Fachadas de casas em vários estilos da moda

Contente
  1. Variedade de opções
  2. Idéias de design
  3. Como escolher?

A escolha das características estilísticas da arquitetura e decoração da fachada da casa é uma decisão muito importante e requer atenção especial. O exterior de uma casa pode dizer muito sobre seu proprietário. Além disso, uma casa particular residencial é uma construção não apenas por décadas, mas frequentemente por séculos. É por isso que, ao criar um projeto para uma futura casa, tente aderir aos fundamentos estilísticos comprovados e bem estabelecidos.

Variedade de opções

Diferentes países, cidades e continentes estão prontos para oferecer estilos arquitetônicos que conquistaram o amor e a popularidade universal em sua área, e o desenvolvimento do turismo permitiu que os princípios desses estilos se refletissem em diferentes partes do mundo.

Além da classificação territorial, é possível distinguir características que se devem às tendências da moda de uma determinada época. Esses estilos incluem todos os estilos de palácio: barroco, rococó, gótico, classicismo e outros. Substituindo-se mutuamente, cada um deixou uma marca forte na cultura europeia, o que significa que continua a ser relevante no nosso tempo.

Não é difícil criar uma característica exterior do oriente ou do ocidente, de uma época particular de nosso tempo. As tecnologias modernas e os abundantes materiais de acabamento permitem-lhe expandir horizontes e construir uma casa que vai ao encontro de todas as solicitações, tanto externa como funcionalmente.

Idéias de design

Para melhor navegar na variedade de opções e desenvolver com competência um projeto para uma futura casa, escolha os materiais de acabamento, vale a pena estudar as principais características e elementos de cada um dos estilos.

Clássico

O clássico em todos os momentos continua a ser uma das opções mais vantajosas para o design da fachada. Uma casa em estilo clássico parece sólida, sólida e fundamental. Os proprietários dessas propriedades rurais distinguem-se pelo gosto requintado e pela prosperidade, já que o clássico assume a escala do edifício.

As principais características do estilo:

  • Clareza e simetria da composição;
  • Os elementos decorativos são restritos, muitas vezes a decoração é refletida no sistema de post-and-beam (colunas, pilastras) na forma de ordens arquitetônicas, há decorações em forma de baixos-relevos com medalhões, arcos, cornijas de janela;
  • Freqüentemente, há um mezanino;
  • É utilizada a regra da secção áurea, todos os tamanhos (altura e largura) têm uma relação exemplar, as proporções da casa são harmoniosas e perfeitas;
  • O esquema de cores é pastel, claro, próximo das cores naturais e naturais;
  • Materiais de acabamento - gesso, mármore, telhas - telhas.

Os clássicos ingleses são casas georgianas. As formas e proporções das casas correspondem aos princípios do estilo clássico, mas a principal diferença é a decoração da fachada.

As casas em estilo puramente inglês são feitas de tijolos vermelhos, e apenas o ornamento é rebocado e executado em branco.

oriental

A arquitetura do Oriente é muito versátil. Visto que o conceito de "leste" é muito amplo, vale a pena primeiro prestar atenção aos rumos da arquitetura chinesa e japonesa, e depois estudar as características do estilo islâmico.

Os exemplos mais marcantes da arquitetura chinesa e japonesa são os pagodes. A forma de um templo budista pode ser tomada como base e um telhado pode ser feito neste estilo. Não é necessário saber a natureza cíclica do pagode. As inclinações do telhado curvo são uma ótima solução para uma casa de campo europeia em estilo oriental.

Combinações de elementos verdes e vermelhos brilhantes são características da arquitetura da China e do Japão.

Para imaginar o que é o estilo islâmico, vale lembrar os contos de Scherezade das Mil e Uma Noites.

Características principais:

  • Telhado em cúpula;
  • Elementos arquitetônicos de torre na forma de minaretes;
  • A presença de um amplo pátio aberto com aqueduto e colunas instaladas em todo o perímetro;
  • Presença de arcos afiados;
  • Elementos de vitral;
  • Usar cores vivas para pintar a fachada com ornamentos orientais, ou rebocar as paredes externas e pintá-las de branco.

Provença

Este estilo tem o nome de uma pequena província no sul da França. Aconchegantes e baixas, na maioria das vezes de dois andares, as casas parecem simples, mas elegantes e muito bonitas, parecidas com uma casa.

Isso é conseguido devido aos recursos de estilo:

  • Apenas materiais naturais são usados ​​para construir uma casa;
  • Elementos feitos de plástico ou metal nunca serão adequados para estilizar a decoração externa, o vidro é usado apenas para janelas de vidro;
  • As casas são maioritariamente de pedra, principal ferramenta de acabamento da fachada, por vezes existem edifícios rebocados;
  • As pequenas janelas têm obrigatoriamente uma platibanda e venezianas de madeira, pintadas nas cores principais da Provença: delicado azul, roxo e verde.

Para que tal casa tenha um aspecto harmonioso no seu terreno, inclua flores frescas na decoração exterior, que se localizará no exterior das janelas, ou plante plantas trepadeiras ao longo da fachada. Uma decoração tão natural vai transformar o edifício, fazer você e seus convidados acreditarem que de repente foram transportados para o sul da França.

País

A palavra "país" em inglês tem duplo sentido e, por um lado, é traduzida como "aldeia" e, por outro, como "país". Portanto, esse estilo em cada país tem suas próprias características tradicionais inerentes à cultura e à história deste país.

Por exemplo, o país russo é uma cabana de toras clássica com platibandas, venezianas, frontão e balaústres de varanda esculpidos. Esta versão da casa é adequada para verdadeiros conhecedores de tradições, graças à difusão do downshifting, recentemente tornou-se muito procurada por casas de campo para passar fins-de-semana e descansar da agitação da cidade.

O país americano é desprovido de elementos ornamentados e esculpidos. Acima de tudo, corresponde às casas que podem ser encontradas em um rancho nos estados do sul da América. São prédios espaçosos de um ou dois andares feitos de materiais naturais, lacônicos e aconchegantes. Uma alternativa a um rancho pode ser uma casa em estilo salão. Este tema é adequado para casas de campo ou chalés de verão.

A versão bávara do país é geralmente uma casa de dois andares com um sótão, com elementos de madeira e entalhes, mas a maioria das paredes externas são rebocadas e muitas vezes pintadas com motivos nacionais.

Assim, as principais características distintivas do estilo country são:

  • Utilização de materiais naturais: madeira, pedra, tijolo, gesso, gesso;
  • Falta de decorações pretensiosas;
  • Formas simples, mas espaçosas;

escandinavo

As principais características do estilo são simplicidade, funcionalidade, minimalismo, unidade com a natureza. As fachadas de estilo escandinavo têm geometria simples, não se destacam pelo luxo, no entanto, parecem elegantes e impressionantes. Para decoração, geralmente são usados ​​madeira e gesso. E não há quarto no porão.

A escolha deste estilo é muito adequada para casas destinadas a residência permanente, porque tal casa parece dissolver-se com a natureza, e a simplicidade das formas não se aborrece.

Moderno

Este estilo foi desenvolvido em países europeus em 1890-1910. A arquitectura dos edifícios em estilo Art Nouveau distingue-se pelo facto de na geometria e decoração da fachada se rejeitar ao máximo os cantos agudos e as linhas rectas.

As janelas e portas são muitas vezes feitas em forma de arco, elementos forjados são usados ​​para decorar corrimãos de escadas e varandas, molduras de estuque semicircular, portas e janelas, paredes externas podem ser ladrilhadas ou pintadas com motivos florais.

Loft

Este estilo arquitetônico teve origem nos séculos XX-XXI. Pareceu quase por acidente, a questão toda é que na década de 40 em Nova York houve um forte salto nos preços dos terrenos, o que obrigou os proprietários de fábricas e manufaturas a deixarem as instalações de produção nas áreas industriais da cidade e se mudarem para fora de Nova Iorque. As fábricas vazias começaram a atrair os boêmios de Nova York com seus vastos espaços, tetos altos, janelas amplas e altas e preços de aluguel relativamente baratos.

Para criar artificialmente uma fachada em estilo loft, você deve criar um projeto no qual a arquitetura do edifício seja o mais simples possível - uma caixa alta com um telhado plano.

Lembre-se que os tetos de um loft real são muito altos, o que significa que uma casa de dois andares feita neste estilo deve ser mais alta do que qualquer outra.

O acabamento é geralmente de tijolo vermelho (na versão clássica), mas os materiais modernos também são aceitáveis, por exemplo, painéis para revestimento de fachadas. As janelas em uma moldura de alumínio permitirão que você segure uma estrutura pesada em toda a parede e também serão um recurso de estilo.

Fachwerk

As casas de enxaimel alemãs são a marca registrada das cidades do norte da Alemanha. A aparência das casas se deve à tecnologia pela qual tais edifícios são erguidos. A estrutura da viga é feita de postes verticais, vigas horizontais e diagonais. Uma clássica casa em enxaimel tem as paredes estucadas de branco e castanho escuro às vigas da moldura, o que confere à fachada vivacidade, dinamismo e reconhecimento, bem como uma cobertura alta em empena.

As tecnologias modernas tornam possível fazer uma moldura de metal e substituir paredes estucadas cegas por vidro espesso e seguro. Essa interpretação deu uma nova vida à tecnologia alemã, que nasceu no século XIV.

Claro, se o terreno é pequeno e perto da casa do vizinho, paredes transparentes não são a melhor ideia, mas o estilo clássico alemão com paredes brancas rebocadas é a personificação da graça e do bom gosto, tal fachada merece atenção.

Barroco

O estilo barroco é um dos estilos palacianos sempre reconhecível por seu luxo e exibição deliberada de riqueza.

Peculiaridades:

  • Formas curvas suaves;
  • Pilastras e esculturas na fachada;
  • Uma abundância de moldagem de estuque;
  • O escopo espacial e a escala do edifício.

O estilo barroco exige um investimento considerável no desenho da fachada, pois foi ele quem o utilizou para criar palácios.

Alta tecnologia

As fachadas nesse estilo são muito lacônicas, têm formas geométricas estritas, mas ao mesmo tempo incomuns, e os materiais mais modernos são usados ​​para decoração - plástico, ferro, concreto, vidro.

Este estilo é escolhido por "avançados", jovens e modernos que negam as bases clássicas em prol da funcionalidade e do máximo de espaço sem detalhes desnecessários.

Os mais recentes desenvolvimentos de engenharia são usados ​​para projetar uma casa de alta tecnologia, porque a forma e a aparência da fachada costumam ser marcantes em sua originalidade.

Muitas vezes, elementos funcionais como elevador, ventilação ou escada são retirados.

Minimalismo

De espírito semelhante, o minimalismo costuma ser difícil de distinguir da alta tecnologia. A principal característica distintiva do estilo é a rejeição total das decorações decorativas em favor de linhas simples e retas, geometria correta.

Chalé

Em suma, um chalé agora é chamado de pequena casa nas regiões montanhosas rurais da Suíça. A própria palavra significa "cabana de pastor", mas os edifícios modernos atendem às condições mais confortáveis ​​com todas as comunicações.

A arquitetura do estilo é caracterizada pela presença de cornijas fortemente salientes.O acabamento é natural - uma moldura de madeira quase nunca é decorada, mas a base ou pedestal pode ser acabada com pedra ou gesso.

Mediterrâneo

Estilo mediterrâneo - esta é uma villa enorme, com colunatas, colunas, arcos e solários. Até o design da fachada evoca uma sensação de relaxamento e prazer.

As cores são claras e naturais, as paredes exteriores são sempre rebocadas e apresentam uma textura lisa e mate. Essas casas são adequadas nas regiões do sul.

Como escolher?

Ao escolher o estilo da fachada, considere os fatores que lhe permitirão criar um visual harmonioso e belo de uma casa de campo:

  • Uma casa para residência permanente deve ser funcional e tão amiga do ambiente quanto possível. Ao escolher os materiais para a construção da fachada, não tente economizar muito. Uma casa particular, via de regra, é construída para toda a vida, o que significa que deve ser segura para a saúde, "respirável", sem medo de umidade excessiva e temperaturas extremas.
  • O desenho, a escala e o estilo da casa devem corresponder ao tamanho do terreno. Você não deve construir um palácio enorme em um pequeno pedaço de terra. Guie-se pelo princípio de que uma casa particular é, antes de tudo, unidade com a natureza, e só então uma demonstração de prosperidade e riqueza.
  • Exterior e interior devem se sobrepor. Existem estilos que são “amigáveis” uns com os outros e se combinam harmoniosamente, mas o luxo barroco, a moldagem em estuque, o dourado na fachada parecerão estranhos e ridículos se os móveis e a decoração dentro da casa forem característicos do minimalismo lacônico e estrito.
  • Para uma casa de campo de verão ou casa de campo para o fim de semana, é melhor escolher estilos simples.que não requerem trabalho complexo. As opções country são sempre melhor feitas em estilo country.
  • Considere o clima da área onde a casa será localizada, então ele se encaixará harmoniosamente na atmosfera circundante. Para as regiões do sul, um estilo oriental ou mediterrâneo é adequado, e nas regiões frias - russo, escandinavo, inglês.

Você pode descobrir mais sobre as fachadas de casas mais inusitadas no vídeo a seguir.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário