Tipos e métodos de acabamento de portas

Tipos e métodos de acabamento de portas
  1. Peculiaridades
  2. O que deve ser para portas interiores?
  3. Dimensões (editar)
  4. Opções de acabamento
  5. Decoração
  6. Como embainhar com gesso cartonado?
  7. Como transferir?
  8. Exemplos e opções de sucesso

Os tipos e métodos de acabamento das portas são de fundamental importância para a decoração de interiores. Este detalhe ocupa uma parte significativa da parede e chama a atenção: ora pela beleza, ora pela inadequação na composição geral do interior. Por isso, é tão importante arrumar corretamente o vão da porta durante a reforma, escolhendo o acabamento com bom gosto e inteligência.

Peculiaridades

Por si mesmas, as portas praticamente não têm características distintivas. Eles são apenas um local para a instalação de uma porta interna e desempenham uma função de trânsito na borda dos cômodos da sala. No entanto, a natureza da construção da habitação afeta diretamente as características das portas.

Em um apartamento, a aparência e a carga funcional nas aberturas dependem do tipo de construção:

  • O antigo fundo e o "stalinki". São apartamentos da época da construção pré-revolucionária e do período soviético dos anos 30-50 do século passado. Sua característica distintiva é a boa qualidade, grandes dimensões, tetos altos, aberturas amplas. Eles exigem folhas de porta de tamanho personalizado e acabamentos decorativos de alta qualidade. Uma desvantagem comum no interior de tal apartamento é uma porta que é muito baixa em relação à altura do teto. Você pode nivelá-lo com um painel de popa. Trata-se de um aumento artificial da altura da porta e da abertura devido à instalação de um painel de madeira sobre a abertura na cor da porta ou janela de vidro;
  • "Khrushchevs" e apartamentos comunitários. Pelo contrário, eles se distinguem por suas pequenas dimensões, portas estreitas com uma pequena espessura de parede e estreitamento. Neles é relevante o desenho da abertura sem folha de porta, a utilização de técnicas de desenho para aumentar o espaço, a instalação de portas de fole e de correr ou de estruturas ocultas na abertura;
  • Edifícios modernos típicos. A vantagem é que as portas estão em conformidade com GOST e são universais em largura e altura. É conveniente organizá-los com portas de diferentes tipos ou sem elas.

Em uma casa particular, há mais funções na porta. Os elementos estáticos da estrutura (teto, segundo andar, telhado) conferem uma carga significativa ao arco da abertura.

Literalmente ajuda a segurar o piso do último andar ou teto da casa, então os seguintes métodos de decoração e reforço de portas são frequentemente usados:

  • Um elemento importante é o lintel (barra superior). Fornece reforço e fortalecimento do arco, cria a própria abertura (parte superior), serve de base para o teto;
  • A porta é construída como parte da parede, portanto, é feita com os mesmos materiais que ela, mas também pode ser colocada de outros. Por exemplo, em uma casa de madeira, pode ser de tijolos ou blocos e vice-versa;
  • Na abertura são instaladas portas de diferentes tipos, que permitem isolar áreas funcionais umas das outras e algumas áreas traumáticas de crianças pequenas.

A abertura é considerada "ideal" se:

  • o comprimento de uma encosta a outra permanece o mesmo em qualquer ponto;
  • duas inclinações são linhas retas estritamente paralelas;
  • a espessura é uniforme ao longo de todo o perímetro do arco;
  • a distância do chão ao lintel é a mesma em qualquer ponto de medição;
  • não há ângulo de inclinação da superfície do piso sob a abertura.

O que deve ser para portas interiores?

As normas SNiP regulam apenas a altura e largura mínima para diferentes tipos de quartos na sala, e a espessura refere-se a características secundárias e não é regulamentada por códigos de construção.

Quase todas as portas são adequadas para a instalação de portas internas. Uma exceção é o caso quando uma partição foi instalada de forma independente dentro da sala. Não é uma parede completa, especialmente se for uma única folha de papelão, aglomerado ou compensado, e não suportará o peso da folha da porta. Noutros casos, basta escolher o tipo de porta correcto de acordo com as características da divisão e do seu estado de funcionamento.

Portanto, as aberturas feitas de materiais soltos são adequadas para estruturas deslizantes de baixo peso, mas não são adequadas para a instalação de uma porta de metal, na qual a fixação da moldura pesa mais do que todos os componentes das portas deslizantes.

Tipos de portas que são instaladas na abertura:

  • Balanço. Com aberturas de largura padrão, utilizam-se portas de uma folha e, para as largas, são adequadas as portas de uma folha e meia (até 120 cm) ou dupla folha (a partir de 120 cm). As estruturas de duas faixas são pesadas, por isso precisam ser usadas em aberturas feitas de materiais resistentes. Tais portas fecham hermeticamente, portanto, são universais, são utilizadas em quartos de crianças e no banheiro para uma boa estanqueidade, e na cozinha e no quarto para garantir conforto e silêncio. Para instalar portas de batente que abram em sua direção, a distância da abertura até a parede mais próxima deve ser de pelo menos um metro;
  • Deslizante e compartimento. Essas portas "andam" em um monotrilho em rolos de gel. Adequado para portas de diferentes larguras, não importando a espessura, pois a blindagem da porta rola para a esquerda ou para a direita. Projetado para salas onde o isolamento reforçado não é necessário e há espaço para rolar a porta para o lado;
  • Cassete. A solução ideal para Khrushchev e pequenas salas. Quando aberta, a porta não ocupa espaço algum - ela rola para trás em uma ranhura especial na parede. Pode ser instalado mesmo com uma pequena espessura de abertura;
  • Dobrável. São portas de livro (de duas ripas) e acordeões (3 ou mais ripas), que são dobradas de acordo com o princípio das peles de acordeão, que deram origem ao seu nome. Eles têm um peso morto baixo e, portanto, são adequados para aberturas de drywall, arcos estreitos e salas em que a economia de espaço é fundamental. Eles protegem bem de odores, mas o isolamento acústico e o isolamento térmico são piores do que os das portas giratórias.

Dimensões (editar)

Padrão e "correto" - esta é uma porta retangular clássica. Em edifícios típicos, os parâmetros de largura e altura são regulados por SNiP e GOST, enquanto esses parâmetros diferem para salas diferentes. A espessura não possui parâmetros estritamente regulados.

A altura da porta varia entre 188–210 cm, é considerada ótima para uma pessoa de altura média ou ligeiramente acima da média e está em harmonia com a altura do teto de 270 a 470 cm.

A largura depende da localização da porta. Se for para a porta da frente, a largura será de 80 mais ou menos alguns centímetros. Uma medição precisa é importante aqui ao escolher as portas. Se for uma porta de entrada para uma casa de banho, WC, casa de banho contígua, cozinha, a largura média é de 60 ou 65 cm. Na despensa, a porta pode ser ainda mais estreita - 55 cm. 65 a 80 cm.

Mas nem sempre e nem em todos os lugares as aberturas têm formas e parâmetros padronizados, ou as características de design não permitem que sejam deixadas assim.

Freqüentemente, as passagens para a sala de estar, hall, cozinha grande ou outra área grande são aumentadas. Neste caso, a altura pode mudar em vários pontos, alterando a forma da borda superior da abertura (arqueada ou encaracolada) até 250-260 cm, ou até 300, mas já através do uso de uma travessa, o que faz não aumenta a abertura em si, mas apenas a estica visualmente.

A largura pode aumentar praticamente sem restrições se as características do projeto da habitação permitirem desmontar parte da parede ou toda a parede como um todo. Via de regra, tais mudanças precisam ser acertadas nos órgãos competentes, mas o resultado vale a pena. Uma grande cassete ou porta telescópica na entrada da sala de estar ou cozinha parece luxuosa e moderna.

Um ligeiro aumento na largura de 80 para 120 cm é a porta de uma porta e meia. De 120 cm a 160 cm - parâmetros para a instalação de estruturas maciças de folha dupla. Acima de 160 cm - base para a instalação de portas de correr de três ou mais telas.

Você aprenderá mais sobre como decorar uma entrada sem porta assistindo ao vídeo a seguir.

Opções de acabamento

Os tipos de acabamento de portas, tanto para a posterior instalação de portas, como sem eles, dividem-se em dois processos principais: acabamento "bruto" e "frontal" ou decorativo.

O acabamento em bruto é necessário, independentemente de a reparação ser feita manualmente ou por profissionais.

Seu propósito:

  • Preparação de aberturas e taludes para acabamentos decorativos;
  • Nivelamento da superfície das paredes. Na alvenaria ou parede de blocos de espuma, muitas vezes permanecem lacunas e irregularidades, que devem ser eliminadas antes de se proceder ao acabamento frontal;
  • Preenchendo os espaços vazios entre a camada decorativa e a alvenaria, o que aumenta as propriedades isolantes das portas interiores (isolamento acústico, isolamento térmico, estanqueidade). Se a abertura for perfeitamente plana e acabada com materiais de alta qualidade, é possível não usar um selante no futuro, e uma soleira é melhor instalada em uma superfície plana do piso ao usar portas internas.

Para acabamento de desbaste, o seguinte é usado consistentemente:

  • Priming. Os primers nivelam e melhoram a absorção das superfícies das portas. Eles são necessários para uma boa "adesão" das próximas "camadas" de decoração à parede. Além disso, o primer evita a formação de fungos e bolores;
  • Painéis de isopor ou drywall. O seu uso não é obrigatório se as superfícies da abertura forem suficientemente planas e a divisão não necessitar de ser isolada. Mas sua instalação é necessária em apartamentos frios nos andares inferiores e em uma casa particular de madeira ou tijolo;
  • Gesso. Via de regra, é utilizado imediatamente após o primer, se não houver drywall, pois é conveniente nivelar as superfícies com ele;
  • Reforçando cantos ou malha. Parece a muitos que não é necessário fazer uma camada áspera tão complexa, mas este dispositivo é capaz de proteger os cantos das portas de lascas e destruição. Eles são feitos de um metal, na maioria das vezes um perfil de alumínio, um canto pronto. São de baixo peso, tamanho e preço, mas de grande importância para a preservação da bela aparência das aberturas;
  • Compostos de massa. São necessários para o nivelamento final da superfície do talude após a instalação dos cantos. Porém, a própria massa se deita em camada irregular, após a secagem deve ser “lixada” com lixa de grão fino;
  • Primer. Uma segunda camada de primer não é necessária em todos os casos. Por exemplo, se o acabamento decorativo for realizado usando o método de revestimento (montado na parede usando buchas e parafusos), pode faltar, e se os materiais forem colados, então não será supérfluo para melhorar a adesão dos adesivos à superfície das encostas.

Decoração

A escolha dos acabamentos decorativos depende se existe uma porta na soleira ou se este espaço é livre.

No primeiro caso, as opções de design são menores, pois o acabamento deve coincidir com a cor e textura da folha da porta, e após a instalação da porta é necessário arrumar as encostas. Se a largura da porta for pequena, os complementos ou complementos ajudarão a refiná-la - tiras de madeira finas na cor da porta ou forro da porta. Eles são quase invisíveis e formam um único todo com a proteção da porta à primeira vista. É elegante, prático e conveniente se o design de interiores não exige uma solução mais original.

Você pode ver mais claramente todo o processo de desbaste de encostas de portas no vídeo a seguir.

Outros tipos de acabamentos podem ser divididos em vários grupos de acordo com o tipo de execução.

Tingimento

Usado sobre gesso, drywall, fibra.Pertence a técnicas fáceis de usar, não requer ajuda profissional e tem custos elevados. Permite decorar o vão da porta com a cor das paredes, se o interior for dominado por tendências clássicas ou minimalistas, ou ainda criar uma decoração interessante. Por exemplo, uma ilusão de ótica, imitação de arcos de várias formas.

Diferentes tipos de tintas são usados:

  • Acrílico. Adequado para adicionar ao gesso para obter uma cor uniforme ao mesmo tempo que o acabamento. Proporciona um acabamento aveludado "mate". Não resistente à limpeza úmida, portanto, requer processamento com um primer incolor ou solução de PVA;
  • Emulsão de água. É usado da mesma forma que o acrílico. Em branco, combina bem com cores de diferentes tonalidades;
  • compostos de látex. Eles têm menos efeito acetinado, opacidade e são resistentes à limpeza úmida. A cor deve ser comprada pronta, já que a base branca "come" o brilho das cores;
  • Alkyd, óleo, esmalte. Para um acabamento mais durável, resistente à umidade e brilhante. Há apenas uma desvantagem em usá-lo - um cheiro químico pungente.

Colando

Desta forma, você pode criar a decoração mais original, já que absolutamente qualquer material pode ser colado, tanto em fragmentos sólidos quanto em pequenos detalhes.

Para colar, use:

  • Papel de parede. A opção mais fácil e econômica é decorar a abertura como uma extensão da parede com papel de parede de vinil lavável. Isso dá integridade à sala e é especialmente conveniente quando a porta não é usada na abertura. O papel de parede combina bem com cortinas de plástico de vários tipos;
  • Azulejo de cerâmica. Lindas encostas de azulejos estão em perfeita harmonia com os interiores dos apartamentos no estilo histórico, principalmente se tiverem outros detalhes em cerâmica (lareira, "avental" sobre o recuperador de calor na cozinha, pisos, vasos grandes de chão, decoração parcial de paredes ou pisos). Ladrilhar não requer muito profissionalismo, mas um pouco de experiência. É colado a cola de construção, e as fendas nas juntas, se necessário, são tratadas com selantes transparentes ou argamassa.
  • Mosaico. Um dos tipos mais interessantes de ladrilhos é o mosaico. Para isso, você pode usar um conjunto pronto e um casamento na forma de fragmentos. A formação da imagem depende apenas da imaginação do autor. Então o acabamento não será apenas original, mas também barato;
  • Grés porcelânico. Uma alternativa mais cara, mas de qualidade aos ladrilhos. O grés porcelânico é mais resistente, mais fácil de cortar, é tingido em toda a espessura das placas, ao contrário dos ladrilhos, pelo que os cavacos não ficarão tão visíveis, fáceis de limpar, parecem um material natural. É melhor combinar o grés porcelânico colorido com outros elementos de interior: piso, rodapé, portas. É colado da mesma forma que um ladrilho, na cola de construção com posterior tratamento das costuras;
  • Rocha decorativa. Refere-se a materiais raramente usados ​​no design, uma vez que são difíceis de encaixar no interior e muitas vezes são inadequados. Mas em interiores adequados, pode tornar-se um destaque na casa, uma vez que com a ajuda da pedra decorativa pode-se imitar a verdadeira alvenaria a partir de materiais brutos naturais. Além de sua aparência atraente, a pedra tem uma série de outras vantagens: é ecologicamente correta, não é suscetível a lascas e danos mecânicos, é fácil de lavar e limpar e é fixada com a mesma cola de construção. As desvantagens incluem o alto custo do material.

Bainha

É muito conveniente usar revestimento para acabamento de aberturas devido ao fato de que as folhas de material cobrem imediatamente grandes áreas de superfícies, você não precisa mexer com adesivos e perder tempo no processamento posterior de costuras e juntas. No entanto, os cantos das aberturas devem ser revestidos com especial cuidado para que não tenham que ser fechados com cantos.

Materiais utilizados:

  • MDF. Material leve, de baixo custo e fácil de manusear. Proporciona um acabamento durável e estético com bom desempenho. O MDF pode ser colado e pintado várias vezes.Ajuda a melhorar o desempenho de isolamento das portas;
  • Aglomerado e aglomerado. Uma solução prática e econômica que o ajudará sem esforços adicionais (massa, primer, nivelamento da superfície) para o acabamento de portas que se encontram em estado deplorável. Ao mesmo tempo, o cartão laminado já possui um revestimento decorativo pronto e não precisa ser processado. Uma nuance importante - você não deve cortar passagens para salas com alta umidade com este material hidrofóbico;
  • Laminado. Com qualidades semelhantes ao MDF, o laminado tem um aspecto mais estético. Custa uma ordem de magnitude mais caro, mas suas características de resistência ao desgaste também são maiores. A regra básica na escolha de um laminado é a presença mínima de formaldeído na composição;
  • Plástico. É adequado no projeto de aberturas com portas de plástico, na entrada da cozinha, que exige limpeza frequente, e no banheiro, onde a umidade é sempre mais elevada. O plástico não tem medo de choques, água, produtos químicos domésticos, mas pode ficar turvo com o tempo;
  • Tapume. Permite tornar o acabamento inusitado. Por exemplo, use revestimentos (painéis) de alumínio ou latão na decoração de aberturas em uma sala com interior tecnológico (hi-tech, techno, minimalismo). Combina com plástico, superfícies brilhantes e elementos cromados. Durável, resistente e resistente à umidade. Vem em diferentes materiais, da madeira ao PVC;
  • Drywall. O acabamento em gesso cartonado é considerado universal, pois fica na fronteira entre o áspero e o decorativo. Pode ser usado como uma camada intermediária para nivelar a superfície e aumentar o isolamento térmico e acústico, ou pode ser montado como um material independente, que é a fase final de acabamento do vão da porta. É fácil de processar e oferece amplas oportunidades no projeto de aberturas.

Como embainhar com gesso cartonado?

Você pode fazer o acabamento em gesso cartonado (GKL) com as próprias mãos, sem a participação de profissionais, e esta é uma de suas importantes vantagens. Entre outras coisas, possui outras características distintivas: leveza, economia, robustez, flexibilidade no processamento, versatilidade.

O revestimento da abertura em gesso cartonado é necessário quando a porta é irregular, a superfície das encostas com depressões e protuberâncias ou os cabos passam pela abertura e precisam ser ocultados.

O revestimento envolve a instalação de uma moldura de PVC, perfis de madeira ou metal.

O trabalho ocorre em etapas:

  • Tratar a superfície de trabalho com um primer contra a formação de fungos, mofo e condensação;
  • Faça medições precisas do comprimento dos segmentos de perfil necessários para formar a estrutura. As medições são feitas levando-se em consideração as juntas da verga;
  • Corte os fragmentos do perfil com um amolador ou serra. Anexe à superfície e marque as bordas. Se não houver furos no perfil, faça-os do tamanho dos parafusos;
  • Ao longo da borda da abertura, faça orifícios para as cavilhas com um perfurador, insira as cavilhas. Você pode conduzi-los batendo levemente com um martelo de borracha;
  • Fixe o perfil com furos nas buchas, fixe com parafusos usando uma chave de fenda. Se a abertura for larga, laços devem ser usados ​​para fixar firmemente a moldura. Se necessário, os vazios são preenchidos com isolamento - lã mineral;
  • Corte a placa de gesso exatamente no tamanho da abertura. Corte levando em consideração a junção das chapas na parte superior. Ou seja, a espessura da folha GKL deve ser subtraída da altura das laterais;
  • As placas de gesso cartonado são fixadas ao perfil com parafusos auto-roscantes. Para deixar os furos bem feitos, recomenda-se delinear e furar com antecedência na mesma distância de 15-20 cm;
  • Ao usar o desenho decorativo de drywall, as juntas com a parede nas laterais são acabadas com cantos de reforço. Você também precisa preparar a superfície antes e depois de aplicar a massa.

O segundo método de acabamento de gesso cartonado é legal. É mais fácil de executar e mais adequado para iniciantes. A sequência de ações é a mesma, exceto para trabalhar com um perfil. A placa de gesso é colada à parede preparada.Cola para construção, à base de gesso.

Como transferir?

Todo o drywall universal é usado em um procedimento mais complexo - mover uma porta de um lugar para outro. A transferência significa que no local antigo a abertura deve ser reparada, e no novo deve ser perfurada e decorada.

Se o lado técnico da questão estiver claro e você puder contratar uma equipe de trabalhadores para a implantação, o que vai te poupar de dores de cabeça durante o processo de reparo, então do ponto de vista jurídico tudo é um pouco mais complicado.

Mover a porta é considerado uma mudança no layout do apartamento, portanto, requer autorização oficial das autoridades competentes.

Procedimentos de preparação obrigatórios:

  • Realização de uma pesquisa técnica por especialistas em design. Se o estado de funcionamento das instalações permitir a abertura de uma nova abertura na estrutura de suporte, é emitido parecer técnico adequado. É muito mais fácil obter uma licença para uma mudança em uma estrutura sem sustentação;
  • Uma organização credenciada para este tipo de atividade executa o projeto e o plano de trabalho. O projeto leva em consideração os padrões para as dimensões da abertura futura, materiais, condições de trabalho. Em seguida, o projeto é submetido à aprovação da fiscalização habitacional;
  • Quando a obra estiver concluída, é necessário concordar com as alterações feitas pela fiscalização da habitação. Se a abertura atender a todos os padrões e requisitos de GOST e SNiP, serão feitas alterações no passaporte técnico da sala.

O trabalho técnico consiste em duas etapas. No primeiro, você precisa costurar a antiga abertura. Para isso, a porta, caixa, peitoril, declives são desmontados. Uma moldura para revestimento é montada na porta vazia. Seu desenho deve levar em consideração que nem as paredes são embainhadas, mas a abertura é totalmente fechada.

Em seguida, todas as fissuras e irregularidades são massajadas, a massa é lixada e a superfície está pronta para o acabamento decorativo. No interior, a abertura pode ser preenchida com isolamento, o que também melhorará o isolamento acústico.

Adequados para enchimento são os materiais que não estão sujeitos a destruição e deterioração.

A segunda etapa é mais difícil e é realizada sequencialmente:

  • Marcações de entrada. Deve corresponder exatamente aos números do projeto, levando em consideração a espessura do acabamento;
  • Perfurar ou socar uma porta. A primeira opção é para paredes finas. É realizado com broca em concreto para evitar trincas desnecessárias de britadeiras ou rompedores de concreto. O segundo é para paredes grossas que não podem ser perfuradas. Recomenda-se não quebrar toda a peça da parede de uma vez, mas cortá-la em pequenos fragmentos e jogá-la no chão. Assim, o revestimento não sofrerá, e a abertura será a mais uniforme possível, e não haverá danos na parede;
  • Instalação de moldura metálica para reforço da abertura. Não é uma etapa obrigatória;
  • Acabamento em bruto, do primer preparatório ao primer final;
  • Instalação de moldura para revestimento, se necessário;
  • Acabamento decorativo.

Exemplos e opções de sucesso

Ao decorar uma porta, é importante usar técnicas de design comprovadas:

  • Fazendo uma transição suave de uma sala para outra usando os mesmos materiais e tonalidades da decoração da parede. Isso fará com que a passagem seja um todo único com a parede e a sala e quase invisível;
  • A técnica oposta é focar a atenção. Para tal, pode utilizar cores contrastantes na decoração ou texturas inusitadas: pedra decorativa e flexível, com mosaicos de gesso cartonado, gesso texturado, gesso, estuque;
  • Portas incomuns. Por exemplo, com inserções de vitral, "estável", "acordeões";
  • Decoração de uma porta com cortinas de plástico, vidro, seixos, conchas;
  • Forma não padronizada da abertura: arco clássico, arco moderno, romântico ou elipse, semi-arco, "portal", trapézio, imitação de um círculo, cacheado, alongado (com ajuda de uma travessa);
  • Uso de materiais para outros fins: espelho, vidro, metal. As superfícies reflexivas tornarão visualmente a abertura cada vez maior.
sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário