar e manter um microclima na sala, participa da circulação do ar. Portanto, uma temperatura confortável será mantida na varanda, tanto no tempo frio quanto no quente. Também garante a manutenção de um nível de umidade constante.

Este material também tem uma série de desvantagens:

  • Uma das desvantagens está associada às peculiaridades da estrutura do forro: é leve e inflama rapidamente.
  • Como todos os produtos de madeira, o forro é sensível à umidade e às mudanças repentinas de temperatura. Para evitar danos prematuros, as placas são tratadas com compostos especiais.
  • Além disso, em caso de violação das regras de operação, os materiais são deformados.

Qual é melhor embainhar?

O forro é de vários tipos, diferindo nas características operacionais e externas. A especificidade da instalação das pranchas e do seu cuidado, assim como o interior do futuro espaço habitacional, depende da escolha do material. Você pode embainhar a loggia com um dos seguintes tipos de forro.

De madeira

Material natural com todas as vantagens que o acompanham. O forro é feito em painéis finos de vários tamanhos. As vigas são feitas de diferentes tipos de madeira: freixo, carvalho, amieiro, cedro, tília, abeto, pinho, larício. O material "respira", não permite que o ar fique estagnado na varanda. Uma característica incomum do estofamento é um perfume agradável e fresco. Ele vem principalmente de placas de coníferas.

Dependendo da qualidade das matérias-primas, o forro é dividido em tipos:

  • O melhor material é considerado "Extra". As placas são bem processadas, sem falhas externas. O custo desse material é mais alto.
  • A classe "A" admite a presença de pequenos nós, mas é altamente durável.
  • Madeira de qualidade média é usada para criar forro classe "B". Rachaduras e bolsas de resina podem ser localizadas nas barras desiguais.
  • A qualidade mais baixa é possuída pelo material da classe “C”. O forro é mal polido, deforma-se facilmente. As placas contêm nós cativos de até 25 mm de tamanho, rachaduras cegas, listras e outros defeitos.

É utilizado para revestimento de depósitos, salas técnicas e auxiliares.

Forro Euro

Uma espécie de painéis de madeira. Exteriormente, estes tipos são muito semelhantes, no entanto, o eurolining é de qualidade superior, uma vez que é feito de acordo com as normas europeias. Esse material é mais caro, o preço se deve ao alto desempenho. O forro Euro é mais resistente, feito com as melhores variedades de madeira.

O material é dividido de acordo com o tamanho e a forma. Existem perfis padrão, softline, landhouse, landhow, american, block house.

O top mais popular é o último. Externamente, o modelo parece uma barra vista de lado em forma de cilindro.

O forro euro é feito levando em consideração requisitos estritos, incluindo aqueles relacionados ao seu tamanho. Tem uma espessura de 13, 16 ou 19 mm e uma largura de 80, 100, 110, 120 mm. O comprimento da barra é de 500-6000 mm.

Plástico

Os materiais de construção são feitos de PVC, vinil e têm boas características de isolamento térmico e acústico. A vida útil do revestimento plástico é de até 30 anos.

O policloreto de vinila é classificado como matéria-prima ecológica: não contém compostos químicos nocivos, o que é comprovado por certificados sanitários.

As vigas de plástico são fáceis de instalar, garantindo uma junta estanque. São resistentes aos raios ultravioleta, não desbotam ao sol. O material não tem medo de climas frios e quentes: a faixa de temperatura de operação é de -50 a +50 C. Uma ampla variedade de designs de vigas permite que você os escolha para qualquer interior. Os fabricantes criam forros plásticos, imitando materiais naturais, decorados com desenhos ou padrões.

Os materiais listados têm seus prós e contras. Painéis de plástico atuam como um análogo barato de vigas de madeira e até têm uma vida útil mais longa. Ao mesmo tempo, são os painéis de madeira que estão associados à nobreza e ao conforto. O forro de madeira é mais resistente a mudanças bruscas de temperatura, mas o plástico é resistente ao fogo.

Fazemos um cálculo

Antes de realizar o trabalho de reparo, é necessário determinar quantos materiais serão necessários. O cálculo realizado corretamente evitará a compra de pranchas desnecessárias e não permitirá que você jogue dinheiro no ralo.

Para o revestimento, eles levam o próprio forro e as vigas de madeira, para comprar é preciso saber suas dimensões:

  • O primeiro passo é calcular a área da sala. Você precisará de uma fita métrica ou fita métrica normal para medir o comprimento, a largura e a altura. A área das portas e janelas é subtraída dos valores resultantes. Devido à superfície irregular e às peculiaridades de fixação dos trilhos, a área útil pode ser perdida, e durante o trabalho várias tábuas podem ser danificadas. Para isso, outros 8-10% são adicionados ao valor final.
  • Para calcular o número de forro, a área da sala é dividida pela área de uma prancha. Para um trilho de tamanho padrão (60x9,5 cm), esse valor será 0,52 m2.
  • Também é necessário determinar o número de vigas usadas para a instalação das ripas. As dimensões padrão da peça são 50x40 cm, sendo a altura da superfície processada dividida pela distância entre as guias (0,6) e multiplicada pelo comprimento. A metragem da barra é obtida somando os valores aprendidos.
  • Antes de comprar, é preciso esclarecer as dimensões dos perfis de uma determinada marca. Isso pode ser feito por consultores em uma loja de ferragens ou no site dos fabricantes. Como regra, as empresas colocam calculadoras especiais para calcular materiais.

Ferramentas necessárias

Para instalar o forro com as próprias mãos, você não precisa de equipamento profissional especializado, e esse é o seu diferencial. A lista varia de acordo com o tipo de material selecionado, porém, em geral, a lista de ferramentas inclui:

  • Perfurador, broca com mecanismo de percussão;
  • Broca com diâmetro de 4 ou 6 mm;
  • Chave de fenda (elétrica ou sem fio);
  • Bôer;
  • Serrote, quebra-cabeças;
  • Nível de construção, kit de carroceria, cordão de náilon;
  • Bit cruzado;
  • martelo, machado.

Para fazer as medidas, você também vai precisar de uma fita métrica, um esquadro e um lápis, os fechos são feitos com pregos com cabeças grandes (60 mm), parafusos auto-roscantes para madeira ou metal (50, 75 e 90 mm) e guarda-chuva âncoras. E durante o trabalho de acabamento, você vai precisar de detalhes para as ferragens: cantos e rodapés.

Como costurar com as próprias mãos: instruções passo a passo

O acabamento da varanda é realizado em várias etapas:

  • Na primeira fase, é realizado um trabalho preparatório, cujo objetivo é limpar as superfícies de tintas velhas, cal e outros materiais de acabamento. As inclinações, o peitoril da janela e os rodapés também devem ser removidos - você recebe uma caixa sem tudo.
  • Antes do revestimento, as armações são inspecionadas. As peças podres são substituídas, um anti-séptico é aplicado na superfície para evitar danos ao revestimento. Para prevenir o aparecimento de fungos, as superfícies voltadas para o lado norte devem ser tratadas; como opção, um filme com propriedades impermeabilizantes é colocado sob a moldura. As lacunas entre as placas e as paredes são preenchidas com espuma. Quando o guarda-corpo da varanda é feito de chapa, é criada uma camada de blocos de espuma, que é colocada sobre uma argamassa de cimento.
  • As superfícies sobre as quais o forro é colocado devem ser tão uniformes quanto possível: desta forma, o forro durará mais tempo. As saliências e fissuras existentes são niveladas com um primer, recomenda-se aplicá-lo em duas camadas. Antes de prosseguir para a próxima etapa, você deve esperar até que a solução esteja completamente seca.

O resultado final de todo o trabalho depende da instalação do torneamento. As ripas estão localizadas perpendicularmente às placas de revestimento. As pré-peças da moldura também são tratadas com anti-sépticos. Ao reparar, é importante seguir a sequência de trabalho. As ripas são montadas primeiro sob o teto (a uma distância de 10 cm) e no chão (o recuo é de 3-5 cm).

Etapas de instalação do torneamento:

  • O trilho é cortado no comprimento desejado. As marcas são feitas na barra em intervalos regulares. Os furos são criados usando uma broca relacionada em diâmetro às dimensões dos fixadores.
  • A barra é aplicada na parede, são feitos furos na parede com uma profundidade de 5-6 cm no local das futuras fixações.
  • Parafusos auto-roscantes são usados ​​para fixadores e inicialmente não são totalmente apertados para verificar a uniformidade do assentamento das peças.
  • Os parafusos auto-roscantes são cravados com um martelo, deixando cerca de 10 mm. Em seguida, eles são torcidos para que a estrutura seja mantida o mais firmemente possível.

As demais barras são instaladas da mesma forma. Depois de instalar duas peças, outros elementos da caixa são marcados entre elas. Para isso, os cordões de náilon são puxados verticalmente. O espaçamento entre as vigas não deve ultrapassar 60 cm A moldura é montada em todas as paredes e tetos.

Guias também são embalados ao redor das aberturas. Eles são pregados verticalmente e horizontalmente em um único plano com o quadro. Se você planeja isolar a loggia, os detalhes cabem entre as ripas. Os materiais em rolo podem ser colados diretamente nas paredes e, em seguida, a moldura pode ser recheada por cima.

Quando a varanda é processada em clima úmido, as superfícies podem ser cobertas com uma massa impermeável antes de instalar as ripas.

O processo de revestimento de uma varanda é simples, especialmente se as guias foram instaladas corretamente antes. O forro de madeira é colocado de duas maneiras: a instalação de materiais plásticos também tem características distintas.

Montagem aberta

Para a instalação são utilizados parafusos e pregos, com os quais os painéis são aparafusados ​​à moldura.Esta é uma forma simples e rápida de embainhar, porém, perde em termos de características estéticas, pois desta forma o aspecto do forro se deteriora devido aos parafusos auto-roscantes salientes.

Com montagem oculta

Durante a execução do trabalho, os pregos são cravados no interior da ranhura e as tampas são embutidas de forma que não interfiram na instalação dos seguintes elementos. Grampos feitos de uma placa de metal podem ser usados ​​como fixadores. A instalação é realizada de um canto a outro. Os grampos são inseridos nas ranhuras e aparafusados ​​com parafusos auto-roscantes. Os painéis subsequentes são instalados nas ranhuras dos anteriores, o procedimento é repetido até o final.

Forro de plástico

Antes de iniciar o trabalho, um canto é instalado no canto. Ele é preso à estrutura usando um grampeador de construção e, em seguida, um painel é inserido na peça. O forro é equipado com uma extensão fina - neste local os suportes são instalados. O próximo elemento é inserido na ranhura, isso é feito com todas as tábuas até o final da obra. Às vezes é necessário aparar a última tábua para se ajustar à largura da parede.

Na última etapa, é feito o acabamento. Recomenda-se cobrir o forro com uma solução para protegê-lo de queimar sob a influência da luz solar. Para isso, utiliza-se um verniz resistente às condições instáveis ​​de temperatura, uma impregnação bioprotetora que evita o aparecimento de formações putrefativas e mofo. Além disso, placas de madeira natural podem ser pintadas para realçar a tonalidade e a textura do material.

Um processo mais detalhado de acabamento de uma varanda com ripa pode ser visto no vídeo a seguir:

Ideias interessantes

Os materiais de madeira ficam bem em qualquer sala. O luxo da madeira dará um aconchego à varanda e os tons naturais de castanho terão um efeito suavizante. Uma solução original será cobrir o chão e as paredes com painéis de cores diferentes.

Isso dará ao design da loggia conceitualidade, permitindo que você faça um interior moderno.

Uma opção mais contida são os rodapés em tons contrastantes. Os detalhes não apenas esconderão irregularidades e rachaduras, mas também realçarão a cor do revestimento principal. Os elementos devem ser selecionados em vários tons mais escuros que o forro.

Você também pode embainhar cantos, aberturas de janelas.

Ventiladores de madeira natural podem ir mais longe e incorporar móveis no mesmo tom do forro. A mesa e o banco de madeira parecerão uma extensão das paredes. Além disso, vai economizar espaço, pois os móveis ficarão localizados nos cantos.

Juntamente com materiais naturais, elementos decorativos de malha e ornamentos feitos de pedra parecerão vantajosos.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário