Como fazer uma varanda com as próprias mãos?

Como fazer uma varanda com as próprias mãos?
  1. Opções de construção e projetos
  2. Como obter uma licença de construção?
  3. Preparação do projeto
  4. Como fazer uma varanda sobre uma base?
  5. Varanda portátil
  6. Varanda em casa particular ou no campo
  7. Como conduzir a luz?
  8. Como fazer uma viseira?
  9. Telhado do último andar
  10. Aquecimento
  11. Acabamento
  12. Arranjo
  13. É possível fazer uma adega?
  14. Como decorar?

Varandas, embora sejam uma parte muito funcional e insubstituível do apartamento, nem todas as casas estão equipadas com elas. Freqüentemente, há layouts em que a varanda está simplesmente ausente. Mas não se desespere - você pode projetar uma varanda com suas próprias mãos.

Consideremos mais detalhadamente todos os detalhes relativos à construção das varandas, bem como as principais etapas desse isolamento, decoração e disposição.

Opções de construção e projetos

Você pode fazer uma varanda com suas próprias mãos, e não é tão difícil quanto pode parecer à primeira vista. Em primeiro lugar, é necessário definir o valor funcional do edifício, com base no qual serão determinados tanto a dimensão da varanda como o local onde estará localizada.

A localização do apartamento no rés-do-chão proporciona uma oportunidade única de simplificar a construção - a base da varanda pode ser suportada por colunas estáveis. Existem também vários bônus agradáveis ​​na forma de construir uma grande adega ou até mesmo uma entrada separada para o apartamento.

A construção de uma varanda com dobradiças pode ser inviável devido à ameaça à integridade da fachada e de toda a estrutura da habitação, portanto, a base de concreto deve ser feita com um fixador separado e apoios adicionais apoiando-a por baixo.

Os fechos podem ser concebidos tanto na versão horizontal, onde a parte inferior e a parte superior são simplesmente fixadas à fachada da casa, ou ter apoios de canto, que, neste caso, são a melhor e mais segura opção.

Como obter uma licença de construção?

Será impossível construir uma varanda com as próprias mãos sem obter a devida autorização. Será necessário recolher um pacote de determinados documentos e fornecê-los às autoridades necessárias.

Lista de documentos necessários para construir uma varanda com suas próprias mãos:

  1. Plano de apartamento e projeto de alojamentos.
  2. Projeto de construção de varandas (é melhor confiar esta etapa a profissionais).
  3. Licença de construção escrita e legalmente certificada de vizinhos.

Em seguida, você precisa entrar em contato com advogados para obter aconselhamento e receber uma notificação de que a construção é totalmente legal. Para construção ilegal, o tribunal pode impor penalidades e demolição da estrutura.

Após obter permissão de um advogado, você precisará entrar em contato com o BTI sobre o mesmo assunto.

Em nenhum caso deve descurar a assistência jurídica, uma vez que para acrescentar uma varanda a um apartamento do rés-do-chão também pode necessitar de autorização de uso do terreno (compra ou privatização).

Preparação do projeto

Antes de iniciar a construção, é necessário preparar um projeto adequado em que sejam observados e indicados os principais parâmetros e características da futura construção. A varanda não é exceção e também precisa ser projetada.

Considere as características e o procedimento para projetar uma varanda:

  • Antes de mais nada, antes de iniciar o projeto, será necessário coletar algumas informações sobre as características funcionais da própria casa. É necessário esclarecer se são permitidos edifícios adicionais de acordo com os dados técnicos, bem como os parâmetros que um edifício pode ter;
  • Com base nos dados obtidos, é realizado um esboço do projeto da sala varanda, necessário para apresentação a advogados para obtenção do alvará de construção. Além disso, o projeto está sendo finalizado, aprimorado e desta forma é apresentado ao BTI;
  • Na hora de projetar é necessário levar em conta absolutamente tudo: a estabilidade da estrutura, a severidade dos materiais a serem utilizados, além de equipar a varanda com fechos adequados. Para que o projeto seja confiável, é necessário levar em consideração todos os aspectos e refleti-los com a maior precisão possível nos desenhos, de acordo com os quais a construção será executada.

Como fazer uma varanda sobre uma base?

Varanda na fundação, naturalmente construída apenas em apartamentos de rés-do-chão. A estrutura é bastante complicada, mas é improvável que seu esquema seja muito complicado.

A construção das varandas deste tipo é realizada sobre uma fundação de faixa, que é uma espécie de alça fechada feita de vigas de concreto armado. Esta fundação deve ser erguida sob as paredes de suporte e fundações da futura estrutura.

Depois de erguida a fundação, é feita a marcação, todos os trabalhos de terraplenagem necessários são concluídos, em seguida, uma forte estrutura é soldada, uma betonilha é derramada, as paredes são construídas, os vidros são instalados e os acabamentos externos e internos são executados.

Varanda portátil

A varanda externa é chamada de moldura da sala, levada para a rua. É uma parte separada e nada tem a ver com as paredes da sala, com exceção da parede central adjacente, onde se encontra a entrada.

Para construir uma varanda remota, é necessário construir uma moldura e cuidar da confiabilidade dos fechos, principalmente dos de apoio. Após a construção da moldura, será necessário construir uma laje de piso, sendo preferível que seja reforçada com armadura e feita de concreto.

É necessária a realização de uma betonilha de varanda aberta para maior fiabilidade dos pavimentos.

É necessária uma boa ventilação para garantir a circulação de ar fresco na divisão. Poucas pessoas pensam sobre isso ao construir varandas, então muitas vezes acontece que um cheiro de umidade aparece em uma sala isolada, microorganismos fúngicos se desenvolvem e as janelas muitas vezes embaçam.

Existem dois tipos de ventilação da varanda:

  • válvulas especiais responsáveis ​​pelo fornecimento e exaustão de ar, montadas no caixilho do caixilho da janela da varanda;
  • ventilador elétrico.

É importante notar que o sistema de ventilação é mais potente.

Varanda em casa particular ou no campo

Sem dúvida, ao construir uma casa privada ou de campo, involuntariamente surge a ideia de uma varanda, porque o que pode ser mais bonito do que reuniões de varanda nas noites quentes de verão. Vamos considerar mais detalhadamente as opções de construção de varandas em casas particulares.

O ideal é que a base da varanda seja a mesma laje de concreto que deve ser colocada inicialmente durante a construção da casa, pois isso tornará a estrutura mais confiável. Mas também existem opções para completar uma varanda, cuja base se baseia, por exemplo, em colunas. Assim, a parte inferior da varanda torna-se uma espécie de viseira.

Não é necessário construir uma versão em pedra ou concreto, basta fazer uma base sólida. As grades da varanda em uma casa particular podem ser decorativas - forjadas ou vazadas, dependendo das preferências individuais.

É muito mais fácil fazer uma varanda numa casa de campo de madeira, tanto durante a construção da casa como para a anexar após a sua conclusão. A base de madeira é suportada por vigas verticais ou cantoneiras localizadas embaixo.

Mas você deve ter cuidado ao escolher a madeira para o piso da varanda - ela deve ser forte e confiável.

Como conduzir a luz?

Muitas vezes, as varandas não são apenas isoladas, mas também tentam equipá-las com algo funcional como a iluminação.Mas como é fácil iluminar a varanda sem prejudicar a reforma e o interior do apartamento? Vamos examinar mais de perto as maneiras mais fáceis.

Em primeiro lugar, você precisa decidir de onde a linha será traçada. Existem três opções:

  • painel do apartamento - a iluminação será potente, mas você vai precisar de uma grande quantidade de cabo, que terá que ser puxado, senão por todo o apartamento, então por alguns cômodos;
  • uma caixa ajustável é a melhor opção;
  • a tomada mais próxima - uma pequena quantidade de cabo está envolvida, mas a iluminação pode não ser tão potente quanto gostaríamos, uma vez que estará diretamente relacionada ao funcionamento de aparelhos elétricos na sala ao lado.

A fiação pode ser aberta ou oculta. A opção mais simples é aberta, o fio pode ser simplesmente fixado nas paredes ou escondido em rodapés, cantos ou um canal de cabo de plástico especial.

Conduzir a fiação coberta pode ser um pouco difícil com novos reparos, pois você terá que cavar as paredes para esconder os fios.

Como fazer uma viseira?

A viseira faz parte da varanda fechada e sua função é proteger o vidro das gotas de chuva e reduzir o fluxo de luz solar que entra no ambiente. O primeiro passo é decidir o tamanho da viseira. É melhor que seu comprimento seja um pouco maior do que o comprimento da varanda, e a borda livre se estenda um pouco além da grade. Assim, a viseira será mais funcional, protegendo a varanda das gotas de chuva.

A próxima etapa é construir as ligações. Eles podem ser completamente diferentes: retos, ligeiramente oblíquos ou mesmo na forma de um pequeno arco. O principal é que todos os fechos são fabricados em perfis e cantos metálicos de elevada qualidade, pois na construção de uma varanda com as próprias mãos valoriza-se a fiabilidade e a segurança acima de tudo.

A construção da copa está sendo finalizada com uma cobertura. Será necessário selecionar o material:

  • para uma superfície reta, são adequadas telhas ou ardósia, que são freqüentemente utilizadas para cobrir os telhados das casas;
  • para uma superfície inclinada, a opção mais confiável e leve serão as chapas de metal, também chamadas de papelão ondulado, além da ondulina durável;
  • folhas de metal dobráveis ​​ou policarbonato são adequadas para o arco.

Telhado do último andar

Se tudo ficar claro com os andares intermediários - o telhado da sacada inferior é a base de concreto de outra, localizada no andar de cima, então muitas dúvidas surgem em relação às sacadas do último andar superior, porque nem todo mundo sabe como fazer um telhado com as próprias mãos.

Existem duas opções de construção de cobertura nas varandas dos últimos andares:

  1. Construção da estrutura dependente - é fabricado um sistema de fixadores, que são a base e a parte de suporte da estrutura. Esta opção é mais confiável, pois a cobertura assenta na estrutura e está bem fixada nela.
  2. Construção de uma estrutura independente - não são usados ​​suportes e postes, e a cobertura é fixada apenas na parte externa da parede.

Para a disposição das duas estruturas, serão necessários perfis e cantos metálicos, espuma e parafusos grandes equipados com juntas impermeabilizantes. E para a cobertura propriamente dita, materiais como policarbonato, telhas ou quaisquer outros materiais de cobertura, bem como vários tipos de chapas de aço, são perfeitos.

Vale ressaltar que após a construção da estrutura, será necessário selar cuidadosamente todas as fissuras para evitar a entrada de umidade durante a chuva.

Aquecimento

Na construção de uma varanda fechada, o principal problema pode ser o seu isolamento, uma vez que uma sala fria só funcionará na estação quente. Vamos dar uma olhada mais de perto em como isolar uma varanda e seus estágios principais.

O primeiro passo é instalar janelas de vidro duplo isoladas, uma vez que com janelas finas comuns o calor dificilmente ficará dentro da sala por muito tempo.Uma necessidade é a impermeabilização do interior da divisão, que é feita de forma a proteger a divisão da humidade.

Se desejar e for necessário, após a impermeabilização, pode-se cobrir o piso da varanda com tapetes elétricos isolantes, comumente chamados de “pisos quentes”. É esta ideia que ajudará a aquecer as instalações e a regular o regime de temperatura nas mesmas.

Além disso, se as finanças permitirem, é possível isolar as paredes com blocos de espuma especiais durante o processo de construção. O material retém perfeitamente o calor dentro da sala e o controla não abruptamente, mas resfriando gradualmente.

Um dos exemplos de isolamento de varandas e galerias pode ser visto neste vídeo.

Acabamento

Após a construção e isolamento da varanda da sala, o passo necessário é terminar o espaço interior. Para não arriscar, é preferível providenciar o acabamento externo da varanda a profissionais com equipamentos especiais e equipamentos para trabalhos externos em altura.

A decoração de interiores é feita com base nas preferências pessoais, na zona da varanda e na sua tipologia - isolada ou fria. Para uma pequena varanda isolada, ladrilhos de cerâmica ou laminados de alta qualidade com uma base protetora são perfeitos como piso.

Qualquer coisa pode ser usada para decoração de parede: de gesso texturizado decorativo a papel de parede de flesilina. Mas se a primeira opção também é adequada para varandas frias com alta umidade, então a segunda é adequada apenas para salas aquecidas a seco.

Para o acabamento de tetos, costumam utilizar-se pintura de fachada, cal, plástico e painéis de madeira. Mas, na verdade, considera-se o teto falso mais prático e visualmente atraente, que não só vai decorar o interior, mas também vai servir por muitos anos.

Arranjo

Enquanto algumas pessoas se dedicam a desenhar o interior clássico da varanda, outras dão vida às ideias mais fora do padrão, transformando a varanda em algo completamente inusitado. Vamos dar uma olhada mais de perto na maioria das idéias fora do padrão para projetos de varanda.

A instalação de janelas de vidro duplo densas e hermeticamente fechadas, o acabamento de tábuas e a instalação de potentes elementos de aquecimento ajudarão a transformar a sala da varanda em uma verdadeira sauna. Claro, realizar procedimentos de água em tal sala será impossível, mas é bastante adequado para aquecer adequadamente.

Na varanda, você pode criar uma maravilhosa área de estar adequada para relaxamento e alívio do estresse. Por exemplo, você pode colocar colchões e travesseiros macios no chão e decorar o quarto com lindas flores perfumadas na parte superior.

Além disso, pode ser instalada uma fonte decorativa na varanda, os sons da água na qual o ajudarão a relaxar e a distrair-se.

Jardineiros ávidos não perdem a oportunidade de construir lugares para plantar plantas na sua própria varanda, ou mesmo de transformar a própria varanda em uma estufa. Para tal, são instaladas adicionalmente tendas de polietileno ou mantido o regime de temperatura necessário na própria varanda e regulada a humidade.

É possível fazer uma adega?

Infelizmente, nem todas as pessoas têm um local adequado para armazenar vegetais cultivados na dacha, e todas as vezes que sair da cidade para buscá-los não é uma perda de tempo e energia muito razoável. Há uma saída para essa situação - você pode construir uma adega na varanda do primeiro andar, o que permitirá que você guarde uma certa quantidade de provisões de jardim.

A adega pode ser construída tanto embutida como em estrutura independente - uma caixa de madeira isolada. Para a fabricação das duas opções, serão necessárias várias peças de madeira - tábuas, vigas, cantos, que ficarão localizadas em duas camadas - externa e interna.

Nos intervalos entre as duas camadas de madeira existe isolamento, o que permite reter o calor no interior da estrutura. Como um aquecedor, geralmente são usados ​​blocos de espuma ou placas de poliestireno expandido.Tanto uma como a outra opção têm excelentes propriedades de isolamento térmico.

Além disso, algum pequeno elemento de aquecimento é instalado na área da parte inferior da estrutura, o que ajudará a manter a temperatura dentro do edifício acima de zero graus.

É melhor armazenar frutas e vegetais em recipientes de plástico separados - isso promoverá uma boa circulação de ar e ajudará a manter a colheita fresca por mais tempo.

Como decorar?

Quando se trata da decoração da varanda construída, você não deve ser muito esperto, propondo diferentes delícias e idéias de interiores inusitadas. Os elementos decorativos mais simples são adequados para a varanda.

Por exemplo, uma varanda aberta ajudará a decorar uma cerca de ferro forjado com aberturas ou divisórias de madeira decoradas com entalhes. Além disso, flores de rua e plantas trepadeiras são a principal decoração das varandas abertas.

Para decorar varandas fechadas, são adequados itens de interior simples, mas bonitos: flores secas, contas em vasos transparentes, estatuetas e pinturas, bem como lindas cortinas com um padrão discreto.

Balcão de ideias

  • Uma ideia elegante e funcional para decorar uma sala com varanda - uma estante, apresentada na forma de numerosas células em forma de diamante.
  • Um tampo alto de mesa e bancos altos serão a solução perfeita para uma varanda. Nesse ambiente, será agradável começar o dia com um delicioso café da manhã e terminar com um jantar romântico.
  • Uma poltrona confortável e macia, luminárias decorativas, uma mesa de centro e uma luminária de chão são o que você precisa para passar noites aconchegantes na varanda lendo livros interessantes.
sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário