Fachada da casa: o que é, tipos e opções de projeto

Fachada da casa: o que é, tipos e opções de projeto
  1. O que é isso?
  2. Peculiaridades
  3. Variedades
  4. Materiais de acabamento
  5. Projeto
  6. Autoenquadramento
  7. Dicas úteis dos profissionais
  8. Exemplos espetaculares de inspiração

O desejo de atualizar a fachada de sua casa, mais cedo ou mais tarde, aparece em cada proprietário de casa. Não é difícil fazer isso - a gama de materiais de acabamento apresentados no mercado de construção é bastante ampla. No entanto, essa variedade de materiais tornou-se um problema - a escolha é tão grande que é bastante problemático parar em um deles.

O que é isso?

O próprio conceito de "fachada" vem da palavra italiana "faccia", que se traduz como "rosto". A fachada da casa são as suas paredes externas, decoradas com acabamentos decorativos e revestidas com um revestimento elegante. O conceito de "exterior" é considerado sinônimo deste termo. As primeiras estruturas feitas pelo homem foram descuidadamente cobertas com grandes peles de animais selvagens - um "material de fachada" semelhante apareceu na era paleolítica. Porém, depois de um tempo - no Mesolítico, as casas começaram a ser revestidas de barro.

Uma séria ascensão da ideia arquitetônica cai nos tempos da antiguidade, então os edifícios ficaram mais claros e a arquitetura mais refinada e ordenada. Todas as técnicas estilísticas amplamente utilizadas naquela época foram posteriormente incorporadas na arquitetura do Barroco, Rococó e do Classicismo inicial.

Foi então que foram inventadas colunas com capitéis requintados, baixos-relevos complexos em estuque, todos os tipos de frisos e vinhetas graciosas, que agora são universalmente repetidas por arquitetos que usam materiais mais avançados tecnologicamente.

O maior respingo de decoração de fachada alcançado durante o período barroco. O exterior externo era então caracterizado pela complexidade e complexidade, quaisquer barreiras tinham muitos pequenos detalhes e os próprios edifícios tinham formas arredondadas. O gótico medieval também trouxe soluções arquitetônicas bastante interessantes - a decoração era muito complexa, mas avassaladora, e os próprios edifícios se precipitaram para mostrar a baixeza de um homem comum diante do Senhor.

No início do século 19, a antiguidade foi substituída por soluções modernas. As fachadas tornaram-se muito mais simples, mas, mesmo assim, foram decoradas com elementos de design originais - padrões florais, vitrais multicoloridos e configurações complexas.

Todas as direções arquitetônicas posteriores foram mais inclinadas para fachadas lacônicas e contenção.

Os edifícios modernos têm cada vez mais acabamentos em decoração minimalista (alta tecnologia ou loft), são acentuados numa superfície lisa e uniforme, sem quaisquer elementos decorativos. Os designs contemporâneos têm geometria clara e materiais simples, como revestimento, painéis compostos e bolsas do tamanho da parede que economizam energia.

Peculiaridades

O exterior do edifício resolve uma série de tarefas:

  • permite que o ar circule livremente, graças ao qual o edifício "respira", todo o excesso de umidade é retirado do interior;
  • protege o edifício da chuva e da neve que entram no seu interior;
  • fornece bom isolamento térmico e acústico;
  • contribui para a formação de um microclima saudável na sala, mantém a sala quente no inverno e fresca no verão;
  • forma a imagem da casa, enfatiza o estilo e a solução arquitetônica do edifício.

É necessário entender que qualquer fachada carrega uma grande carga funcional.Portanto, as obras de sua reforma devem ser realizadas com muito cuidado, de forma a não violar a resistência e integridade dos pisos e reduzir a probabilidade de emergências.

No revestimento das paredes de um edifício é extremamente importante observar todas as características técnicas e de engenharia, uma vez que qualquer, mesmo um ligeiro erro, acarreta uma redistribuição desigual da pressão e pode levar à deformação da estrutura e posterior destruição. Outra característica das fachadas é que não são eternas, por mais que queiramos.

Ao adquirir uma casa antiga com mais de 20 anos, deve verificar o estado do acabamento exterior. Qualquer edifício é normalmente projetado para 30 anos de uso, mas como a demanda por imóveis está crescendo muito mais rápido do que está sendo construído, os edifícios são usados ​​por muito mais tempo.

Nem toda casa particular pode suportar meio século de exploração. sem prejuízo da aparência e funcionalidade de elementos individuais. É por isso que a fachada deve ser reparada periodicamente, mesmo que tenha sido construída com materiais caros de alta qualidade. Não se descuide desta questão, pois não só a aparência da casa, mas também a resistência dos seus outros elementos depende da integridade do exterior.

Variedades

Dependendo da localização, os seguintes tipos de fachadas são diferenciados:

  • a Principal;
  • lado;
  • traseira;
  • rua;
  • Jardim.

A maior atenção é dada ao exterior da frente, uma vez que é esta parte da casa que os hóspedes vêem primeiro e é a partir dela que formam em grande parte a impressão dos donos da casa.

Dependendo das características do projeto, as fachadas também podem ter suas próprias características técnicas:

  • podem ser em alvenaria ou alvenaria;
  • a base é de concreto ou monolítica;
  • existem fachadas com base translúcida.

As opções suspensas e ventiladas podem ter uma grande variedade de acabamentos. Na maioria dos casos, o revestimento é usado, assim como outros tipos de painéis: fibrocimento, grés porcelânico ou massa de vidraceiro também são procurados.

O exterior mais moderno e tecnologicamente avançado é a fachada de mídia. Este projeto é uma combinação de um grande número de telas, fazendo com que todo o edifício pareça uma tela enorme. É muito agradável esteticamente, elegante e ultramoderno. Devemos também nos deter em fachadas ventiladas e não ventiladas.

O primeiro envolve a formação de um pequeno vão de ventilação entre a parede e o material de revestimento. É equipado imediatamente acima da camada de barreira de vapor. Esta opção permite proteger a casa da destruição prematura, uma vez que a circulação do ar permite retirar o excesso de humidade e humidade que surgem como resultado dos processos de condensação no exterior. Ao mesmo tempo, um acabamento estético decora a casa e protege as paredes dos efeitos adversos dos fatores atmosféricos externos.

Os sistemas não ventilados são usados ​​nos casos em que o sistema de aquecimento necessário não está disponível. Na maioria das vezes, neste caso, são usados ​​tijolos de clínquer. Esta opção é inaceitável para casas de madeira, pois a madeira é um material respirável e seu revestimento deve ser adequado.

Se você instalar a fachada sem uma lacuna para ventilação livre, depois de um tempo razoavelmente curto, as paredes começarão a apodrecer e desmoronar.

Na arquitectura existe também o conceito de “fachada húmida” - trata-se de uma espécie de exterior, para a qual se utilizam misturas construtivas, pelo que são ladrilhadas, estucadas ou revestidas a pedra. Já as “fachadas secas” implicam arranjo com a utilização de um tipo de caixilho de instalação e um sistema de fechos. Estes incluem vários acabamentos com painéis de fibrocimento e PVC, bem como tapume, ripa e casa de bloco.

Materiais de acabamento

Na escolha de um material para revestimento de fachada, os critérios básicos são considerados praticidade, confiabilidade, aparência atraente e acessibilidade.

Você não deve se preocupar com a opção mais barata - muitas vezes, essa economia ocorre em detrimento da qualidade dos materiais. É importante lembrar que qualquer revestimento não é apenas beleza e estilo, é, antes de tudo, a proteção das paredes. É por isso que o material utilizado para a decoração deve ser resistente à umidade, temperaturas extremas, geada e calor, soluções ácido-base e radiação ultravioleta direta. Nem todo revestimento pode suportar temperaturas muito altas ou, inversamente, baixas em regiões individuais. Portanto, em primeiro lugar, você precisa selecionar um material que seja resistente e durável em uma determinada zona climática.

Não será possível projetar a fachada totalmente dentro de um orçamento, mas é perfeitamente possível escolher a opção de revestimento ideal com bons parâmetros físicos e técnicos para que tenha um preço relativamente baixo. Os parâmetros de seleção nos quais você precisa confiar podem não apenas ajudar a reduzir o custo de aquisição de materiais, mas também identificar claramente os prós e os contras inerentes aos diferentes tipos de acabamentos de fachada.

Os especialistas recomendam fazer um pequeno passeio a pé pelas ruas vizinhas e prestar atenção ao estado das fachadas das casas que “hibernam” há pelo menos 2 a 3 anos. Provavelmente, é isso que o ajudará a decidir finalmente sobre a opção de acabamento, ou vice-versa, abandonar completamente o uso de algumas opções. É sempre melhor aprender com os erros dos outros!

A primeira coisa que você presta atenção ao escolher um material é o efeito externo. Aqui, cada dono de casa depende apenas de seu próprio gosto, mas os principais requisitos operacionais devem receber atenção redobrada.

Os principais para o exterior são:

  • resistência à combustão;
  • a resistência e resistência do revestimento;
  • tendência a desbotar;
  • capacidade de resistir a altas e baixas temperaturas;
  • capacidade de fabricação da instalação, disponibilidade de componentes;
  • Custo de materiais.

Cassetes de fachada

Um material moderno e prático que se utiliza para o arranjo de fachadas ventiladas com acabamento em aço galvanizado com revestimento de polímero particularmente durável.

Os fabricantes produzem cassetes em uma ampla gama de cores. É um material prático e durável com uma técnica de instalação simples e direta.

Gesso

Um tipo de decoração muito popular, já que o gesso não só decora, mas também isola o edifício, e também permite fazer superfícies texturizadas. A base para este tipo de revestimento é uma variedade de misturas de cal, gesso e areia-cimento. As vantagens de tal revestimento incluem resistência à umidade, boas propriedades de isolamento acústico e térmico, bem como um preço baixo.

Das desvantagens, a probabilidade de rachaduras sob a influência de temperaturas elevadas pode ser observada.

Tapume

Outra opção muito difundida para decorar as paredes das casas. Este revestimento permite implementar qualquer solução arquitetônica e também protege bem as paredes das condições climáticas adversas.

As vantagens do tapume são a resistência à ação destrutiva de fatores externos., facilidade de operação e baixo custo. Este material pode ser lavado se ficar sujo por qualquer motivo durante o uso. Dentre as deficiências, é possível designar a complexidade da instalação, devendo haver vãos entre os painéis individuais, o que contribui para a “sedimentação” dos insetos no interior da fachada. Pois bem, além do tapume ser bastante frágil, não é resistente a danos mecânicos.

Pedra

A pedra é frequentemente utilizada para revestimento de exteriores. É um material durável e muito atraente. Via de regra, o revestimento é realizado em maciço ou de forma seletiva. Em qualquer caso, é muito trabalhoso e caro, mas o resultado supera todas as expectativas!

As vantagens das pedras naturais ou artificiais são alto isolamento térmico, proteção eficaz das paredes de fatores naturais destrutivos e influências mecânicas, durabilidade e design elegante. Há apenas uma desvantagem - este é o preço muito alto do material em si e do trabalho de instalação.

Grés porcelânico

Nos últimos anos, o grés porcelânico se tornou um material de acabamento muito popular, graças ao qual a casa está se transformando diante de nossos olhos. A aparência geral da fachada após o revestimento torna-se nobre e cara, e a presença de uma moldura de ripa evita deformações devido ao encolhimento da casa.

Painéis sanduíche

Outro material moderno e prático que proporciona a um edifício um bom isolamento térmico. Do ponto de vista técnico, este material são 2 folhas de metal, que são fixadas entre si com uma camada de isolamento. A resistência do revestimento deve-se à prensagem, enquanto a parte externa do painel pode ser decorativa ou lisa.

Tijolo

Vamos logo desde já que os tijolos usados ​​na decoração e nos tijolos de construção não são a mesma coisa. O material de revestimento é produzido sob alta pressão, não impede a circulação de ar, apresenta resistência ao fogo e retém o calor de forma confiável. A casa de alvenaria não necessita de manutenção adicional e o aspecto geral do edifício é muito atraente. Ao mesmo tempo, há apenas um menos - o alto custo do material e trabalho em sua instalação.

Se nenhuma das opções aparecer, você pode usar um forro ou uma casa de bloco. Estes revestimentos naturais conferem às casas um aspecto vivo mas ao mesmo tempo sofisticado, escondem bem os defeitos das paredes e, se bem cuidados, podem durar muitos anos.

Alguns consumidores preferem DSP ou usam papelão ondulado. Alguns equipam uma fachada de vidro ou combinada.

Projeto

Uma casa erguida ou reformada com todas as comodidades necessárias ainda parece inacabada se seu acabamento externo de alta qualidade não for executado.

Ao criar o exterior de um edifício, você deve saber quais estilos de decoração podem ser usados. Isto irá ajudá-lo a vencer com lucro todas as vantagens da casa, mostrar o seu bom gosto e atrair o interesse dos vizinhos.

É importante que o edifício não se destaque da fileira geral de casas circundantes. Concordo, um castelo gótico ficará ridículo no contexto de casas de madeira. Bem, além disso, a decoração deve corresponder às condições naturais e climáticas, por exemplo, o estilo grego com terraços abertos e abundância de varandas não será inteiramente adequado em regiões com um clima severo.

O principal material utilizado na decoração terá um papel decisivo. Portanto, o estilo de chalé é na maioria das vezes baseado no uso de madeira e vidro, uma combinação de madeira e pedra natural é boa para o campo, mas a decoração inglesa pressupõe uma abundância de tijolos.

Vamos considerar os tipos de design mais populares e suas características distintas.

Estilo inglês

Uma característica desse projeto é a contenção lacônica, a rigidez e o uso de materiais de acabamento caros. Via de regra, o exterior é acabado com tijolos ou telhas que imitam uma superfície de tijolo, o telhado é feito de telhas metálicas de tons restritos. Prédios retos de dois andares são decorados no estilo inglês. O pórtico costuma ser pequeno, complementado por pequenas semicolunas. Essas casas têm um sótão e um pequeno jardim no quintal.

Os edifícios ingleses têm um design leve, combinados com cornijas simétricas e outros elementos, linhas claras e geometria lacônica podem ser traçadas.

Provença

Este é um estilo francês popular, em que o branco e outros tons frios claros são usados ​​com mais frequência. O tijolo que se projeta de cada parede cria um leve efeito de negligência.Na sua maioria, são utilizados materiais naturais: pedra forte, cerâmica prática ou madeira natural. Arcos semicirculares são dispostos aqui, que são combinados com aberturas de janela retangulares. A propósito, a simetria entre as janelas não é observada - tanto grandes como pequenas aberturas podem estar localizadas na mesma superfície ao mesmo tempo.

A Provença usa um fluxo suave de tons de um tom de bege para outro. Os elementos decorativos de madeira são geralmente pintados na cor marfim. O exterior é decorado adicionalmente com elementos aéreos e pinturas nas paredes laterais. O estilo é ideal para edifícios de um andar.

escandinavo

O estilo escandinavo literalmente explodiu em design e arquitetura residencial alguns anos atrás. Neste projeto, a preferência é dada à madeira, e a madeira não é pintada, mas simplesmente sombreada e envernizada. As tintas são usadas apenas para criar acentos brilhantes de escarlate e ricos tons de marrom.

Fachwerk

Esta tendência tem origem na Alemanha, onde as casas são configuradas como construtoras. Seus principais motivos são considerados vigas de madeira colocadas em todas as direções. Eles são pintados ou envernizados de marrom, enquanto o material de base é bege claro. O telhado em tais edifícios é coberto com telhas do mesmo tom com vigas.

Estas casas são esteticamente agradáveis ​​e elegantes. No entanto, a vida útil de tais vigas é curta - a cada 20-25 anos é necessário atualizar a fachada e substituir as vigas por novas.

alemão

Outra versão alemã da decoração da casa, cujas características são consideradas contenção e concisão, aliadas a praticidade e conforto. Essas casas têm formas quadradas ou retangulares claras com janelas em arco. Um atributo obrigatório são persianas de madeira.

O pedestal tem acabamento em pedra, as paredes são decoradas com gesso texturizado e as portas são pintadas em uma cor que contrasta com a base.

Barroco

Estilo pomposo e luxuoso. Essas casas lembram palácios - têm colunas maciças, cúpulas em várias camadas, molduras de estuque e janelas enormes. Esta opção é adequada apenas para casas grandes com layouts originais. Exteriores barrocos são aparados apenas com os materiais mais caros: mármore, madeira ou cobre, e o esquema de cores é dominado por tons de prata e ouro, e pinturas artísticas são freqüentemente feitas.

Moderno

Estilo moderno e chocante, cujas características são:

  • elementos arquitetônicos caprichosos;
  • ausência completa de quaisquer detalhes ásperos;
  • o uso de ornamentos florais e vegetais;
  • o uso de madeira natural, pedra ou tijolo na decoração;
  • esquema de cores discreto;
  • uma abundância de moldagem de estuque.

O layout dessas casas é assimétrico, o telhado é geralmente de dois, três e até quatro passos e as janelas até o chão, muitas vezes na forma de vitrais.

Clássico

Este é o estilo mais comum na decoração de fachadas. É muito difundido pela sua simplicidade e estética. Essas casas convivem harmoniosamente com edifícios decorados em qualquer outro estilo, mas ao mesmo tempo mantêm seu charme individual. A principal característica é a simetria: janelas e portas são do mesmo tamanho e estão localizadas em uma linha. Semicolunas, balaustradas e talhas funcionam como elementos decorativos, mas sem pompa e pretensão desnecessários.

Assim, existem apenas três parâmetros básicos para uma seleção de estilo competente:

  • terminando tradições em uma área específica;
  • condições geográficas;
  • gosto próprio.

As fachadas devem ser equipadas com base em suas capacidades e preferências - só então a casa será conceitual e seu projeto dará apenas as melhores impressões.

Autoenquadramento

As casas dos seus sonhos são um conceito que não se limita a um competente planeamento de alojamentos e bom estado de conservação, é também um aspecto estético original.De acordo com o famoso arquiteto Koolhaas, qualquer estrutura existe em duas realidades principais - a primeira na cabeça de seu criador, e a segunda em sua concretização prática, e elas nunca podem ser semelhantes entre si.

Felizmente, hoje em dia, o mercado de construção oferece uma variedade de soluções externas que as realidades se cruzam e a fachada se tornará exatamente o que os proprietários imaginam.

O que você precisa?

Primeiro você precisa desenhar seu exterior. Os projetistas aconselham destacar tais elementos que serão facilmente sombreados favoravelmente com revestimento de alta qualidade. Podem ser janelas salientes ou pedestais, bem como varandas e terraços. Para cada um deles, é possível propor uma variedade de tipos de acabamentos, que em geral conferem um aspecto brilhante a toda a casa.

Claro, você pode fazer um projeto no papel usando apenas a sua imaginação. Mas seria mais correto usar modelos 3D. Eles permitem que você crie várias opções para soluções de design, discuta-as com a família e amigos e faça a escolha final cuidadosa.

Para criar tais modelos, via de regra, eles se voltam para profissionais com experiência em trabalhar com programas de design básico. Além disso, muitas vezes um especialista não consegue captar imediatamente todas as nuances dos desejos do cliente, ou este não consegue formular com clareza o que exatamente ele deseja ver no final. Portanto, você deve armazenar paciência e tempo ou se preparar para compromissos. Há uma taxa para criar cada modelo e pode ser muito caro simular todas as opções possíveis para escolher a melhor.

Para usar o programa, você só precisa definir os parâmetros básicos da casa: dimensões, dimensões e altura da localização das janelas e portas, seu número, características de configuração, etc. Com base em todos esses dados, um modelo 3D é compilado. Você também pode escolher o esquema de cores ideal para o próprio edifício, bem como para portas e calhas.

As opções de que você gosta podem ser impressas e enviadas para o trabalho de finalizadores especializados.

Cálculos

A segunda etapa muito importante na preparação para o trabalho de acabamento é o cálculo dos materiais necessários.

Primeiro, você precisa esclarecer a área de cobertura total. A quantidade necessária de consumíveis dependerá muito disso. A precisão dos cálculos é muito importante, pois a falta de um único elemento do sistema externo pode atrasar o arranjo da fachada ou alterar seu conceito do planejado.

A fórmula dos cálculos é bastante fácil - a área da fachada é igual à soma da área das paredes e de todas as empenas, reduzida pela área das portas e janelas.

As obras sucessivas serão mais ou menos assim - para começar, você deve medir os comprimentos de todas as laterais do prédio e somá-los, obtendo o perímetro total da casa. É muito conveniente fazer isso se você desenhar um diagrama da planta da casa e indicar todas as dimensões básicas no desenho. Suponha que a estrutura tenha uma forma retangular de 6x5, neste caso o perímetro corresponderá a 22 m, então o valor resultante deve ser multiplicado pela altura do edifício.

Se a estrutura tem frontões que requerem isolamento térmico, você precisará esforçar sua memória e lembrar o curso de geometria. O mais simples será determinar a área de cada frontão triangular, que se encontra sob as mesmas encostas, para isso, sua largura é multiplicada pela altura da cobertura e dividida por dois. Não é difícil calcular a área das janelas e portas. Para fazer isso, a altura de cada elemento é multiplicada por sua largura e, em seguida, todos os resultados são somados.

Atenção especial deve ser dada aos materiais de isolamento térmico, uma vez que o isolamento é o ponto básico na construção de uma fachada eficaz. Se você negligenciar essas obras, a fachada ficará bonita, mas terá vida curta e não funcionará.

O tipo de isolamento deve ser pensado e selecionado com antecedência.Ele usará de maneira ideal materiais não combustíveis com um alto grau de segurança ambiental. Isso inclui lã mineral com base em fibras de basalto. Além disso, o isolamento deve ter uma certa densidade e resistência para a separação das camadas, só que neste caso o exterior servirá fielmente por várias décadas.

Para calcular a espessura necessária da camada de isolamento, é necessário contar com a zona natural da região onde se encontra a estrutura e suas características básicas. Para isso, uma variedade de calculadoras estão disponíveis gratuitamente, com a ajuda das quais você pode obter recomendações com base nos parâmetros inseridos (região, tipos de fachada, material usado e dimensões das paredes).

Por exemplo, para edifícios de tijolos em "2 tijolos", ou seja, 51 cm de espessura, a espessura de isolamento necessária será:

  • em Chelyabinsk - 13 cm;
  • em Moscou - 12 cm;
  • em Kemerovo - 14 cm;
  • em Rostov-on-Don - 9 cm.

Assim, para as regiões da Rússia, o isolamento com uma camada de 9-14 cm é necessário, mas se a casa está sendo construída de acordo com os padrões europeus, o isolamento térmico também deve ser mais espesso. Claro, isso vai exigir custos adicionais para a sua disposição, no entanto, já no primeiro inverno, os custos serão compensados ​​devido a uma redução tangível nos custos de aquecimento.

A quantidade total de materiais utilizados está diretamente relacionada aos tipos de materiais. Portanto, vamos considerar os mais populares. A grande variedade de cores de painéis de todos os tipos e a facilidade de instalação tornaram-se o motivo da grande popularidade do material na decoração de casas na Rússia. Uma técnica semelhante envolve a fixação dos painéis de revestimento em uma estrutura especial de madeira ou metal. Ao mesmo tempo, forma-se um pequeno vão entre as paredes com isolamento e o próprio material de acabamento, que é responsável por retirar o excesso de condensado para o exterior.

O torneamento é montado com degrau igual ao comprimento dos isolantes térmicos, porém ainda não funcionará aplicar 100% lã mineral - o resíduo permanecerá, portanto, na compra do material é necessário colocar cerca de 10% na reserva, e se o prédio tiver um grande número de aberturas, o estoque deve ser aumentado para 15%.

Para considerações semelhantes, o próprio revestimento é adquirido com uma margem, ou seja, a área total do material deve exceder a área total calculada da cobertura da fachada em 15-20%. Já o filme à prova de vento ventilado, que serve para proteger a camada de isolamento, é adquirido na proporção de 1,11 m2 por metro quadrado de área, uma vez que esse material é sobreposto.

O cálculo dos materiais para gesso é feito de forma diferente. Essa tecnologia é mais complicada e muito mais cara, mas esse revestimento parece muitas vezes mais agradável esteticamente e dá uma espécie de charme europeu. Segundo essa técnica, uma "torta" é fixada nas paredes - as placas isolantes são coladas nas paredes com cola e, para maior resistência, são fixadas com âncoras frontais especiais. Sobre ela é colocada uma malha reforçada, depois há uma camada de primer e, por fim, um acabamento de base.

A peculiaridade dessa tecnologia é que o isolamento deve ser denso, na maioria das vezes é utilizada espuma. Portanto, a sua aplicação isenta de resíduos não é possível - os painéis são cortados junto a todas as aberturas, evitando que se formem juntas do revestimento termoisolante nos cantos.

O consumo aproximado dos componentes básicos de acabamento será de um metro quadrado:

  • cola para placas de isolamento - 6 kg;
  • gesso de construção - 6 kg;
  • âncora frontal - 7 pcs;
  • malha de reforço - 1,4 sq. m;
  • massa de acabamento decorativo - 3,5 kg;
  • composição do solo - 0,15 l;
  • tinta - 0,25 l.

Estes são números aproximados. Cálculos mais precisos são feitos com base nas características técnicas dos tipos de argamassas e esmaltes utilizados. Em geral, na execução de trabalhos de fachada em volta da casa, é necessário ter como base não só o seu custo, mas também a durabilidade, bem como as possíveis poupanças com a redução dos custos de aquecimento.

As opções de acabamento mais orçamentárias exigirão investimentos em reparos em alguns anos, e com materiais mais caros, você pode esquecer com segurança a atualização do exterior por várias décadas.

Seqüência de trabalho

A forma de realização dos trabalhos relacionados com a disposição do revestimento de uma casa com as próprias mãos também se deve, em grande parte, aos materiais utilizados.

Para um exterior "úmido", três camadas básicas serão necessárias.

  • Isolamento térmico e vedação. O material é fixado na parede com cola. Normalmente, as composições de polímero-cimento são adequadas para fachadas úmidas, que são caracterizadas por excelente adesão à superfície e todos os tipos de isolamento.
  • Camada de base. Forma uma camada sólida que protegerá o isolamento de qualquer tipo de estresse mecânico. Via de regra, para esse fim, são tomadas malhas de fibra de vidro reforçadas, impregnadas com soluções que protegem o revestimento dos efeitos das soluções ácido-base.
  • Acabamento com revestimento decorativo. Em "fachadas úmidas", na maioria das vezes é gesso. É aplicado de forma tradicional, que se assemelha ao método de reboco interno de edifícios.

Para a implementação eficaz de todo o trabalho de instalação, você precisa cuidar da compra das ferramentas e materiais necessários:

  • isolante térmico - o mais popular é a espuma ou lã mineral;
  • cavilhas-fungos - a uma taxa de 5-9 pcs por sq. revestimento m;
  • pilha de fibra de vidro - 1,35 m2 por sq. m da fachada;
  • perfis;
  • primer;
  • material de acabamento direto.

Após a preparação dos materiais, você pode prosseguir diretamente para o trabalho de instalação.

Ao longo da linha de onde começa o isolamento térmico das paredes, é necessário arrancar com cuidado todo o horizonte e fixar bem o material para o acabamento da cave. Limpe a parede de poeira e sujeira e cubra com um primer. Isso é importante para melhorar sua adesão com adesivos, pois quanto mais adesão com o adesivo, mais quente e mais favorável será o microclima em casa.

Em seguida, uma camada de isolamento é colocada. Você pode começar a trabalhar de qualquer ângulo, enquanto a cola é aplicada em 45-50% da área do material. Certifique-se de espalhar as bordas e o ponto central do revestimento. Três dias após a cola ter finalmente "endurecido", o isolamento térmico é adicionalmente fixado com "fungos".

Em seguida, o reforço é realizado. Para fazer isso, a cola é novamente aplicada à camada externa do isolamento e uma tela de vidro é pressionada com uma espátula e, em seguida, é também revestida com uma solução adesiva. Idealmente, a malha não deve ser visível do lado de fora. Um gesso base é aplicado sobre uma superfície bem seca.

Na fase de acabamento, o revestimento é acabado decorativamente e pintado. Os especialistas recomendam a aplicação de um mínimo de duas camadas usando movimentos de spray horizontais, verticais e oblíquos para garantir uma estrutura de revestimento homogênea e determinar a eficácia e atratividade da casa. O trabalho de instalação do tapume é executado de forma um pouco diferente.

Para começar, deve-se observar na fundação os locais em que a moldura será unida aos painéis - é aí que você precisará aparafusar os parafusos auto-roscantes, que proporcionarão uma conexão mais forte. É muito importante garantir que os painéis sejam posicionados com uma pequena distância do nível do solo.

Para além da instalação standard dos painéis, faz sentido utilizar os perfis de acabamento e de partida, o que tornará a estrutura mais estável, uma vez que os painéis irão aderir de forma fiável à fundação e uns aos outros.

Os painéis são montados de baixo para cima. É muito importante prestar atenção especial aos cantos das aberturas - para o seu desenho são utilizados cantos de plástico, que devem ser ajustados no comprimento e depois fixados na moldura com parafusos especiais.

Dica: o tapume deve ser feito sem estresse, o material deve ser colocado naturalmente, em nenhum caso deformar, não dobrar ou esticar.Os painéis não podem ser fixados firmemente uns aos outros; pequenos espaços devem sempre ser deixados - isso protegerá o material da deformação durante a expansão térmica dos materiais. Depois de instalar a cada cinco fileiras, verifique a uniformidade e a exatidão da fixação usando um nível.

O trabalho pode ser realizado tanto no verão quanto no inverno, no entanto, o corte de elementos é realizado apenas em temperaturas acima de -10 graus. Se for mais baixo, é melhor fazer a formação dos espaços em branco dentro de casa.

Dicas úteis dos profissionais

Independentemente do material de acabamento e do tipo de revestimento de sua preferência, primeiro você deve preparar bem as paredes. Esta é a principal garantia de sucesso de equipamentos para um revestimento eficaz e com estilo. As paredes são limpas com o uso de detergentes especiais com componentes ácidos e alcalinos: o primeiro vai se livrar qualitativamente dos restos de sais e tinta, e o último - da bio-sujeira.

A escolha final da camada de acabamento deve ser baseada na preferência pessoal e no conceito estilístico geral de decoração interna e externa.

Os especialistas observam que a criação de um visual nobre e levemente aristocrático da casa é possível com o uso de pedra natural. Sua contraparte artificial será mais barata, mas menos estilosa.

Os materiais de acabamento mais comuns são o clínquer e o tijolo, e os mais populares são as opções que usam painéis sanduíche.

O exterior pode ser feito de uma grande variedade de materiais, cada um dos quais tem seus prós e contras, no entanto, vale a pena calcular o nível geral de custos com antecedência e também pensar se esse revestimento é adequado especificamente para sua casa. Sujeitos a todas as características tecnológicas da instalação de fachadas, irão deliciar os proprietários de casas durante muitos anos com o seu design decorativo e características de alto desempenho.

Exemplos espetaculares de inspiração

  • As opções de design mais comuns para fachadas são o estilo clássico.
  • As casas no estilo inglês parecem primitivas e sofisticadas.
  • Um toque de rústico, mas ao mesmo tempo requintado romance trará o dispositivo da fachada ao estilo provençal.
  • Os edifícios em estilo alemão parecem elegantes.
  • O tema japonês invariavelmente atrairá a atenção de outras pessoas.

No próximo vídeo, você estará aquecendo a fachada de uma casa de concreto aerado com lã mineral para cola.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário