Criamos um interior elegante de uma casa de madeira

Contente
  1. Peculiaridades
  2. Tipos de árvore
  3. Estilos
  4. Acabamento
  5. Soluções de cor
  6. Iluminações
  7. Opções de design
  8. Galeria de fotos: belos exemplos

A disposição de uma casa de madeira exige que se leve em consideração muitos aspectos: é preciso pensar no projeto por dentro e por fora, porque disso dependem a comodidade, o conforto e o ambiente de conforto do lar. Tudo importa, desde o projeto de design e escolha dos materiais até a disposição dos acessórios, dando completude ao espaço e apontando o estilo da composição interior.

Peculiaridades

Qualquer ideia de design de casa é baseada no quadrado existente da sala, sua localização e o número de andares. Este é o ponto de referência para a elaboração de um projeto de design, que leva em consideração:

  • número de andares, presença ou ausência de subsolo;
  • localização das salas, suas filmagens;
  • características de design de cada sala (forma, saliências, colunas, nichos, prateleiras embutidas);
  • a localização e o tamanho das aberturas das janelas, levando em consideração o estilo especificado e o nível de iluminação necessário;
  • a presença de um sótão, um sótão, uma janela saliente, uma varanda, um terraço aberto, uma varanda, um jardim de inverno, escadas;
  • layout de cada cômodo da casa, levando em consideração sua funcionalidade e finalidade.

Se o edifício já existe, não é recomendável que o interior mova paredes ou acrescente novas aberturas para portas e janelas: isso irá causar a sua deformação e reduzir a vida útil da casa. A madeira é um material com boas propriedades de isolamento térmico, mas essa casa precisa ser isolada e impermeabilizada, o que economizará calor e reduzirá o custo do sistema de aquecimento.

Durante a construção de uma casa de madeira, é necessário tratar a matriz com uma impregnação anti-séptica e antimicrobiana. O apodrecimento do material, sua derrota por mofo, fungos não devem ser permitidos, a estrutura das fibras deve ser preservada.

Tipos de árvore

Na construção de uma casa de madeira, são utilizadas diferentes matérias-primas, que se dividem em materiais gerais de construção e acabamentos. O primeiro inclui madeira para a construção de paredes, tetos, os últimos são necessários para decoração. Para sistemas de suporte, abetos, pinheiros, lariços, abetos, cedros são usados. Variedades de árvores decíduas (choupo, amieiro, bétula, tília, choupo) são boas para a construção de edifícios temporários, embora algumas delas sejam utilizadas para a construção principal. A decoração usa compensado à prova d'água, aglomerado e fibra, fibra, no entanto, essa matéria-prima não pode ser chamada de forte e durável.

A madeira ideal é considerada norte, finlandesa, canadense, a madeira cortada norueguesa é considerada uma boa matéria-prima para a construção de uma casa de madeira. Para um banho, é melhor usar choupo, cedro ou lariço, para decorar o interior - madeiras (bétula, amieiro, faia, freixo, cereja, bordo), para pavimentação - carvalho ou faia.

Estilos

O estereótipo de que é impossível realizar um design moderno em uma casa de madeira há muito perdeu sua relevância. Utilizando métodos modernos de abordagem de design, é possível equipar esta moradia por dentro em diferentes estilos de interiores, dando-lhe a aparência de uma casa de burguês, uma villa-chalé de campo, um rancho, uma cabana finlandesa, uma cabana de caça, uma casa japonesa minka, uma casa de toras. Você pode equipar qualquer cômodo da casa em um estilo de design clássico, moderno, vintage ou étnico.

Os estilos estão em destaque hoje:

  • clássico - a combinação de paredes com remates de madeira com molduras, decoração em estuque, decoração respeitável e rica, simetria e proporções;
  • moderno - contrastando os clássicos com o uso de madeiras valiosas, plasticidade e figuratividade das linhas, combinando madeira com estuque no teto, revestimento de paredes com painéis de madeira, uso de caixotões e molduras;
  • Italiano - motivos históricos, uma combinação de simplicidade e sofisticação, destacando pontos focais e enfatizando a unidade com a natureza através do uso de materiais naturais;
  • Provença - a harmonia da simplicidade rústica e da graça galante, o estilo do sertão francês, expresso no uso de vigas, decoração descuidada de paredes, uso de pedra selvagem e tijolos vidrados;
  • country - sabor rural com aura de infância, combinação de naturalidade, simplicidade e praticidade, presença de lareira e abundância de têxteis;
  • Escandinavo - excesso de luz natural, estilo com grandes janelas, conceito de maior proximidade com a natureza, expresso no uso de amieiro, parquete de pinho, uso de confortáveis ​​móveis de madeira em cores otimistas.

Acabamento

Para que a textura da madeira se mostre em toda a sua glória, deve ser comparada com outros materiais de acabamento: isto excluirá a aparência de estar dentro de uma "caixa" de madeira feita em um estilo incompreensível. Uma abundância de superfícies de madeira é inaceitável, a árvore ficará espetacular apenas em contraste, especialmente se for combinado com pintura de parede, verniz de madeira colorido.

Uma excelente solução seria decorar as paredes com ripas, palafitas, painéis de parede (incluindo vidro, bambu, plástico e couro), drywall. Neste caso, use uma montagem diferente (em pregos, parafusos, grampos).

Ao revestir as paredes de uma casa de madeira, sejam edifícios de elite ou uma residência de classe econômica, você precisa usar principalmente materiais naturais que permitem que o ar passe bem, prevenir a formação do efeito estufa... É importante cuidar do dispositivo de ventilação mecânica.

Se for concebido com estilo, você pode terminar com tijolos, pedra, papel de parede com uma textura respirável, parquete e tábuas de parquete. Menos comumente, linóleo e ladrilhos de linóleo são usados ​​na decoração.

Soluções de cor

A paleta de cores para arranjar uma casa de madeira é dividida em três grupos:

  1. tons naturais aconchegantes (bege e marrom, cores amadeiradas, incluindo café, chocolate e wengé + tons suaves de verde e cinza);
  2. cores pastel da paleta (creme, pêssego claro, ensolarado, oliva, azul descorado, areia);
  3. cores saturadas suaves (terracota, coral, tijolo, amarelo-laranja, turquesa suave e vinho).

O tom preferido é o branco: ele preenche qualquer espaço com ar e luz, torna o ambiente visualmente mais amplo e mais alto, e o interior é fácil de perceber.

Se não houver marrom escuro no interior, vale a pena tornar os tons claros expressivos por meio do preto em uma quantidade mínima.

Iluminações

Iluminar uma casa de madeira é uma tarefa fundamental: com uma abundância de superfícies de madeira, qualquer cômodo parece escuro e desconfortável. Com tectos brancos, é mais fácil encher a casa de luz. Se as superfícies não forem pintadas, uma luminária central no tecto não será suficiente, mesmo que a área da divisão seja pequena: não dá para iluminar todos os cantos da divisão. Dependendo do estilo de interior escolhido para uma determinada sala, o teto é frequentemente decorado com um lustre pendente com vários tons ou velas, combinando-o com uma segunda luz na forma de parede, mesa, iluminação de piso, lâmpadas de diodo único (spot).

Uma solução de particular sucesso para a iluminação do espaço é a luz zoneada, em que todas as áreas funcionais são iluminadas na sala (convidado, lareira, sala de jantar, local de descanso, entrada da sala, ao pé da escada).Assim, a sala se torna mais clara e recebe uma organização clara.

Opções de design

O design de interiores é uma parte fundamental da decoração de uma casa de madeira. Permite mudar a percepção estética, preencher cada divisão com um ambiente especial de conforto doméstico. Vamos considerar as principais nuances.

Sótão

Um sótão é uma bela adição à área útil, que é a decoração de uma casa de madeira. No piso do sótão, aproveita-se o sótão sob a cobertura, que está equipado para sala de estar. Pode ser usado para equipar um quarto, sala de jogos, sala de estar, área de trabalho.

Pela forma do telhado, o sótão pode ser:

  • com um telhado inclinado (um triângulo cortado de um lado);
  • com telhado de duas águas (triângulo de duas peças);
  • tenda (de quatro inclinações);
  • quadril (análogo à variedade da tenda com uma forma mais alongada em uma direção);
  • com um telhado de duas águas inclinado (2 - 4 dobras de um telhado de duas águas);
  • com console portátil (sótão com área portátil e janelas verticais completas);
  • com uma ênfase mista (versão de vários níveis com varanda).

O sótão tem várias vantagens. É amigo do ambiente, o seu design é durável, cria o microclima necessário, o peso da sua moldura não pressiona muito a fundação, por isso não causa afundamento. Seu piso é o teto do andar inferior, portanto não é frio.

Quarto

O quarto de uma casa de campo é uma divisão especial que, independentemente do estilo, deve obedecer ao mesmo esquema de cores do interior geral. Claro, ele pode ter diferentes tons contrastantes da paleta de cores, enquanto o tom dominante deve ser claro e ecoar os tons de cores da maioria dos outros quartos.

Os tons escuros são inaceitáveis ​​nele, mesmo que as paredes principais sejam decoradas com madeira, caso contrário, não funcionará confortavelmente no quarto.

Para não sobrecarregar o estilo e criar um interior esmagador, tons marrons de móveis e luminárias estão excluídos... É preferível escolher tons claros para a decoração das paredes e materiais contrastantes para o chão. O branco é necessário, você pode diluir o interior com um tom leitoso, escolhendo roupas de cama em tons delicados de rosa, azul, oliva.

Projeto de banheiro

Para equipar um banheiro, é necessário um sistema de esgoto. Para seu funcionamento normal, é escolhido um local próximo a uma fonte de água com acesso à rede de esgoto. Ele se equipa de duas maneiras:

  • na forma de uma sala completa;
  • como um banheiro.

No primeiro caso, a casa de banho inclui duche, banheira e WC. A segunda opção inclui pia e vaso sanitário.

As dimensões do banheiro dependem do encanamento e eletrodomésticos planejados para instalação neste cômodo. Em média, este quarto está alocado:

  • 120 x 230 cm, desde que instalada num dos lados da sanita, lavatório semicircular com saída no lado oposto;
  • 150 x 230 cm com colocação semelhante, mas com saída pelo lado adjacente à sanita;
  • 240 x 200 cm, quando os itens são instalados em três lados, incluindo banheira de dois metros, com portas em parede livre;
  • 170 x 120 cm quando acomoda um vaso sanitário e uma pia com uma porta em frente a eles;
  • 80 x 120 cm, se não houver nada no quarto além do banheiro.

Cada tipo de layout é individual. Se desejar, você pode pensar em designs mais compactos ou livres.

Crianças

A disposição do quarto das crianças permite a utilização de diferentes tintas no revestimento de paredes e pisos. Além dos materiais usuais, você pode usar acabamento com métodos de combinação de espaço (por exemplo, combinar papel de parede em drywall com laminado ou impressão de fotos).

Você não deve esculpir uma cama de dois níveis no quarto se houver gêmeos morando nela: isso aumentará o peso do espaço de madeira.

Para criar uma atmosfera de ar, é melhor usar as cores claras do revestimento em combinação com toques brilhantes expressos através da roupa de cama, carpetes, uma espécie de galeria de fotos de desenhos infantis. O autoadesivo desonrará perfeitamente o ambiente da severidade: pode ser colado sobre as fachadas dos móveis infantis, dando-lhe o aspecto de um conjunto único juntamente com a decoração das paredes.

Você pode dividir o quarto em áreas de dormir e de lazer, usando diferentes tons de uma cor dominante em cada canto.

Sacada

Este elemento arquitetônico é caracterizado pela funcionalidade e estética. Dependendo das características do projeto, pode servir como viseira sobre a área de entrada ou como uma espécie de terraço. Pode ser em balanço (apoiado em troncos ou vigas que são uma continuação das paredes externas da casa) ou ter uma estrutura anexa separada. No segundo caso, a plataforma da varanda assenta em suportes ao longo de todo o perímetro ou é suportada por vários suportes e uma parede da casa.

O design pode ser lacônico, ter um design especial de guarda-corpo entalhado ou na forma de pilares verticais ou horizontais simples.

Se houver um terraço na entrada, a varanda frequentemente o repete em estilo e sombra. Alguns tipos de gradeamento, além de decorar com elementos esculpidos e mesas-coluna de madeira maciça, são decorados com forja de renda. Ficará especialmente bonito se houver inserções de renda de metal idênticas na decoração da casa.

Cozinha

A composição interior da cozinha depende do layout específico e inclui áreas para cozinhar e jantar. Se o espaço da sala for pequeno, normalmente uma área para cozinhar está localizada nela, e os elementos da sala de jantar são transferidos para a sala de estar. Dependendo do layout e do estilo, o conjunto de cozinha pode ser colocado em uma, duas ou até três paredes da sala.

Em outros casos, é montado em um nicho especialmente designado: para que tenha mais espaço, e os móveis não interfiram no movimento, permitindo mais liberdade para colocar a mesa de jantar e as cadeiras adjacentes.

Se as paredes desta sala forem decoradas com madeira, é melhor separar a mesa e as cadeiras das paredes com uma cor contrastanteusando o estofamento do tom desejado ou colocando as mesmas capas nas cadeiras e decorando o tampo da mesa com impressão fotográfica.

Sótão

O sótão difere do sótão por não oferecer isolamento. Devido ao seu design, é capaz de criar um espaço tampão bem ventilado. Em tal sala, é mais fácil ventilar a área sob o telhado por meio de janelas de águas-furtadas.

É mais fácil e barato de construir, com uma entrada separada.

Isso é feito de forma bonita e original por meio de uma portinhola separada com uma escada vertical retrátil ou uma estrutura do tipo dobrável.

Na maioria das vezes, o sótão é um espaço vazio sob o telhado, embora, se desejado, pode ser equipado como uma sala de armazenamento.

Varanda

Dependendo do estilo de decoração, a varanda pode ser:

  • pequena recta com degraus situados sobre base de betão e revestimento por baixo de pedra;
  • curvado em forma da letra “L” com ou sem gradeamento;
  • ligada ao amplo terraço, que é o seu destaque principal, com gradeamentos em ambos os lados;
  • simples em forma de pódio de dois degraus, enquadrado em três lados por corrimãos;
  • com grades e colunas conectando a varanda com o sótão ou sótão.

Além das principais diferenças, a varanda pode se assemelhar a um retângulo ou a um quadrado. Na maioria das vezes está localizado no solo, embora em outros edifícios assemelhe-se a uma varanda sem vidraça, localizada em suportes especiais.

Decoração

Você pode decorar uma casa de madeira com elementos de madeira ou acessórios modernos, escolhendo-os levando em consideração a ideia de design desejada. Com uma textura rica, a madeira é um material maleável, graças ao qual se pode equipar um espaço com qualquer processamento de materiais, utilizando matrizes, serras, painéis e vigas de madeira para a decoração de interiores.

Esses materiais são freqüentemente empilhados em uma base vertical usando barras de diferentes espessuras. Assim, você pode fazer prateleiras cantilever, dando-lhes volume devido à iluminação adicional.

Ao decorar uma casa em um estilo moderno, é melhor usar várias técnicas, entre as quais decorar uma casa na forma de:

  • elementos de forja repetidos em corrimãos de escadas, cercas de lareira, decoração de varandas ou terraços;
  • o uso da textura nobre dos têxteis no tecido de almofadas, roupas de cama, cobertores, capas, almofadas, pufes, tapetes;
  • o uso de luminárias de parede e teto com douramento, cristal, vidro, forja, luminária de chão e velas;
  • áreas de realce originais com uma textura única (como pedra natural, tijolo, gesso decorativo e estuque de gesso);
  • decorar janelas com cortinas com drapeados, utilizando materiais de diferentes texturas em densidade e tonalidade na composição da janela;
  • decorar o espaço com plantas e flores vivas, vasos individuais, lâmpadas de piso com lâmpadas de piso;
  • pinturas, painéis, composições de exposições em estantes com iluminação pontual.

Nós decoramos as escadas

As escadas de uma casa particular de madeira costumam ser maciças e sem cor: é assim que o projeto enfatiza a beleza do material. Além da funcionalidade, esses elementos de design costumam ser uma decoração de estilo e uma ligação entre diferentes cômodos. Eles podem ser decorados com esculturas, colunas originais, douramento. Às vezes, os trilhos podem ser pintados por design.

No design moderno, as escadas não dão a sua origem: são revestidas com materiais de acabamento de diferentes tonalidades, destacando os planos horizontais com uma cor prática, escolhendo rendas de metal forjado para as grades, o que confere leveza ao espaço e torna o interior especial.

Seleção de janela

O tamanho e o número de janelas dependem da metragem do edifício e da localização dos quartos.

Para que haja mais luz em quartos de um ou dois andares, eles são colocados em lados adjacentes das paredes.

Há menos no corredor: esta sala é o nó principal, que tem uma entrada e um corredor, escadas (nem sempre é possível colocar janelas aqui nos dois lados). No quarto e na sala, as janelas devem ser as maiores, pois esses cômodos precisam mais do sol do que os outros.

Na cozinha, você pode organizar uma grande ou duas ou três janelas de tamanho médio. No sótão, podem situar-se ao longo do perímetro das paredes ou em duas paredes (consoante o tipo de sótão). Onde o quarto está escondido por uma varanda, você precisa colocar uma grande janela, caso contrário, o quarto ficará escuro. Mas lembre-se disso a extensão não deve ocultar a luz.

Pinturas

Decorar paredes com pinturas é uma técnica clássica para decorar um espaço. Para não sobrecarregar o interior, estão correlacionados com a superfície das paredes e o estilo pretendido. Via de regra, são mais solteiros ou pequenos, decorados com quadros lacônicos monocromáticos ou semi-antigos dourados.

Ao criar o estilo desejado, o tema do desenho é selecionado: pode ser uma pintura artística ou uma foto.

Em direções criativas, é apropriado decorar quartos com pinturas no espírito do graffiti, abstração: tais acessórios de interior são fixados na parede, conforme exigido pelo estilo.

Ideias para diferentes áreas

Quanto mais espaço houver nos quartos, mais possibilidades de design e maiores serão os móveis.

Não se deve preencher um espaço em que as paredes de madeira não tratada são da mesma cor com móveis maciços: isso sobrecarrega a composição interior com uma abundância de madeira e torna o ambiente pesado.

Se for necessário colocar produtos de madeira maciça em uma sala, é melhor embainhar as paredes com painéis, escolhendo produtos com um mínimo de decoração em madeira ou uma moldura aberta para o arranjo. O projeto de uma sala pequena e pequena (por exemplo, 6 x 6 m) inclui um conjunto mínimo de móveis e acessórios. Deve haver liberdade de movimento, a abundância de decoração criará uma sensação de desordem.

Se o layout do edifício for um estúdio (uma sala em plano aberto, sem divisórias), nele são equipados cantos separados com finalidades diferentes, conectando-os por meio de tonalidades de cores do projeto.

Galeria de fotos: belos exemplos

Um hall de entrada com escada, forrado com painéis de parede, parece elegante e caro: uma coluna para alvenaria e uma lareira falsa são o destaque do projeto.

A área de hóspedes no piso térreo, na saliência sob a escada, permitirá que você relaxe e receba os hóspedes: móveis estofados aconchegantes, carpete felpudo, grandes janelas com cortinas criam um ambiente acolhedor.

A sala de estar em tons de bege e café com teto e vigas parece criativa e moderna. Cortes de madeira de diferentes tamanhos na parede de acento, imitação de alvenaria e painéis são combinados em um único conjunto harmonioso, móveis leves e lâmpadas transparentes adicionam leveza ao espaço.

A sala de estar, combinada com a sala de jantar, convidado, área da lareira e área de cozinha, é extremamente hospitaleira: móveis brancos, um teto e um rebordo da lareira iluminam o ambiente, uma cadeira de balanço ajusta-se para relaxar, um conjunto de cozinha cor de wengué dá o aconchego da sala e as notas country.

O sótão com grandes janelas nos lados adjacentes é incrivelmente aconchegante e leve: um grande sofá de canto com gavetas funcionais espaçosas pode esconder detalhes desnecessários do arranjo, tecidos claros de cortinas e almofadas ajustam-se ao conforto e a uma atmosfera agradável.

Assista ao vídeo a seguir para ver as tendências de design de interiores da Warsaw Home Expo 2018.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário